Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      mhpinto
    • 31 março 2016 editado

# 1

Li agora num tópico antigo que é obrigatório meter tomadas TV e de dados em todos os quartos. Por favor digam-me que estou a ter um sonho mau e que vou acordar em breve, pois não consigo perceber a racional por detrás de tão iluminada ideia.

Sendo que, optando por não colocar, não vem daí dano para outrém, para o erário público ou mesmo para o ambiente, o único aspeto negativo que consigo discernir é em termos de desvalorização da casa, mas isso seria como obrigarem-me a meter soalho em pinho em vez de flutuante, não vejo por que raio o legislador teve de meter o bedelho. Ou, se preferirem, seria o mesmo que obrigarem que TODAS as casas a construir ficassem na classe energética A+. Aliás, isso até faria sentido pois tem impacto ambiental. A outra não, ou pelo menos não vejo onde, bem pelo contrário.

Mas o que me deixa mais escandalizado é quererem obrigar-me a pactuar com uma prática que eu considero ser uma das mais gravosas para o bom ambiente familiar: fomentar o isolamento e a separação entre os membros do agregado, no já pouco tempo que passam juntos.
    No meu caso, é ponto assente que NUNCA deixarei os meus filhos ter TV no quarto. Quanto ao PC, depois verei, mas à partida também não estou para aí inclinado. Pensando nisso, na casa que quero construir já previ um espaço que eles poderão usar para ter uma relativa privacidade para estudar e estar ao computador, mas mantendo-se na parte social (palavra-chave nesta questão) da casa. Quartos para mim é para dormir. E fornic_ar, se o sr. legislador não vir mal nisso.

Poderão dizer: sim, mas meter as tomadas não te obriga a meter a TV ou o PC. Certo, mas seria muito bom eu poder reforçar os meus argumentos com um : "lamento, mas nem sequer há tomada no teu quarto". Pior, isto obriga-me a fazer um investimento em algo que à partida sei que nunca usarei. Até em termos ecológicos é absolutamente absurdo.

E eu que até tinha pensado estudar uma forma de deixar a casa pronta para poder meter e tirar cabos com alguma facilidade sempre que quisesse e sem ter de partir paredes...

Se sou mesmo obrigado, chego então finalmente à razão de ter criado este tópico: há maneira de meter as tomadas só a "enfeitar", sem qualquer fio dentro da parede, que dê para retirar depois da vistoria? Do estilo, colar com fita-cola dupla? Ou nas vistorias eles testam a coisa?
    Concordam com este comentário: Castela, GMCQ
    • Raquek
    • 31 março 2016 editado

# 2

Também não existe tv em nenhum quarto cá de casa.
    PC fixo é no escritório e o portátil lá vai mudando de divisão dependendo da necessidade.

Neste sentido compreendo e concordo com a sua revolta de não poder "mandar" ou escolher na SUA casa. Infelizmente os legisladores obrigam-nos a tantas coisas... mas na questão da tv no quarto (já que o portátil basta ter uma tomada e qualquer momento pode levar), se concordo que por norma não deve existir, lembre-se que há situações de doença ou de recuperação em que pode ter que ficar na cama durante um mês ou mais e aí decerto que já terá outra opinião.

Quanto à sua questão... não lhe sei responder mas estou curiosa por saber a resposta.
    •  
      Tyrande
    • 31 março 2016 editado

# 3

delete...tyrande andou a ler as coisas atravessadas...

lol
  1.  # 4

mhpinto,

Na minha opinião, estas regras existem para evitar que qualquer construtor se balde a colocar o mínimo que é aceitável.
    Esse mínimo é uma tomada TV por quarto e outra de rede. Na minha opinião, deveria ser mais do que uma tomada de rede.

É quase como a obrigação de meter paineis solares nas construções novas. Se não fosse obrigatório, ninguém colocava e, consequentemente, os preços deles não baixariam e ninguém chegaria á conclusão que aquilo realmente dá jeito.

A casa é sua e você tem o direito de colocar TV's ou não, PC's ou não. Mas obrigá-lo a gastar mais 10 ou 20€ em tomadas ou tubagens acho, sinceramente, que é uma boa estratégia.

Imagine que de hoje para amanhã fica acamado. Depois quer ter televisão no quarto. E depois? Vai furar a casa toda?
    Imagine que quer internet no quarto mas depois vê que não tem lá qualquer tomada. Que vai fazer?
    Se a legislação servir para casmurros como você gastarem mais 20€ a fazer as coisas como devem ser... é uma boa legislação (desculpe-me a frontalidade).
    Concordam com este comentário: master_chief, ANdiesel
  2.  # 5

Colocado por: Raquekhá situações de doença ou de recuperação em que pode ter que ficar na cama durante um mês ou mais e aí decerto que já terá outra opinião.

Já uma vez estive algum tempo acamado mas resolvi isso passando os dias no sofá-cama da sala e as noites no quarto (só para dormir, nem para o resto dava). Só vantagens: muito menos aborrecido e estava junto da família. Mas aceito um cenário em que não dê nem para isso (ainda que felizmente a probabilidade de isso acontecer seja muito baixa): seria um cenário de excepção que ficaria resolvido metendo as tomadas em apenas um dos quartos (o meu) ou, melhor ainda, mandando alguém no momento fazer uma ligação para o quarto em questão.
  3.  # 6

voces pensam curto...... lembram-se quando surgiu a TV cabo? nenhuma casa estava preparada para tal..... era muito bonito ver os cabos colados junto as ombreiras e os rodapes....e andar a furar paredes.

Depois temos a questão que a casa hoje é vossa amanha poem á venda....e isso é tudo menos valias!
  4.  # 7

Tinha interpretado que se referia apenas à questão da antena ou da ligação à rede!

Tomadas em qualquer divisão fazem falta!

Mas estamos a falar de uma poupança de quanto? Não me parece significativa para o ganho de ter a casa preparada para qualquer eventualidade... usa se quiser.
  5.  # 8

Colocado por: mhpinto
    Já uma vez estive algum tempo acamado mas resolvi isso passando os dias no sofá-cama da sala e as noites no quarto (só para dormir, nem para o resto dava). Só vantagens: muito menos aborrecido e estava junto da família. Mas aceito um cenário em que não dê nem para isso (ainda que felizmente a probabilidade de isso acontecer seja muito baixa): seria um cenário de excepção que ficaria resolvido metendo as tomadas em apenas um dos quartos (o meu) ou, melhor ainda, mandando alguém no momento fazer uma ligação para o quarto em questão.

Infelizmente é muito fácil isso acontecer / ou mais frequente do que possa parecer... basta ser um problema de coluna que exige um bom colchão e uma posiçao confortável e correta ou estarmos a falar de uma pessoa que fica acamada (sem possibilidade de se mudar entre divisões).
  6.  # 9

Colocado por: TyrandePela parte do ecológico, acho que nem adianta pegar por ai. Há muitas outras coisas que poderia fazer diferente numa casa, e que de certeza são piores em termos ecológicos que a alternativa, mas também não estará preocupado com isso

Lamento, mas as minhas preocupações ecológicas limitam-se àquelas que se possam traduzir em poupanças para mim. Eu apenas disse que esta norma nem sequer do ponto de vista ecológico faz sentido. Ponto.

Colocado por: TyrandeNão tem uma ficha para sequer ligar um candeeiro?

De onde é que isto caiu? Obviamente que estou só a falar de tomada de TV e dados.

Colocado por: Tyrandecom gente a passar de um lado para o outro

Releia o meu post inicial: "ter uma relativa privacidade para estudar e estar ao computador, mas mantendo-se na parte social" Nada disso que está a imaginar.

Colocado por: MikeMelgaNa minha opinião, estas regras existem para evitar que qualquer construtor se balde a colocar o mínimo que é aceitável

Aceitável na opinião de quem? A sua? E porque é que a sua vale mais que a minha?

Colocado por: MikeMelgaNa minha opinião, deveria ser mais do que uma tomada de rede

Também acho. Aliás, acho que vou forrar as paredes de tomadas. Já viu o que vou poupar em tinta?

Colocado por: MikeMelgaVai furar a casa toda?

Pois... se a casa é MINHA não vejo porque não se for o que me parecer mais adequado. Ou há alguma lei contra isso?

Colocado por: MikeMelgaImagine que quer internet no quarto mas depois vê que não tem lá qualquer tomada. Que vai fazer?

Shiuuu... não diga a ninguém, mas tenho aqui um projeto ultra-secreto de uma coisa chamada "Internet sem fios". Até pensei numa abreviatura toda catita em inglês: "WiFi". Soa bem, não soa?

Colocado por: MikeMelgagastarem mais 20€

Prefiro comer uma sapateira.

Colocado por: loverscoutlembram-se quando surgiu a TV cabo? nenhuma casa estava preparada para tal...

Homem, poupe-me. Mais depressa se chega à conclusão que estas imposições se tornaram obsoletas (para mim já o são com o WiFi) do que podemos prever o que a tecnologia nos reserva daqui a uns anos. Sabia que há quem esteja a estudar forma de transmitir eletricidade sem fios? Adeus tomadas.
  7.  # 10

Colocado por: loverscoutDepois temos a questão que a casa hoje é vossa amanha poem á venda....e isso é tudo menos valias

Tal como é não meter piso radiante, aquecimento central, vidros triplos, bla bla bla... Problema meu, certo?
  8.  # 11

Colocado por: mhpintohá maneira de meter as tomadas só a "enfeitar", sem qualquer fio dentro da parede, que dê para retirar depois da vistoria? Do estilo, colar com fita-cola dupla? Ou nas vistorias eles testam a coisa?
    Concordam com este comentário:Castela

Não se esqueçam desta parte, que é a que verdadeiramente me interessa, se bem que rebater argumentos ilógicos é algo que me dá grande prazer.
  9.  # 12

Mas ainda ninguém explicou como funciona a vistoria...

Vão lá ser se parece estar tudo... ou testam?
  10.  # 13

De onde é que isto caiu? Obviamente que estou só a falar de tomada de TV e dados.

Ops..No meio de tudo perdi-me e percebi que não somente estava a falar das tomadas de voz/dados, como das tomadas em geral.

My bad.

Mas de qualquer forma, continuo a não entender a relutância de gastar os tais 20€ (valor fictício) e não ter de se preocupar com tantas chatices que pode ter posteriormente, por uma coisa tão banal...
  11.  # 14

Colocado por: RaquekMas ainda ninguém explicou como funciona a vistoria...

Vão lá ser se parece estar tudo... ou testam?

Isso, isso!
  12.  # 15

Eles lá conseguem testar alguma coisa, a não ser que tenha algum serviço já contratado? (tipo MEO/NOS/whatever)?
  13.  # 16

Colocado por: mhpintoShiuuu... não diga a ninguém, mas tenho aqui um projeto ultra-secreto de uma coisa chamada "Internet sem fios". Até pensei numa abreviatura toda catita em inglês: "WiFi". Soa bem, não soa?

Quando você perceber que o seu sinal wifi não chega em condições a um canto da casa e que vai ter que meter um repetidor de wifi que vai continuar a funcionar mal e porcamente... pode ser que aí mude de ideias :)

Mas, respondendo à sua pergunta:

Pode, efectivamente, meter tomadas de enfeite ou até não colocar tomadas nenhumas, que é o ideal já que não vai colocar cabo. Para isso, basta que o autor do projecto (que tem que ter as tais tomadas) assine o livro de obra a dizer que tudo está conforme o projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  14.  # 17

Concordo inteiramente com o seu post inicial... regras ridículas e sem sentido.

Na minha casa fui OBRIGADO a colocar essas tomadas e estão a apanhar pó... sempre ajudei ao electricista em mais uns euritos!

Não quero TV nos quartos como não quero uma arma de fogo em minha casa... porque sou obrigado a ter tomadas?

Tomadas RJ45... novamente para quê? Só tenho portáteis e IPADs... não preciso de tomadas RJ45 para nada.

E a rede de gás... quando não tenho e não quero gás em casa!

E o famoso bidé...

Só não entendo porque somos obrigados a ter uma tomada RJ45 e porque não somos obrigados por exemplo a ter aspiração central? não vejo diferença entre um e outro... são opções de vida de cada um!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 18

ter tv em todos os quartos na era em que vivemos é do mais estúpido que pode haver.
    hoje em dia com a tecnologia a avançar da forma que avança basta uma ligação wifi que abranja todos os quartos... quanto muito tomadas voz\dados. caso o wifi deixe de funcionar...
  16.  # 19

Colocado por: MikeMelgaQuando você perceber que o seu sinal wifi não chega em condições a um canto da casa e que vai ter que meter um repetidor de wifi que vai continuar a funcionar mal e porcamente... pode ser que aí mude de ideias :)

E não acha que é um problema de cada um se isso acontecer e não de um qualquer legislador?
  17.  # 20

precisamos de televisão como precisamos de bidés...

0.0184 seg. NEW