Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Solicitei à EDP a execução de um ramal de BT para alimentar um terreno rústico onde futuramente penso construir uma pequena moradia (20,7kVA em corrente trifásica).
    Em paralelo com o pedido de ramal, uma empresa da especialidade construiu o ponto de entrega (murete e componentes elétricos).
    Em frente ao terreno, a 25m do murete, existe um poste que alimenta várias moradias.
    Ao fim de 2 meses e meio chegou finalmente o orçamento e com ele uma surpresa extremamente amarga. O seu valor é de cerca de 23.000€ !!! Inclui elementos de ligação de MT (570m), elementos de uso exclusivo de BT (17m) e 50% de um PTD.
    Poderá haver algum engano? Se não for engano, como é possível semelhante valor?
    Agradeço desde já todos os comentários e conselhos.
  2.  # 2

    Colocado por: sab1959Se não for engano, como é possível semelhante valor?

    Pois eu questiono é como é que é possível a EDP fazer um ramal para um terreno rústico ??
    Disse que era para construir uma moradia, ou disse que era para fins agrícolas?
  3.  # 3

    Para já é para alimentar um furo artesiano.
    Dentro de alguns meses para a construção de uma moradia. Mas, presentemente, há un poste com energia elétrica a 25m do murete.
  4.  # 4

    A potencia que está a requisitar é relativamente alta, e possivelmente ( ou quase de certeza) o poste que tem perto do terreno já não tem essa potencia disponível, e como tal é necessário reforçar a linha desde o poste mais perto de media tensão, e dai o preço aumentar muito.

    sugeria se for possível requisitar uma potencia mais baixa, precisa mesmo de 20,7kva Trifasicos?
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  5.  # 5

    Colocado por: larkheA potencia que está a requisitar é relativamente alta, e possivelmente ( ou quase de certeza) o poste que tem perto do terreno já não tem essa potencia disponível,


    Ou isso, ou é um poste de média tensão, daí necessitar do transformador e de uma parafernália de ligações em MT e BT.
  6.  # 6

    é triste é neste país se pagar tanto imposto tanto imi tanta mierda..... para depois no fim ainda nos virem limpar a carteira desta maneira e de outras!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, scorpionlabel
  7.  # 7

    Colocado por: loverscouté triste é neste país se pagar tanto imposto tanto imi tanta mierda..... para depois no fim ainda nos virem limpar a carteira desta maneira e de outras!


    Nos outros países é diferente?
  8.  # 8

    Colocado por: treker666

    Nos outros países é diferente?


    é.... em muitos países pagam-se muitos impostos mas a contrapartida é de longe muito diferente da nossa!
  9.  # 9

    Colocado por: ClioII

    Ou isso, ou é um poste de média tensão, daí necessitar do transformador e de uma parafernália de ligações em MT e BT.



    Se ler com atenção:

    Inclui elementos de ligação de MT (570m),


    São 570 metros de elementos em media tensão, penso que o problema seja aquele que descrevi.
    Concordam com este comentário: ClioII, r_m_f_f
  10.  # 10

    Deve ter razão.
  11.  # 11

    Após deslocar-me à EDP constatei que o problema reside no facto de o PT existente não aguentar os 20,7 kVA que solicitei.
    Pedi então para simularem 10,35 kVA ou mesmo 6,9 kVA, porque não tenho qualquer possibilidade de pagar o valor orçamentado. Estou a aguardar a resposta.
    Seja como for, acho toda esta situação muito estranha, dado que há poucas moradias alimentadas por este PT. Não tenho culpa que o atual PT tenha sido mal dimensionado.
    Porque carga de água é que tenho que ser eu a custear estas despesas e não a EDP?
  12.  # 12

    Colocado por: sab1959 Não tenho culpa que o atual PT tenha sido mal dimensionado.
    Porque carga de água é que tenho que ser eu a custear estas despesas e não a EDP?


    basicamente voce é que precisa de luz.... nao sao eles! é assim que funciona....
  13.  # 13

    Colocado por: sab1959Após deslocar-me à EDP constatei que o problema reside no facto de o PT existente não aguentar os 20,7 kVA que solicitei.
    Pedi então para simularem 10,35 kVA ou mesmo 6,9 kVA, porque não tenho qualquer possibilidade de pagar o valor orçamentado. Estou a aguardar a resposta.
    Seja como for, acho toda esta situação muito estranha, dado que há poucas moradias alimentadas por este PT. Não tenho culpa que o atual PT tenha sido mal dimensionado.
    Porque carga de água é que tenho que ser eu a custear estas despesas e não a EDP?


    Quando instalam um novo PT a edp faz uma previsão do que poderá vir a ser alimentado no futuro , o normal maximo sera 10,35 kva por casa sendo as casa monofasicas, vc pediu 20,9kva trifasicos , o que equivale no maximo a 6 casas, sendo que muitas casas só usaram 6,9 Kva, possivelmente a zona aquando da instalaçao da energia não foi pensada para tanta habitação.

    Necessita ter noção que esta a solicitar mesmo muita potencia. Alem de que a EDP não fornece a ng mais de 13,8 Kva (60 A por fase) trifásico sem instalação de PT

    Continuo sem entender para que queria os 20,9 Kva trifasicos( 90 A por fase), não seria para uma vivenda concerteza.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  14.  # 14

    se calhar ele vai construir um predio com varios andares
  15.  # 15

    Colocado por: larkhe

    Quando instalam um novo PT a edp faz uma previsão do que poderá vir a ser alimentado no futuro , o normal maximo sera 10,35 kva por casa sendo as casa monofasicas, vc pediu 20,9kva trifasicos , o que equivale no maximo a 6 casas, sendo que muitas casas só usaram 6,9 Kva, possivelmente a zona aquando da instalaçao da energia não foi pensada para tanta habitação.

    Necessita ter noção que esta a solicitar mesmo muita potencia. Alem de que a EDP não fornece a ng mais de 13,8 Kva (60 A por fase) trifásico sem instalação de PT

    Continuo sem entender para que queria os 20,9 Kva trifasicos( 90 A por fase), não seria para uma vivenda concerteza.
    Concordam com este comentário:r_m_f_f
    que exagero, 20kva são 30A por fase.
  16.  # 16

    Vamos por partes:
    1) Pedi 20.7 kVA, ou seja, 90A no total, 30A por fase, a conselho do eletricista;
    2) Pretendo construir uma pequena moradia de piso térreo (140m2);
    3) Pretendo alimentar um furo artesiano com bomba trifásica de 3.9A por fase.

    É apenas isto. Já pedi para efetuarem a simulação com 10.35 kVA e 6.9 kVA e estou a aguardar desde 4a feira passada.
    Não é muito tempo já? Na prática é colocar os dados no computador e sai o chouriço !
    •  
      omega
    • 11 abril 2016 editado

     # 17

    para isso nem de trifasica precisa.
    chega os 10.35 monofásico, fica com 45 amperes, chega a farta para o que precisa
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  17.  # 18

    A EDP prefere trifásica por causa da distribuição pelas 3 fases: 6,9 kVA em monofásica são 30A enquanto em trifásica sao 10A por fase.
  18.  # 19

    Colocado por: sab1959A EDP prefere trifásica por causa da distribuição pelas 3 fases: 6,9 kVA em monofásica são 30A enquanto em trifásica sao 10A por fase.
    mas você vai preferir ter 45A livres em vês de 15A por fase, a potência é rigorosamente a mesma,

    10A por fase nem da para ligar a máquina de lavar roupa.

    Existem bombas monofásicas para o furo.
  19.  # 20

    Eu sei, mas a EDP prefere o ramal trifásico porque distribui a corrente pelas 3 fases, enquanto no monofásico sobrecarrega ainda mais o PT existente.

    O PT atual alimenta meia dúzia de moradias e não consegue alimentar mais uma?

    Para mim, a EDP encontrou uma oportunidade de melhorar o ramal existente à minha custa.
 
0.0240 seg. NEW