Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    resumindo:
    edifício c/ licenciamento anterior a 2006, não necessita de contrato
    edifício c/ licenciamento entre 2006 e 2013 necessita de contrato
    edifício c/ licenciamento após 2013, é necessário registar online a instalação e a manutenção (mas a base de dados ainda não funciona).
    Concordam com este comentário: fasca, Skinkx
  2.  # 22

    Colocado por: Skinkx

    O problema é que o tal sistema de registo online para instalação e manutenção não está a funcionar, por isso as ordens que a ADENE dava por telefone, há uns meses atrás, eram no sentido de fazer como se fazia no RCCTE (certificado, CAP e contrato de manutenção).
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira


    E sou obrigado a pagar 950€ + IVA para ter esse contrato de manutenção para 6 anos?
    Não posso assinar um documento em que a empresa faz a manutenção, mas eu é que defino quando os chamar e pagar ano a ano e não 6 anos de uma vez? E se esse empresa fecha?
  3.  # 23

    Colocado por: fernandoFerreiraresumindo:
    edifício c/ licenciamento anterior a 2006, não necessita de contrato
    edifício c/ licenciamento entre 2006 e 2013 necessita de contrato
    edifício c/ licenciamento após 2013, é necessário registar online a instalação e a manutenção (mas a base de dados ainda não funciona).


    Se não funciona é a mesma coisa que não ter. Andam a enganar os consumidores?
    Ando eu e muita gente encalhada. Quer dizer, o certificado energético é obrigatório para depois ter a licença de habitabilidade. Mas se esse registo online não funciona obriga a contrato. E o contrato tem valores absurdos.
  4.  # 24

    Colocado por: Skinkxpor isso as ordens que a ADENE dava por telefone, há uns meses atrás, eram no sentido de fazer como se fazia no RCCTE (certificado, CAP e contrato de manutenção).

    o CAP solar foi revogado pelo decreto lei 118\2013 passando essa valência a fazer parte das competências dosTIM II,

    ridícula é a postura da ADENE ao exigir algo que não existe, sendo necessário "relembra-los" que a menção ao CAP é ilegal e ilegítima(coisa infelizmente habitual neste pais),

    no caso concreto do user fasca em virtude de ser um sistema em drainback com produção instantânea de AQS e apoio ás AQS por bomba de calor sem nenhuma resistência eléctrica, a manutenção preventiva resume-se a controlar o nível da agua da inercia do deposito e limpar os colectores solares,como tal exigir um contrato de manutenção nesta situação é absurdo e ridiculo, mas efectivamente para projectos licenciados e sujeitos a DCR entre 2006 e 2013 a lei assim o obriga., não se verificando esta obrigação para projectos anteriores a 2006 ou posteriores a 2013.
  5.  # 25

    Colocado por: fascaE sou obrigado a pagar 950€ + IVA para ter esse contrato de manutenção para 6 anos?


    Colocado por: jorgealvescomo tal exigir um contrato de manutenção nesta situação é absurdo e ridiculo


    https://forumdacasa.com/discussion/37891/83/construcao-de-moradia-evolucao/#Item_16

    Colocado por: jorgealvesA bomba de calor pouco precisa e basta limpar os VC 3 vezes por ano,

    Mais que 200€ é caro
  6.  # 26

    Colocado por: jorgealvesno caso concreto do user fasca em virtude de ser um sistema em drainback com produção instantânea de AQS e apoio ás AQS por bomba de calor sem nenhuma resistência eléctrica, a manutenção preventiva resume-se a controlar o nível da agua da inercia do deposito e limpar os colectores solares,como tal exigir um contrato de manutenção nesta situação é absurdo e ridiculo,mas efectivamente para projectos licenciados e sujeitos a DCR entre 2006 e 2013 a lei assim o obriga., não se verificando esta obrigação para projectos anteriores a 2006 ou posteriores a 2013.


    se é um sistema em Drainback, faz um contrato de manutenção excluindo o que não se aplica, e como já escrevi acima, o pagamento deve ser feito após cada intervenção feita.
    não me parece que alguem vá pagar 6 anos de manutenção de uma vez...
    e se é Drain Back, não tem quase nenhuma manutenção, portanto o valor seria a deslocação e pouco mais (limpezas / afinações / verificação de bombas / etc...
    esse preço é um Roubo.
    • fasca
    • 1 abril 2016 editado

     # 27

    O mal é que para ter esse contrato de manutenção obriga a que a empresa tenha um funcionário com CAP (certificado aptidão profissional)
    • FFF
    • 1 abril 2016

     # 28

    Mas o seu projeto é posterior a 2013. Logo, você não precisa desse contrato de manutenção.

    Se a base de dados não está a funcionar, isso não anula a aplicabilidade do Decreto-Lei n.º 118/2013. Apenas torna não aplicável essa alínea, que obriga ao tal registo no portal. Até porque essa alínea é complementada com "(...)em condições a definir por Despacho do Diretor-Geral de Energia e Geologia.". Ora, se o Diretor-Geral ainda não emitiu o despacho que define essas condições, a alínea não é aplicada.

    Use esta legislação para justificar à ADENE, ou a qualquer outro oportunista que queira receber 6 anos adiantados para fazer quase nada, que não é obrigado a ter este contrato.
  7.  # 29

    Colocado por: fasca

    E sou obrigado a pagar 950€ + IVA para ter esse contrato de manutenção para 6 anos?
    Não posso assinar um documento em que a empresa faz a manutenção, mas eu é que defino quando os chamar e pagar ano a ano e não 6 anos de uma vez? E se esse empresa fecha?


    Esse preço é abusivo. Faça o contrato sem estipular preços e negoceie cada visita. A maior parte dos contratos não fala em valores fixos e, quando fala, normalmente é para esfolar o cliente.
  8.  # 30

    Colocado por: jccp

    sabe porquê?porque o CE é uma xulice só para gamar dinheiro ao contribuinte!!!


    Não concordo. Acho uma excelente mais valia para quem compra ou arrenda uma casa usada.
  9.  # 31

    Colocado por: marcoaraujo

    Não concordo. Acho uma excelente mais valia para quem compra ou arrenda uma casa usada.


    eu tambem acho que seria uma mais valia....... se os certificados fossem feitos com rigor..... o que na grande maioria nao acontece! mas isso já é outro tema!
  10.  # 32

    Mas no meu caso não é para venda nem aluguer.

    É para habitação. Mas até estou curioso para ver se vou ter A, B ou C lol de eficiência energética.
    • fasca
    • 1 abril 2016 editado

     # 33

    Colocado por: FFFMas o seu projeto é posterior a 2013. Logo, você não precisa desse contrato de manutenção.

    Se a base de dados não está a funcionar, isso não anula a aplicabilidade do Decreto-Lei n.º 118/2013. Apenas torna não aplicável essa alínea, que obriga ao tal registo no portal. Até porque essa alínea é complementada com "(...)em condições a definir por Despacho do Diretor-Geral de Energia e Geologia.". Ora, se o Diretor-Geral ainda não emitiu o despacho que define essas condições, a alínea não é aplicada.

    Use esta legislação para justificar à ADENE, ou a qualquer outro oportunista que queira receber 6 anos adiantados para fazer quase nada, que não é obrigado a ter este contrato.


    Obrigado ao pessoal todo que me ajudou por aqui, principalmente ao JorgeAlves.
    Numa casa já temos "n" despesas e parece que estão sempre a surgir coisas novas para pagar!!

    O meu arquiteto ligou à ADENE, disseram:

    "aconselhamos, mas não obrigamos"
    LOL

    Acho que este tópico vai ser útil a muita gente para não ser "Xulada".
  11.  # 34

    Colocado por: fascaAcho que este tópico vai ser útil a muita gente para não ser "Xulada".

    Xulado? como? Toda a gente que eu conheço, pagam as manutenções após o serviço feito, e valores a rondar os 40 a 60€ por ano.
    O fasca é que estava para ser chulado !!!
    Concordam com este comentário: jorgealves, fernandoFerreira, Skinkx
  12.  # 35

    Colocado por: loverscouteu tambem acho que seria uma mais valia....... se os certificados fossem feitos com rigor....

    os meus são! :)
  13.  # 36

    Picareta, falo no sentido de pensarem que é obrigatório pagarem os 6 anos do contrato de manutenção logo à cabeça.

    Já mais pessoal que está a comprar casa, nomeadamente à construtora da minha casa (que também vende casas "feitas") tiveram de pagar esse contrato de manutenção de 6 anos de uma só vez. Como esses haverão muitos certamente.

    Sei que terei de fazer manutenção, mas não preciso de assinar nenhum contrato, nem pagar os 6 anos de uma só vez para poder ter o certificado energético e a licença de habitabilidade.
  14.  # 37

    é a primeira situação que conheço, em que o pagamento da manutenção é toda à cabeça...
    e olhe que trabalho nisto todos os dias
    negoceie lá isso em condições! só paga depois do trabalho feito.
  15.  # 38

    Colocado por: fascativeram de pagar esse contrato de manutenção de 6 anos de uma só vez. Como esses haverão muitos certamente.

    Há gente muito tolinha !!!! ...... custa-me acreditar que isso seja possível, isso é uma fraude.

    Colocado por: fascamas não preciso de assinar nenhum contrato

    Mesmo que tivesse que assinar o contrato, isso não significa que o valor do contrato tivesse que ser pago à cabeça. De certeza que encontrava uma empresa que lhe fazia a manutenção por +/-50€ por ano (300€ no total do contrato) e com os pagamentos após o serviço feito.
  16.  # 39

    Pois.

    Pelo oportunismo desses artistas, quando fizer a "revisão" às maquinas só irei requerer os serviços deles em último caso.
  17.  # 40

    Colocado por: fernandoFerreiraé a primeira situação que conheço, em que o pagamento da manutenção é toda à cabeça...
    e olhe que trabalho nisto todos os dias
    negoceie lá isso em condições! só paga depois do trabalho feito.


    Não sei se o preço deles foi influenciado por ser um sistema mais completo. Sempre são 13VC, bomba de calor 15KW w 5 paineis solares.

    Em todo o caso, se for só limpar os VC 3x ao ano e avaliar a bomba de calor, os 950€ + IVA para os 6 anos iam ser um estouro realmente.

    Eles na altura disseram é que se precisasse de peças para a máquina que o valor estava incluído.
 
0.0222 seg. NEW