Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Preciso de uma ajuda de um parecer na colocação de uns vidro numa caixilharia metálica em T 30 metalizado (tipo marquise).

Os vidro que lá estão colocados estão acentos com massa vidraceiro, noto que a massa antiga está muito danificada quase se desfaz.

A questão é o seguinte: será que se assentar os novos vidros com Silicone (talvez apropriado ou normal) funciona melhor que a massa vidraceiro?
  2.  # 2

Colocado por: ArmalePreciso de uma ajuda de um parecer na colocação de uns vidro numa caixilharia metálica em T 30 metalizado (tipo marquise).

Os vidro que lá estão colocados estão acentos com massa vidraceiro, noto que a massa antiga está muito danificada quase se desfaz.

A questão é o seguinte: será que se assentar os novos vidros com Silicone (talvez apropriado ou normal) funciona melhor que a massa vidraceiro?

Sim, na minha opinião fica muito bem servido com silicone.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Armale
  3.  # 3

Aproveito este tópico para perguntar se é possível colocar um vidro duplo numa caixilharia que tem um vidro simples. (Peço desculpa ao Armale por lhe assaltar o tópico :) )
  4.  # 4

Uma das duvidas é fixação, não sei se o Silicone faz mais presa do que a massa vidraceira e se resiste bem aos ultra-violeta.
  5.  # 5

Colocado por: ArmaleUma das duvidas é fixação, não sei se o Silicone faz mais presa do que a massa vidraceira e se resiste bem aos ultra-violeta.

Só para que saiba... hoje em dia ninguém utiliza massa vidraceira, pelo menos que eu conheça.

Um bom silicone resolve-lhe, e mais do que bem, a questão.
  6.  # 6

Colocado por: clasusAproveito este tópico para perguntar se é possível colocar um vidro duplo numa caixilharia que tem um vidro simples. (Peço desculpa ao Armale por lhe assaltar o tópico :) )

É tudo uma questão de espessuras do perfil... pode dar, ou não. Contudo terá que ser analisado por um serralheiro..
  7.  # 7

Colocado por: Rui A. B.

É tudo uma questão de espessuras do perfil... pode dar, ou não. Contudo terá que ser analisado por um serralheiro..

Sabe me dizer qual seria a espessura mínima?
  8.  # 8

Colocado por: clasus

Sabe me dizer qual seria a espessura mínima?

Espessura mínima de quê?
  9.  # 9

Colocado por: Rui A. B.hoje em dia ninguém utiliza massa vidraceira, pelo menos que eu conheça.

Não diga isso, uma massa de vidraceiro bem aplicada dura mais que muito silicone para aí à venda.. MAs não é facil, eu que o diga... quando tive de mudar os vidros partidos de umas janelas em madeira ;;...

E um trabalho moroso ( aquilo demora dias e dias a ganhar presa.).mas com paciencia e ao fim de alguns vidros colocados fica bem feito, melhor que com silicone.Há coisas para o qual o silicone não faz"bem" o trabalho.

É a minha opinião. Posso estar enganado.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    Não diga isso, uma massa de vidraceiro bem aplicada dura mais que muito silicone para aí à venda.. MAs não é facil, eu que o diga... quando tive de mudar os vidros partidos de umas janelas em madeira ;;...

E um trabalho moroso.mas com paciencia e ao fim de alguns vidro scolocados fica bem feito, melhor que com silicone.Há coisas que não serve o silicone.

È a minha opinião.

Alguns trabalho que vi com massa de vidraceiro já eram antigos e notava-se que a massa estava estalada. Mas como disse, não conheço muito bem o material, hoje tudo (ou quase) se faz com silicones...
  11.  # 11

Colocado por: Rui A. B.

Espessura mínima de quê?

Espessura mínima do alumínio. Acredito que se tenha que cortar o alumínio para se colocar um vidro mais grosso ou poderá ser só mesmo trocar de vidro?
  12.  # 12

Colocado por: clasus

Espessura mínima do alumínio. Acredito que se tenha que cortar o alumínio para se colocar um vidro mais grosso ou poderá ser só mesmo trocar de vidro?

Normalmente a caixilharia trabalha com bites, dependendo da espessura do vidro altera a medida dos bites. Os bites são uma peça amovíveis que são colocadas depois de colocado o vidro no perfil...
  13.  # 13

Colocado por: clasusAcredito que se tenha que cortar o alumínio para se colocar um vidro mais grosso ou poderá ser só mesmo trocar de vidro?

Não pode cortar o aluminio. o que pode, se der, é trocar de bite (alguns caixilhos não tem bite, o vidro foi engradado directo no perfil - Não sei qual a sua situação.
  14.  # 14

Colocado por: Rui A. B.Alguns trabalho que vi com massa de vidraceiro já eram antigos e notava-se que a massa estava estalada

Exacto.... eu fui renovar uma janela... andava a retirar a massa velha, acabei por partir o vidro...
  15.  # 15

Colocado por:Pedro Barradas
    ___________________________________________________________________________________
    E um trabalho moroso ( aquilo demora dias e dias a ganhar presa.).mas com paciencia e ao fim de alguns vidros colocados fica bem feito, melhor que com silicone.Há coisas para o qual o silicone não faz"bem" o trabalho.

O que eu noto na massa que lá estava aplicada (vidraceiro) no caixilho desfaz-se em pó. Razão pela qual julgo que o Silicone ficará melhor (faz presa mais rápida, mas por outro lado mais difícil de moldar), ou estou enganado?
  16.  # 16

Colocado por: Armale
    O que eu noto na massa que lá estava aplicada (vidraceiro) no caixilho desfaz-se em pó. Razão pela qual julgo que o Silicone ficará melhor (faz presa mais rápida, mas por outro lado mais difícil de moldar), ou estou enganado?

Há massa de vidraceiro com 50 anos e está lá para durar.
    Já troquei 2 ou 3 vidros e meti a dita cuja massa, porque era o que o resto tinha. Ficou bem, para coisas pequenas não vale a pena inventar.
  17.  # 17

Eu tive de refazer os vidros que tinha feito com silicone à uns 12 anos atrás.. pois este, passados poucos anos começou a descolar e os vidros quase que caiam.... tam´bem lhe digo que ficou uma borrada. A sorte é que o caixilho de madeira permitiu ter uma fixação mecanica extra ( uns pregitos), no caixilho metalico isso não vai ser possivel.

Pesquise no youtube como se executa a aplicação de massa de vidraceiro.. tem uns brasileiros que mostram quaão facil é.. ( mas é preciso prática) Fica mais perfeitro que com silicone. O silicone é demasiado fluido.

Compre a massa de vidraceiro numa drogaria de bairro, é cerca de metade do preço ( mesma marca) dos AKIS e companhia lda... tem de ter uma espatula apropriada, limpar tudo muito bem.

Boa sorte.
  18.  # 18

PS: Gosto de "meter a mão na massa" de quando em vez.. senão como posso opinar, ao menos que opine com conhecimento de causa... ;)

0.0171 seg. NEW