Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Cheguei agora a fase de fechar o projecto de arquitectura para colocar na CM e queria mais umas opiniões sobre os espaços da casa.

    O que está a amarelo irá ser alterado:

    Lareira vai mudar de sitio (ainda nao sei para onde)
    A cozinha vai alargar 0.5m
    O WC vai aumentar 0.5m

    Quais são as vossas opinioes?

    Obrigado desde já!
      Projecto4.PNG
  2.  # 2

    eu nos quartos colocava assim com os devidos ajustes
    4 de largura e 3,20 livre de comprimento em vez dos seu 3m e ficava com melhor acustica entre os quartos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agah.pt
      Projecto42.PNG
  3.  # 3

    a minha para se inspirar
      guarda.png
  4.  # 4

    Colocado por: nelson__ricardo4 de largura e 3,20 livre de comprimento em vez dos seu 3m e ficava com melhor acustica entre os quartos

    Porquê !!?

    NOTA: O corredor acho muito longo( mesmo fechando a zona dos quartos com a porta de correr prevista)... penso que poderia ser amenizado com outra resolução do no cozinha/escritório/ IS / garagem.
    O segundo quarto meteria a prota mais a meio do corredor e a cabeceira da cama na parede oposta.
    Assim reformulava a entrada para a suite.
    A IS comum não tem janelas!? e em vez de 50cm, eu aumentaria no máximo uns 30cm.
    O projecto assim como está não cumpre a lei das acessibilidades...
    Faltam umas palas de protecção solar para a fachada SUL... Não vai meter!!!? E assim também formalizar o alpendre de apoio da sala.

    Ainda tem aí muito trabalho pela frente.... há mais pontos para aferir... mas desconheço as condicionantes desse terreno.
    Tem planta de implantação?
  5.  # 5

    4 de largura e 3,20 livre de comprimento em vez dos seu 3m e ficava com melhor acustica entre os quartos
    isto é para ter sempre 1m aos pes da cama pois a minha cama mede 2,20 tem cabeceiras largas
    e com os roupeiros aos pé da cama abafa sempre mais que uma simples parede e ganha em guarda fatos
  6.  # 6

    Colocado por: nelson__ricardo4 de largura e 3,20 livre de comprimento em vez dos seu 3m e ficava com melhor acustica entre os quartos

    Que tem a haver a relação largura/ comprimento do compartimento, neste caso o quarto, com o desempenho acústico entre os quartos?
  7.  # 7

    Colocado por: nelson__ricardoa minha para se inspirar

    Nelson, tanto envidraçado, e os miúdos terão que estudar sentados de costas para eles.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasQue tem a haver a relação largura/ comprimento do compartimento, neste caso o quarto, com o desempenho acústico entre os quartos?


    Não tem. O nelson ricardo estava a falar de duas coisas distintas. O que melhora o desempenho acustico dos quartos é a nova posição dos roupeiros.

    A acústica é importante, ainda esta manhã acordei a pensar que estava numa matança do porco, e afinal era só a minha vizinha de baixo a...
  9.  # 9

    Colocado por: ItalianoNão tem. O nelson ricardo estava a falar de duas coisas distintas. O que melhora o desempenho acustico dos quartos é a nova posição dos roupeiros.


    Certo.. não explicou, mas caramba ter 4.00m de roupeiro em cada quarto, é um exagero. 2.00m já é um bom roupeiro. Melhora acustica, bastando alterar a composição das paredes entre quartos ;)
  10.  # 10

    Parte desses 4m pode ser para estantes embutidas... ou já não se usa? Os livros isolam q.b.
  11.  # 11

    eu não acho que 2m de roupeiro chegue para uma pessoa e na suite 2,5m para 2 pessoas acho muito pouco depois d meter lencois toalhas etc. isso não é nada
    quando referia à acústica era ter a parede e o roupeiro a dividir os quartos, sim pode ser uma parede melhor mas é a questão de tambem ter mais roupeiro
    em relação ao escritório foi para aproveitar aquele canto agora o que vai ser depois ve-se
    já pensei embutir uma pequena mesa de trabalho dentro dos roupeiros já vi numa habitação e achei piada mas é uma coisa ainda a pensar
  12.  # 12

    Concordo com o Pedro Barradas, se quer melhorar o comportamento acústico, altere a composição das paredes entre os quartos. A sugestão que foi feita em alterar os roupeiros não faz sentido para o formato dos seus quartos (os lençóis podem ficar na zona da lavandaria).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agah.pt
  13.  # 13

    para quem 2m de roupeiro chegar pode ficar assim, mas mim não chega e se tiver filhas ainda muito menos
    Concordam com este comentário: PandR
  14.  # 14

    Não gosto de ver corredores tipo linha de comboio, ainda por cima só com 1,10m de largura.
    A planta está muito estendida na minha opinião, com a suite muito afastada da cozinha a da zona social.
    A suite só com esse roupeiro não vai chegar e penso que se fizer como está não vai demorar dois meses a aperceber-se do erro que cometeu.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nelson__ricardo
  15.  # 15

    Agradeço os comentários e vou tentar responder a tudo.

    Roupeiros: Na casa onde vivemos actualmente temos menos 50cm em cada roupeiro e até agora não tivemos problemas. Acho que vamos manter a quantidade, no entanto relativamente ao posicionamento diria que poderia ser mais bem pensado no entanto não por questões de isolamento mas de acessibilidade.

    Porta do segundo quarto: Bem visto, a porta está encostada a porta da suite vou pedir para ir mais para o meio.

    A IS comum vai ter janela, não ficou neste desenho ainda.

    "O projecto assim como está não cumpre a lei das acessibilidades..."

    porque? para poder levantar a questão com algum fundamento.

    Faltam umas palas de protecção solar para a fachada SUL... Não vai meter!!!? E assim também formalizar o alpendre de apoio da sala.

    Vamos fazer telhado em todo alpendre sul e este.
    O que está a norte fica coberto com cobertura plana.

    Tem planta de implantação?

    Comigo não tenho mas tentei desenhar qualquer coisa para que se perceba. No entanto o terreno até agora nao afetou o projecto.

    ---

    Não gosto de ver corredores tipo linha de comboio, ainda por cima só com 1,10m de largura.
    A planta está muito estendida na minha opinião, com a suite muito afastada da cozinha a da zona social.
    A suite só com esse roupeiro não vai chegar e penso que se fizer como está não vai demorar dois meses a aperceber-se do erro que cometeu.


    1,1M é pouco para se circular? Sugeria aumentar para quanto? (é que cá em casa não temos corredores e as portas são de 78cm)
    O desenho em L não nos permitiu "apagar" esse corredor e aproveitar a exposição a sul.
    Os roupeiros é o que expliquei acima, temos mais pequenos e somos felizes (diria que são gostos)

    Segue um desenho muito mau com o que está em volta da terreno!
      Projecto5.png
  16.  # 16

    Se fosse eu repensava a planta.
    e nao consegue os quartos a virados a nascente para acordar com o sol a entrar pelas janelas?
    E a sala virada a sul/poente para aproveitar a luz natural ao máximo?
    A wc com a acessibilidades não pode ser a comum?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agah.pt
  17.  # 17

    Colocado por: agah.pt1,1M é pouco para se circular? Sugeria aumentar para quanto? (é que cá em casa não temos corredores e as portas são de 78cm)

    Há medidas obrigatórias que devem ser cumpridas, mas no mínimo o corredor com 1,2m. Mesmo com esta medida, duas pessoas adultas não se conseguem cruzar no corredor sem dar o "jeito" para passarem sem embater uma na outra. Cá em casa fiz com 1,4m. Detesto corredores apertados.
    As portas também não sei se é suficiente, deve conseguir passar uma cadeira de rodas. Cá em casa têm 85cm.

    Colocado por: agah.ptOs roupeiros é o que expliquei acima, temos mais pequenos e somos felizes

    Ao fazer uma construção nova, penso que qualquer pessoa tenta sempre melhorar as condições de vida anteriores. Neste ponto acho que está a ser pouco ambicioso/a.
    Eu também sou da opinião que os quartos, se possível deveriam ficar do lado nascente.
    Faça agora, faça bem porque é para toda a vida.
    Boa sorte para o projecto.
    Concordam com este comentário: agah.pt
  18.  # 18

    Olá,

    quartos a virados a nascente para acordar com o sol a entrar pelas janelas?

    Não é coisa que nos interesse muito, preferimos ter a parte fechada do L para onde não está ninguém e criar lá uma zona de lazer. Isso para nós é mais importante.

    E a sala virada a sul/poente para aproveitar a luz natural ao máximo?

    A sala como está tem uma grande afinidade com a zona de lazer nao deixando de parte a fachada da casa, apenas focando no que é o nosso gosto pessoal tendo em conta o que referi atrás.

    A wc com a acessibilidades não pode ser a comum?

    Com o aumento que vai levar 0.3m ou 0.5m como já foi sugerido deverá ficar com espaço isso.

    Obrigado pela opinião!
  19.  # 19

    Colocado por: 21papaleguas
    Há medidas obrigatórias que devem ser cumpridas, mas no mínimo o corredor com 1,2m. Mesmo com esta medida, duas pessoas adultas não se conseguem cruzar no corredor sem dar o "jeito" para passarem sem embater uma na outra. Cá em casa fiz com 1,4m. Detesto corredores apertados.
    As portas também não sei se é suficiente, deve conseguir passar uma cadeira de rodas. Cá em casa têm 85cm.


    Ao fazer uma construção nova, penso que qualquer pessoa tenta sempre melhorar as condições de vida anteriores. Neste ponto acho que está a ser pouco ambicioso/a.
    Eu também sou da opinião que os quartos, se possível deveriam ficar do lado nascente.
    Faça agora, faça bem porque é para toda a vida.
    Boa sorte para o projecto.
    Concordam com este comentário:agah.pt


    A questão dos corredores e portas irei falar para a próxima reunião e ver o que consigo fazer (thanks!).

    Quanto a roupeiros, concordo com o que diz, mas ja estamos a aumentar um pouco o que já temos (pouco ambicioso) mas sou da opinião que quanto mais espaço temos mais "tralha" aparece para la colocarmos.
  20.  # 20

    Colocado por: agah.ptmas sou da opinião que quanto mais espaço temos mais "tralha" aparece para la colocarmos.

    Tenho no quarto roupeiros com 3,4m para a minha partner e 2,5m para mim. Estão como pode ver nas fotos. Cada um dos outros quartos tem um roupeiro com 2,5m.
    No local onde era para ter a escada interior para a cave, que não cheguei a fazer, coloquei um roupeiro com 4,2m, que está cheio.
    Na sua planta a garagem não tem área suficiente para arrumar algumas "tralhas".
    Pelo que dá para perceber na última planta que postou, tem uma grande área de jardim.
    Onde é que vai arrumar a máquina de cortar relva, ferramentas, etc?
    Ter arrumação numa habitação nunca é demais.
    Ainda está a tempo de corrigir muitas coisas no seu projecto.
    Faça agora, faça bem, porque é para toda a vida.
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo, Raquek
      2016-03-26 14.45.05.jpg
      2016-03-26 14.45.14.jpg
 
0.0253 seg. NEW