Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Estou interessado na aquisição de dois lotes contíguos de terreno, que estão previstos (na Conservatória) para habitação geminada, com 1 fogo e 3 parqueamentos cada um. O objectivo seria unificar estes dois lotes e construir apenas 1 fogo de maior área.

Isto é possível?
    Quais são os procedimentos burocráticos que tem de ser feito para a referida unificação?

Obrigado.
  2.  # 2

Se é um loteamento terá de submeter um projeto de alteração ao loteamento, é algo complexo e demorado, mas em principio será possivel.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

Será que pode ser mais específico?

Como é que tenho a certeza se é ou não possível a unificação antes de comprar os lotes em questão?
    Pelo que li, parece ser necessário fazer um pedido de informação prévia à CM. Quem é que deve fazer esse pedido? Eu ou o atual proprietário?
    Qual é a complexidade a que se refere?

Obrigado!
  4.  # 4

Tentar uma reunião com o urbanismo da Camara em questão.
    A parte burocratica varia muito de camara para camara.

O PDM da zona irá ditar a possibilidad eou não dessa unificação
  5.  # 5

Colocado por: JPN761O PDM da zona irá ditar a possibilidad eou não dessa unificação

Se existe um loteamento, o PDM já não é para aqui chamado.

Regra geral, num loteamento, não há problema nenhum em unir dois lotes, nem é nada complicado como disseram, demora é algum tempo.
    O único motivo que estou a ver para ser indeferido é por questões estéticas, não se enquadrar com as restantes construções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BTGMBN
  6.  # 6

Colocado por: Picareta
    Se existe um loteamento, o PDM já não é para aqui chamado.

Regra geral, num loteamento, não há problema nenhum em unir dois lotes, nem é nada complicado como disseram, demora é algum tempo.
    O único motivo que estou a ver para ser indeferido é por questões estéticas, não se enquadrar com as restantes construções.

Julgo que é um pouco como diz a Picareta, demora possivelmente uns meses, não é uma operação complexa, e só se houver alguma indicação expressa no regulamento do Loteamento é que poderá ter questão a resolver.
    Se comprar dois lotes e contruir a partir do meio, nem por aí parece haver grande problema.
  7.  # 7

Obrigado pelas respostas.

Em todo o loteamento (28 lotes) só existe 1 construção e a informação que tenho por parte da imobiliária é de que não existem projectos para os lotes, pelo que não creio que existam limitações causadas pelo enquadramento (ou não) com as restantes construções.

Quem é que detém o Regulamento do Loteamento? A CM?

E quais são, em média, os custos deste procedimento de alteração do loteamento?
  8.  # 8

Colocado por: BTGMBNpelo que não creio que existam limitações causadas pelo enquadramento (ou não) com as restantes construções.

O enquadramento não é com as casas construídas, mas com as que estão por construir !!!

Colocado por: BTGMBNQuem é que detém o Regulamento do Loteamento?

O tipo que lhe quer vender o lote ..... e claro que a câmara também tem.
  9.  # 9

É melhor consultar o alvará de loteamento e repectivo regulamento na Câmara. Corre menos riscos, e estarão lá todos os elementos em vigor.

Os custos podem variar imenso de uma câmara para outra. Geralmente têm online o regulamento de taxas (embora nem sempre sejam fáceis de consultar/compreender).
  10.  # 10

Ainda a propósito deste assunto...

já fiz uma reunião na CMMontijo com o arquiteto que garantiu não haver problema com o processo de unificação dos lotes e deixou as indicações necessárias à efetivação desse processo com o arquiteto que me acompanhou.

A minha questão agora é saber quanto acham que é razoável pagar de honorários ao "meu" Arquiteto para fazer esta alteração de alvará de loteamento?

Obrigado
  11.  # 11

quanto é que ele pediu??
  12.  # 12

Queria fazer isto ao contrário, @marco1... queria saber quanto acham razoável e no fim eu digo quanto é que ele me pediu!
  13.  # 13

Colocado por: BTGMBNAinda a propósito deste assunto...

já fiz uma reunião na CMMontijo com o arquiteto que garantiu não haver problema com o processo de unificação dos lotes e deixou as indicações necessárias à efetivação desse processo com o arquiteto que me acompanhou.

A minha questão agora é saber quanto acham que é razoável pagar de honorários ao "meu" Arquiteto para fazer esta alteração de alvará de loteamento?

Obrigado

Cmps!
      03082ee5716a2928de98c1a21a624b5c.jpg
  14.  # 14

Colocado por: m.arq

Cmps!
      03082ee5716a2928de98c1a21a624b5c.jpg

A como está a galinha?
  15.  # 15

pois
    mas por aqui não se conhece o processo nem as suas possíveis particularidades, dai que é um tiro no escuro estar a dizer algo sobre isso.
    imagine até que sendo ele depois a fazer o projeto até não lhe leva nada por essa alteração ficando por isso diluída no orçamento do projeto.
  16.  # 16

A sério?

Que comentário tão construtivo! Obrigado pela sua colaboração!
    Concordam com este comentário: tozepalma
  17.  # 17

Colocado por: BTGMBNA sério?

Que comentário tão construtivo! Obrigado pela sua colaboração!

BTGMBN
    O marco1 disse tudo.
    Qnt a mais, nem precisa de arquitecto. Foi consigo à Câmara?
    Cmps!
  18.  # 18

Sim, o arquiteto foi comigo à CM.
    Pode-me explicar porque é que não preciso de arquiteto? Se na CM pedem para fazer uma nova planta do loteamento com a alteração que se pretende, não deverá essa planta ser feita por um arquiteto?
    Não sei que particularidades serão as de que fala o marco1, mas este processo parece-me muito linear uma vez que não existem quaisquer restrições impostas pela CM e o que se pretende é a fusão dos dois lotes salvaguardando a capacidade edificatória do conjunto, mantendo os afastamentos previstos e o poligono de implantação.
    Já que parece ser tão importante para me darem uma opinião, o orçamento pedido para esta fase são 1500€ +IVA.
  19.  # 19

Colocado por: BTGMBNSim, o arquiteto foi comigo à CM.
    Pode-me explicar porque é que não preciso de arquiteto? Se na CM pedem para fazer uma nova planta do loteamento com a alteração que se pretende, não deverá essa planta ser feita por um arquiteto?
    Não sei que particularidades serão as de que fala o marco1, mas este processo parece-me muito linear uma vez que não existem quaisquer restrições impostas pela CM e o que se pretende é a fusão dos dois lotes salvaguardando a capacidade edificatória do conjunto, mantendo os afastamentos previstos e o poligono de implantação.
    Já que parece ser tão importante para me darem uma opinião, o orçamento pedido para esta fase são 1500€ +IVA.

Uiiii! isso é um TIR de frangos. Estou convencido q qlqr gabinete de projectos lhe faz isso por metade e até metade. Mas atente á possível gratuitidade q o marco1 referiu.
    Cmps!
  20.  # 20

Não me parece que exista qualquer gratuitidade uma vez que para a fase de conceção e laboração de projetos de arquitetura e especialidades o orçamento também não me parece assim tão barato... e na proposta não fala de "ofertas" nenhumas...

0.0228 seg. NEW