Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Tenho uma pequena dúvida relativamente a uma questão que tenho pesquisado na internet mas sem informação satisfatória no que diz respeito à construção de móveis de cozinha totalmente em gesso cartonado (pladur). A dúvida não está na execução dos móveis em si mas antes na durabilidade dos móveis a medio/longo prazo, com placas hidrofugadas. O que acham desta solução?
    Antecipadamente grato
  2.  # 2

De certeza que é pladur?
  3.  # 3

Colocado por: Fernando.VazTenho uma pequena dúvida

Eu tenho muitas.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  4.  # 4

Sim, já vi em gesso cartonado. A questão é que não sei como se vai "comportar" o pladur. Penso que será semelhante à sua aplicação numa casa de banho, ainda que nesta possa haver revestimento do próprio pladur e isolar das humidade próprias nestes ambientes.
  5.  # 5

Colocado por: Fernando.VazSim, já vi em gesso cartonado

Eu desde que vim um porco a andar de bicicleta, já acredito em tudo!
  6.  # 6

Os perdes ficam grosos e tem de ter cuidado como vai ser reforçada estrutura nos sitios onde leva acesorios e dobradiças de resto e facil...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando.Vaz
  7.  # 7

Existe sim...mas nao e funcional
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando.Vaz
  8.  # 8

Mas não será funcional devido à grossura das paredes e prateleiras ou por causa de outro factor?
  9.  # 9

Mas qual seria a vantagem desse sistema?...
    Concordam com este comentário: joaosantos, tiyxu
  10.  # 10

Caríssimo tozepalma, talvez pudéssemos colocar a questão de outra forma: qual seria a desvantagem deste sistema? Eu encontro vantagens mas só se poderão considerar vantagens se a durabilidade das placas de gesso for prolongada. Posso considerar como uma primeira vantagem o preço; dificilmente haverá empenamentos se a estrutura for bem montada; múltiplas possibilidades de organização do espaço na própria mobília; etc.
    Provavelmente a desvantagem - e aqui entramos no campo da subjectividade - tem a ver com a grossura das prateleiras.
    Já alguém aqui no fórum construiu uma mobília de cozinha totalmente em pladur?
  11.  # 11

Colocado por: Fernando.Vazrovavelmente a desvantagem - e aqui entramos no campo da subjectividade - tem a ver com a grossura das prateleiras.
    Já alguém aqui no fórum construiu uma mobília de cozinha totalmente em pladu

Portas e tudo?!?
    Não vejo o gesso cartonado a aguentar as solicitações que um móvel de cozinha normalmente aguenta!
    A nível estrutural acredito...

A meu ver os materiais são bons e são desenvolvidos com uma finalidade.
    Quando as suas características são uma mais valia para outras aplicações, faz sentido adaptar e dar-lhe outras finalidades. Quando isso não acontece acho que é inventar por inventar...
  12.  # 12

Eu penso que o gesso cartonado aguenta, desde que toda a perfilaria esteja bem estruturada. Posso dar-lhe um exemplo: na cozinha de casa dos meus pais a mobília é em mdf e não ultrapassa os 5 metros de mobília. Armários na parte de cima e bancada com armário inferior. O valor ultrapassou os 5000€ já com 3 electrodomésticos incluídos. Se fosse em pladur, portas, gavetas e electrodomésticos, o valor seria bem inferior. Eu próprio já fiz as contas. Outro exemplo: em casa dos meus pais, uma vez mais, um roupeiro é totalmente feito em mdf, incluindo as prateleiras. O que está a acontecer neste momento é que as prateleiras estao a ceder e, de tempos em tempos, tem que se tirar tudo e por as prateleiras ao contrário. Já fiz roupeiros em pladur e isso não acontece. As placas de gesso são resistentes se a perfilaria estiver bem estruturada e não existir humidades.
  13.  # 13

Eu falo no mdf porque é o que os carpinteiros usam mais na minha zona.
  14.  # 14

Colocado por: Fernando.VazJá fiz roupeiros em pladur e isso não acontece. As placas de gesso são resistentes se a perfilaria estiver bem estruturada e não existir humidades.

Penso que já deu a reposta a sua própria pergunta. Porque não faz então tb móveis para cozinha e depois relata aqui os resultados em prol da ciência?
  15.  # 15

A ciência não fica mais rica se relatar os resultados mas a sabedoria de alguns pode ficar. Mas acha que não é exequível ou que não tem fundamento e que é um disparate completo fazer em pladur?
  16.  # 16

Acho que é posivel mas coo dise talvez a estrutura tem de ser bem rigida e aconselho soldar todos perfis e os tais reforçoa para aceesorios e depois isto tudo prezo(bem prezo ao perede nao com buchas tem de ser feros bem grosos para aguentar com pezo todo de armario e depois com que se vai por no armario cazo e um movel superior no inferior nao precisaz tanto foforo....depis por e saber fazer os cantos e pntar com uma boua tinta
  17.  # 17

Colocado por: Fernando.VazJá fiz roupeiros em pladur

As portas também são em pladur? placa simples?
    Pintou directamente no papel ou fez um barramento das placas?
  18.  # 18

Colocado por: Picareta
    As portas também são em pladur? placa simples?
    Pintou directamente no papel ou fez um barramento das placas?

Essa é uma das minhas dúvidas, as portas sofrem muito.
    Bater constante, pouco apoio... etc.
    Além de que todos os perfis tem que ser reforçados e por consequência ficariam enormes...
  19.  # 19

Sim, a perfilaria tem que estar bem estruturada e ser forte mas a resistência é o seu todo, ou seja, quando os montantes encaixam nas guias e as placas são aparafusavas, existe um maior reforço da estrutura metálica. O próprio barramento também ajuda na consolidação da estrutura. Não sei se será necessário soldar mas tem que haver a garantia da sua resistência. As portas não são em pladur. São em madeira, melamina, inox, vidro, etc.
  20.  # 20

É só adaptar as portas e gavetas ao próprio móvel. O que tem que se garantir para que tudo fique bem preso, é que as dobradiças sejam aparafusadas as placas e perfilaria.

0.0231 seg. NEW