Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Descobri recentemente este fórum e tenho lido com enorme interesse diversos tópicos, que muito me têm ajudado a entender diversos assuntos e orientar outras leituras. Estando eu neste momento no processo bem inicial da construção da minha futura casa, resolvi abrir este tópico para recolher algumas opiniões.

Comprei um lote de 504 m2 (24 x 21 metros C x L) conforme desenho em baixo, na região interior norte do país. O lote tem um certo desnível em relação à estrada de acesso. Tem uma exposição solar simpática, com vistas desafogadas de serra a sul e a oeste e de outras moradias da vizinhança a este e norte. Já estive na Câmara Municipal onde obtive a memória descritiva e plantas do loteamento, que já é antigo, data dos anos 90, motivo pelo qual, não terá que ser cumprido escrupulosamente de acordo com o Engº da Câmara, em particular quanto à área de implantação, cores, tipo de cobertura, entre outros, devendo ter como linha orientadora o RGEU (creio ser esta a designação).
      lote.jpg
  2.  # 2

Na próxima semana vou reunir com o arquitecto para então dar inicío ao projecto. Algumas ideias que levo para discussão:

- Tendo em conta o desnível de cerca de 2 metros, a casa irá ter 3 pisos: cave, R/C e 1º andar.
    - Pretendo ter 4 quartos (tendo por base a composição familiar)
    - Cave destinada a garagem, casa de máquinas e arrumações
    - R/C os espaços sociais (sala, cozinha), I.S. de serviço e quarto/escritório
    - 1º andar: 3 quartos com roupeiro e uma I.S. a servi-los e uma suite com closet
    - Cobertura plana, linhas direitas que eu aprecio e paredes a sul poente com vidros grandinhos
    - Área por piso de cerca de 120-130 m2 para um orçamento de 160.000/170.000€
    - Planta em L como sugerido pelo arquitecto na primeira visita ao lote (colocada na imagem em baixo por mim…)
    - Entrada para a garagem no espaço a norte do terreno
    - Espaço exterior com lugar para futuramente poder fazer uma piscina.

Assim, agradecia críticas às minhas ideias de base e à possível abordagem ao terreno conforme desenho efetuado por mim.

Desde já o meu muito obrigado
      lote2.jpg
  3.  # 3

orientação a sul é bom mas assim não diz nada só com plantas é que se pode avaliar melhor
    120X3 pisos dá 360m2 para 170mil mesmo sem iva acho pouco
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

As plantas só irão começar a ser elaboradas a partir da próxima semana após a reunião e esses meus riscos são apenas uma ideia quanto a uma possível abordagem falada inicialmente...

Quanto ao valor, tendo por base os 650€/m2 que se fala aqui pelo forum tenho noção que é de facto pouco.

Um dos próximos tópicos que irei ler será o da sua construção. Obrigado pelo comentário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelson__ricardo
  5.  # 5

mas esses 650€ é sem iva
    e 360X650€ dá 234mil + 54mil de iva
  6.  # 6

Mais 50 ou 100 mil para terreno.
    Conclusão: uma moradia nunca fica por menos de 500 mil. E tem que ser uma casinha modesta de 120 m2.
  7.  # 7

Colocado por: nelson__ricardomas esses 650€ é sem iva
    e 360X650€ dá 234mil + 54mil de iva

Nelson_ricardo, a cave não custa 650+iva, o valor no geral é significativamente mais baixo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Home sweet home
  8.  # 8

mas para 360m2 dá 472€ os 170mil
  9.  # 9

se calhar terá que diminuir à area talvez para 3X100
    Concordam com este comentário: Home sweet home
  10.  # 10

Julgo que o que o jorgferr quer dizer é que os valores da cave são cerca de metade desses 650€/m2 (segundo também já li por aí).

Quanto aos 650€ também vai depender muito das opções que venham a ser tomadas em termos de acabamentos, climatização, etc, etc, etc...

* Optar por áreas mais pequenas do que as referidas poderá ser um opção!
  11.  # 11

o que quis dizer é que os 170 não chega pois isso dá 472€ m2 geral, a as caves muito baixa desse valor
  12.  # 12

Boa tarde caro Home sweet home,

Como vai a construção da sua casa? Também estou a pensar construir na mesma tipologia e gostava de saber como estão a andar as coisas.
  13.  # 13

Acho que a abordagem a esta eterna questão é sempre a errada!
    Não deve ser "quanto custa uma casa para este terreno?"
    Deve ser "quanto é que eu posso gastar para fazer uma casa neste terreno?"
  14.  # 14

Colocado por: LuisPereira"quanto é que eu posso gastar para fazer uma casa neste terreno?

Quando estava a escolher o arquitecto para iniciar o projecto fui ter com um empreiteiro, Eng. Civil que tem uma empresa média e que tem muitas obras construidas no concelho. Nos seus quadros tem o staff todo para o projecto.

Comecei por dizer tenho este terreno, neste sítio, com estes acessos.
    Tenho a capacidade de gastar 120 000€ (exemplo). Quero construir X m2, 4 quartos, casa tipo isto. Quase tudo era negociável da minha parte. Áreas brutas, tipo de construção, tipo de isolamento.
    No final da conversa, para os tais 170m2 propunha-me um orçamento de 125k€... mais IVA, se eu quisesse.
    Projecto era a parte (4200+Iva) e havia uma ou outra coisa fora do orçamento mas eram pormenores (talvez recuperador, nem me lembro!)

Saí da reunião a pensar... mas será que alguém ouviu a introdução à reunião? Estarei maluco?

Na altura só me tinha que dizer, se tens esse dinheiro para gastar faço-te uma bela casa de 130m2 (por exemplo) e tens direito a isto...
  15.  # 15

Colocado por: LuisPereiraDeve ser "quanto é que eu posso gastar para fazer uma casa neste terreno?"

Eu diria mais que a pergunta deve ser "tenho este dinheiro disponível (contando com o quão disposto está a endividar-se, coisa que seria inteligente ver logo à partida), e quero uma casa que tenha pelo menos isto, aquilo e aqueloutro em termos de divisões, áreas e acabamentos. O que é que dá para fazer nestas condições?"
    Começar logo por pretender coisas que tudo indica só são concretizáveis pelo dobro do orçamento disponível parece-me uma boa forma de caminhar para a desgraça ou pelo menos para uma grande frustração.

Eu só pergunto: vivo presentemente num T2 que nem 100m2 tem, zona de Lisboa. Toda a gente lhe gaba as áreas. Metendo-lhe mais um quarto que já faz falta (2 filhos), um escritório/quarto de visitas que muito jeito dava, uma arrecadação e lavandaria decentes que mal me mexo no que tenho e até dando-me ao luxo de alargar os quartos e a sala, ainda assim só caindo no exagero dou por mim a olhar para uma planta de mais de 180 m2. Imaginando que até queria também uma garagem (que acho um desperdício), somemos-lhe mais quê, 40-50 m2? Ou seja, 220-230 m2?
    Não consigo perceber porque é que alguém com orçamento limitado se põe logo à partida a pretender casas com mais de 300 m2 :\
  16.  # 16

Colocado por: mhpinto
    Eu diria mais que a pergunta deve ser "tenho este dinheiro disponível (contando com o quão disposto está a endividar-se, coisa que seria inteligente ver logo à partida), e quero uma casa que tenhapelo menosisto, aquilo e aqueloutro em termos de divisões, áreas e acabamentos. O que é que dá para fazer nestas condições?"
    Começar logo por pretender coisas que tudo indica só são concretizáveis pelo dobro do orçamento disponível parece-me uma boa forma de caminhar para a desgraça ou pelo menos para uma grande frustração.

Eu só pergunto: vivo presentemente num T2 que nem 100m2 tem, zona de Lisboa. Toda a gente lhe gaba as áreas. Metendo-lhe mais um quarto que já faz falta (2 filhos), um escritório/quarto de visitas que muito jeito dava, uma arrecadação e lavandaria decentes que mal me mexo no que tenho e até dando-me ao luxo de alargar os quartos e a sala, ainda assim só caindo no exagero dou por mim a olhar para uma planta de mais de 180 m2. Imaginando que até queria também uma garagem (que acho um desperdício), somemos-lhe mais quê, 40-50 m2? Ou seja, 220-230 m2?
    Não consigo perceber porque é que alguém com orçamento limitado se põe logo à partida a pretender casas com mais de 300 m2 :\

Porque é que um gajo quando emigra compra logo alto carro?! tem aí a resposta, lol

0.0159 seg. NEW