Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: halopesIsto tem algum fundamento?

Já tem toda a informação neste tópico....só tem que ler.
  2.  # 22

Colocado por: Picareta
    Já tem toda a informação neste tópico....só tem que ler.

Lá está você e o seu estilo inconfundível...
  3.  # 23

Colocado por: halopesLá está você e o seu estilo inconfundível...

E você continua preguiçoso :-))
    Então o tópico só tem uma página e nem assim, você consegue encontrar!!!

Pronto, eu dou uma ajuda...veja lá no post 11, que está lá tudo.
  4.  # 24

Picareta, dado isto:

"A taxa do IVA é de 6 % nos seguintes casos (art. 18º nº1 a) do Código do Imposto Sobre Valor Acrescentado (CIVA)):

1 - Empreitadas de reabilitação urbana, tal como definida em diploma específico, realizadas em imóveis ou em espaços públicos localizados em áreas de reabilitação urbana (áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística, zonas de intervenção das sociedades de reabilitação urbana e outras) delimitadas nos termos legais, ou no âmbito de operações de requalificação e reabilitação de reconhecido interesse público nacional (Verba 2.23 da Lista I anexa ao CIVA)."

Se um espaço comercial estiver dentro da ARU também existe os mesmos benefícios que existem para habitações?
  5.  # 25

Colocado por: clasusSe um espaço comercial estiver dentro da ARU também existe os mesmos benefícios que existem para habitações?

Não sou contabilista, mas fiz uma remodelação de um espaço comercial numa ARU, o dono de obra pediu uma declaração à Câmara Municipal e pagou 6% sobre toda a facturação.
  6.  # 26

Colocado por: jccpcada vez percebo menos disto,mas a taxa dos 6% afinal é para todos??

Colocado por: Picaretasim. desde que cumpram com isto:
    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A5C75BB8-34A0-4DE1-BD3A-1A199E753435/0/IVA-of%20circ%2030135.pdf

Alguém me consegue explicar A LÓGICA de excluir a aplicação da taxa reduzida sobre a mão-de-obra manutenção-reparação-restauro de "outros equipamentos" como elevadores, mesmo que estes façam parte integrante do imóvel de habitação??
  7.  # 27

Colocado por: Luis K. W.Alguém me consegue explicarA LÓGICAde excluir a aplicação da taxa reduzida sobre a mão-de-obra manutenção-reparação-restauro de "outros equipamentos" como elevadores, mesmo que estes façam parte integrante do imóvel de habitação??

Porque um elevador é um luxo!!!!....suba a pé que até faz bem à saúde :-)
  8.  # 28

Olá
    Vou restaurar uma casa no centro da Póvoa de Varzim. Como ela "está" na ARU vou beneficiar do IVA a 6%.
    Alguém pode confirmar se eu só posso ter este benefício se fizer uma empreitada única? Ou se posso tratar da estrutura com construtor civil, o alumínio com outra empresa e as madeiras com outra beneficiando na mesma dos 6%?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

Colocado por: Luís EstevesAlguém pode confirmar se eu só posso ter este benefício se fizer uma empreitada única? Ou se posso tratar da estrutura com construtor civil, o alumínio com outra empresa e as madeiras com outra beneficiando na mesma dos 6%?

Uma boa questão!!!!
  10.  # 30

Colocado por: Luís EstevesAlguém pode confirmar se eu só posso ter este benefício se fizer uma empreitada única? Ou se posso tratar da estrutura com construtor civil, o alumínio com outra empresa e as madeiras com outra beneficiando na mesma dos 6%?

O IVA é 6% independentemente do nº de empresas que contrata, mas se é uma obra sujeita a licenciamento, tem que contratar uma empresa para fazer todos os trabalhos.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Esteves
  11.  # 31

se contratar os materiais e a sua aplicação á mesma empresa é tudo a 6%, se por exemplo comprar materiais numa drogaria e o trolha os aplicar, paga na drogaria 23% e ao trolha 6%, quem diz materiais de construção diz tudo o que faça parte da construção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  12.  # 32

Colocado por: jorgealvesse contratar os materiais e a sua aplicação á mesma empresa é tudo a 6%, se por exemplo comprar materiais numa drogaria e o trolha os aplicar, paga na drogaria 23% e ao trolha 6%, quem diz materiais de construção diz tudo o que faça parte da construção.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Picareta

Segundo isto estou lixado uma vez que estou para fazer uma remodelação completa numa moradia com 60 anos, com três pisos, localizada numa zona ARU, em que apenas se aproveita as paredes e o soalho que é madeira e irá ser afagado, estando previsto algumas adjudicações diretas independentes, para o trabalho completo na área delas, havendo também necessidade de serviços prestados por outras empresas para as quais serei eu a fornecer o material.
    No caso da adjudicação ao afagador que trabalha em nome individual ele ao entregar a fatura tem que apresentar a descriminação de tudo utilizado afim de eu beneficiar dos 6% ?
    Cumprimentos
  13.  # 33

O descritivo da factura é irrelevante.
  14.  # 34

Colocado por: Luís EstevesVou restaurar uma casa no centro da Póvoa de Varzim. Como ela "está" na ARU vou beneficiar do IVA a 6%.

(Salvo erro) não basta "constatar" e "dizer" que está em zona ARU.

Há uns procedimentozinhos junto da Câmara para obter um documento que você apresentará aos seuS empreiteiroS, para que eles lhe emitam as facturas com a taxa de 6%.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Esteves
  15.  # 35

Colocado por: Luis K. W.
    (Salvo erro) não basta "constatar" e "dizer" que está em zona ARU.

Há uns procedimentozinhos junto da Câmara para obter um documento que você apresentará aos seuS empreiteiroS, para que eles lhe emitam as facturas com a taxa de 6%.

No meu caso o empreiteiro só facturou Iva a 6 % depois de ter entregue uma declaração da Camara em como o imóvel se situava numa zona de reabilitação urbana
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silas, Luís Esteves
  16.  # 36

Em Lisboa também. Emitem uma planta de localização igual à que podemos obter online, mas que leva um carimbo, para poderem cobrar a fortuna de 90 cêntimos.
  17.  # 37

Colocado por: luisvvEm Lisboa também. Emitem uma planta de localização igual à que podemos obter online, mas que leva um carimbo, para poderem cobrar a fortuna de 90 cêntimos.

Na minha Câmara informaram-me que seria melhor obter a planta de localização online por ser gratuito.
  18.  # 38

Colocado por: Kazuza148Na minha Câmara informaram-me que seria melhor obter a planta de localização online por ser gratuito.

E o carimbo? também é online?
  19.  # 39

Colocado por: luisvvEm Lisboa também. Emitem uma planta de localização igual à que podemos obter online, mas que leva um carimbo, para poderem cobrar a fortuna de 90 cêntimos.

A minha é em Lisboa e nem planta de localização nem carimbo nem 90cents, foi s+o mesmo uma declaração da SruLisboaocidental.
  20.  # 40

Colocado por: larkhe

A minha é em Lisboa e nem planta de localização nem carimbo nem 90cents, foi s+o mesmo uma declaração da SruLisboaocidental.

A declaração não é mais do que uma planta de localização com duas linhas de texto e um carimbo :-)

0.0215 seg. NEW