Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    A minha procura por terreno para construir continua e agora tenho em vista um terreno cujo levantamento topográfico se anexa.

    A questão que venho colocar prende-se com o facto de eventualmente ser necessário efetuar uma movimentação de terras para alisar o terreno. Será que isso trará custos muito elevados ou será preferível aproveitar o relevo do terreno?

    O que pretendo construir uma moradia isolada tipologia T4, isolada de preferência. Ainda terei que confirmar se é possível construir moradia isolada ou geminada, já que o bairro é composto por, preferencialmente, moradias geminadas, e poucas isoladas. Mas dada a dimensão do terreno, 428 m2, seria um desperdício ter de construir moradia geminada.

    Quanto a área de implantação, requer confirmação, mas na imobiliária disseram que seria de 171 m2 brutos e um total de 342 m2, o que é um exagero para aquilo que pretendo.
      Capturar.JPG
  2.  # 2

    O sul e a entrada para a rua é o lado mais estreito do terreno.
  3.  # 3

    Colocado por: PapoilaVerdeA questão que venho colocar prende-se com o facto de eventualmente ser necessário efetuar uma movimentação de terras para alisar o terreno. Será que isso trará custos muito elevados ou será preferível aproveitar o relevo do terreno?

    Isso tem de ponderar com o seu Arquitecto...
    De qq forma o Lev. Top. que mostra não apresenta disparate nenhum.
  4.  # 4

    Eu não percebo nada disso, mas o terreno não é grande e tem apenas "um cabeço de 2-3mts.
    Por mim alisava isso e ficava com no máximo 1m de desnível.
    Já fazia a casa e ficava com o terreno todo certinho...

    Agora custo num faço a mínima ideia... :)
  5.  # 5

    Sempre que possível é melhor tentar aproveitar o desnível do terreno. O problema não é só a movimentação de terras, mas antes a correcta compactação de solos para construção, muros de suporte, impermeabilizações e drenagens caras, etc ,
    É um erro muito frequente tentar construir casas niveladas em terrenos com pendente acentuada. Até pode ficar com uma construção bastante mais interessante e económica aproveitando a pendente natural do terreno.

    No caso deste terreno teria maior preocupação e ter uma ideia precisa dos afastamentos da construção aos limites do terreno. Possivelmente na parte mais estreita será difícil construir algum espaço relevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  6.  # 6

    Tem um talude com alguma inclinação.
    Mas creio que também deve ter em conta o que existir ou estiver previsto em termos de volumetria nos lotes vizinhos
  7.  # 7

    Colocado por: tozepalmaEu não percebo nada disso, mas o terreno não é grande e tem apenas "um cabeço de 2-3mts.
    Por mim alisava isso e ficava com no máximo 1m de desnível.
    Já fazia a casa e ficava com o terreno todo certinho...

    Agora custo num faço a mínima ideia... :)


    O terreno tem umas dimensões bastante agradáveis para a o que se apresenta em zonas envolventes.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  8.  # 8

    Colocado por: tiagotSempre que possível é melhor tentar aproveitar o desnível do terreno. O problema não é só a movimentação de terras, mas antes a correcta compactação de solos para construção, muros de suporte, impermeabilizações e drenagens caras, etc ,
    É um erro muito frequente tentar construir casas niveladas em terrenos com pendente acentuada. Até pode ficar com uma construção bastante mais interessante e económica aproveitando a pendente natural do terreno.

    No caso deste terreno teria maior preocupação e ter uma ideia precisa dos afastamentos da construção aos limites do terreno. Possivelmente na parte mais estreita será difícil construir algum espaço relevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PapoilaVerde


    No terreno contíguo continua a elevação mais ou menos com a cota igual à parte mais alta deste terreno. Quanto ao que está previsto para ali, sinceramente nem sei, mas penso que pela forma que sobra, o terreno contíguo fica muito desinteressante.
  9.  # 9

    Chamar à imagem levantamento é o mesmo que dizer que o vinho garrafão continente, e Aveleda são mesma coisa.
    Se bem entendo o levantamento, o terreno é mais ou menos plano, cota 39.5-40 até.que no lado esquerdo superior , sobe muito rapidamente dando origem ao talude para o interior do terreno. Assim, como.pretende.nivelar o.terreno sem mexer no do.vizinho?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1
  10.  # 10

    Colocado por: callinasChamar à imagem levantamento é o mesmo que dizer que o vinho garrafão continente, e Aveleda são mesma coisa.
    Se bem entendo o levantamento, o terreno é mais ou menos plano, cota 39.5-40 até.que no lado esquerdo superior , sobe muito rapidamente dando origem ao talude para o interior do terreno. Assim, como.pretende.nivelar o.terreno sem mexer no do.vizinho?
    Concordam com este comentário:marco1


    Não faço ideia de como isso se faz. Possivelmente um nivelamento terá de entrar para o terreno vizinho sim, mas é um lote por vender .
  11.  # 11

    Segue uma foto do terreno.
      image14.jpeg
  12.  # 12

    Vista aérea do lote e dos restantes contíguos.
      image15.jpeg
  13.  # 13

    credo Papoila, você está a ficar perita em descobrir lotes esquisitos. pode meter ai mais uma ou duas com outros ângulos?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tozepalma
  14.  # 14

    Aparentemente, será difícil ter privacidade no exterior. Terá que ser mesmo muito barato para valer a pena...
  15.  # 15

    Colocado por: marco1credo Papoila, você está a ficar perita em descobrir lotes esquisitos. pode meter ai mais uma ou duas com outros ângulos?


    Quer mais fotos do terreno? Não tenho muitas mais , talvez esta tirada de dentro do terreno.

    Pode ver-se os limites da entrada que vão desde a casa vizinha até ao poste de eletricidade (que contém um marco).
      image.png
  16.  # 16

    Colocado por: tiagotAparentemente, será difícil ter privacidade no exterior. Terá que ser mesmo muito barato para valer a pena...

    Atenção que o terreno não fica no meio do campo, fica numa freguesia urbana a escasso 10 km do centro de Lisboa...não se pode pedir muito no que diz respeito a querer ter muita privacidade ou pouca densidade urbanística.
  17.  # 17

    Com esses edifícios todos à volta eu, que não percebo nada disto, aproveitava o declive, pois afundar mais a casa é submetê-la ainda mais às sombras, perde privacidade e perde também em vista.
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
    • DM
    • 8 abril 2016

     # 18

    Não gosto muito do lote, está muito "encafuado"...

    Mas se fizer a casa mesmo no meio do lote, meio enterrada, nem é muito no máximo cerca de 2m de desnivel, sempre ficava mais airosa, mais livre...
  18.  # 19

    bem...papoila tem uma coisa boa esse lote, felizmente a parte da frente é para sul de maneira que pode dar uma casa muito interessante se a puder chegar bem para tras e abrir o mínimo de janelas para tras ( norte).
  19.  # 20

    Tenho outra opção em vista, um pouco melhor situado, mas ainda não sei se o preço é idêntico, ando em negociações.
    Este terreno que agora menciono, é menor que o aqui apresentado, tem apenas 300m2, é plano, quase um quadrado e permite construção em moradia isolada, pois tudo o que está nos lotes contíguos é assim.

    Tenho dúvidas de qual poderá ser a melhor opção se o preço for igual..

    Neste terreno o sul fica à direita e o norte à esquerda.
      image16.jpeg
 
0.0196 seg. NEW