gostava se puderem que me dessem uma opinião sobre este caso.
é uma casa simples de 10 por 7 metros cujo telhado está ruinoso e feito de troncos de choupo e telha marselha , por outro lado as paredes onde apoia são finíssimas 18 cm com um sistemas de blocos de adobe cruzado. a questão está em que se pretende fazer uma nova cobertura exatamente com as mesmas dimensões mas tendo em vista que o novo telhado será concebido de tal forma que se torne futuramente independente dessas paredes possibilitando até vir a deitá-las abaixo parcialmente. opção 1 - telhado com estrutura metálica e telha, assente em pilares metálicos 1 em cada canto e pelo dois a meio dos 10 metros opção 2 - estrutura em casquinha mas assente nas tais paredes exteriores reforçando-as
por outro lado ainda em termos de preços seria algo aproximado ou nem por isso.
Essas paredes não apresentam nenhuma patologia? O telhado é bastante inclinado e a componente horizontal deverá ser toda resistida pelas paredes.
Eu optaria pela primeira opção, até porque não sei qual será a melhor maneira de reforçar as parades de adobe...se calhar construindo outra interior e ligando-as entre si com lintel no topo?!
realmente estou mais inclinado para propor a estrutura metálica, isto no fundo mais tarde dará origem a uma ampliação mas para já vai entrar como apenas uma reparação do telhado.