Iniciar sessão ou registar-se
    • Edi
    • 8 abril 2016 editado

# 21

a
    • Edi
    • 8 abril 2016 editado

# 22

colocado do por: mhpintoNão necessariamente por carta, ainda que tenha de haver um papel escrito para ser assinado. No meu caso a imobiliária para despachar procurou as pessoas pessoalmente.
    Se não tem imobiliária ao barulho, à partida o vendedor do terreno é que teria de informar os confinantes, mas se você quer muito despachar isso, creio que nada o impede de ser você mesmo.

Com um deles já falei, que me respondeu que não tinha interesse. Mas quando colocaram à venda tentou comprar para um familiar. Só que não avançou o negócio porque achou o valor alto.
    Os outros vizinhos que já têm construção, à partida não teriam direito de preferência, mas não sabemos se o terreno é urbano ou misto.
  1.  # 23

Se ja começou a falar acabe de vez com isso.
    No domingo já tem as respostas todas... às vezes sofremos demais por antecipação...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edi
  2.  # 24

Colocado por: EdiOs outros vizinhos que já têm construção, à partida não teriam direito de preferência, mas não sabemos se o terreno é urbano ou misto.

Isso é relevante? Pelo menos no meu caso um dos confinantes já tinha casa construída.
    • Edi
    • 8 abril 2016

# 25

Colocado por: tozepalmaSe ja começou a falar acabe de vez com isso.
    No domingo já tem as respostas todas... às vezes sofremos demais por antecipação...

Mas com o outro vizinho só queria falar se ele tivesse direito de opção. Por isso a minha dúvida, se o terreno dele for misto tem ou não direito de opção?
    Se for só urbano sei que não tem e não é necessário falar com ele.
  3.  # 26

Colocado por: Edi

Mas com o outro vizinho só queria falar se ele tivesse direito de opção. Por isso a minha dúvida, se o terreno dele for misto tem ou não direito de opção?
    Se for só urbano sei que não tem e não é necessário falar com ele.

Você já está de pé atrás com o vizinho e ainda não comprou o terreno.
    Isso não vai correr bem... :)
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 27

Colocado por: EdiPor isso a minha dúvida, se o terreno dele for misto tem ou não direito de opção?

ARTIGO 1381º
    (Casos em que não existe o direito de preferência)
    Não gozam do direito de preferência os proprietários de terrenos confinantes:
    a) Quando algum dos terrenos constitua parte componente de um prédio urbano ou se destine a
    algum fim que não seja a cultura;

Isto não lhe responde à pergunta? Sou leigo mas diria que sim, se tem construção, ardeu. Mas suspeito que uma ida ao registo predial (ou lá onde é) e esclarece isso tudo, não? Pelo menos no meu caso sei que a imobiliária antes de falar com os proprietários foi confirmar quem eles eram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edi
  5.  # 28

Colocado por: tozepalmaVocê já está de pé atrás com o vizinho e ainda não comprou o terreno.
    Isso não vai correr bem... :)

Tá com medo de perder o negócio. Mas custa-me a crer que o vizinho não tenha sabido que o terreno estava à venda. Se não se chegou à frente é porque não tem interesse.
    Concordam com este comentário: tozepalma
    • Edi
    • 8 abril 2016

# 29

Colocado por: mhpinto
    Tá com medo de perder o negócio. Mas custa-me a crer que o vizinho não tenha sabido que o terreno estava à venda. Se não se chegou à frente é porque não tem interesse.
    Concordam com este comentário:tozepalma

Sim o terreno tem uma placa a dizer que está à venda, e já lá está pelo menos à 4 anos.
    O que não tem construção não tem interesse, mas tem um familiar que já demonstrou interesse. Ele pode querer exercer o direito de preferência para depois vender ao primo.
    • Edi
    • 8 abril 2016

# 30

Concordam com este comentário:tozepalma

O meu medo é que tentem exercer o direito de preferência depois de eu fazer a escritura. Assim, ficaria sem terreno e o dinheiro da escritura.
    • Edi
    • 8 abril 2016

# 31

Colocado por: tozepalmaSe ja começou a falar acabe de vez com isso.

Hoje em dia a palavra vale pouco. E o que dizem hoje, amanhã já é diferente...
  6.  # 32

Colocado por: EdiO meu medo é que tentem exercer o direito de preferência depois de eu fazer a escritura. Assim, ficaria sem terreno e o dinheiro da escritura.

Pois por isso é que tem de confirmar se têm direito de preferência e, se o têm, se o querem exercer, antes das escritura. não cometa a asneira de tentar ver se passa despercebido. Até onde já percebi a coisa, se eles não forem formalmente avisados, até podem daqui a um, dois ou 20 anos dizer que querem exercer o direito, pois os prazos só começam a contar depois de terem tomado conhecimento de que a venda se procedeu. E sem nada assinado por eles, como é que prova que tiveram conhecimento?

Colocado por: EdiO que não tem construção não tem interesse, mas tem um familiar que já demonstrou interesse. Ele pode querer exercer o direito de preferência para depois vender ao primo.

Homem, respire fundo, está a fazer filmes. Acha mesmo que alguém esperava quatro anos para ver se alguém pegava no terreno e depois ter de dar o mesmo valor quando teve esse tempo todo para negociar algo que lhe fosse eventualmente mais favorável?
    • Edi
    • 9 abril 2016

# 33

Homem, respire fundo, está a fazer filmes. Acha mesmo que alguém esperava quatro anos para ver se alguém pegava no terreno e depois ter de dar o mesmo valor quando teve esse tempo todo para negociar algo que lhe fosse eventualmente mais favorável?

Mas eu vou pagar menos do que o vendedor pedia à 4 anos!
  7.  # 34

Colocado por: EdiMas eu vou pagar menos do que o vendedor pedia há 4 anos!

Normal diria eu.
    Agora a menos que me diga que o proprietário estivesse a esticar o preço ao vizinho por não o gramar ou coisa que o valha, continuo a achar que se os vizinhos tivessem mesmo interesse teriam negociado e chegado a um valor próximo do seu, mas claro está que há casos estranhos.
    Mas especular de nada serve. Vá lá ver o registo dos terrenos. Se eles tiverem mesmo preferência, não vejo por onde fugir e se tentar ainda se mete numa alhada pior do que ficar agora sem o terreno.
    Cada vez estou mais contente por no meu caso ter feito a coisa com uma imobiliária.
    • Edi
    • 9 abril 2016

# 35

Normal diria eu.
    Agora a menos que me diga que o proprietário estivesse a esticar o preço ao vizinho por não o gramar ou coisa que o valha, continuo a achar que se os vizinhos tivessem mesmo interesse teriam negociado e chegado a um valor próximo do seu, mas claro está que há casos estranhos.
    Mas especular de nada serve. Vá lá ver o registo dos terrenos. Se eles tiverem mesmo preferência, não vejo por onde fugir e se tentar ainda se mete numa alhada pior do que ficar agora sem o terreno.
    Cada vez estou mais contente por no meu caso ter feito a coisa com uma imobiliária.

Não esticou. Quem tentou comprar foi um primo do vizinho. O vizinho é que me disse que ainda pensaram em comprar para depois fazer uma venda fantástica (não sei se está correcto o termo) ao primo. Ou seja, se na altura alguém tivesse chegado acordo com o vendedor, deduzo que o vizinho ia tentar estragar o negocio para favorecer o primo!

0.0226 seg. NEW