Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: mhpintohttps://www.youtube.com/watch?v=x_CiLZY-HGw&nohtml5=False

    Já não estou tão seguro que os vidros laminados sejam boa opção :(
    Quero algo que aguente a gatunagem mais que uns segundos, senão nem tempo terei para acordar antes de eles estarem dentro de casa.


    Eu coloquei numa obra janelas com vidro laminados. O orçamento foi pouco mais caro do que com o vidro normal. Se o laminado é de alta qualidade não sei.
    Eu pessoalmente acho que entrar numa casa partindo vidro duplo laminado não me parece fácil. O estore penso que é relativamente fácil, a não ser que seja aqueles mesmo de segurança.
    Mas se quer segurança, faça portadas exteriores em ferro.
  2.  # 22

    Colocado por: mhpintoBoas,

    A pergunta é muito simples: o que é mais interessante em termos de segurança,tendo em conta o preçode cada uma das opções, vidros de segurança, estores de segurança, ou uma combinação de ambos?

    Dentro dos vidros, parece-me que mais que laminado para uma vivenda será exagero (principalmente vendo o preço).

    Dentro dos estores, do que vi, as opções que parecem ir ao encontro daquilo que pretendo serão:
    - grades de enrolar (marcas diversas). Parecem ser as mais resistentes, mas será provavelmente excessivo.
    - estores orientáveis (tipo Persior 60http://sialnor.lvengine.net/Imgs/pages/PERSIOR%C2%B460.pdfou Cruzfer SB200http://www.cruzfer.pt/pdf/3.2.2%20-%20Estores%20Orientaveis%20Sb%20200.pdf). A versatilidade destes cativa-me em particular.
    - estores tradicionais em alumínio extrudido, com calhas embutidas na parede.
    - (também gostei deste sistema mas duvido que haja algo parecido em Portugal, se conhecerem apitem:http://www.archiproducts.com/pt/produtos/147734/persiana-de-enrolar-grade-de-seguranca-em-aco-grade-de-seguranca-sicurlim-srl.html)

    O que vos parece fará mais sentido (sendo que não quero gastar um balúrdio por uma coisa estupidamente segura quando eu até estou a pensar fazer uma casa em woodframing pelo que depois mais depressa me deitam uma parede abaixo?):
    - Vidro laminado com estores normais? Isto é, acham que a resistência desses vidros é mais que suficiente para demover/atrasar o gatuno comum?
    - Estores de segurança (qual deles?) com vidros normais? Isto é, acham que é bem mais eficaz uns bons estores que os vidros laminados, sem que isso signifique um grande rombo no orçamento?
    - Uma combinação de vidro laminado com estore de segurança? Ou seja, vidros laminados não é suficiente, mas juntando-lhes uma versão mais "soft" de estore de segurança funciona melhor e é mais barato que um estore todo XPTO?

    O que quero mesmo é uma opçãoeficaz qbe esteticamente decente, por um preço equilibrado.

    Queria ver se decidia isto depressa porque se optar, por exemplo, pelas grades de enrolar, aquilo leva umas caixas grandes como tudo e o arquiteto terá de arranjar maneira de as integrar na estrutura da casa para não ficarem visíveis.

    Desde já obrigado.


    Na construção da casa, pensei inicialmente em estores de segurança, no entanto acabei por optar por algo bastante mais económico e racional em termos de segurança/preço (do meu ponto de vista).
    Coloquei nas janelas e portas/janela ferragens de segurança, cada um desses acessos tem 14 fechos distribuídos pelas laterais e topos (em cima e baixo) e os vidros são laminados. Os estores acabaram por ser normais ....
    Além disso coloquei alguns elementos dissuasores que já estavam previstos, alarme e videovigilância.

    http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/
    Concordam com este comentário: milongue
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 23

    Colocado por: RCFViu o filme até ao fim? Os últimos são bem resistentes.

    Então não houvera de ter visto? Esses últimos ainda entram na categoria dos laminados? E mesmo que entrem por quanto me deverão ficar?
    Se não forem muito caros nem penso mais no assunto!
    • RCF
    • 7 abril 2016

     # 24

    Então não houvera de ter visto? Esses últimos ainda entram na categoria dos laminados? E mesmo que entrem por quanto me deverão ficar?
    Se não forem muito caros nem penso mais no assunto!


    Não tenho respostas muito objetivas para as questões que coloca.
    Não sei preços, mas os mais resistentes serão bem mais caros. O que é bom custa dinheiro!
    Apesar de os mais resistentes serem apelidados de "balísticos", creio serem, igualmente, laminados. Aliás, mesmo dentro dos balísticos há uns mais resistentes que outros.
  4.  # 25

    Colocado por: miguelg14 fechos distribuídos pelas laterais e topos (em cima e baixo)

    Isso não é um bocado chato demais para abrir e fechar? Tem alguma foto onde se vejam esses fechos?

    Parabéns pela "alegre casinha". Parece ser um espaço onde poderão gozar de muitos bons momentos.
    • FFF
    • 8 abril 2016

     # 26

    Viva.

    No meu caso a questão da segurança também é importante.
    Optámos por:
    - Vidro duplo, laminado 4+4 + caixa de ar de 16 + baixo emissivo 6 - pelo que tenho lido e pela opinião de especialistas, é um vidro muito bom e já muito difícil de partir;
    - Estores de alumínio extrudido, com calha embutida;
    - Câmaras de vigilância;
    - Sistema de alarme simples com detetores de movimento por zonas.

    Se é impossível de entrar? Claro que não. Acho que esta solução complica a entrada, mas nada disto é intransponível. Nem que fossem grades em ferro.

    Vai ter garagem? E a garagem tem portas interiores que comunicam com a habitação? E essas portas são seguras?
    Concordam com este comentário: milongue
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  5.  # 27

    Colocado por: FFF
    - Vidro duplo, laminado 4+4 + caixa de ar de 16 + baixo emissivo 6 - pelo que tenho lido e pela opinião de especialistas, é um vidro muito bom e já muito difícil de partir;
    - Estores de alumínio extrudido, com calha embutida;
    - Câmaras de vigilância;
    - Sistema de alarme simples com detetores de movimento por zonas.

    Optou então por uma combinação estores+vidros, ambos de segurança. Neste momento é para essa opção que estou mais inclinado, de facto, se bem que estou na dúvida se valerá a pena apostar nos vidros laminados se os estores já forem seguros o suficiente.
    Qual a intenção primordial das câmaras? Mera dissuasão? Poder ver o que se passa fora de casa sem ter de chegar à janela? Ou para tentar garantir que os gatunos são apanhados, já depois do mal feito?
    Os sensores de movimento são apenas no exterior, no interior ou ambos?
    Sei que estou a pedir muito, mas ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse dar uma ideia dos preços de cada uma dessas coisas. Se preferir pode ser por mensagem pessoal.
    Obrigadíssimo

    Colocado por: FFFVai ter garagem?

    Não! :)
  6.  # 28

    Colocado por: miguelgColoquei nas janelas e portas/janela ferragens de segurança, cada um desses acessos tem 14 fechos distribuídos pelas laterais e topos (em cima e baixo) e os vidros são laminados.

    Que exagero.. como se isso fosse demover alguém.... Se quiserem entrar, vão entrar.Partem os estores e os vidros.
    Casa isoladas.. alarmes e videovigilância somente servem como dissuasores, pois não fazem realmente nada.

    Percebo que psicologicamente isto tudo o faça sentir mais descansado...
  7.  # 29

    Colocado por: Pedro BarradasQue exagero.. como se isso fosse demover alguém.... Se quiserem entrar, vão entrar.Partem os estores e os vidros.

    Concordo que não demovem ninguém (e o número de fechos parece algo excessivo, daí o meu comentário a esse comentário), mas poderá ser uma opção a ponderar no meu caso, que pretendo essencialmente ter formas de os atrasar se e quando os dissuasores não fizerem efeito. No fundo, não me tranquiliza a possibilidade de acordar um dia com um cano serrado ou uma lâmina encostados à cabeça/garganta.
    Se eles entrarem quando eu e a minha família não estivermos, pois que se divirtam, para isso serve o seguro.
    • RCF
    • 8 abril 2016

     # 30


    Que exagero.. como se isso fosse demover alguém.... Se quiserem entrar, vão entrar.Partem os estores e os vidros.


    Nisto, tenho uma opinião diferente.
    É certo que não existem casas, nem mesmo cofres, invioláveis, nem sistemas de segurança absolutamente intransponíveis.
    No entanto, a ideia de que não vale a pena fazer nada e que quem quiser arrombar arromba e que tudo é transponível não é correta.

    As medidas de segurança identificadas pelo forista não são suficientes para resistir a todo o tipo de ameças, mas são o suficiente para demover alguns potenciais assaltantes!

    Pensem no seguinte - Duas casas de construção idêntica, aparentando possuir o mesmo tipo de bens e valores, lado a lado uma da outra, ambas supostamente desabitadas (por férias dos residentes). Únicas diferenças: uma anuncia ter alarme e veem-se câmaras de videovigilância e a outra não aparenta dispôr destes equipamentos. O ladrão decidido a assaltar uma delas, qual escolherá?
    Concordam com este comentário: FFF
    •  
      MJLP
    • 8 abril 2016

     # 31

    Depende do ladrão pois poderá ver nas medidas de segurança um sinal de que a casa terá mais objectos de valor.

    No entanto, penso que a grande maioria dos assaltantes, aproveitaria para assaltar a casa sem vigilância por uma questão de facilidade. Apesar de não considerar o ladrão comum burro, considero bastante preguiçoso. Tal como tudo há excepções mas em geral, a segurança é sempre bem vindo quanto mais não seja para nos alertar com tempo caso estejamos dentro de casa. O maior valor da casa somos nós e a nossa família. O resto o seguro paga.
    • FFF
    • 8 abril 2016 editado

     # 32

    Colocado por: mhpintoQual a intenção primordial das câmaras? Mera dissuasão? Poder ver o que se passa fora de casa sem ter de chegar à janela? Ou para tentar garantir que os gatunos são apanhados, já depois do mal feito?


    A ideia das câmaras é para gravar imagens do exterior. Sabendo que estão a ser filmados, pode funcionar como elemento dissuasor. Claro que podem ter gorros ou dar um tiro nas câmaras, mas isso já chama mais a atenção. Sendo a minha moradia integrada numa banda, é suposto haver vizinhança por perto, pelo que evitarão chamar a atenção.

    Colocado por: mhpintoOs sensores de movimento são apenas no exterior, no interior ou ambos?


    Interior. Acho que no exterior fica tudo muito sujeito a falsos alarmes. Embora já existam alarmes que não são acionados caso o movimento seja de um gato, por exemplo, mas...

    Colocado por: mhpintoideia dos preços de cada uma dessas coisas


    Quanto aos vidros, não tenho orçamento em separado da caixilharia. E, naturalmente, depende do número, dimensão e tipo de vãos que tem.
    Os meus vãos são em PVC, perfil da Deceuninck (Winbel), coloridos no exterior com uma cor RAL, com o vidro que descrevi acima (4+4 + 16 + 6) da Guardian Sun.
    Um vão fixo com 1450 x 1900 custou-me 330,43 € + IVA, já com montagem.

    Quanto aos estores de alumínio extrudido, o melhor é dar-lhe o preço por m2 de réguas de estore, que inclui já as calhas e a montagem: 96,00 €/m2 (+ IVA).
    Deve ainda considerar motores eventualmente mais potentes do que a solução para lâminas de PVC, uma vez que estas de alumínio são mais pesadas.

    Câmaras de vigilância ainda não tenho preços.

    Sistema de alarme com 12 zonas: 650,00 € (+ IVA).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: milongue, mhpinto
    •  
      Mk Pt
    • 8 abril 2016 editado

     # 33

    Colocado por: RCF Únicas diferenças: uma anuncia ter alarme e veem-se câmaras de videovigilância e a outra não aparenta dispôr destes equipamentos. O ladrão decidido a assaltar uma delas, qual escolherá?


    Segurança contra roubos reside nisto mesmo.
    Não é tornar a casa uma caixa forte, é sim torná-la menos atraente a roubos que outras.
    Porque arrombar uma casa é sempre possível - conheço um caso mais extremo em que até partiram as paredes para fazerem um roubo*, porque no caso em questão era mais simples do que entrar por portas/janelas .. a ideia é tornar a casa o menos atraente possível para ser assaltada.


    Alarme, video vigilância, iluminar o espaço à volta da casa durante a noite e/ou detectores de movimento exterior que acendam luzes com movimento, dificultar a intrusão com meios visíveis [estores, ...].
    Os muros/vedações exteriores devem dificultar também o acesso, obviamente, mas ao contrário do que muitos pensam/fazem, é bom ter visibilidade. Ou seja, o melhor é gradeamento exterior que dificulte acesso mas permita visibilidade.

    Vidros de segurança, não sendo perceptíveis que o são a alguma distância, não são à partida dissuasores, mas funcionam para retardar/dificultar a entrada.
    Poderão evitar alguns assaltos, mas não são garante de nada. Servem mais é para retardar a entrada e, assim se houver ocupantes no interior, os mesmos darem aviso aos assaltantes e/ou colocarem-se em fuga..ou pelo menos saberem de forma mais antecipada o que os espera.


    *o exemplo não foi em Portugal, foi algures em África, mas serve como exemplo que se a ideia é entrar numa casa..é sempre possível fazê-lo.
    :)

    Colocado por: RCF

    Não tenho respostas muito objetivas para as questões que coloca.
    Não sei preços, mas os mais resistentes serão bem mais caros. O que é bom custa dinheiro!
    Apesar de os mais resistentes serem apelidados de "balísticos", creio serem, igualmente, laminados. Aliás, mesmo dentro dos balísticos há uns mais resistentes que outros.


    Há vários tipos de vidro laminado: os laminados 'simples', que apenas são mais dificeis de quebrar comparado com vidros simples e não estilhaçam, a vidros resistentes a fogo [com diferentes categorias de resistência] ou anti bala, com diferentes categorias de resistência também.

    Os euros são o limite.
    Não só para o vidro, como também para a caixilharia - para suportar mais peso e, obviamente, ser caixilharia com segurança superior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto
  8.  # 34

    Como infelizmente ainda há quem pense que isto basta um alarme e video-vigilância para os manter à distância... aqui vai um belo exemplo de que não serve de grande coisa: https://www.youtube.com/watch?v=PzWYW18y--M

    É um banco, é só um tipo com um machado, tem câmaras como podem ver, tem o alarme que as funcionárias accionaram, e vejam lá se o tipo se foi embora...

    Neste caso o banco até tinha vidro blindado... infelizmente não parece ser é um modelo a sério ( chinesice :P ) porque conseguiu enfiar-se um pouco rápido demais dentro (menos de 4 minutos desde que começou a parti-lo) com apenas um machado... que pelo "padrão" Ercole: https://www.youtube.com/watch?v=Ly9uixgNfQI em vidro blindado normal mesmo com um machado deveria ter demorado mais tempo (+/- 8 minutos, o suficiente para a policia chegar e o prender ainda do lado de fora).

    A policia ali chegou em menos de 5 minutos (em Portugal é igual quando se trata de bancos, devido a contratos especiais para o efeito) mas no resto podem não ser tão rápidos seja porque não querem, ou não podem (estarem em outras ocorrências).

    Se vão gastar dinheiro em janelas de segurança, assegurem-se de que é a sério e que não estão a deitar dinheiro pró-lixo... porque o mais provável é nunca acontecer nada, e se acontecer a janela é bom que de facto tenha qualidade ou não vai demorar muito a ceder.

    À pergunta o que deve meter...

    Se tiver dinheiro para tal, uma janela blindada de alta segurança e um estore de segurança parecem excelentes ideias.
    Se a parede for em tijolo normal, ou em madeira, então pelo menos a janela eu aconselharia a ser blindada de alta segurança... visto que quase sempre tentam entrar pela janela ou porta... embora entrar pelas paredes não seja, de forma alguma, algo anormal no mundo da criminalidade das intrusões a edifícios.

    Se gostam de deixar janelas abertas/ destrancadas (por exemplo para arejar), é melhor uma daquelas janelas com função de respiro que só abre a parte de cima... não é tão seguro como estar fechada, mas pelo menos não entram diretamente.

    Se o dinheiro é um problema sério, mas está a borrifar-se para a estética, pode colocar um estore e janela normais mas depois coloca, do lado de dentro umas portadas metálicas em ferro ou aço o mais grossos que conseguir bem fixados à parede e depois é uma questão de manter fechado (não tem de ser feio, pode pintá-lo ou colar um papel decorativo por exemplo).
    Pode adicionar, ou em sua substituição colocar um gradeamento amovível (também do lado interior) para dificultar a passagem para o interior. Mas é bom que tenha um bom alarme que dispare no momento em que passarem do estore para dentro, ou ainda do lado de fora se possível... porque retirar gradeamento não é exactamente uma ciência muito complicada (dependendo da aplicação: serra, marreta, chave de fendas, cabo ligado a um veículo para arrancar da parede à força, maçarico, etc.).

    E ficou aqui mais uma opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  9.  # 35

    Colocado por: FFFQuanto aos vidros, não tenho orçamento em separado da caixilharia. E, naturalmente, depende do número, dimensão e tipo de vãos que tem.
    Os meus vãos são em PVC, perfil da Deceuninck (Winbel), coloridos no exterior com uma cor RAL, com o vidro que descrevi acima (4+4 + 16 + 6) da Guardian Sun.
    Um vão fixo com 1450 x 1900 custou-me 330,43 € + IVA, já com montagem.

    Quanto aos estores de alumínio extrudido, o melhor é dar-lhe o preço por m2 de réguas de estore, que inclui já as calhas e a montagem: 96,00 €/m2 (+ IVA).
    Deve ainda considerar motores eventualmente mais potentes do que a solução para lâminas de PVC, uma vez que estas de alumínio são mais pesadas.

    Câmaras de vigilância ainda não tenho preços.

    Sistema de alarme com 12 zonas: 650,00 € (+ IVA).


    Já dá para ter uma ideia, fico-lhe muito grato.
  10.  # 36

    Colocado por: mhpinto
    Isso não é um bocado chato demais para abrir e fechar? Tem alguma foto onde se vejam esses fechos?

    Parabéns pela "alegre casinha". Parece ser um espaço onde poderão gozar de muitos bons momentos.


    Os fechos não são abertos/fechados individualmente, roda o manipulo num sentido e abre os fechos das janelas no outro sentido fecha-os. O manipulo tem também um chave.
    Como já foi referido, nenhum sistema garante nada, é mais uma forma de dificultar a entrada, quanto mais difícil e dissuasor melhor!
  11.  # 37

    Colocado por: miguelgOs fechos não são abertos/fechados individualmente, roda o manipulo num sentido e abre os fechos das janelas no outro sentido fecha-os. O manipulo tem também um chave.

    Bem me parecia que deveria ser algo assim (de outra forma cruz credo que lhe admiraria a paciência :D). Onde descobriu isso? É opção normal na serralharia?
  12.  # 38

    Colocado por: miguelgOs fechos não são abertos/fechados individualmente, roda o manipulo num sentido e abre os fechos das janelas no outro sentido fecha-os. O manipulo tem também um chave.

    Ora então não são 14 fechos.. é uma ferragem com fecho multi-pontos, neste caso, com 14.
  13.  # 39

    Eu como opção de segurança arranjei 3 cães, creio que é das medidas mais eficazes contra assaltos...
  14.  # 40

    Colocado por: Rafael FortesEu como opção de segurança arranjei 3 cães, creio que é das medidas mais eficazes contra assaltos...

    É mais um obstáculo que pode ser ultrapassado com uns suculentos bifes envenenados, com uns tiros na cabeça, com lança chamas, com uns calhaus na carola, com uns emissores de ultra sons, com arco e flecha, com uma marreta, com uma cadela com o cio... enfim, depende das circunstâncias, mas penso existirem maneiras demais para ultrapassar os cães... mas não deixam de ser um obstáculo que vai deixar muita gente longe... e se afastar 1 intruso que seja já podem ter justificado a sua existência a nível de proteção.

    Seja como for o autor do tópico pediu sugestões explicitamente em relação às janelas e/ ou estores... até porque depois de ultrapassar eventuais animais, terão de ultrapassar paredes, chão, teto, porta, janela ou outra coisa qualquer para entrar e levarem ou fazerem o que querem.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0263 seg. NEW