Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Tenho conhecimento de uma casa que foi comprada há 2 anos atrás por 180 mil euros e que se encontra neste momento à venda por 160 mil, ou seja, a preço de saldo. Pelo que percebi, a pessoa que comprou a casa vai emigrar e quer-se livrar rapidamente da casa porque precisa do dinheiro. Tinha alguma pressa em ver esta situação porque mais semana menos semana, a casa vai ser vendida de certeza.

Esta é uma oportunidade muito boa, no entanto eu neste momento não tenho dinheiro disponivel para dar a entrada e os bancos só financiam 80%, dai que julgo que a unica hipotese que tenho é se o banco avaliar a casa em 200 mil e assim dar-me 160 mil para a mão.

A minha questão é a seguinte: caso o banco avalie a casa por menos de 200 mil, impossibilitando o financiamento necessário para eu comprar a casa, eu depois vou ter de pagar os custos da avaliação da casa (200€) ao banco, mesmo que depois não avance para a compra da casa, certo?

Existe alguma maneira de eu conseguir perceber se consigo obter financiamento para a compra desta casa, sem estar a gastar dinheiro estupidamente para no fim me dizerem que não me financiam a totalidade da compra da casa? Ou para obter uma resposta dos bancos ao meu pedido de financiamento, vou ter sempre de gastar dinheiro?

Se me puderem dizer qual a maneira mais inteligente de abordar esta questão, agradecia!
    • emad
    • 26 março 2016

# 2

A melhor forma de abordar a questão é dar o passo em frente.
    Se conseguir ter rendimentos confortáveis para o banco aprovar o ch, depois so tem de tentar negociar com o banco uma relação F/G que va de encontro ao que precisa. Isto é, os bancos agora estão mais abertos a negociações fora das condiçoes de tabela.
    Estão a voltar à ganancia cega de ganharem milhões. Já esqueceram as más praticas que os levaram a bancarrota e a injecção de capital para sobreviverem.
    • dmrs
    • 27 março 2016

# 3

Colocado por: emad
    Estão a voltar à ganancia cega de ganharem milhões. Já esqueceram as más praticas que os levaram a bancarrota e a injecção de capital para sobreviverem.

Eu tenho de concordar.
    Além disso, se for um bom cliente (e nem precisa de ter muito dinheiro), o banco até se esforçará por lhe fazer o CH só para agarrar o cliente. Agora se as condições de Spread, taxas de juros e afins serão boas para si isso são outros quinhentos-

E tenha cuidado com as teorias do preço de saldo e negócios que pareçam demasiado bons. E o facto de uma casa ser comprada por 180 mil € não significa que valesse isso. Mas também poderá ter sido avaliada por mais, isto é, o que lhe interessa saber é qual foi a avaliação feita pelo banco há 2 anos atrás. Porque se a pessoa não tiver dado entrada e tiver pedido o valor total ao banco já na época só se emprestavam 80% (se não estou em erro).

Mesmo assim a avaliação anterior poderá ser diferente da avaliação que lhe será feita "hoje" mas provavelmente, se for um bom cliente, a avaliação será sempre suficiente para lhe emprestarem o dinheiro. Pelo menos é a sensação que tenho vindo a ter ultimamente...
  2.  # 4

Colocado por: emadJá esqueceram as más praticas que os levaram a bancarrota e a injecção de capital para sobreviverem.

O que em a ver a banca com os particulares?
    Nada.
    • emad
    • 27 março 2016

# 5

Colocado por: nielsky
    O que em a ver a banca com os particulares?
    Nada.

A Banca empresta dinheiro aos particulares e as empresas. Tem de decidir os riscos que pode correr com uns e com outros.
    Nao sei porque e que os particulares nada tem a ver com os erros dos bancos! Por acaso sabe quanto representam os empréstimos dos particulares na banca nacional? E em particular os ch? Quando a banca começa a abrir os cordoes a bolsa, começa a correr riscos mais altos. Ou seja começa a aliviar nos critérios de decisao de risco. E um deles e aumentar a percentagem de financiamento nos ch.
  3.  # 6

Colocado por: emadA Banca empresta dinheiro aos particulares e as empresas. Tem de decidir os riscos que pode correr com uns e com outros.
    Nao sei porque e que os particulares nada tem a ver com os erros dos bancos! Por acaso sabe quanto representam os empréstimos dos particulares na banca nacional? E em particular os ch? Quando a banca começa a abrir os cordoes a bolsa, começa a correr riscos mais altos. Ou seja começa a aliviar nos critérios de decisao de risco. E um deles e aumentar a percentagem de financiamento nos ch.

Mas você ainda acredita que o problema da banca é culpa dos particulares?

Acredita que quando não houver particulares a solicitar crédito aí é que a economia estará mesmo muito mal.
    • emad
    • 27 março 2016 editado

# 7

Colocado por: nielsky

Mas você ainda acredita que o problema da banca é culpa dos particulares?

Acredita que quando não houver particulares a solicitar crédito aí é que a economia estará mesmo muito mal.

So existem particulares a pedirem emprestado se tiverem trabalho. Para terem trabalho precisam de empresas para criar postos de trabalho e mante-los. Para as empresas criarem e manterem postos de trabalho precisam de bancos para emprestarem dinheiro para investirem e apoiarem tesouraria. O problema da nossa bancarrota e da bancarrota dos bancos não foram os particulares. Foram os sucessivos Governos deste pais que sempre geriram a nossa economia sem estrategia, ou apenas no crescimento económico com base na construção. Isso levou a que os bancos vissem no credito a construção nas empresas e nos ch a particulares uma forma de ganharem dinheiro. Com o ch bonificado, e a ilusão de que todos nos podemos ser proprietários neste país, levou a nossa economia a crescer sem alicerces. Quando a bancarrota veio, os bancos tentaram defender o deles e tiraram o crédito as empresas e executaram as hipotecas dos particulares que nao conseguiram suportar os créditos com desemprego e com a redução de rendimentos que tiveram. Ja dizia o poeta banqueiro oliveira e costa do BPN, os bancos tem uma avidez em apresentar lucros insaciável, e isso levou a que os bancos corressem riscos como nunca correram. Onde quero chegar com esta lenga- lenga. Como os bancos estão outra vez com excesso de liquidez e a comprar o dinheiro a zero, estão a começar novamente a baixar os critérios de risco de crédito, quer aos particulares, quer as empresas. Desculpe, mas sei do que falo.
    Portanto não venha tirar nabos da púcara e achar que os particulares nao tem culpa. Todos tem culpa. Os que pedem demais e os que dao demais. Se as pessoas não tem sequer dinheiro para despesas de um ch ou para uma entrada, nao tem perfil para ter crédito. No meu entender os bancos deveriam ser proibidos de emprestar nestes casos até com fiadores.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgferr, mfigu
  4.  # 8

Concordo com quase tudo quanto escreveu.

Colocado por: emadNo meu entender os bancos deveriam ser proibidos de emprestar nestes casos até com fiadores.

Mas agora fica a pergunta:
    Tendo em conta a sua afirmação, de que forma viveriam os bancos?
    É que o CH é apenas um chamariz para tudo quanto impingem a seguir.

Se formos ver bem todos os bancos fazem o mesmo, quanto menos possibilidades uma pessoa tem de pagar, mais caras são as condições impostas.
    Só negam o empréstimo se realmente verem que não é possível pagarem algumas prestações.

Há algum tempo atrás havia pessoas (entre essas pessoas também eu me incluo) que defendia que os bancos não queriam as casas, queriam era que as pessoas pagassem.
    Depois de ter conhecimento de algumas situações cheguei à seguinte conclusão:
    1. os bancos querem que as pessoas paguem;
    2. se não conseguirem pagar, então que entreguem tudo quanto tem antes de entregar a casa.

No desenvolvimento do ponto2, os bancos também querem que corra um processo judicial para assim justificar e rentabilizar o seu serviço jurídico, por isso dificultam tudo por forma a fazer correr o tempo.
    Concordam com este comentário: Peles
  5.  # 9

Colocado por: nielskyConcordo com quase tudo quanto escreveu.

Mas agora fica a pergunta:
    Tendo em conta a sua afirmação, de que forma viveriam os bancos?
    É que o CH é apenas um chamariz para tudo quanto impingem a seguir.

Se formos ver bem todos os bancos fazem o mesmo, quanto menos possibilidades uma pessoa tem de pagar, mais caras são as condições impostas.
    Só negam o empréstimo se realmente verem que não é possível pagarem algumas prestações.

Há algum tempo atrás havia pessoas (entre essas pessoas também eu me incluo) que defendia que os bancos não queriam as casas, queriam era que as pessoas pagassem.
    Depois de ter conhecimento de algumas situações cheguei à seguinte conclusão:
    1. os bancos querem que as pessoas paguem;
    2. se não conseguirem pagar, então que entreguem tudo quanto tem antes de entregar a casa.

No desenvolvimento do ponto2, os bancos também querem que corra um processo judicial para assim justificar e rentabilizar o seu serviço jurídico, por isso dificultam tudo por forma a fazer correr o tempo.

Discordo em grande parte.

O sr que quer comprar a casa, sem custos, não vai conseguir fazer nada.
    Pode solicitar ao banco a avaliação do imóvel, verifica se lhe interessa e depois só avança para o crédito se achar que lhe interessa e se tem rendimentos compatíveis.

Mas tem sempre de pagar a avaliação. Quer fazer um negócio do que diz ser um saldo mas depois não quer gastar nada????!!! Que tal de negócio é esse???
  6.  # 10

Colocado por: mfiguDiscordo em grande parte.

Eu também, obviamente e só quem não percebe nada do assunto é que pode afirmar:
    Colocado por: nielskyNo desenvolvimento do ponto2, os bancos também querem que corra um processo judicial para assim justificar e rentabilizar o seu serviço jurídico, por isso dificultam tudo por forma a fazer correr o tempo.

Os bancos ao terem crédito vencido só têm prejuízo porque têm que fazer provisões de uma % desses valores. Ora isso acarreta custos enormes para os bancos que têm grandes valores de crédito vencido.

O negócio da banca, hoje em dia, é comissões. Sejam elas financeiras ou de outro tipo de produtos, como os seguros por exemplo.

O negócio da banca é como outro negócio qualquer, quem recebe os melhores descontos é aquele que mais negócio tem com o banco.
  7.  # 11

atenção que numa casa desse valor o IMT e o imposto de selo ainda é uma boa parcela para quem não tem dinheiro .

alguns bancos tem acordos com instituições (sindicatos, ordens profissionais, etc) e ao abrigo desses acordos podem oferecer a avaliação, se não for por ai, terá sempre que pagar a avaliação do seu bolso.

pode também tentar falar com o vendedor da casa, se a comprou por 180.000 à 2 anos o valor pela qual a casa foi avaliada nessa altura ainda deve estar mais ou menos actual.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro

0.0180 seg. NEW