Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum, chamo-me Carlos e sou da Povoa de Varzim. Precisava da vossa ajuda para tentar resolver um problema no meu apartamento. O meu apartamento é relativamente antigo e ao longo dos anos foi sendo remodelado pelo anterior dono (colocação de janela dupla com vidro duplo, pintura paredes) e por mim (cozinha nova, casa de banho nova, pintura paredes). Com as obras resolveram-se alguns problemas, mas este ainda está por resolver e agora quero ver se o consigo resolver. Passo a explicar. As janelas (principalmente as 2 que são viradas a norte) nos dias em que chove muito, escorre água (ainda é alguma) pelos estores e acumula no espaço entre as duas janelas (os estores estão no meio de cada janela) coisa que não acho normal e quero resolver. Outra questão é o vento, é um zumbido horrível e entra muito frio e vento para os quartos, entra pela caixilharia da janela, pela parte inferior e superior da fita do estore. Como conseguirei resolver isto? Ja me falaram que se automatizasse os estores que resolvia, será? Que outra solução é possível? Eu penso que o problema maior é alguma rachadela na parte de fora do edifício perto da caixa de estores (que é embutida na parede), mas o meu apartamento é no 5º andar e por isso torna-se difícil o acesso pelo lado de fora para ver o que se passa.
Desde já muito obrigado a todos e desculpem o testamento.
A entrada de água em dias muito batidos pela "nortada" é provavelmente um dano qualquer na fachada (fendilhação, junta da cerâmica podre caso exista, etc...). Quanto ao vento, tentar vedar e calafetar o melhor possível a caixa de estore e a caixilharia numa primeira fase. Se as borrachas estiverem velhas e ressequidas, trocar. Se não se importar de entrar em maiores despesas, uma caixilharia melhor ou os estores eléctricos (eliminam o buraco por onde passa a fita) ajudam.
Estas pessoas agradeceram este comentário: cffc1991
Se o estore está entre duas janelas, ( de longe o melhor sistema para isolar um estore) e se ente agua e vento é mesmo por fendilhamento da fachada no sitio da cx de estore, o ideal é reparar a fachada , uma vez que é num local de dificil acesso, pode tentar remover o estore pelo interior e tentar fazer uma reparaçao pelo interior da cx de estore.
Não sou técnico mas andei recentemente a mexer nas janelas do meu apartamento e conversei bastante com o serralheiro que lá foi. Do que estou a perceber o estore corre entre as janelas duplas, certo? À partida isso deveria ter isolado a caixa do estore do exterior do prédio e impedir tanto a entrada do vento como a da chuva. Se tem vento e chuva a entrar é porque ou a janela exterior ficou mal isolada ou os isolamentos já se danificaram (há quanto tempo foram aplicadas?) ou, tal como sugere, pode haver uma fissura na parede exterior, mas teria de ser bastante grande para se notarem os efeitos que descreve. Tente mesmo espreitar por cima da sua janela (com as devidas cautelas, talvez com um espelho?), eu diria que a fissura, se for isso, tem de estar por perto.
Estas pessoas agradeceram este comentário: cffc1991
Obrigado pessoal pelas respostas, primeiro vou responder as perguntas colocadas. Sim o estore corre entre as janelas duplas. As janelas duplas foram colocadas pelo que sei a volta de 5/6 anos. Vou então tentar ver o que tem a fachada a ver se por ai descubro algo, porque como vocês dizem quase de certeza que tem fendas, sempre foi a minha maior suspeita, principalmente devido ao material, são placas de mármore amarelada (não sei se é o termo exacto). Se por acaso quisesse automatizar os estores, quanto me custaria isso por cada um?
Isso não vi, mas creio não ser nenhum balúrdio. Se quiser evitar o investimento, a opção low-cost passa por forrar o interior da caixa de estore com roof-mate, se bem que isso não resolve completamente o problema, mas deverá minimizá-lo. O serralheiro disse que na casa dele até meteu roof-mate para reduzir a entrada de frio pelo buraco de saída da fita.
Cuidado que isso pode esconder um problema maior: se você tem infiltrações pelas juntas dessas placas de mármore então anda água por detrás da pedra, e isso pode levar as peças a descolarem e, eventualmente, cair na cabeça de alguém que vá a passar.