Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 28 março 2016 editado

# 41

As coisas que se aprendem por ca.
    Eu meto a minha viola ao saco e saio desta discussão. É muita areia para a minha camioneta.
    Se eu tivesse dinheiro para deitar fora nem colocava paineis solares em minha casa nem torres eolicas.
    Mas cada um é que sabe o que faz com o seu dinheiro.
  1.  # 42

Colocado por: marcoaraujoEu fiz as contas e para a minha zona (Barreiro) a eólica compensa relativamente ao painel solar.

Da última vez que estive a analisar esses dados na minha zona (Aveiro), também ventosa, ainda não justificava o investimento comparado com o solar.
    Além de ser mais caro, não tinham a mesma rentabilidade.
    Lembrei-me de um outro inconveniente dos sistemas eólicos, a manutenção.
  2.  # 43

Onde arranjou esse dados?

Colocado por: marcoaraujo

Eu fiz as contas e para a minha zona (Barreiro) a eólica compensa relativamente ao painel solar.
    Felizmente tenho dados da velocidade do vento que me permitem sustentar esta afirmação, o grande problema é quando não existem estes dados.

Para a minha zona, cada kW de potênciaeólicainstalada produz anualmente 1529 kWh (condições reais);
    Para a minha zona, cada kW de potênciafotovoltaicainstalada produz anualmente 1468 kWh;
    • diysol
    • 28 março 2016 editado

# 44

Colocado por: emadConclusao:
    - o retorno em menos de 10 anos nao seria desastroso se não houvesse manutenção e se os paineis durassem mais anos.
    - riscos de avarias.
    - e se cairem pedras do céu, os seguros cobrem?
    - e impossível utilizarem para auto- consumo, o lobby das empresas de energia e muito grande.
    - preço por unidade de energia produzida controlado pela empresa que faz lobby. Conflito de interesses?
    Este negócio infelizmente faz lembrar a dependência que os produtores de leite no nosso país tem face as empresas que lhes compram o leite. São elas que fazem o preço. Negocios assim estão condenados a morte.
    Portanto, nao me venham com sses e mas e teorias que vos levam acreditar que fazem bons negocios neste sector.
    Pergunto ao 21papaleguas, se hoje pudesse voltar atrás e conhecendo as variaveis actuais, voltaria a investir ou preferia ter a massarica na carteira? Seja sincero e honesto s.f.f.., nao por mim, que eu não ganho nada em ter razão. Apenas para esclerecer a malta do fórum.
    Concordam com este comentário:master_chief

Por favor nao desinforme quem esta interessado em auto-consumo.

Microgeraçao ha uns anos atras era um excelente negocio, era quase um negocio da china.

Quando se fala em auto-consumo e com ligaçao a rede electrica e para produzir energia para consumo proprio, nao para ficar independente da EDP. A lei foi alterada, deu cabo da microgeraçao (em que nao se consumia nada do que se produzia era sim tudo vendido a EDP porque era muito mais vantajoso) e facilitou o auto-consumo.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 45

Colocado por: FFFTinha ideia de já ter sido publicada legislação para regular o autoconsumo... estão certos que que ainda não é permitido consumir a energia gerada?

Claro que e possivel e ate 1500W nao podia ser mais simples
  4.  # 46

Colocado por: PapoilaVerdeHoje em dia só interessa em auto-consumo mas tem que ter consumos significativos durante o dia, o que normalmente não acontece no setor doméstico.

?? A nao ser que seja uma casa de ferias, um kit de 250W serve para qualquer casa.
  5.  # 47

Colocado por: nhenriquesDesculpem estar a intrometer-me nesta discussão...mas teoricamente faz mais sentido na minha zona (perto de Torres Vedras) um AeroGerador do que um conjunto de painéis solares. isto porque na minha opinião os painéis solares só dão para durante o dia e se existir sol. Um aerogerador pode trabalhar dia e noite caso haja vento, o que nesta região é raro o dia em que não exista vento (pode não ser o suficiente para colocar o aerogerador a funcionar).

Volto a referir que esta é uma opinião pessoal e não sustentada, mas gostava de ter opiniões sobre o aerogeradores.

Um conselho, nao se meta em aerogeradores.
  6.  # 48

Colocado por: 21papaleguas
    E essa opinião tem alguma sustentação, ou é só porque sim, ou porque ouviu dizer?
    Do que eu sei até ao momento, os painéis continuam a ser um melhor investimento.
    Concordam com este comentário:diysol

Realmente, boa sorte a quem investir em aerogeradores. De certeza que nao foi o "ouvi dizer" porque senao nem passava pela cabeça investir em energia eolica. Energia solar e fiavel, barata e ainda por cima estamos em Portugal que e um dos paises com mais horas sol por ano.
    • diysol
    • 28 março 2016 editado

# 49

Colocado por: marcoaraujo

Um aerogerador é mais barato que um painel solar com a mesma potência e numa zona costeira ou montanhosa rendem muito mais que um painel.
    Se me falar de estética, aí concordo, ninguém quer ter umas pás feiosas presas à chaminé.

Boa sorte com isso, depois diga como correu essa experiencia. Relatos de pessoas satisfeitas com aerogeradores nao existem muitos. Cague nesses calculos, veja mas e se alguem na sua zona tem aerogeradores e va perguntar se estao satisfeitos com o rendimento.
  7.  # 50

Colocado por: joaobt24Onde arranjou esse dados?

Está escrito na imagem que postei atrás
  8.  # 51

Colocado por: marcoaraujoUm aerogerador é mais barato que um painel solar com a mesma potência

Não querendo discordar da sua opinião, porque respeito a opinião e os conhecimentos de todos, consegue dar um exemplo de um aerogerador de por exemplo 1000W seja mais barato do que 4 painéis de 250W?
    Eu não conheço, mas como diz existir, se não se importar de partilhar eu (nós) certamente agradecemos.
    Concordam com este comentário: master_chief, diysol, Raquek
  9.  # 52

Estranho ninguem ter aderido à "oferta" da EDP do solar...
  10.  # 53

Colocado por: master_chiefEstranho ninguem ter aderido à "oferta" da EDP do solar...

São de que marca os painéis da EDP?
  11.  # 54

Há pessoas que têm... no entanto a proposta da EDP é bem mais cara que que uma não EDP
  12.  # 55

Colocado por: callinasHá pessoas que têm... no entanto a proposta da EDP é bem mais cara que que uma não EDP

Acho que a grande vantagem da EDP é o pagamento faseado!
    É simpático pagar em 4 anos sem grandes dores de cabeça.
    Se compensa ou não, não faço a mínima ideia.
    Concordam com este comentário: master_chief
  13.  # 56

Colocado por: tozepalma

Acho que a grande vantagem da EDP é o pagamento faseado!
    É simpático pagar em 4 anos sem grandes dores de cabeça.
    Se compensa ou não, não faço a mínima ideia.

Se bem me lembro era um sistema que nao usava microinversores o que torna uma soluçao menos eficiente, alem disso como ja mencionaram, fica muito mais caro e nao sei qual a marca/modelo dos paineis usados.
  14.  # 57

boas eu estive a estudar em 2010 ao pedido de um aigo um sistema (comdizia ele o mais barato ) e como era: encontrei na altura um geradorOu melhor dise uma cabeça de gerador eolico de 7 kw no ebay e so custava 100 euros uma sistema de elice com diametro de 3 que e Flodesign (odelo muito eficiente ) e construçao pode ser feito bastante facil e aplicado em qualquer sitio e faz poco barulho ao 3 m diametros da para potencia superior a 7kw mas foi a cabeça de gerador masi barata que encontrei no ebay e depois um inversor estabilizado de 10 kw + alguns bancos de baterias lipolifosfato de fero que aceita carga rapida e dura bastante comparavel com baterias de gelo de acido que normalmente sao usadas nestas sistemas e alguem capaz de montar tudo junto, fica tudo em menos de 10 000 euros com uma boa potencia, ate da para vender nao para edp é mais facil vender ao vizinhos assim nao o chatio por coisa de barulho e com dinhero pode pagar a sua energia e mais coisas ou reinvestir em mais sistemas destas se tiver tereno onde aplicar varia elices destas...
  15.  # 58

Qual a vossa opinião sobre este sistema?
  16.  # 59

Colocado por: 21papaleguas
    Não querendo discordar da sua opinião, porque respeito a opinião e os conhecimentos de todos, consegue dar um exemplo de um aerogerador de por exemplo 1000W seja mais barato do que 4 painéis de 250W?
    Eu não conheço, mas como diz existir, se não se importar de partilhar eu (nós) certamente agradecemos.
    Concordam com este comentário:master_chief,diysol,Raquek

Um aerogerador de 2000W + inversor, fica mais barato que 4 paineis de 250W cada (e respectivo inversor) e produz o dobro da eletricidade/energia:

Aerogerador:
    http://www.ebay.co.uk/itm/Windgenerator-Windkraftanlage-48V-i-2000W-IstaBreeze-ANGEBOT-/131671837146?hash=item1ea840c9da:g:Vj4AAOSw8-tWZ-Rj

Inversor:
    http://www.amazon.co.uk/gp/product/B00IRWBV6A?psc=1&redirect=true&ref_=ox_sc_act_title_1&smid=A1SA7DNEIRRG46

Por 500€ mete um aerogerador de 500W e respectivo inversor:

Aerogerador:
    http://www.ebay.co.uk/itm/Windgenerator-24V-i-500W-iSTA-Breeze-small-wind-turbine-i-500-White-Edition-/151963575204?hash=item2361bc23a4:g:-wQAAOSwqYBWp3lC

Inversor:
    http://www.amazon.co.uk/GoldPower-Inverter-Turbine-System-10-8V-/dp/B00CIIJ4BI/ref=sr_1_2?s=electronics&ie=UTF8&qid=1455561092&sr=1-2&keywords=wind+inverter+500w
    Concordam com este comentário: tiyxu
  17.  # 60

Colocado por: joaobt24Qual a vossa opinião sobre este sistema?

Esse tipo de turbinas (horizontais) são muito ineficientes. Só atingem o seu potêncial quando o vento sopra de baixo para cima e vice-versa (ou seja, quase nunca). Já viu alguma turbina dessas? Por algum motivo nos sistemas eólicos as pás são sempre colocadas na vertical.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24

0.0266 seg. NEW