Colocado por: mhpintoSe fosse eu, para reduzir área ponderaria uma ou uma combinação destas opções:
- reduzir as áreas dos quartos (não da suite). Na minha casa estou a apontar para 12m2. Sei que chega bem pois neste momento o meu quarto tem menos que isso e é suficiente.
- esquecer o escritório. Mas isso só vocês é que podem decidir, pois dependerá muito do vosso estilo de vida.
- dispensar a garagem. Noutros tópicos já me pronunciei contra as garagens, principalmente por achar que é um investimento exagerado para guardar algo inanimado e por ter constatado que muitas vezes acabam por se transformar em arrecadações de luxo, ficando o carro na rua. O meu atual carro já tem para aí uma dúzia de anos, sempre a dormir na rua, e os danos sofridos no carro por cauda disso foram mínimos e repará-los foi infinitamente mais barato que o preço de uma garagem. Na minha casa apenas pondero fazer um telheiro para sombra. Não é ideal? Pois não, mas se não se quer/pode gastar dinheiro temos que nos cingir ao essencial e para mim uma garagem está longe de o ser.
Vejo ainda outra forma de poupar alguma área, mas isso implica mexer um bocado na planta. Passa por envolver mais a cozinha com a sala de jantar e adotar um único espaço para zona de refeições, em vez de um na cozinha e outro na sala. Nunca os deverá usar em simultâneo, por isso, pode bem abdicar de um deles. Eu vou adotar essa solução. Abomino salas de jantar, que tendem a ser espaços "mortos" no dia-a-dia.Estas pessoas agradeceram este comentário:agah.pt
Colocado por: agah.ptTambém pensei assim da garagem mas não tenho muita alternativa para arrumações.
Colocado por: agah.ptObrigado pela resposta, tem bastantes pontos interessantes.
Colocado por: mhpinto
Se já está a pensar na garagem para arrumos, por que não fazer uma arrecadação em vez da garagem, com um terço da área?
De nada. Tenho gosto em poder ajudar. Mas não me tome por perito, o meu conhecimento é só o de alguém que procura estar atento a estas coisas quando entra nas casas dos outros ;)
Colocado por: AFMSEstou a concluir as especialidades da minha casa e também passei por essas duvidas mas depressa percebi que as áreas que normalmente pensamos cortar são aquelas menos dispendiosas depois na construção por ex: alpendres, garagens porque são Áreas cujo preço de construção é sempre inferior. Reduzir 1 m aqui e outro ali para diminuir no final uns 10 m no total e perceber que no final poupamos 10000€ mas desvalorizamos a casa em 20000€ e depois como diz o jorge jesus "ficamos com uma amêndoa atravessada na garganta". No meu caso reduzi e não gostei e voltei para as dimensões iniciais.
A minha moradia está com 290m2 onde; 60m2 são sotão, 32m2 garagem, cerca de 30m2 paredes, 6m2 de alpendres o que dá cerca de 160 m2 de moradia que julgo ser razoável para um t3. Julgo que seria melhor conseguir bons orçamentos e tentar não ter derrapagens nos mesmos e assim manter-se fiel ao valor que quer gastar.
Gosto da sua moradia tal como está. Reduzir áreas, na minha opinião, só vai tirar valor à sua casa e estragar um pouco do formato pretendido mas como disse é a minha opinião.Concordam com este comentário:marco1
Colocado por: acjJá tem algum orçamento ou estimativa dada por algum empreiteiro? Zona Norte?
Colocado por: AFMSEstou a concluir as especialidades da minha casa e também passei por essas duvidas mas depressa percebi que as áreas que normalmente pensamos cortar são aquelas menos dispendiosas depois na construção por ex: alpendres, garagens porque são Áreas cujo preço de construção é sempre inferior. Reduzir 1 m aqui e outro ali para diminuir no final uns 10 m no total e perceber que no final poupamos 10000€ mas desvalorizamos a casa em 20000€ e depois como diz o jorge jesus "ficamos com uma amêndoa atravessada na garganta". No meu caso reduzi e não gostei e voltei para as dimensões iniciais.
mhpintoEm parte concordo com o que disse mas essa é, para mim, também a lógica errada das obras em Portugal, ou seja, ter um orçamento de X e saber que à partida vão haver derrapagens de X e depois as ficamos com as calças na mão. Então para que serve termos um bom projeto de arquitetura onde depois não existem os "já agora" e um bom caderno que encargos!!! Julgo que se todos fizerem bem o seu trabalho as derrapagens devem ser mínimas. Conheço algumas pessoas que construíram moradias com derrapagens de 0 mas também conheço algumas que não foi bem assim mas porque desde o inicio que as coisas não estavam bem projectadas e organizadas nem o pessoal envolvido no projeto foi bem escolhido. Eu pessoalmente não aceito que me dêem um preço para conseguir o trabalho e depois venha cobrar mais X, isso não é trabalhar de forma correta é sim querer armar-se em chico esperto e querer passar a perna aos colegas de profissão. Normalmente o barato sai caro e é preferível escolher pessoal qualificado mesmo que orçamentos ligeiramente mais caros pois futuramente não temos surpresas. Mas mais uma vez é apenas a minha opinião.
Colocado por: AFMS
Colocado por: AFMSDe forma a reduzir o orçamento talvez transformasse a garagem em alpendre e daria uma vista de olhos nas zonas de refeições pois tem uma na cozinha e outra na sala comum.
Colocado por: mhpinto
(...)
- dispensar a garagem.
(...) envolver mais a cozinha com a sala de jantar e adotar um único espaço para zona de refeições, em vez de um na cozinha e outro na sala. (...)