Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Comprei um terreno para construção de uma moradia com 2 pisos e anexo (área de implantação cerca de 240m2 + 20m2) e comecei já a pedir orçamentos. Neste momento tenho três e o que me parece mais razoável é precisamente o de valor inferior (4950+IVA). Vou citar aqui o mesmo;

1.Levantamento topográfico

2.Projecto de licenciamento:
    -Projecto de arquitectura
    -Plano de acessibilidades
    -imagens 3D

3.Projecto de especialidades:
    -projecto de estabilidade
    -projeto de rede de abastecimento de água
    -projecto de rede de esgotos residuais e pluviais
    -projecto de gás natural
    -projecto ITED
    -Ficha electrotécnica
    -Ficha de segurança contra incêndios
    -projecto de verificação de comportamento térmico
    -pré certificado energético
    -projecto de verificação de comportamento acústico

A minha questão é se este será um valor justo a pagar, pois a proposta refere que é assumida a responsabilidade técnica, no entanto, foi referido que o acompanhamento em obra não estava incluído. As telas finais também não estão incluídas e no projecto de especialidades não há referencia ao Plano de Segurança e Saúde nem ao projecto de arranjos exteriores.

Cumpts
    • emad
    • 29 março 2016 editado

# 2

Colocado por: agosto07Boa tarde.
    Comprei um terreno para construção de uma moradia com 2 pisos e anexo (área de implantação cerca de 240m2 + 20m2) e comecei já a pedir orçamentos. Neste momento tenho três e o que me parece mais razoável é precisamente o de valor inferior (4950+IVA). Vou citar aqui o mesmo;

-imagens 3D

-projecto de gás natural
    -projecto ITED
    -Ficha electrotécnica

A minha questão é se este será um valor justo a pagar, pois a proposta refere que é assumida a responsabilidade técnica, no entanto, foi referido que o acompanhamento em obra não estava incluído. As telas finais também não estão incluídas e no projecto de especialidades não há referencia ao Plano de Segurança e Saúde nem ao projecto de arranjos exteriores.

Cumpts

Porque é que o mais razoável é o mais barato? Por acaso também o arquitecto e o melhor?
    Veja lá o que responde. Hoje esgotei a paciência dos arquitectos do forum.
    Por mim vá pela proposta do arquitecto que atenda o telefone quando voçe precisar de lhe ligar.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas, antonylemos, GMCQ, Ricardo Ferraz, Tanda
  2.  # 3

Um conselho que lhe dou: nao tente poupar no projecto

Um projecto bem feito e se possivel com acompanhamento durante a obra poupa imensas dores de cabeca..
    Concordam com este comentário: emad, Tanda
  3.  # 4

Caro agosto07

só está a contratar o licenciamento, logo é natural que não tenha nenhum apoio depois de entregar tudo na Câmara...pense bem se quer ir para a construção sozinho, é um conselho...

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.
    Concordam com este comentário: emad
    • emad
    • 29 março 2016

# 5

Um conselho:
    Em vez de pedir ao arquitecto um valor pelo trabalho, porque nao define metas com compensaçoes financeiras. P.e.
    - x valor pelo projecto;
    - x valor pelas especialidades;
    - x valor por cumprimento de prazo de construção;
    - x valor se cumprir com orçamento definido pela construção total da obra,
    - x valor por pacote de visitas/ acompanhamento da obra.
    Com isto voçe vai ter um arquitecto motivado e de certeza que atende o telefone.
    Olhe que vai chegar uma altura que vai estar desesperado para a obra avançar e terminar, e com um arquitecto motivado, ela ate voa.
    Tenho lido aqui muitos lamentos de arquitectos a reclamar o insulto que são os valores que alguns levam para fazerem projectos. Acho que os arquitectos tem de mudar a forma como dao os orçamentos aos potenciais clientes. Assumam uma abordagem mais comercial na vossa negociação. O meu conselho pode resultar e todos saiem a ganhar, dono da obra e arquitecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  4.  # 6

Disse que o orçamento de valor inferior é o mais razoável porque os outros são idênticos, incluem o mesmo e o valor fica acima. Também não conheço nenhum dos três e este pareceu-me mais acessível e compreensível , por isso, também me pareceu ser o melhor.......mas isto do parecer tem muito que se lhe diga. Isso da disponibilidade tb concordo consigo sem duvida.
  5.  # 7

Caro Ricardo

Eu não quero poupar no projecto, mas tb nao quero pagar demais. Quero é pagar o preço justo, Tb partilho da sua opinião, de ter um bom projecto e algo que me preocupa é o tal acompanhamento durante a obra. Por este valor não deveria já estar incluido?
  6.  # 8

Colocado por: Rafael FortesCaro agosto07

só está a contratar o licenciamento, logo é natural que não tenha nenhum apoio depois de entregar tudo na Câmara...pense bem se quer ir para a construção sozinho, é um conselho...

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.
    Concordam com este comentário:emad

Caro Rafael
    Como assim, ñ percebi?
  7.  # 9

Recentemente para um cliente fiz uma estimativa por baixo das horas gastas com um projecto de arquitectura (licenciamento, execução e obra) para explicar melhor os honorários. Deixo-lhe aqui (outros colegas poderão opinar sobre eles e validá-los ou contradizê-los) para que possa usar como termo de referência:

Estudo Prévio: 80h,
    Licenciamento: 60h,
    Projecto de Execução: 120h,
    Assistência Técnica a Obra: 120h (Visitas a Obra)
    60h (Gabinete)

No total e só para a Arquitectura estamos a falar de 440 h de trabalho (e reforço que esta é uma estimativa conservadora). O valor que lhe foi dado nunca conseguiria cobrir os custos só do trabalho...

emad,

essa é a prática corrente, sendo que o próprio projecto costuma ser dividido em várias fases e o arquitecto só recebe depois de entregar a respectiva fase, sendo que o cliente não é obrigado a contratar a fase seguinte...
  8.  # 10

Colocado por: emadUm conselho:
    Em vez de pedir ao arquitecto um valor pelo trabalho, porque nao define metas com compensaçoes financeiras. P.e.
    - x valor pelo projecto;
    - x valor pelas especialidades;
    - x valor por cumprimento de prazo de construção;
    - x valor se cumprir com orçamento definido pela construção total da obra,
    - x valor por pacote de visitas/ acompanhamento da obra.
    Com isto voçe vai ter um arquitecto motivado e de certeza que atende o telefone.
    Olhe que vai chegar uma altura que vai estar desesperado para a obra avançar e terminar, e com um arquitecto motivado, ela ate voa.
    Tenho lido aqui muitos lamentos de arquitectos a reclamar o insulto que são os valores que alguns levam para fazerem projectos. Acho que os arquitectos tem de mudar a forma como dao os orçamentos aos potenciais clientes. Assumam uma abordagem mais comercial na vossa negociação. O meu conselho pode resultar e todos saiem a ganhar, dono da obra e arquitecto.

Não tinha pensado nessa perspectiva.A minha dúvida é se assim conseguiria um valor mais justo e um bom e eficaz acompanhamento de obra?
  9.  # 11

-imagens 3D

-projecto de gás natural
    -projecto ITED
    -Ficha electrotécnica

Cumpts

Especifique.
    Cmps!
  10.  # 12

Colocado por: Rafael FortesRecentemente para um cliente fiz uma estimativa por baixo das horas gastas com um projecto de arquitectura (licenciamento, execução e obra) para explicar melhor os honorários. Deixo-lhe aqui (outros colegas poderão opinar sobre eles e validá-los ou contradizê-los) para que possa usar como termo de referência:

Estudo Prévio: 80h,
    Licenciamento: 60h,
    Projecto de Execução: 120h,
    Assistência Técnica a Obra: 120h (Visitas a Obra)
    60h (Gabinete)

No total e só para a Arquitectura estamos a falar de 440 h de trabalho (e reforço que esta é uma estimativa conservadora). O valor que lhe foi dado nunca conseguiria cobrir os custos só do trabalho...

O que me diz é que o valor que apresentei é bem abaixo. Qual seria o valor justo a pagar então?Tinha ideia que 6000 euros não seria tão pouco dinheiro até pelo que tenho lido pelo forum....

Colocado por: Rafael Fortessó está a contratar o licenciamento, logo é natural que não tenha nenhum apoio depois de entregar tudo na Câmara...pense bem se quer ir para a construção sozinho, é um conselho...

aqui está a referir-se ao acompanhamento em obra?
  11.  # 13

Colocado por: m.arqEspecifique.
    Cmps!

O que vem na proposta , ou aquilo que entendi é que o projecto de licenciamento inclui:
    -projecto de arquitetura e projecto de acessibilidades
    • emad
    • 29 março 2016

# 14

Colocado por: agosto07

Não tinha pensado nessa perspectiva.A minha dúvida é se assim conseguiria um valor mais justo e um bom e eficaz acompanhamento de obra?

Essa pergunta deve ser respondida pelos arquitectos.
    Na minha opinião nao vai gastar menos com os honorários do arquitecto, mas vai de certeza ter um trabalho mais completo e responsável da parte dele. E acima de tudo um compromisso durante toda a execução da obra.
    No meu caso nao resultaram os estímulos, porque o meu arquitecto nao sabe ganhar dinheiro. Mas poupei muito dinheiro com o acompanhamento e dores de cabeça. Se nao fosse o arquitecto a acompanhar a obra tinha hoje muitos problemas, porque nao tinha quem me alertasse para determinados pormenores de obra importantes. O arquitecto defendeu o projecto de execução e defendeu-me a mim que nao percebo nada obra.
  12.  # 15

Cada um é que sabe que valor é que lhe é sustentável cobrar por hora...mas se quiser fazer as contas pense que um mês tem 160h de trabalho e que aqui estamos a falar de quase 3 meses em dedicação exclusiva...isso sem contar com impressões, maquetes, despesas de deslocação e alimentação...já sem falarmos de rendas, licenças de software, amortização de equipamento informático, segurança social, irs, etc... só em salário, pense que um salário de 600€ limpos fica em cerca de 800€ brutos (e isso se não contarmos com férias e subsidios, aí já sobe para perto de 1000€)

Estou a falar também de acompanhamento de obra, mas também projecto de execução com soluções pormenorizadas de pontos singulares (por exemplo como a caixilharia encosta nas paredes), desenho de mobiliário embutido, mapa de quantidades (pelo menos), aditamentos e alterações ao projecto, etc, etc, etc...só na escolha de sanitários e torneiras é capaz de conseguir pagar o projecto de execução...

Já agora, no que diz respeito aos vários projectos, aconselho que proponha uma alínea depois da descrição dos projectos: "e todos os outros projectos e elementos técnicos necessários à emissão do alvará de construção" para não ter surpresas...
  13.  # 16

-imagens 3D

-projecto de gás natural
    -projecto ITED
    -Ficha electrotécnica

Cumpts

RAM RAM RAM! (4950)+IVA está nos limites do RAM /Trabalho pressuposto/burocracia.
    Não tem Arq. Qnd mt uma assinatura de arq. no mercado a 250E???.
    Cmps!
  14.  # 17

Colocado por: emadEssa pergunta deve ser respondida pelos arquitectos.
    Na minha opinião nao vai gastar menos com os honorários do arquitecto, mas vai de certeza ter um trabalho mais completo e responsável da parte dele. E acima de tudo um compromisso durante toda a execução da obra.
    No meu caso nao resultaram os estímulos, porque o meu arquitecto nao sabe ganhar dinheiro. Mas poupei muito dinheiro com o acompanhamento e dores de cabeça. Se nao fosse o arquitecto a acompanhar a obra tinha hoje muitos problemas, porque nao tinha quem me alertasse para determinados pormenores de obra importantes. O arquitecto defendeu o projecto de execução e defendeu-me a mim que nao percebo nada obra.

Pois, acho que não me expliquei bem no início....referi que na proposta não estava incluído o acompanhamento em obra, mas nunca disse que não queria esse mesmo acompanhamento. Acho que isso é indispensável, agora se sem acompanhamento de obra e todas as outras coisas vai para 6000 euros, qt ficaria com tudo o que falta?Já agr qt pagou pelo seu projecto?
    • emad
    • 29 março 2016 editado

# 18

Pois, acho que não me expliquei bem no início....referi que na proposta não estava incluído o acompanhamento em obra, mas nunca disse que não queria esse mesmo acompanhamento. Acho que isso é indispensável, agora se sem acompanhamento de obra e todas as outras coisas vai para 6000 euros, qt ficaria com tudo o que falta?Já agr qt pagou pelo seu projecto?

Paguei 5000€ pelo projecto mais execução. Paguei mais 2500€ pelas especialidades. E paguei mais 1800€ por pacote de visitas extra à obra até ao final. Penso que foi mais ou menos a divisão dos honorarios. Os bons conselhos do arquitecto foram de graça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  15.  # 19

Colocado por: Rafael FortesJá agora, no que diz respeito aos vários projectos, aconselho que proponha uma alínea depois da descrição dos projectos: "e todos os outros projectos e elementos técnicos necessários à emissão do alvará de construção" para não ter surpresas...

Refere-se ao Plano de Segurança e Saúde?e mais alguns?
    • m.arq
    • 29 março 2016 editado

# 20

O que vem na proposta , ou aquilo que entendi é que o projecto de licenciamento inclui:
    -projecto de arquitetura e projecto de acessibilidades

Mais uma coisa burocrata, pressuposta no proj. de arq. mas tem nome pomposo.(vale 0.05 em termos de trabalho).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0241 seg. NEW