Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Organização de processo, ficha estatística do INE, jáe aconteceu num Pip ter de apresentar um estudo de incidência solar para rebater um indeferimento...ou seja às vezes os tecnicos têm de responder com peças não solicitadas para fazer aprovar os projectos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  2.  # 22

Colocado por: emadPaguei 5000€ pelo projecto mais execução. Paguei mais 2500€ pelas especialidades. E paguei mais 1800€ por pacote de visitas extra à obra até ao final. Penso que foi mais ou menos a divisão dos honorarios.

Tendo em conta que a proposta que me foi apresentada não menciona nem acompanhamento nem proj de execução, os valores são idênticos ao que me foi proposto; pelas especialidades 2350 + arquitetura 2350+ levantamento topográfico 250. Ou seja, com mais esses dois itens deve ir para os mesmos valores suponho
  3.  # 23

Quando falam em acompanhamento da obra querem dizer o quê?
    Fiscalização ou apenas esclarecer duvidas ou omissões do projeto de arquitetura?
    • emad
    • 29 março 2016

# 24

Colocado por: zedasilvaQuando falam em acompanhamento da obra querem dizer o quê?
    Fiscalização ou apenas esclarecer duvidas ou omissões do projeto de arquitetura?

No meu caso o arquitecto acompanhou todas as fases da obra junto de todas as especialidades e esclareceu todas as duvidas e teve a responsabilidade de detectar e evitar qualquer erro de execução. Se fosse preciso ir a obra esclarecer, ele ia.
    Quando alguem me questionava sobre alguma coisa, eu so dizia ligue ao arquitecto.Até o jardineiro esclareceu tudo com o arquitecto.
  4.  # 25

Colocado por: zedasilvaQuando falam em acompanhamento da obra querem dizer o quê?

Pois, axacto Zedasilva, tb gostava de saber, mas penso que um bom acompanhamento e acho que vc até já o disse por aqui, será com fiscalização com visitas semanais e elaboração de relatorios
  5.  # 26

Colocado por: m.arqRAM RAM RAM! (4950)+IVA está nos limites do RAM /Trabalho pressuposto/burocracia.
    Não tem Arq. Qnd mt uma assinatura de arq. no mercado a 250E???.
    Cmps!

Então para si, qual seria o valor justo a pagar por um projecto para uma moradia com as características que mencionei?
  6.  # 27

Um técnico que assuma a fiscalização tem obrigatoriamente que haver sempre.
    Creio que até existe uma recomendação da Ordem no sentido do autor do projeto não assumir a fiscalização.
  7.  # 28

Colocado por: agosto07

Então para si, qual seria o valor justo a pagar por um projecto para uma moradia com as características que mencionei?

Vou ver as características q mencionou.
  8.  # 29

Colocado por: m.arq

Vou ver as características q mencionou.

Tem mts travessões.
    Conhece o Arq. ?

Cmps!
  9.  # 30

Já agr uma pergunta para si Sr zedasilva
    Nos casos das moradias, a fiscalização não costuma existir(fica caro). Por isso o arquiteto deve acompanhar e ter autoridade de fiscalizar a obra com periodicidade regular. Este deverá ajudar tb na escolha de materiais e acompanhar na ida aos fornecedores? e por que valor fica um acompanhamento de obra deste género?
  10.  # 31

Colocado por: m.arqConhece o Arq. ?

não
  11.  # 32

não

Então vá com calma!
    Cmps!
  12.  # 33

Já vi por aqui alguém dizer que faria mais sentido pedir um orçamento onde inclui-se um valor global: arquitetura, especialidades, taxas etc etc. Então e assim qt ficaria um projecto?Acho que só a taxa na CM para levantamento da licença de construção para uma moradia com as características que mencionei na zona onde pretendo construir é perto dos 10000e
  13.  # 34

Colocado por: agosto07Nos casos das moradias, a fiscalização não costuma existir(fica caro).

Não é verdade, quer queira quer não vai pagar a alguém para emitir um termo de responsabilidade para esse trabalho.
    Valores para fiscalização como deve imaginar depende do tipo de serviço que pretende.
    Eu defendo que o valor de cada vistoria deve ser acordado previamente, não acredito em pacotes de vistorias sempre que necessário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  14.  # 35

Colocado por: m.arqEntão vá com calma!

tenho de começar por algum lado, e não conhecendo ninguém.......mas n respondeu à pergunta que lhe fiz?
  15.  # 36

Não sei se já referiu, mas o orçamento parece não incluir o projecto de execução que me parece importante
  16.  # 37

tenho de começar por algum lado, e não conhecendo ninguém.......mas n respondeu à pergunta que lhe fiz?

A pergunta ??

Sinceramente, o dobro do q lhe apresentaram (-250E).
  17.  # 38

Colocado por: jorgferr
    1. Não sei se já referiu, mas o orçamento parece não incluir o projecto de execução que me parece importante

Sim, o orçamento não inclui projecto de execução, mas tenho lido que desde que o projecto de licenciamento tenha uma boa memória descritiva com o máximo de informação técnica relevante (aspectos construtivos, acabamentos, movimentos de terras.....,ou seja, tudo o que influencia significativamente os custos) que não haveria necessidade deste para a construção de uma moradia e sinceramente não estou a pensar incluir.
  18.  # 39

A pergunta ??

(-500E)
  19.  # 40

ou seja, 12000 euros com tudo o que tem direito?

0.0912 seg. NEW