Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Meus caros,

Gostaria de pedir ajuda no aconselhamento para a iluminação de sala na qual estou a colocar um tecto falso.

A sala tem 40 m2 e poderão ver o respetivo desenho que anexo. Tem uma zona que pretendo que seja a zona de refeições (mesa e cadeiras de jantar) e uma zona de estar (sofas , movel de tv , etc..).

Assim, tendo em conta o enquadramento da sala gostaria que me ajudassem a definir:
    - que posição e quantidade de furos (focos).
    - que tipo de focos para cada zona da sala (estar/jantar)
    - sabendo que tenho 2 interruptores para cada zona ( 2 para jantar + 2 para estar) como é que poderia definir o controlo de luzes de cada interruptor?

Agradeço desde ja a vossa ajuda.

Cmps
      IMG_20160410_205749481.jpg
  2.  # 2

alguma ajuda?
    Concordam com este comentário: joaomribeiro
  3.  # 3

voce tem 4 circuitos de luzes com 4 botoes, ou tem 2 circuitos com 2 botoes cada?
    eu talvez colocasse 2 focos na zona de jantar e 6 na de estar.
    coloque é focos com um bom ângulo de abertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmordep
  4.  # 4

Tem que ver rendimento luminoso, potência (eléctrica), angulo de abertura da lampada, pé-direito da construção, etc.
    Não se colocam pontos de iluminação por colocar...
    Concordam com este comentário: cmordep
  5.  # 5

Isso depende muito da disposição do mobiliàrio.

Mas assim por alto, eu colocaria 3 focos co angulo de abertura fechado na zona de jantar (muito perto uns do outro de forma a incidir apenas a luz na mesa) ou em opção um ponto de luz onde poderia colocar uma luminária mais baixa.
    O outro ponto depende se vai colocar aparador ou não. Se tiver oportunidade de colocar uma sanca de luz (luz indirecta), colocque nessa parede de 5,5 metros uma fita de leds.
    Na sala de estar, na parede do lado esquerdo, colocaria uma série de focos (talvez 3) junto à parede (cerca de 30cm da parede) e distribuídos por esse espaço.
    Na sala de estar, à frente do móvel da TV e supostamente o local para mesa de centro ou espaço de convivio (mais ou menos alinhado com essa linha vermelha dos 3 metros), colocaria outra serie de 3 focos, paralelos à anterior
  6.  # 6

Colocado por: manelvcvoce tem 4 circuitos de luzes com 4 botoes, ou tem 2 circuitos com 2 botoes cada?
    eu talvez colocasse 2 focos na zona de jantar e 6 na de estar.
    coloque é focos com um bom ângulo de abertura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cmordep

é assim: tenho 2 botões que controlavam a zona de refeições (dava ( antes do tecto falso) para acender metade das lampadas do candeiro com cada botão). E tenho mais 2 para a zona de estar (igual ao anterior).
    Ou seja: tenho 2 + 2 botões ( 2 para zona de refeições e 2 para a zona de estar).

Só 2 focos na zona de jantar? é suficiente? de que potencia?

Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: tozepalmaTem que ver rendimento luminoso, potência (eléctrica), angulo de abertura da lampada, pé-direito da construção, etc.
    Não se colocam pontos de iluminação por colocar...
    Concordam com este comentário:cmordep

Pois, por isso estou a pedir aconselhamento....

Depois do tecto falso ficará com cerca de 2,45 metros de altura...
  8.  # 8

Colocado por: jfsmoreiraIsso depende muito da disposição do mobiliàrio.

Mas assim por alto, eu colocaria 3 focos co angulo de abertura fechado na zona de jantar (muito perto uns do outro de forma a incidir apenas a luz na mesa) ou em opção um ponto de luz onde poderia colocar uma luminária mais baixa.
    O outro ponto depende se vai colocar aparador ou não. Se tiver oportunidade de colocar uma sanca de luz (luz indirecta), colocque nessa parede de 5,5 metros uma fita de leds.
    Na sala de estar, na parede do lado esquerdo, colocaria uma série de focos (talvez 3) junto à parede (cerca de 30cm da parede) e distribuídos por esse espaço.
    Na sala de estar, à frente do móvel da TV e supostamente o local para mesa de centro ou espaço de convivio (mais ou menos alinhado com essa linha vermelha dos 3 metros), colocaria outra serie de 3 focos, paralelos à anterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cmordep

Caro JFSMOREIRA,
    Obrigado pelas dicas muito uteis:
    Relativamente ao mobiliario:
    - Movel Aparador na parede de cima (5.5 metros) pais perto da janela.
    - Sofas serão colocados não encostados à parede da esquerda por causa da distancia para a TV (ou seja , terá circulação por trás do sofa frontal)
    Observação : As sancas serão aplicadas na parede de baixo de acesso ao terraço e junto às janelas de acesso à varanda (fazendo um "L" )

Ja agora, 3 focos no centro da zona de refeições será suficiente?
  9.  # 9

Sendo assim:

Ponto de luz 1 (mesa de jantar) : Opte por 3 focos em linha e perto uns dos outros (e já são demais) ou ponto de luz para luminaria na mesa de jantar (como isto :
    https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/600x315/f3/05/d3/f305d367ea3b553bc4e6fd730272427f.jpg
    )

Ponto de luz 2 (luz indirecta geral): Aproveite a sanca e faça um ponto de luz indirecta com fita de leds.

Ponto de luz 3 (luz de ambiente estar):Na parede por detrás do sofa coloque 3 focos em linha

Ponto de luz 4 (luz de convivio sofa) : Coloque outros 3 focos na linha à frente da TV
  10.  # 10

Excelente contributo jfsmoreira. Vou seguir seus conselhos, obrigado.
  11.  # 11

Obrigado pelas dicas. É assim mais ou menos o que me sugere?

Ja agora, que tipo de lampadas escolho?
    Obrigado.
      image2016-04-11-185007-1.jpg
  12.  # 12

Sim. essa é a minha opinião
  13.  # 13

Paineis led ou focos led?
  14.  # 14

Esteticamente o melhor são os focos de led!
    Vai ter a iluminação indirecta (sancas) para lhe garantir a iluminação geral.

Painéis só mesmo em ambientes de trabalho (cozinhas)
  15.  # 15

Obrigado jfsmoreira,

Porque esteticamente melhor os focos de led? os paineis led pequenos(6w) são praticamente iguais aos focos led, certo?
    Ja agora, permita que lhe apresente a ideia que tenho e agradeço que me dê a sua opinião:

Cozinha (15m2): 2 ou 3 Paineis LED de 12w cada >>>> ou <<<<< Painel LED 60x60cm 40W ? (côr Branca Neutral 4000k ?)
    Hall de Entrada : 4 mini paineis LED de 6w cada (tenho duvida na cor : 4000k ou amarela? )
    Sala (a do desenho atrás):
    Ponto de luz 1 (mesa de jantar) : 3 focos em linha e perto uns dos outros FOCO LED ou PAINEL LED? De 6w ? Cor Amarela ou Branco neutro?
    Ponto de luz 3 (luz de ambiente estar): Côr amarela (cerca de 3000k), certo? Foco Led ou Painel?
    Ponto de luz 4 (luz de convivio sofa) : Côr amarela (cerca de 3000k), certo? Foco Led ou Painel?

Obrigado e desculpe o abuso....
  16.  # 16

Com focos de leds, consegue jogar com angulos de abertura.

Na cozinha qualquer uma das opções é valida. Se tiver possibilidade de comandas como dois pontos independentes, talvez 3 paineis (2+1) seria o ideal - cor branco neutro (sem dúvida)
    Hall (branco quente 3000K)
    Sala tudo branco quente (3000K)

É a minha opinião. Vale o que vale!
  17.  # 17

Para evitar de abrir um tópico sobre o mesmo assunto, aproveito para "desenterrar" este tópico.

Estou na fase de selecção do focos de iluminação do tecto falso da minha casa. Gostaria que me dessem a vossa opinião em relação aos tipo de focos que devo aplicar. Serão com todo a certeza em led, mas a grande duvida reside se devo colocar focos redondos ou quadrados? Qual a vossa opinião e o que me recomendam?

Obrigado a todos.
  18.  # 18

Colocado por: santosvieiraPara evitar de abrir um tópico sobre o mesmo assunto, aproveito para "desenterrar" este tópico.

Estou na fase de selecção do focos de iluminação do tecto falso da minha casa. Gostaria que me dessem a vossa opinião em relação aos tipo de focos que devo aplicar. Serão com todo a certeza em led, mas a grande duvida reside se devo colocar focos redondos ou quadrados? Qual a vossa opinião e o que me recomendam?

Obrigado a todos.

Penso que tenha a ver com a decoração que pretende para a sua casa, eu tenho quadrados.
    • emad
    • 3 outubro 2016 editado

# 19

Deixo aqui o que coloquei na minha casa.
    Nisto tudo gastei já com iva 1900€.
      WP_20161002_001.jpg
    • ik
    • 3 outubro 2016

# 20

Colocado por: emadDeixo aqui o que coloquei na minha casa.
    Nisto tudo gastei já com iva 1900€.
      WP_20161002_001.jpg

Certeza que existia material mais economico, neste caso podemos dizer que é para quem pode e não para quem quer :)

São os pormenores que fazem os valores das casas dispararem

0.0223 seg. NEW