Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 30 março 2016

# 181

Colocado por: nelson__ricardoum arquitecto para não ganhar 10mil por ano é porque não tem trabalho

Um arquitecto para ganhar [lucro, não apenas de receitas] mais de 10 mil €/ano a cobrar 2500/3000€ por projecto [e incluindo todos os projectos] tem que ser a vigarizar alguém, de alguma forma.

Por outro lado, qual é o bom profissional qualificado, experiente, que tem formação base e que tem que ir sempre fazendo formação contínua/actualização de conhecimentos, que trabalha bem na sua área.. que aceite ganhar menos de uma média de 800€/mês?

Será que a arquitectura, só por parecer ser uns rabiscos, e porque 'bonecos de casas todos fazem', não deve ser paga acima de trabalho não qualificado?
    Isto não é pergunta para si, nelson, é para ficar no ar atendendo a algumas opiniões aqui relatadas.
  1.  # 182

Colocado por: Mk Pt

Exemplo do dentista é como poderia ser outro, de que exige formação de base e contínua.

Não é por ser ligado à saude que é xpto ou especial de corrida. É um profissional como outros.
    Necessita de formação? Sim. Necessita de ir adquirindo conhecimentos para não ficar estagnado, sim. Como disse, é como outros.

Pergunte lá ao ondotologista ou ao estomatologista como é que deve fazer um pavimento para carros? sabe?
    Pergunte ao médico-dentista se o empalme está correcto ou não.. sabe? E o recobrimento?

Como indicou, quando não é a sua área de negócio..

p.s.:
    não sou da área, mas tenho familiar na área da medicina dentária e, portanto, uma ou outra noção tipo diferenças entre vários profissionais da mesma.

Então deve saber que hoje em dia existem Odontologistas que tiveram 2 ou 3 anos de formação no Brasil e estão habilitados a exercer Medicina-Dentária em Portugal. Boas alturas, protocolos correctos, etc.
    Existem os outros que tem 5 ou 6 anos de formação e tem que estar inscritos na OMD.

Como eu disse, Arquitectos ou Projectistas... e se calhar pode ter sorte em apanhar um competente...
  2.  # 183

Colocado por: luisvvAqui, está a ver a coisa de um ponto de vista enganador. O seu trabalho não vale em função da formação, vale em função da necessidade que satisfaz ao cliente.

Isso é um pouco redutor, ainda que não esteja enganado de todo.

Por isso é que a imobiliárias ganha 5% do valor "comercial" para vender uma casa e o técnico ganha com sorte 2,5% do valor de "construção" para fazer a obra. A disparidade de valores é total, a responsabilidade idem, e no entanto, o mercado está assim. Porquê? Não sei.
    E tiro o chapéu às imobiliárias. Conseguiram algo que eu não consigo. Faço já a ressalva, que atualmente o negócio das imobiliárias não é aquilo que era.
  3.  # 184

Colocado por: mfiguSe o cliente optar por um mais barato o Pedro fica chateado??? Não acredito.. Pensa se tem de mudar algo no discurso e

Ás vezes fico.. porque sei que fiz um preço bastante justo, fui ver a obra, tive uma reunião a apresentar os meus serviços à minha pessoa, discutir esta ou aquela possibilidade técnica ( porttanto já leva com consultadoria de BORLA)... e mesmo assim, vai ali para o Zé... por menos 500 ou 1000€.... de diferênça.

Isto é um pau de dois bicos, se por um lado não demonstro os meus conhecimentos/ mais valias, não arranjo cliente, se por outro ,faço isso tudo e mais umas botas, também não ganho e "dei" já soluções/ opções de mão beijada para o DO....
    Neste ramo o conhecimento tem de se pagar....
    Concordam com este comentário: Mk Pt, mfigu
  4.  # 185

Você conseguiu levar a conversa para outro tema completamente diferente e não respondeu à pergunta...
    Esqueça...

vc acha que o chico esperto que leva 1500 paus e um arquitecto profissional que leva 6 ou 7000 oferece a mesma coisa?
  5.  # 186

Colocado por: TyrandeSe ninguém me dá garantias que o projecto não terá erros e não terei surpresas/dissabores , qual serão os seus argumentos?

Ninguém lhe pode dar certezas absolutas.... pode é escolhendo um determinado profissional, esses erros estatisticamente serem menores.
  6.  # 187

para para estar isentos de iva os 10000 é pelo valor faturado e as despesas não contam acho eu
    por isso fazendo 4 projectos a 2500€ já lá estão os 10000€
    por isso metade do protejo ou não é aturado ou duvido que haja arquitectos que facturem menos de 10000€ ano
  7.  # 188

Pessoal que facture 600 ou 1000€ por projecto, mas cobre 1200 ou 2000 por projecto já dá para muitos projectos.... pelo menos 1/mês.... se for de assinatura de favor... passa para o dobro... e ainda ganha mais por fora....

Sinceramente não deveria haver esta isenção, abaixo dos 10.000€, Se é para cobrar IVA, que seja para qq valor de facturação.
  8.  # 189

Colocado por: Pedro Barradas

Ninguém lhe pode dar certezas absolutas.... pode é escolhendo um determinado profissional, esses erros estatisticamente serem menores.

nao apenas serem menores como tb serem assumidos e corrigidos.
    tenta isso com o chico esperto dos 1500paus
    ..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt
  9.  # 190

Colocado por: nelson__ricardopara para estar isentos de iva os 10000 é pelo valor faturado e as despesas não contam acho eu
    por isso fazendo 4 projectos a 2500€ já lá estão os 10000€
    por isso metade do protejo ou não é aturado ou duvido que haja arquitectos que facturem menos de 10000€ ano

Quando consultei há uns meses uma empresa de casas chave na mão tipo era e remax, eram 6000 euros para os projectos. Desses 6000, a primeira tranche era de 1500 e era a única facturada. Você acha mesmo que no geral é tudo facturado? eu duvido que a grande maioria das casas que passam pelo fórum paguem o iva todo.
  10.  # 191

Colocado por: Pedro BarradasPessoal que facture 600 ou 1000€ por projecto, mas cobre 1200 ou 2000 por projecto já dá para muitos projectos.... pelo menos 1/mês.... se for de assinatura de favor... passa para o dobro... e ainda ganha mais por fora....

Sisnceramente não deveria haver esta isenção, abaixo dos 10.000€, Se é para cobrar IVA, que seja para qq valor de facturação.

Tem a ver com o que eu disse.
    Se for um profissional com um trabalho dependente e faça uns biscates colectados de pouco valor, isentam-no de IVA.
    Acima de 10 000€ já não é um complemento é um ordenado e como tal taxado de IVA.
    Com a SS também acontecem assim algumas isenções...
    •  
      Mk Pt
    • 30 março 2016

# 192

Colocado por: Tyrande

Você conseguiu levar a conversa para outro tema completamente diferente e não respondeu à pergunta...
    Esqueça...

Sobre isso já tinha respondido:

Colocado por: Mk Pt
    Eu não estou com rodeios. Eu não estou a vender os meus serviços.
    Estou aqui, neste tópico e neste fórum, apenas a comentar.

Não estou a vender os meus serviços aqui.
    Não necessito de indicar quanto cobro.

Colocado por: luisvv

Aqui, está a ver a coisa de um ponto de vista enganador. O seu trabalho não vale em função da formação, vale em função da necessidade que satisfaz ao cliente.

Um gestor muito famoso dizia há uns anos que o cliente não paga os custos do produtor, paga o produto que recebe.
    (já agora, um bocado na mesma onda, as pessoas não compram esforços, trabalhos ou formação, compram resultados...)

Estava a levar para um ponto de vista diferente.

O que diz é verdade, paga o produto que recebe e, acrescento ainda - em função da concorrência [se o produto da concorrência for equiparável].
    Mas o ponto de vista para onde estava a levar, mais simples, era da [eventual] diferença de percepção do valor do serviço que presto, face a outros com condições-base idênticas.
  11.  # 193

Eu não tenho que pagar a formação do arquitecto....o arquitecto é que tem de se pagar a si próprio. Como? Através do benefício apercebido pelo seu cliente, que o predispõe a desembolsar uma quantidade de dinheiro para tratar do assunto quer lhe interessa.
  12.  # 194

É preciso ver que, principalmente no início da carreira, é preciso ganhar experiência e muitas vezes só é possível ganhar clientes se se praticar um preço mais simpático. Caso contrário, porque haveriam de escolherem o meu serviço se levo tanto como os outros mais experientes e ainda não tenho resultados para mostrar?!

E nesse caso, praticam-se preços mais reduzidos e, muitas vezes estando-se no início da carreira, existe muito mais empenho e dedicação do que quem é da velha guarda e acha que já sabe tudo.

Além disso, o que verificamos é que há arquitectos em empresas de construção civil e não só a ganharem pouco mais do que o salário mínimo (porque a procura é muita para a parca oferta) e trabalham tanto ou mais que os que têm um gabinete próprio. Cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: mfigu
  13.  # 195

pedro, claro que fica chateado...eu também como bancário também fico quando perco uma operação de crédito, depois de explicar ao cliente como deve tudo ser feito e ele explica à concorrência, que nem pensou assim, mas à boleia da solução faz um preço mais barato e fica com o negócio.

Se eu não partilhar conhecimento também não me pago o ordenado.

E no vosso caso que não existe um ordenado certo é complicado, mas tudo na vida é complicado, pois o meu ordenado só cai uma vez por mês e é sempre o mesmo....

A valorização profissional e pessoal claro que deve ser passado para o preço a aplicar, mas acredito que nem todo o tipo de potenciais clientes serão o seu tipo de clientes, pois os conhecimentos, as exig~encias são diferentes.

Assim à espaço para o projecto de 1500 € e para o de 20.000 €....o mercado com a lei da oferta e da procura trata de ajustar tudo e vão-se os mais fracos e ficam os mais fortes.
    •  
      Mk Pt
    • 30 março 2016 editado

# 196

Colocado por: tozepalma
    Então deve saber que hoje em dia existem Odontologistas que tiveram 2 ou 3 anos de formação no Brasil e estão habilitados a exercer Medicina-Dentária em Portugal. Boas alturas, protocolos correctos, etc.
    Existem os outros que tem 5 ou 6 anos de formação e tem que estar inscritos na OMD.

Como eu disse, Arquitectos ou Projectistas... e se calhar pode ter sorte em apanhar um competente...

Competência é sorte nos arquitectos.
    Tal como competência também é questão de sorte nos dentistas portugueses, formados e reconhecidos no nosso país e com várias formações anuais.
    E competência também é questão de sorte nos médicos de clínica geral.
    E competência também é questão de sorte num otorrinolaringologista.
    E competência também é questão de sorte num veterinário.
    E competência também é questão de sorte num engenheiro civil.
    E competência também é questão de sorte num engenheiro agrónomo.
    E competência também é questão de sorte num engenheiro mecânico.

Como já tinha referido, em todas as áreas há bons e maus profissionais. Portugueses e estrangeiros.

Não é por ter formação portuguesa que são todos bons.
    Não é por ter formação da área da saúde que são todos bons.
    Não é por serem reconhecidos/poderem exercer que são todos bons.

Há bons e há maus. E, claro, tal como o mundo não é preto/branco, também há os 'intermédios', que não são os melhores mas também não são propriamente maus.

Em todas as áreas é assim.

Não é por ser a da saúde, ou só por ser a sua, que é diferente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mfigu
  14.  # 197

Colocado por: antonylemos

vc acha que o chico esperto que leva 1500 paus e um arquitecto profissional que leva 6 ou 7000 oferece a mesma coisa?

Não.

Mas diga-me sff qual a diferença de um projecto de um chico esperto que leva 1500€ e um arquiteto profissional que leva 6000?
    Partindo do pressuposto que o cliente final está a comprar o mesmo "pacote" de serviços.

Senão nem vale a pena comparar...
  15.  # 198

Não está a comprar o mesmo pacote de serviços decerto...digo eu...e os arquitectos?
    •  
      Tyrande
    • 30 março 2016 editado

# 199

Colocado por: mfiguNão está a comprar o mesmo pacote de serviços decerto...digo eu...e os arquitectos?

Então só tem de dizer isso carago!

Era difícil?

Era difícil dizer:

- Olhe, aquele projecto custa 3000 ou 4000€ mais barato mas atenção que não tem mapa de medições e caderno de encargos. Sem isso há uma grande possibilidade de perder controle dos gastos em obra ou o seu empreiteiro que, por muito boa pessoa lhe possa parecer, lhe esteja a cobrar mais material do que mete em obra.
    - atenção que projecto mais barato não contempla idas regulares à obra! Depois pode acontecer de algum passo importante não ter sido efetuado da forma mais correta.
    - atenção que aquele projecto mais barato não inclui plano de segurança. Se tiver algum azar pode vir com algum acidente, estará entalado...
    - mais coisas que valorizem o vosso trabalho em detrimento do "chinês"...sei lá mais eu o quê! Digam vocês! De certeza que haverá mais diferenças do que somente a justificativa "aquele saiu da gaveta e este não"...

****, era difícil dizer isto ao invés de dar uma volta do carago?

Alguns de vocês são PÉSSIMOS a divulgar e a valorizar o vosso trabalho pah!
  16.  # 200

Colocado por: Tyrande

Então só tem de dizer isso carago!

Era difícil?

Era difícil dizer:

- Olhe, aquele projecto custa 3000 ou 4000€ mais barato mas atenção que não tem mapa de medições e caderno de encargos. Sem isso há uma grande possibilidade de perder controle dos gastos em obra ou o seu empreiteiro que, por muito boa pessoa lhe possa parecer, lhe esteja a cobrar mais material do que mete em obra.
    - atenção que projecto mais barato não contempla idas regulares à obra! Depois pode acontecer de algum passo importante não ter sido efetuado da forma mais correta.
    - atenção que aquele projecto mais barato não inclui plano de segurança. Se tiver algum azar pode vir com algum acidente, estará entalado...

****, era difícil dizer isto ao invés de dar uma volta do carago?

Mas não se poder. Dizer isso. A maioria é so projecto de arquitectura e especialidades. O resto é extra.
    Agora o projecto pode ser melhor ou pior... Como vender isso?

0.0501 seg. NEW