Iniciar sessão ou registar-se
    • gesta
    • 30 abril 2009 editado

# 1

Gostava que alguem que estivesse dentro do ramo de arquitectura, me ajudasse no seguinte.A empresa que me esta a tratar do meu processo de arquitectura, depois de tudo pronto, entregou na câmara o respectivo processo.Só que os tecnicos da câmara, enviaram uma carta depois de analisar o processo, e verificaram que o processo se encontrava deficientemente instruido, e pediram para fazer corrigir cerca de sete parametros.
    Agora, o problema é o seguinte:a referida empresa, quer que eu pague o aditamento ao processo de licenciamento e as despesas da referida câmara.Só que eu tenho insistido no facto de que não devo pagar, porque não fui eu que realizei o processo de arquitectura, nem tenho culpa de a câmara ter mandado corrigir esses itens que estavam mal.
    Alias, na minha nota de honorarios,não vem englobado, qualquer tipo de aditamento , não fui eu que sugeri, qualquer aditamento ao processo, visto que antes tinha existido uma reunião da referida empresa com os técnicos da câmara. Muito obrigado e aguardo o maximo de comentários.
  1.  # 2

Esse aditamento que se refere diz respeito a quê propriamente?
    O processo estava mal instruido porque não cumpria a legislação?
    Se for este o caso deverá ser o gabinete a assumir as correções?
    Se o processo cumpre toda a legislação mas há um técnico da câmara que se lembrou que aquilo deveria ser mais assim ou assado o gabinete não tem culpa dos caprichos dos técnicos da câmara.
  2.  # 3

Antes de mais, muito obrigado pela resposta.
    O processo estava mal instruido,devido ao termo de responsabilidade do coordenador,ao numero de lugares de estacionamento, ao afastamento da construcão principal, o plano de acessibilidades, a falta da ficha de segurança contra incêndio e outro artigo.
    Pelo que eu pude perceber, isto são coisas que o gabinete tem que sebar antes de entregar o projecto de arquitectura, não sera propiamente uma birra dos tecnicos da câmara.

Muito obrigado. Aguardo comentários.
  3.  # 4

gesta

Isso devia estar incluido, até porque geralmente há uma parte dos honorários que só são pagos apos aprovação da camara, já a comtemplar precisamente qualquer "acrescento" a fazer. Eu pelo menos sempre trabalhei assim e penso que é o correcto.
  4.  # 5

Se a situação é assim como diz cabe ao gabinete corrigir as anomalias pois tratam-se de anomalias que não deveriam ter aconteçido.
    Ainda não pagou a totalidade do projecto pois não?
    Utilize esse argumento como "arma" para que sejam efectuadas as devidas correções.
  5.  # 6

Mais uma vez obrigado.Desculpa Marco, mas não percebi.O que ainda me falta pagar, é os projectos de especialidade e preparos para a cm, e o alvara de licença, quando disponivel.Tudo o resto já foi pago, até a entrega do projecto de arquitectura, faltando agora este ser aprovado, para depois se proceder ao que falta.

Qunto ao Zedasilva, sabes qual é o meu medo, eu ate não pagava, mas depois de isto ser aprovado, sabes como é , os tipos, podem não aparecer para me acompanhar a obra, e depois eu estou lixado, que isto não tem fim. Eu sei que tens razão, mas entende tambem o meu ponto de vista.

Muito obrigado
    •  
      FD
    • 30 abril 2009

# 7

Fez um contrato de adjudicação com a dita empresa? Pode colocá-lo aqui (omitindo os dados pessoais/confidenciais ou da empresa)?

Se foi tudo tratado de boca a coisa pode ser mais complicada se ambos disserem coisas diferentes.
  6.  # 8

FD.Obrigado pelo comentário.
    Eu não tenho aqui o contrato, mas claro que o tenho em casa e esta devidamente assinado e eu concordei com tudo que estava escrito.
  7.  # 9

Porque será que esta situação me é familiar?
    Já não é nem a primeira nem a segunda vez que um dono de obra se me vem queixar de ter pago um-projecto-e-meio "por culpa da Câmara"...
  8.  # 10

Mas o luis, não sei se viste a minha introdução, eu penso que não existe a minima duvida, que eu não tenho culpa nenhuma.Se fosse eu, que tivesse pedido o aditamento, mas não, o aditamento foi entregue na câmara, devido, aos tecnicos da câmara pedirem para o arquitecto, corrigir uma serie de artigos que estavam mal feitos no projecto de arquitectura.
  9.  # 11

Agradeço desde já todos os comentários, mas peço a quem perceber do tema, que opine ainda mais, para eu pressionar ao maximo os tipo.
  10.  # 12

Agradeço desde já todos os comentários, mas peço a quem perceber do tema, que opine ainda mais, para eu pressionar ao maximo os tipo.

Antes de mais, responda à pergunta de FD:
    "Fez um contrato de adjudicação com a dita empresa? Pode colocá-lo aqui (omitindo os dados pessoais/confidenciais ou da empresa)?"
  11.  # 13

Luis, como já disse, não o tenho aqui, tenho em minha casa
  12.  # 14

Ora bolas então paga-se a totalidade de um projecto de arquitectura antes de estar aprovado na camara???
  13.  # 15

Se tivesse exigido aos arquitectos para fazerem um projecto em desconformidade com a lei, e se este não fosse aprovado teria que pagar o Aditamento.
    Agora se as falhas foram do gabinete este tem que assumir as correcções.
    Assim era fácil ganhar dinheiro, metia-se o projecto com falhas e eram só aditamentos.
  14.  # 16

Marco, obrigado pelo contacto.Foi essse o contrato que eu assinei, até o projecto de arquitectura estar aprovado na camara, já paguei mais de metade do orçamento dado pele empresa, foi dando tranches.
  15.  # 17

Mas a totalidade não, ainda falta as especialidades e a aprovação da licença.
  16.  # 18

Colocado por: Pauloss
    Assim era fácil ganhar dinheiro, metia-se o projecto com falhas e eram só aditamentos.

Será que isto não é uma nova estratégia comercial para fazer frente á crise? : )))
  17.  # 19

Quanto a mim são deficiências do projecto, que estã em desconformidade com os regulamentos Municipais ou Nacionais, logo deve corrigir.
  18.  # 20

Colocado por: PaulossSe tivesse exigido aos arquitectos para fazerem um projecto em desconformidade com a lei, e se este não fosse aprovado teria que pagar o Aditamento.
    Agora se as falhas foram do gabinete este tem que assumir as correcções.

Tem q ser assim... para isso que serve o tecnico responsável HABILITADO, a inscrição nas associações profissionais de direito público/ Ordens profissionais...
    Estas despesas, não são no meu entender, a suportar pelo requerente, pois para tal mandatou um Gabinete para tratar dos procedimentos, nem é culpa deste( requerente), que o Gabinete desconheça a lei... Leis estas, publicadas 3/ 6 meses antes de entrar em vigor...

...é com cada descaramento!!!!
    Concordam com este comentário: nunogouveia

0.0215 seg. NEW