Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Preciso de um electricista certificado para pedir a certificação à Certiel para depois pedir um aumento de potência do contador do meu apartamento em Lisboa.

Alguém me pode indicar disponibilidade, preços, e/ou o contacto de algum electricista certificado?

Obrigado
  2.  # 2

msg pv
  3.  # 3

precisa de um eletricista certificado, para se responsabilizar pelo que um não certifico fez....é isso?
    • narg
    • 29 março 2016

# 4

Epah juro que por vezes nao entendo ... o que a certificação trás a mais a um electricista que uma pessoa sem ser certificada não possa saber ?

Pois digo, eu não sou eletricista nem faço disso o meu trabalho, mas se tiver de fazer alguma alteração faço, isto quer dizer que fique pior que um certificado ?

Não poderia eu pedir a um electricista certificado para se certificar do meu trabalho feito e certificar a instalação ? Verificava as medidas dos fios ligações e só depois se responsabilizava ....

Quantos electricistas não colocam os "ajudantes" a passar fios e depois apenas fazem as ligações... os ajudantes são certificados ?
    Concordam com este comentário: Gonç@lo
  4.  # 5

É uma questão de responsabilidade profissional. Para que existem carteiras profissionais??não interessa vamos todos fazer o que queremos...
  5.  # 6

Para que precisa de um arquiteto?meta um desenhador, que leva metade do dinheiro...!!
  6.  # 7

Colocado por: nargEpah juro que por vezes nao entendo ...

E se o seu dentista lhe dissesse que a profissão dele era barbeiro, mas que já arrancava dentes há muito tempo. Continuava sentado na cadeira?
    • narg
    • 29 março 2016

# 8

E quantos arquitectos não sub-contractam desenhadores e apenas fazem alterações e são eles os responsáveis....

Não é por não estar certificado que faz um trabalho melhor ou pior que um certificado.

Eu sou programador, tenho o 12º ano, e acha que é por isso que faço menos ou pior que um licenciado ? Posso dizer que cobro menos e ganho menos isso sim, mas já tive de ensinar muitos licenciados como fazerem as coisas.....

Não é uma questão de fazermos todos o que queremos, mas sim o que sabemos, se fossemos por essa ordem de ideias não se podia vender fio eletrico a nao ser que tivesse carteira profissional, isso sim seria o sonho porque ligar uma tomada eletrica pela logica que é ligar uma fase um neutro e um terra era trabalho de profissional certificado.

@Picareta e se um socorrista bombeiro voluntário lhe disse-se que era pedreiro e que nao tinha experiência em socorro ? recusava o auxilio ?

Estamos a falar em coisas diferentes ... está a comparar área de saúde com ligar uns fios ser preciso um certificado ..
  7.  # 9

Colocado por: nargPosso dizer que cobro menos e ganho menos

Porque é que não tira um curso?
    Acha que um engº Informático perde pelo menos 3 anos na universidade e afinal aquilo não serve para nada?

Colocado por: narg@Picareta e se um socorrista bombeiro voluntário lhe disse-se que era pedreiro e que nao tinha experiência em socorro ?

Eu fugia !!!!
    :-))
  8.  # 10

Colocado por: Picareta
    Estamos a falar em coisas diferentes ... está a comparar área de saúde com ligar uns fios ser preciso um certificado ..

A não ser que os fios causem um incendio numa altura em que não esta em casa e que arda tudo. Eu acho muito bem que se peça certificado, e que quem tenha se recuse a assinar o trabalho de quem não tem. da mesma forma que acho muito bem que denuncia os biscateiros que nem faturas podem passar, etc...
  9.  # 11

Em Portugal quantos eletricistas já foram condenados por erros de instalações certificadas por eles?
  10.  # 12

Colocado por: nargEu sou programador, tenho o 12º ano, e acha que é por isso que faço menos ou pior que um licenciado ? Posso dizer que cobro menos e ganho menos isso sim, mas já tive de ensinar muitos licenciados como fazerem as coisas.....

mas nem o 12º ano, nem a licenciatura certifica a programação.

existem exames que se podem fazer na microsoft ou na oracle, para obter a certificação de uma determinada linguagem.

e certamente que alguém que acabe a licenciatura estará mais bem preparado do que alguém que acabe o 12º ano.

claro que passado uns anos, com a experiencia profissional quem terminou o 12º ano pode saber tanto ou mais do que e licenciado, mas a discussão não é essa é de certificações.
  11.  # 13

Se considerar condenação a revogação da "carteira" profissional, já são umas centenas.
    Concordam com este comentário: daniel.costa, riscos
    • narg
    • 29 março 2016

# 14

Como por exmeplo um fio de 2,5 protegido com um disjuntor de 16A vai pegar lume ? Ahh se for um certificado nao pega lume.

Eu sei que há por ai muitos arqueitectos engenheiros e eletricistas certificados e cada um puxa a brasa para a sua sardinha..
    por essa ordem de ideias ligar uma ficha precisava de um eletricista certificado, os eletricistas certificados nao podiam ter ajudantes, pois os ajudantes nao tem certificado... podiam escarnar um fio a rebocar o mesmo...

Eu quando quero e sei... faço eu o serviço, se precisar de certificação peço a um eletricista para verificar o que fiz, pois eu posso muito bem ser o ajudante do eletricista, se o eletricista se recusar .. então há muitos certificados...
  12.  # 15

Colocado por: jorgealvesSe considerar condenação a revogação da "carteira" profissional, já são umas centenas.
    Concordam com este comentário:riscos

Não era isso...
    Quantas instalações elétricas em Portugal certificadas dão problemas, se é que alguma vez houve alguma que tenha tido um problema sério, e quantos eletricistas foram condenados judicialmente?
    • narg
    • 29 março 2016 editado

# 16

O facto das instalações serem certificadas quer dizer que o instalador têm de ser o profissional certificado ?

Não pode haver um profissional que inspeccione e certifique a instalação de um "ajudante" ?

Se assim fosse os arquitectos tinham de desenhar e construir a casa ...
  13.  # 17

Eu tenho o curso de electrotecnia, uma vez que nao o estou a fazer de profissão mas faço bastantes horas nocturnas extra, sei de todos os métodos e cuidados e digo lhe ja assim que não é como está a pensar. Se você visse as ligações que ja vi, alterei e outras que arderam e até disjuntores queimados nunca diria isso. Para mais agora com pladures e tudo mais. Esquece se que se a ligação por qualquer anomalia pega fogo o pladur começa arder quero ver depois quem assume toda a culpa.

Quando acabo o meu serviço o meu irmão é que está certoficado vai ver as minhas próprias ligações para conferir.

Assinatura vale muita coisa às costas.

Obrigado pela atenção

Atentamente

João Ricardo
  14.  # 18

sabia que para ser certificado e exercer tem de ter um seguro de 50.000€, á não isso não conta para nada são so uns fioszitos...
  15.  # 19

Colocado por: riscossabia que para ser certificado e exercer tem de ter um seguro de 50.000€, á não isso não conta para nada são so uns fioszitos...
    isto não é verdade, pois somente tem quem quiser.
    • narg
    • 29 março 2016

# 20

Esse seguro cobre o que mais precisamente ? Acha 50,000€ muito ? em caso de morrer alguém é suficiente ?

0.0208 seg. NEW