Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: 21papaleguas
    Cá está aquilo que eu considero um erro para um sistema de autoconsumo.
    Tv´s, Mlr?
    O master_chief está a pensar ter uma televisão, ou a mlr durante todo o dia?
    O que é que vai acontecer à produção quando não tiver esses equipamentos ligados?
    Se lhe pagarem o excesso de produção, tudo bem, caso contrário...


    Só vejo isso a ser mais rentabilizado me fizer os consumos que fazia antes nas horas de vazio.
    Exemplo meter as máquinas de lavar nessa altura, aproveitar para climatizar a casa, ventilar, etc.
  2.  # 22

    Colocado por: 21papaleguas
    Cá está aquilo que eu considero um erro para um sistema de autoconsumo.
    Tv´s, Mlr?
    O master_chief está a pensar ter uma televisão, ou a mlr durante todo o dia?
    O que é que vai acontecer à produção quando não tiver esses equipamentos ligados?
    Se lhe pagarem o excesso de produção, tudo bem, caso contrário...


    No meu caso...
    diariamente é feita 1/2 maquinas de roupa durante o dia
    1 TV poderá estar ligada umas 3h no periodo diurno
    2 frigorificos sempre ligados
    1 arca congeladora
    e acho que chega

    Pelo que já andei a ver de consumos diurno... a coisa anda (se nao estou esquecido) nuns 3 - 4 kWh periodo diurno

    Usando um conversor que encontrei ao calhas no google... e usando uma valor hipotetico de 7h de luz 500W poderiam produzir uns 3,5kWh

    mas como já disse... sou um zero em electricidade portanto nao se fiem em nada disto :P
      Apr. 07 18.43.jpg
  3.  # 23

    Ok, tudo bem.
    Mas o autoconsumo tem um limite de produção, que penso serem 1500W, ou seja 6 painéis.
    Mais uma vez o loby a funcionar.
    Concordam com este comentário: master_chief
  4.  # 24

    E se puser 7 alguém chateia? podem ser 7 de 150 watt?!?!
  5.  # 25

    Colocado por: callinasE se puser 7 alguém chateia? podem ser 7 de 150 watt?!?!
    eu sei lá se alguem chateia... podes ter é algum vizinho cabeçudo que vá fazer barulho sei lá
    Isto é o normal entre vizinhos
  6.  # 26

    Tem a ver com a potência instalada, não com o nº de painéis.
    O callinas estava a reinar.
  7.  # 27

    Estou a reinar porque não percebo.
    Não posso ter 2000 watt instalados e dizer que só tenho 1200watt?
  8.  # 28

    Colocado por: callinasEstou a reinar porque não percebo.
    Não posso ter 2000 watt instalados e dizer que só tenho 1200watt?


    Poder reinar pode, mas não tenho a certeza que o excedente não seja injectado na rede.
    Agora pense que em alturas que por acaso não consuma ou consuma pouco, injecta na rede perto de 2000W...
    Se assim for irão notar certamente.
  9.  # 29

    Pensei mesmo que estivesse a ser irónico.
    Quanto ao nº de painéis, como disse anteriormente tem a ver com a potência instalada, não com o nº de painéis.
    Os 7 de 150W não ultrapassam os 1500W que penso ser o máximo permitido.


    Colocado por: callinasNão posso ter 2000 watt instalados e dizer que só tenho 1200watt?

    É como tudo e como vivemos em sociedade com regras, se formos civilizados, faremos por as cumprir.
    Eu também posso andar a 200Kmh na auto estrada mas...
  10.  # 30


    É como tudo e como vivemos em sociedade com regras, se formos civilizados, faremos por as cumprir.
    Eu também posso andar a 200Kmh na auto estrada mas...


    É o lobby da EDP a dizer, nós deixamos vocês produzirem uma migalhinha, mas tem que pagar o resto aqui ao "pessoal"!
    Imaginem um país auto-suficiente, onde é que isso cabe na cabeça de alguém!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  11.  # 31

    Colocado por: tozepalmaÉ o lobby da EDP a dizer, nós deixamos vocês produzirem uma migalhinha, mas tem que pagar o resto aqui ao "pessoal"!
    Imaginem um país auto-suficiente, onde é que isso cabe na cabeça de alguém!

    Já afirmei o mesmo neste forum várias vezes.
    Concordam com este comentário: tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  12.  # 32

    Colocado por: tozepalma

    Poder reinar pode, mas não tenho a certeza que o excedente não seja injectado na rede.
    Agora pense que em alturas que por acaso não consuma ou consuma pouco, injecta na rede perto de 2000W...
    Se assim for irão notar certamente.

    O 2000 é um exagero. Mas ainda ninguém me esclareceu, posso ou não ter instaldos 900 watt e dozer que tenho apenas 500watt.
    Isto porque, posso ter 500 watt e instalar um painel adicional sem dar troco a ninguém?
  13.  # 33

    Colocado por: callinas
    O 2000 é um exagero. Mas ainda ninguém me esclareceu, posso ou não ter instaldos 900 watt e dozer que tenho apenas 500watt.
    Isto porque, posso ter 500 watt e instalar um painel adicional sem dar troco a ninguém?

    Mas isso só é possivel de se saber se... existem vistorias de quanto em quanto tempo?
  14.  # 34

    Colocado por: 21papaleguasPensei mesmo que estivesse a ser irónico.
    Quanto ao nº de painéis, como disse anteriormente tem a ver com a potência instalada, não com o nº de painéis.
    Os 7 de 150W não ultrapassam os 1500W que penso ser o máximo permitido.
    isso é como a ligação ao ramal de abastecimento de agua, diziam que era obrigatoria, no entanto não! portanto a meu ser se fizer uma instalação para autoconsumo pode muito bem mandar o pessoal da EDP as ortigas, que eu saiba so em espanha "para ja" é que o sol não é de todos!!!!
  15.  # 35

    Isso gostava eu de os mandar... mas infelizmente não posso e tenho de os gramar.
    Já passei um mau bocado com eles e tento com a minha má experiência alertar outros para terem cuidado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  16.  # 36

    Para auto-consumo não vejo onde eles podem pegar, bem podem ficar fora da estrada a apreciar os paineis! =)
  17.  # 37

    Tou a ler o DL na diagonal e quem fizer uma UPAC ainda se pode registar como produtor e vender o excedente... (até 1,5kW)
  18.  # 38

    Aqui dá para perceber bem o resumo:


    "(...) Sem necessidade de registo ou comunicação prévia, produzir com ou sem injeção na rede até 200W;
    Apenas com comunicação prévia, produzir até 1500W;
    Acima de 1500W é necessário registo (e pagamento de taxa) bem como a instalação de um contador com telecontagem, permitindo a venda de energia à rede;
    Se o sistema não estiver de forma alguma ligado à rede, considerando-se "em ilha", então bastará a comunicação prévia independentemente da potência instalada.

    Saliente-se que a potência acima estabelecida é a potência instalada, ou seja, a potência dos painéis fotovoltaicos, e não a potência do inversor. Este Decreto-Lei pretende o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos para Autoconsumo. A ideia é produzir energia e consumi-la, conseguindo-se assim uma redução na fatura da luz. A venda de energia à rede é possível mas com valores substancialmente mais baixos do que antigamente, menos de 5 cêntimos por KW.

    A utilização de equipamentos é agora regulamentada, tendo estes de estar certificados e inscritos no portal SERUP, ainda a ser criado. Os equipamentos da CCBS Energia cumprem estas normas. (...)

    In http://www.ccbs-energia.pt/blog/53-decreto-lei-sobre-autoconsumo-finalmente-publicado
  19.  # 39

    Bom dia,
    Surgiu me uma dúvida que provavelmente já surgiu a muita gente.
    E se em vez de investir nos painéis, investir apenas em baterias que carregam apenas durante a noite em bi-horario e fossem utilizadas durante o dia? Haverá algum controlador que possa fazer essa gestão? Seriam necessárias muitas para manter a casa durante uma grande parte do tempo?
    É que a carga delas seria feita com eletricidade a 9cent o Kw.

    Cumprimentos
  20.  # 40

    Duvido que compense... mas há isto:

    https://www.teslamotors.com/en_EU/powerwall
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopacheco
 
0.0230 seg. NEW