Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Estamos neste momento com uma indecisão. A nossa casa é de um piso apenas e a cobertura é plana. Tínhamos programado e orçamentado a utilização parcial da cobertura com lajetas de betão.

Numa conversa com um amigo, ele perguntou porque não colocava relva sintética na cobertura. Já ouvi algumas opiniões (arquiteto e empreiteiro e outras pessoas), mas as opiniões dividem-se.

A cobertura será executada da seguinte forma:
    - Fornecimento e execução de cobertura plana com a seguinte constituição: Camada de forma para formação de pendente das lajes de cobertura dos edifício e das coberturas, com betão leve com peso inferior a 300kgf/m3;
    - Menbrana em PVC-P tipo AlkorPlan L 35177, incluindo camada de separação em geotêxtil AlkorPlus entre o suporte e menbrana e camada de separação em geotêxtil AlkorPlus 81008 de 180g/m2, inluindo as respetivas dobragens para platibandas, sobreposições e todos os acessórios de remate e fixação;
    - Placas de poliestireno extrudido, do tipo Rofofmate SL-s com 8 cm de espessura, macheadas, aplicadas sobre as telas de impermeabilização para isolamento térmico das lajes de cobertura, felto sintético (geotextil) com 150 g/m2;
    - Camada de godo escolhido e lavado com espessura média de 4 cm e com granulometria de 20/35 mm para proteção das coberturas invertidas.

Há algum problema nesta solução, tipo:
    - humidades na cobertura?
    - desgaste da relva sintética que possa levar a perda de cor da relva sintética?

Se houver alguém com experiência com esta solução, por favor informe dos resultados práticos.

Para os entendidos, caso seja não haja problemas de maior nesta solução, qual o melhor método?

Um abraço!
    V Barbosa
  2.  # 2

Mas quer relava sintética para quê? Vai desfrutar dela?
    vai pagar quase 40€/m2 só para isso?

Sabe que a relva sintética necessita de rega periódica. Que possivelmente não lhe dura 10 anos. Que se não ficar fixada convenientemente poderá "voar".

Porque não deixa isso simplesmente com o godo rolado, que funciona bem e não é feio ( do meu ponto de vista)
    Concordam com este comentário: CMartin, antonylemos
  3.  # 3

A relva perde a cor viva e quanto mais barata pior.
    É muito difícil de limpar de porcarias.

A solução que apresentou é adequada, esqueça a relva.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  4.  # 4

Eu já apliquei relva sintética numa cobertura, mas só tem dois anos, ainda é cedo para dizer se dura muito .... hááaaaa...ainda não voou.
    Custou cerca de 18€/m2.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Porque não deixa isso simplesmente com o godo rolado, que funciona bem e não é feio ( do meu ponto de vista)
    Concordam com este comentário:CMartin

Concordo é muito mais bonito de facto! E mais duradouro também direi eu..

Mas tenho que confessar também que eu sou da opinião que a relva sintética é das piores coisinhas em termos estéticos.., se mais nenhuns. Acho abominàvel. Como os capachinhos nos carecas. Simplesmente, sabemos que há alí qualquer coisa contra natura e que não joga nada bem!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 6

O godo rolado é sem duvida uma opção de muito bom gosto.
  7.  # 7

Numa casa onde não se vê a não ser do céu, para que colocar relva?

Por exemplo tem uma casa numa encosta e lá ao fundo tem um anexo encostado ao terreno, para disfarçar o telhado até que colocaria relva...
    Concordam com este comentário: Jpires76, Bricoleiro
  8.  # 8

Colocado por: PicaretaCustou cerca de 18€/m2.

custou-lhe 18€ e e vendeu instalada por quanto ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sancardoso
  9.  # 9

Se pretende uma cobertura do tipo ajardinada, meta MESMO uma cobertura ajardinada. Mas já sabe é mais caro, e precisa de alguma manutenção...
  10.  # 10

Bom dia,

Então acham que não é viável/aconselhável essa solução.

Godo irá ter, mas irá haver uma parte da cobertura que terá acesso, se não for a relva, teremos de colocar as lajetas (o godo não me parece confortável para andar em cima dele).

A casa fica num alto, a ideia é criar uma zona de estar na cobertura. Pensamos na relva por ser mais "confortável" ao toque, mas não queremos complicar. :)

Obrigado
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Barradas
    custou-lhe 18€ e e vendeu instalada por quanto ;)

"conhecendo" a picareta deve ter vendido instalada por 15 eur ja com iva e com primeira rega incluida! =D
  12.  # 12

Colocado por: V BarbosaA casa fica num alto, a ideia é criar uma zona de estar na cobertura.

Se colocar uma solucao destas, aproveita ainda mais, pois acaba por servir de isolamento termico.
      telhado-verde-camadas.jpg
  13.  # 13

Colocado por: V BarbosaBom dia,

Então acham que não é viável/aconselhável essa solução.

Godo irá ter, mas irá haver uma parte da cobertura que terá acesso, se não for a relva, teremos de colocar as lajetas (o godo não me parece confortável para andar em cima dele).

A casa fica num alto, a ideia é criar uma zona de estar na cobertura. Pensamos na relva por ser mais "confortável" ao toque, mas não queremos complicar. :)

Obrigado

Mas a cobertura é "técnica" ou "acessível"?
  14.  # 14

É acessível...
  15.  # 15

Colocado por: treker666

Se colocar uma solucao destas, aproveita ainda mais, pois acaba por servir de isolamento termico.
      telhado-verde-camadas.jpg

Isto já coisa para dar muito trabalho... :)
  16.  # 16

Colocado por: V BarbosaÉ acessível...

Nesse caso o seu projectista enganou-se. O calhau é para coberturas técnicas e as lajetas para coberturas de acessibilidade esporádica.

Para ser mesmo acessível, ou cerâmica ou pedra.

0.0139 seg. NEW