Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      mhpinto
    • 31 março 2016 editado

     # 1

    Tenho estado a brincar um bocado com este assunto mas passo a detalhar a minha opinião:

    - Concordo com exigências que procuram evitar situações em que as pessoas possam ficar fisicamente limitadas (será daí os bidés?) e tenham de deitar metade da casa abaixo para a adaptar às suas novas necessidades? Sim, caso contrário o mais certo é, nessa eventualidade, a pessoa não ter meios para o fazer e depois vir a ter de ser internada, mais cedo que mais tarde, em qualquer instituição e lá tem o erário público que se chegar à frente.
    - Concordo com exigências que impeçam o aparecimento de casas cor-de-rosa choque em aldeias de xisto, de casas com 10 andares numa rua com casas térreas e derivados? Obviamente, todos gostamos e nos sentimos bem quando vamos a localidades onde o planeamento urbanístico é cuidado e a paisagem é de todos e portanto alterações à mesma a todos afetam. Neste ponto acho que até deveriam agravar as exigências.
    - Concordo com exigências que protejam os interesses dos vizinhos? Certamente, todos nós somos vizinhos de alguém, a menos que tenhamos uma ilha particular.
    - Concordo com exigências que minorem a pegada ecológica das construções? Poderei não gostar de algumas delas, mas na atual conjuntura sou obrigado a concordar, até porque muitas delas são benéficas a longo prazo para quem constrói a casa.
    - Concordo com exigências que garantam que as casas têm os padrões mínimos de habitabilidade? Concordo, assim se limita (infelizmente não completamente) o aparecimento de barracas e, a longo prazo, também de casas devolutas nas quais ninguém quer pegar.
    - Concordo com as exigências de cedências de terreno ao domínio público? Dói imenso quando nos toca a nós, mas certamente já todos rogámos pragas às casas antigas que impedem que as ruas/estradas sejam alargadas quando passamos em tantas aldeias/cidades deste país.
    ...
    - Concordo com exigências que, caso não cumpridas, em nada afetam os pontos anteriores e/ou de outra forma nenhum dano ou incómodo sério provocam ou podem vir a provocar ao proprietário da casa, ao público em geral ou ao erário público? Lamento, mas não vejo porque haveria de concordar.

    Para mim esta medida foi ou um mero devaneio legislativo de pretensiosa afirmação modernista, típica de um país com forte pendor terceiro-mundista como o nosso, ou, mais credivelmente, fruto de algum lobby, resta saber de qual.
    E não é pelo dinheiro, é uma questão de princípio. Se fizer sentido, não me importo de pagar mais 10, 100 ou 10 000 euros, mas se não faz sentido nem um cêntimo a mais aceito pagar.
    Concordam com este comentário: treker666, LuisPereira
  1.  # 2

    pois...
    quando nos obrigam as fazer "coisas" nós nunca gostamos...
    sobre a questao de ser obrigatorio, nao acho que devesse ser

    mas que pode vir a dar muito jeito, isso pode.

    E trago para a questao, uma casa com 40 anos... à quarenta decadas atrás foi construida e ninguem obrigou a por instalação para TV's nos 3 quartos... O resultado imediato é? Se eu quiser fornecer televisao para quem dormir nesses 3 quartos, terei que furar a placa e passar pelo sotao improvisado fios e etc etc e calhas e rebocos e e e e pronto

    Eu, mhpinto, se fosse eu colocava isso, e mais, vê logo com atenção as coisas necessárias para daqui a 15 anos por exemplo... para evitares o meu exemplo acima descrito ;)
  2.  # 3

    Colocado por: master_chiefvê logo com atenção as coisas necessárias para daqui a 15 anos por exemplo... para evitares o meu exemplo acima descrito ;)

    Soubesse eu o que nos espera daqui a 5 anos já me dava por contente, com a velocidade a que a tecnologia evolui. ;)
    Agora a sério, eu tenho essa preocupação, mas de forma que considero mais sensata, que é pretender (não sei se conseguirei) deixar a casa o mais possível preparada para eventuais alterações que queira fazer, daí ter falado no post inicial em "estudar uma forma de deixar a casa pronta para poder meter e tirar cabos com alguma facilidade sempre que quisesse e sem ter de partir paredes" (assunto para um futuro tópico).
    Fazendo isso não só precaverei a possibilidade de mais tarde poder mudar de ideias e querer encher os quartos de tomadas para isto ou para aquilo como creio ficarei com mais versatilidade para me poder adaptar às evoluções tecnológicas. Agora meter cabos de dados pela casa toda quando a tendência parece ir no sentido de mais cedo ou mais tarde a maioria dos particulares usar apenas WiFi, é coisa que se mete muito comigo.
  3.  # 4

    Colocado por: master_chiefpois...
    E trago para a questao, uma casa com 40 anos... à quarenta decadas atrás foi construida e ninguem obrigou a por instalação para TV's nos 3 quartos... O resultado imediato é? Se eu quiser fornecer televisao para quem dormir nesses 3 quartos, terei que furar a placa e passar pelo sotao improvisado fios e etc etc e calhas e rebocos e e e e pronto

    Eu, mhpinto, se fosse eu colocava isso, e mais, vê logo com atenção as coisas necessárias para daqui a 15 anos por exemplo... para evitares o meu exemplo acima descrito ;)


    ate um ponto concordo... prever pra daqui a 15 anos etc... MAS.... uma coisa são coisas de necessidade básica. outra coisa é TV. Nem todo mundo quer,nem todo mundo precisa, nem ontem, nem hoje, nem amanha.... eu não vejo televisão há 20 anos por exemplo. agora ter internet é outra coisa nos dias de hoje.. já faz sentido... mas TV???
  4.  # 5

    Quando comprei o meu apartamento nao tinha nada disso. Andei a passar cabo rj45, e cabo de antena, porque os que existiam, não sei porque, não funcionavam. Meti TV no meu quarto, quando tive possibilidades para isso. Eu estou de acordo com essa lei. Se ja existisse a 20 anos atrás, tinha-me poupado tanto trabalho...
  5.  # 6

    Colocado por: LuisPereiraA casa onde vivo não tem uma única tomada de TV nem de dados... ah e nem bidé...
    E não é que vivo bem nela, tenho uma TV, tenho portáteis, IPADS, smartphones e não ando a cheirar mal... mesmo sem bidé imagine-se!
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Não tem de TV, mas decerteza que tem tomada de telefone, seja normal, ou fibra.
  6.  # 7

    que seja opcional então.. ao comprar ou projectar... é fácil perguntar se quer TV.
  7.  # 8

    Colocado por: Gonç@loNão tem de TV, mas decerteza que tem tomada de telefone, seja normal, ou fibra.


    Claro que tenho... veio cá um técnico da empresa que ia fornecer o serviço, fez um furo na parede exterior passou o cabo e fixou uma tomada do lado de dentro!
  8.  # 9

    Colocado por: mhpintoAgora a sério, eu tenho essa preocupação, mas de forma que considero mais sensata, que é pretender (não sei se conseguirei) deixar a casa o mais possível preparada para eventuais alterações que queira fazer, daí ter falado no post inicial em "estudar uma forma de deixar a casa pronta para poder meter e tirar cabos com alguma facilidade sempre que quisesse e sem ter de partir paredes" (assunto para um futuro tópico).


    Sim, ao menos deixe tubagem para poder adicioná-las no futuro.

    Colocado por: mhpintoAgora meter cabos de dados pela casa toda quando a tendência parece ir no sentido de mais cedo ou mais tarde a maioria dos particulares usar apenas WiFi, é coisa que se mete muito comigo.


    Dizer que a tendência é usar apenas wifi, é uma afirmação de quem não percebe muito de redes.

    Colocado por: antonylemosate um ponto concordo... prever pra daqui a 15 anos etc... MAS.... uma coisa são coisas de necessidade básica. outra coisa é TV


    Não estamos a falar só de TV. Estamos a falar de TV e, principalmente, de rede de dados. TV quem quiser mete ou não.

    Colocado por: Gonç@loQuando comprei o meu apartamento nao tinha nada disso. Andei a passar cabo rj45, e cabo de antena, porque os que existiam, não sei porque, não funcionavam


    Se calhar era o antigo apartamento do mhpinto :D

    Colocado por: LuisPereiraClaro que tenho... veio cá um técnico da empresa que ia fornecer o serviço, fez um furo na parede exterior passou o cabo e fixou uma tomada do lado de dentro!


    São opções. Eu, por exemplo, acho inconcebível numa casa nova ou recente, ser necessário fazer furos na parede e fixar tomadas.
    Concordam com este comentário: Serge, Gonç@lo
  9.  # 10

    posso estar enganado mas parece que a lei apenas obriga a instalação do ATI até á entrada da casa e mais nada.
  10.  # 11

    Colocado por: marco1posso estar enganado mas parece que a lei apenas obriga a instalação do ATI até á entrada da casa e mais nada


    Acho que está enganado :)
  11.  # 12

    pois não sei, tinha essa sensação que a obrigatoriedade era ter rede de comunicações apenas até á entrada da casa.
    vou investigar melhor
  12.  # 13

    Colocado por: LuisPereira

    fez um furo na parede exterior passou o cabo e fixou uma tomada do lado de dentro!


    isto é que nao faz sentido nenhum numa casa nova ou recente..... mas pronto, isto cada um sabe de si!
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  13.  # 14

    Colocado por: loverscoutisto é que nao faz sentido nenhum numa casa nova ou recente..... mas pronto, isto cada um sabe de si!


    Quem disse que era uma casa nova?

    Mas mesmo que fosse nova... ui ui que sacrilégio furar uma parede e colocar uma tomada na parede.

    O meu pai também pensa assim... quando comecei a colocar quadros nas paredes, fixar TV na parede da sala, pendurar umas fotos... quase que dava uma coisinha rui ao homem... andava eu a furar paredes...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  14.  # 15

    Colocado por: LuisPereira

    Quem disse que era uma casa nova?

    Mas mesmo que fosse nova... ui ui que sacrilégio furar uma parede e colocar uma tomada na parede.

    O meu pai também pensa assim... quando comecei a colocar quadros nas paredes, fixar TV na parede da sala, pendurar umas fotos... quase que dava uma coisinha rui ao homem... andava eu a furar paredes...


    Parti do principio que se estava a referir á sua casa.... aquela que construiu e anda aqui pelo forum! e é isso que nao faz sentido!


    Agora numa casa com 30 anos em que ninguem pensava na evolução....sim compreendo!
  15.  # 16

    Colocado por: loverscout

    Parti do principio que se estava a referir á sua casa.... aquela que construiu e anda aqui pelo forum! e é isso que nao faz sentido!


    Agora numa casa com 30 anos em que ninguem pensava na evolução....sim compreendo!


    A minha casa nova teve de levar tomadas para todos os feitios e gostos.
    Estão a ganhar pó e duvido que algum dia sejam utilizadas por mim, tv em casa apenas uma na sala e rede... não gosto de cabos, só wifi... mas estão lá bem juntinhas umas ás outras, TV ao lado da RJ45... fica giro e tenho um papel a dizer que está tudo certificadinho!

    Na casa de 110 anos não tenho tomadas inúteis e pasme-se... vivo da mesma forma!
    Concordam com este comentário: treker666
  16.  # 17

    Eu creio que é obrigatório estar tudo funcional. O técnico responsável pelo meu projecto fez questão de testar todas as tomadas de rede e TV em todas as divisões da casa. E falou me numa multa astronómica (não sei se para mim ou para ele) caso as coisas não estivessem como constava do projecto. Até fibra óptica meti, pelo sim pelo não... E não era preciso ao que parece.

    Se alguma vez usei a rede ou a TV noutras divisões que não a sala (TV) ou o escritório (rede)? Não. Mas posso vir a usar e está preparado para isso. Se a tecnologia mudar está lá a tubagem. É só puxar cabos.
  17.  # 18

    Colocado por: SmaugO técnico responsável pelo meu projecto fez questão de testar todas as tomadas de rede e TV em todas as divisões da casa.

    Como é que testou as tomadas? Obrigou-o a colocar antena ou televisão por cabo e a contratar pacotes de dados mas a casa ficou acabada? Não me diga que isso também é obrigatório? ;)
  18.  # 19

    a minha passou no sorteio.....nao houve inspeção, pelo que nao posso relatar o que fazem ou deixam de fazer, em caso de inspeção!
  19.  # 20

    Colocado por: mhpinto
    Como é que testou as tomadas? Obrigou-o a colocar antena ou televisão por cabo e a contratar pacotes de dados mas a casa ficou acabada? Não me diga que isso também é obrigatório? ;)


    Não, há aparelhos de ensaio portáteis para saber se a rede está bem cablada. Essencialmente injectam um sinal eléctrico de um lado e vêm se sai do outro...
 
0.0236 seg. NEW