Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Ontem fui a minha câmara onde me informaram que para beneficiar dos 6% tenho de pedir uma vistoria antes das obras, para depois passarem me uma declaração à fim‑de‑semana entregar nos fornecedores de materiais de modo a venderem me o material com iva reduzido. No final das obras sou obrigado a pedir nova vistoria a fim‑de‑semana confirmarem a aplicação do material comprado a 6%.
    No meu concelho a ARU é recente que fui o quinto a solicitar informação acerca do assunto.
  2.  # 42

Ontem passei pela câmara onde me informaram que para beneficiar dos 6% tenho de pedir uma vistoria antes das obras, para depois passarem me uma declaração a fim de entregar nos fornecedores de materiais de modo a venderem me o material com iva reduzido. No final das obras sou obrigado a pedir nova vistoria onde confirmam a aplicação do material comprado a 6%.
    No meu concelho a ARU é tão recente que fui o quinto a solicitar informação acerca do assunto.
  3.  # 43

Colocado por: Kazuza148Ontem passei pela câmara onde me informaram que para beneficiar dos 6% tenho de pedir uma vistoria antes das obras, para depois passarem me uma declaração a fim de entregar nos fornecedores de materiais de modo a venderem me o material com iva reduzido. No final das obras sou obrigado a pedir nova vistoria onde confirmam a aplicação do material comprado a 6%.
    No meu concelho a ARU é tão recente que fui o quinto a solicitar informação acerca do assunto.

Qual é o seu concelho, já agora?
  4.  # 44

Pessoal,

Campo de Ourique está incluída na ARU,pelo que percebi.
    Só tenho que ir à câmara buscar essa declaração para que o empreiteiro e empresa de cozinhas possa facturar a 6%?
  5.  # 45

Colocado por: FalancioCampo de Ourique está incluída na ARU,pelo que percebi.
    correcto

Colocado por: FalancioSó tenho que ir à câmara buscar essa declaração para que o empreiteiro e empresa de cozinhas possa facturar a 6%?
    só tem que informar os fornecedores disso e pedir para emitirem as facturas com a indicação expressa do local da obra se diferente da morada fiscal do cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Falancio
  6.  # 46

Colocado por: jorgealvescorrecto

só tem que informar os fornecedores disso e pedir para emitirem as facturas com a indicação expressa do local da obra se diferente da morada fiscal do cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Falancio

Fico contente.
    Imagino que o caso de Leroy e tudo mais fica a 23℅ mas é uma grande ajuda.

Obrigado
  7.  # 47

Colocado por: FalancioImagino que o caso de Leroy
    atenção que estava a falar de uma empreitada com fornecimento e aplicação, porque se for fornecido por uma empresa e aplicado por outra paga IVA normal na compra e o aplicador cobra IVA reduzido.

ou seja no leroi/aki/Ikea paga sempre 23%.
    Concordam com este comentário: Falancio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Falancio
  8.  # 48

Colocado por: FalancioSó tenho que ir à câmara buscar essa declaração para que o empreiteiro e empresa de cozinhas possa facturar a 6%?

Se comprar a cozinha a uma loja de cozinhas, vai pagar 23% de IVA, se entregar a cozinha ao empreiteiro, ele pode facturar a sua montagem com 23% de IVA.
  9.  # 49

Colocado por: Picareta
    Se comprar a cozinha a uma loja de cozinhas, vai pagar 23% de IVA, se entregar a cozinha ao empreiteiro, ele pode facturar a sua montagem com 23% de IVA.

Usou duas vezes 23% na sua frase.

No entanto, já confirmei com a empresa de cozinha e facturam a 6% tendo a declaração.
  10.  # 50

Colocado por: FalancioUsou duas vezes 23% na sua frase.

Upsss ... na segunda vez queria dizer 6%

Colocado por: FalancioNo entanto, já confirmei com a empresa de cozinha e facturam a 6% tendo a declaração.

Óptimo, mas segundo a minha interpretação da lei, o iva a 6% é só para a remodelação de imóveis, e não de móveis.
  11.  # 51

Colocado por: Picaretasegundo a minha interpretação da lei, o iva a 6% é só para a remodelação de imóveis, e não de móveis.
    Percebo com a sua interpretação da lei, Picareta.
    Mas a tradição em Portugal é fazer dos armários/Bancadas/Lava-louça com torneira/exaustor uma parte integrante da casa.
    Não se entrega uma casa sem armários da cozinha.
    E, cada vez mais, se entrega a casa com os electrodomésticos.
    Por isso, não será difícil de se aceitar que este fornecimento faz parte da "remodelação" (e, portanto, taxável a 6% pelo empreiteiro geral).

(aliás, hoje em dia as bancadas de lavatório das casas de banho também, muitas vezes, são "móveis")
  12.  # 52

Colocado por: Luis K. W.e, portanto, taxável a 6% pelo empreiteiro geral

Estamos de acordo, e eu já facturei cozinhas com iva a 6%, mas neste caso não é o empreiteiro geral que fornece a cozinha.
  13.  # 53

Desculpem a pergunta: mas posso ter 2 empreitadas numa mesma remodelação? Ou seja, tenho o carpinteiro que faz a cozinha, as portas, armários... e instala; e tenho o electricista que fornece o material e aplica-o. Cada um pode cobrar o IVA a 6%?
    Obrigado.
  14.  # 54

Colocado por: RibeiroSantosDesculpem a pergunta: mas posso ter 2 empreitadas numa mesma remodelação?
    Sim.
    Pode.
  15.  # 55

Colocado por: RibeiroSantosOu seja, tenho o carpinteiro que faz a cozinha, as portas, armários... e instala; e tenho o electricista que fornece o material e aplica-o. Cada um pode cobrar o IVA a 6%?

Luis, e esta parte? Estou numa situação idêntica onde já tinha desistido e ia pagar tudo a 23% mas se assim for a história é outra !!
  16.  # 56

Colocado por: clasusLuis, e esta parte?
    O "Pode" referia-se a esta parte.
    Em parte alguma está escrito que na remodelação da casa só pode entrar um empreiteiro (empreiteiro-geral).

Colocado por: clasuse ia pagar tudo a 23%
    De qualquer maneira, mesmo que não seja numa ARU, a taxa do IVA sobre o valor da mão-de-obra numa remodelação seria sempre de 6%.
  17.  # 57

Colocado por: Luis K. W.De qualquer maneira, mesmo que não seja numa ARU, a taxa do IVA sobre o valor da mão-de-obra numa remodelação seria sempre de 6%.

Está numa ARU mas não é habitação: é uma loja.

A interpretação que eu tinha feito é que só podia haver um empreiteiro responsável por todas as áreas e como no meu caso eu é que contratei os diferentes serviços ... pensei que já não dava. Para além disso, o meu empreiteiro é na verdade um prestador de serviços que não está no regime de IVA pelo que já estou a poupar no IVA da mão de obra apesar dos materiais saírem a 23%. A minha questão era agora na parte da electricidade e carpintaria que ainda não acabaram. Poderia também (se calhar) poupar noutros serviços mas os mesmos já foram facturados e pagos :(
  18.  # 58

lista I do CIVA alinha 2.27 - ler dá trabalho e procurar ainda mais.

mas força ai - podem ir para o AKI com os ARU's e coisas do género para ver o que dá...
  19.  # 59

agora é saber se esses subempreiteiros, electricistas, carpinteiros, .... são empreiteiros - pois uma empreitada só pode ser feita por um empreiteiro e a alinha 2.27 é bastante explicita - empreitadas de ....
  20.  # 60

Colocado por: clasusEstá numa ARU mas não é habitação: é uma loja.
    O que eu escrevi em cima, sobre a taxa de 6% do iva sobre a mão-de-obra, era no caso de remodelação de habitação.

Tratando-se de uma loja - e SE o dono-de-obra vai ter um negócio nessa loja - é-lhe indiferente qual o valor de IVA a pagar, uma vez que o IVA é (ou devia ser) dedutível.
    Aliás, quando remodelei uns consultórios e uns Hostels, as minhas facturas não tinham IVA (auto-liquidação).

0.0290 seg. NEW