Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Tenho em vista um terreno que tem aprovado construção de moradia com uma àrea de implantação de 220m2 acima do solo em dois pisos, e possibilidade de cave, que seria para arrumos, casa das maquinas, lavandaria, uma area social, e garagem. A cave poderia ficar mais em bruto

    A casa teria de ter

    - Cozinha +-18m2
    - Sala 42m2
    - 1 Suite 16m2 + closet + com varanda (3m2)
    - Casa de banho suite (+-6m2)
    - 2 quartos (14/15m2) com roupeiro (1 com varanda)
    - 2 casas de banho uma por piso

    Tendo em conta que não pretendo acabamentos de luxo mas de qualidade, acham possível a construção até 200000 euros (Iva Incluido)?

    Pretendemos acima de tudo uma moradia moderna com bom isolamento e eficiente a nivel energético. Quanto a climatização não pode ser por ar condicionado por motivos de saúde. Piso radiante seria uma hipotese mas numa casa de dois pisos é capaz de ficar caro.

    Muito obrigado
    João
  2.  # 2

    Boa tarde João,

    Terei todo o gosto em ter uma reunião consigo, de modo a elaborar-lhe uma proposta.
    Sou de Loures.

    Cumprimentos,
    smgarquitecto.com | [email protected]
  3.  # 3

    com muito rigor e as coisas bem planeadas pode ser que seja possível fazer isso tudo
  4.  # 4

    Irá depender de vários factores a começar pela topografia do terreno, solução arquitectónica, materiais e acabamentos.
    Pode ver aqui um projecto que fizemos há não muito tempo para o concelho de Odivelas:

    https://forumdacasa.com/discussion/26146/3/gabinete-op-arquitectura-e-engenharia/#Item_3

    Moradia também com cave e 2 pisos acima da cota soleira mas com valores um pouco acima dos 200 000 euros.

    O nosso gabinete situa-se em Brejos de Azeitão mas projectamos para todo o país e estamos disponíveis para agendarmos uma reunião e dar-lhe uma cotação para a elaboração dos projectos.

    www.gabineteop.com
  5.  # 5

    O terreno que estou a pensar adquirir tem uma fração parecida ao lado o que me permitiria aumentar a área de construção e fazer apenas 1 piso. A minha questao e se a construção ficaria mais barata? Ficaria com 600m2 de terreno e 210m2 brutos construção
  6.  # 6

    O preço geral é capaz de não ser muito diferente na situação de um ou dois pisos.
    O que desperdiça em área e custo da escada é capaz de poupar na sobreposição de lajes, menos impermeabilização etc..
    Por outro lado, a sobreposição de pisos pode condicionar ligeiramente a estrutura se pretender vãos maiores em baixo e menores no piso de cima.
    Caso opte por uma moradia térrea, pode sempre ter menos sombra no terreno, tendo dois lotes, terá um jardim/logradouro maior e possivelmente mais interessante.

    Acho que será mais importante a habitabilidade que pretende. Se tem vistas interessantes a partir de um segundo piso, se está disponível para usar escadas constantemente. Preço da parcela adjacente, borucracia para unir os dois lotes, etc...
  7.  # 7

    Colocado por: Joao FerreiraTenho em vista um terreno que tem aprovado construção de moradia com uma àrea de implantação de 220m2 acima do solo em dois pisos, e possibilidade de cave

    Há aqui uma contradição. Se o projecto está aprovado, ou tem cave ou não tem, não há projectos aprovados com possibilidade de ter cave.
  8.  # 8

    O user deve ter querido dizer que o lote permite construir isso.
    Concordam com este comentário: Joao Ferreira
  9.  # 9

    pode ser que seja um loteamento e o que esteja aprovado no mesmo é uma moradia com uma área de construção de x em dois pisos e cave como opção.

    o erro aqui está em dizer implantação de 220 m2 em vez de dizer área de construção em dois pisos o que dá sim talvez de implantação 110 m2
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Ferreira
  10.  # 10

    Sim o terreno permite construir até 110m2 por piso mais cave, e os lotes podem ser juntos aumentando assim a area de construcao por piso para 200m2. Desculpem o lapso na questão das àreas que ainda confundo muito.
  11.  # 11

    É um terreno com 2 lotes?
    Quer juntar dois para.ter dobro área de implantação', e assim ter a casa num só piso '?

    Em relação aos 200mil , sim consegue,
  12.  # 12

    Tenha cuidado com o valor das licenças. Eu comprei um lote e fiquei hoje a saber que por não terem respeitado as zonas verdes e mais não sei o quê, quando pedir a licença para construir além do valor normal em função das áreas a construir tenho de pagar mais uns 6000 por causa das tais zonas verdes. Foi uma desagradável surpresa
  13.  # 13

    Colocado por: jorgferrTenha cuidado com o valor das licenças. Eu comprei um lote e fiquei hoje a saber que por não terem respeitado as zonas verdes e mais não sei o quê, quando pedir a licença para construir além do valor normal em função das áreas a construir tenho de pagar mais uns 6000 por causa das tais zonas verdes. Foi uma desagradável surpresa


    Pois essas surpresas é que quero evitar, por isso coloco aqui as minhas dúvidas. O vendedor diz que o lote 1 tem 110m2 de implantação e o lote 2 100m2. A junção dos dois pode não ser assim tão linear quanto isso certo? Posso ir à Câmara esclarecer isto?
    • tiagot
    • 17 abril 2016 editado

     # 14

    A junção de lotes pode ser perfeitamente pacífica se bem que um pouco demorada.
    Mas o melhor que faz é marcar uma reunião na câmara com o técnico da zona, indicando o alvará de loteamento, e será o melhor local para obter informações fidedignas sobre a edificabilidade nos lotes que tem em vista e sobre a potencial união dos mesmos.

    Consulte também o regulamento de taxas do município para verificar +/- os custos de todas essas opções porque variam consoante o município.
  14.  # 15

    Colocado por: jorgferrTenha cuidado com o valor das licenças. Eu comprei um lote e fiquei hoje a saber que por não terem respeitado as zonas verdes e mais não sei o quê, quando pedir a licença para construir além do valor normal em função das áreas a construir tenho de pagar mais uns 6000 por causa das tais zonas verdes. Foi uma desagradável surpresa


    jorgferr, quem é que o informou disso? Credo, que medo!!!
  15.  # 16

    Colocado por: Flavita

    jorgferr, quem é que o informou disso? Credo, que medo!!!
    Estive a ler melhor a documentação do loteamento e depois fui perguntar ao vizinho que tem a moradia ao lado do meu lote e ele confirmou. Também me disse que para pedir o saneamento embora o lote já tenha a caixa e haja outra caixa na rua a 1,5m a câmara leva cerca de 2000 euros para ligar aquilo. Disse ainda que no final da construção quando pedisse a licença de habitabilidade (ou lá como se chama isso) seriam mais cerca de 2000. Resumindo ele por 175+cave, muros e tal disse que só em licenças e taxas pagou entre 15000 a 16000 euros. Resumindo fiquei um bocado desanimado pois esperava pagar prai metade disto no máximo.
  16.  # 17

    O quê????? Olhe... eu quando fui à câmara perguntei explicitamente se havia alguma dívida/taxa a pagar do lote e a mulher disse que não... Que se paga aquando do loteamento.. Espero mesmo que não me apareça nada de desagradável desse género! Quanto à agua, eletricidade e saneamento, acho que o terreno já tem tudo a postos.. a ver!!
  17.  # 18

    Colocado por: FlavitaO quê????? Olhe... eu quando fui à câmara perguntei explicitamente se havia alguma dívida/taxa a pagar do lote e a mulher disse que não... Que se paga aquando do loteamento.. Espero mesmo que não me apareça nada de desagradável desse género! Quanto à agua, eletricidade e saneamento, acho que o terreno já tem tudo a postos.. a ver!!

    Atenção que o lote não tem nada em divida, as taxas de infraestruturas (arruamentos, saneamento, etc) está tudo regularizado. No entanto há umas cláusulas manhosas dumas compensações que só são pagas aquando da licença. Vou tentar anexar.
      Compensacoes.png
  18.  # 19

    Está explicado... pelo DL vê-se logo que se trata de uma AUGI e pelos vistos ainda faltavam compensações pois têm falta dessas áreas que deveriam ter cedido e que o processo de reconversão da AUGI não teve em conta ... ou não era já possível de ceder caso já estivesse quase tudo edificado.

    www.gabineteop.com
  19.  # 20

    Colocado por: Gabinete OPEstá explicado... pelo DL vê-se logo que se trata de uma AUGI e pelos vistos ainda faltavam compensações pois têm falta dessas áreas que deveriam ter cedido e que o processo de reconversão da AUGI não teve em conta ... ou não era já possível de ceder caso já estivesse quase tudo edificado.

    www.gabineteop.com

    O que me vale sinceramente é que comprei o lote 20 000 a 25 000 euros abaixo do valor de mercado, são 120 lotes. E sim era uma AUGI pois tem lá moradias que estavam construídas antes do loteamento estar aprovado ou licenciado (não sei bem os termos técnicos).
 
0.0232 seg. NEW