Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Espero conseguir explicar a situação o mais sucintamente possível.

    Em 2003 comprei um apartamento antigo com o meu irmão, com hipoteca ao banco X.

    Em 2004 o meu irmão e eu encontramos companheiros e concordamos que eu ficaria no imóvel com o meu companheiro e pagaria a totalidade do empréstimo. (Nunca passei a metade da casa do nome do meu irmao para o nome do meu companheiro pela quantia exorbitante de dinheiro que nos pediam).

    No mesmo ano eu e o meu companheiro decidimos fazer obras na casa ( um andar com mais de 25 anos). Tendo a nossa vida financeira controlada pedimos um empréstimo ao banco y.

    O empréstimo e o crédito habitação foram sendo pagos até sermos afectados pela crise financeira que começou em 2010. Fiquei desempregada e as nossas poupanças foram perdidas para uma pessoa sem escrúpulos.

    Renegociámos o crédito habitação, mas o banco y recusou qualquer discussão. Decidiram partir para a penhora de vencimentos e subsídio de desemprego.

    Em 2014 decidi emigrar para procurar um futuro mais estável para a nossa família. Desde essa altura o banco y nunca mais comunicou connosco.

    Até a Fevereiro deste ano em que recebemos a notificação de que a Agente de execução tinha penhorado a metade da casa que me pertence.

    Novamente ofereci um plano de pagamento que foi recusado.

    A lista de perguntas:

    - Pode o banco y agir sobre um processo que esteve parado mais de dois anos? (Nunca recebi nenhuma carta nem notificação da agente de execução durante dois anos)

    - Pode o banco y penhorar a minha metade da casa havendo uma hipoteca a favor do banco x? Notem que eu sempre estive em dia com os pagamentos ao banco X.

    - O banco y está a partir para a penhora do valor total em dúvida 11000 euros, que é o que eu e o meu companheiro devemos, não deviam eles penhorar apenas pela parte que me compete, ou seja metade, já que o que está a ser penhorado é uma coisa que me pertence a mim e não ao meu companheiro?
  2.  # 2

    Colocado por: DanaerysBoa noite

    Espero conseguir explicar a situação o mais sucintamente possível.

    Em 2003 comprei um apartamento antigo com o meu irmão, com hipoteca ao banco X.

    Em 2004 o meu irmão e eu encontramos companheiros e concordamos que eu ficaria no imóvel com o meu companheiro e pagaria a totalidade do empréstimo. (Nunca passei a metade da casa do nome do meu irmao para o nome do meu companheiro pela quantia exorbitante de dinheiro que nos pediam).

    No mesmo ano eu e o meu companheiro decidimos fazer obras na casa ( um andar com mais de 25 anos). Tendo a nossa vida financeira controlada pedimos um empréstimo ao banco y.

    O empréstimo e o crédito habitação foram sendo pagos até sermos afectados pela crise financeira que começou em 2010. Fiquei desempregada e as nossas poupanças foram perdidas para uma pessoa sem escrúpulos.

    Renegociámos o crédito habitação, mas o banco y recusou qualquer discussão. Decidiram partir para a penhora de vencimentos e subsídio de desemprego.

    Em 2014 decidi emigrar para procurar um futuro mais estável para a nossa família. Desde essa altura o banco y nunca mais comunicou connosco.

    Até a Fevereiro deste ano em que recebemos a notificação de que a Agente de execução tinha penhorado a metade da casa que me pertence.

    Novamente ofereci um plano de pagamento que foi recusado.

    A lista de perguntas:

    - Pode o banco y agir sobre um processo que esteve parado mais de dois anos? (Nunca recebi nenhuma carta nem notificação da agente de execução durante dois anos)

    - Pode o banco y penhorar a minha metade da casa havendo uma hipoteca a favor do banco x? Notem que eu sempre estive em dia com os pagamentos ao banco X.

    - O banco y está a partir para a penhora do valor total em dúvida 11000 euros, que é o que eu e o meu companheiro devemos, não deviam eles penhorar apenas pela parte que me compete, ou seja metade, já que o que está a ser penhorado é uma coisa que me pertence a mim e não ao meu companheiro?



    Pode.....
  3.  # 3

    Colocado por: loverscout

    Pode.....


    A sua sorte é que dificilmente alguém pega em metade de um imóvel porque não vai fazer nada daquilo. Afinal de contas há outro proprietário e quem sabe residente.
    Assim sendo deve conseguir comprar isso facilmente quando for vendida.

    Só não percebi uma coisa. Desde 2014 nunca mais pagou nenhuma prestação da casa?
  4.  # 4

    Eu nunca deixei de pagar a casa. Nem quando vivíamos de 400 euros do meu subsídio de desemprego.
    Foi o outro crédito pessoal que tentamos renegociar por várias vezes com o outro banco (que agora nos quer penhorar a metade da casa) que deixamos de pagar.
  5.  # 5

    Colocado por: DanaerysEu nunca deixei de pagar a casa. Nem quando vivíamos de 400 euros do meu subsídio de desemprego.
    Foi o outro crédito pessoal que tentamos renegociar por várias vezes com o outro banco (que agora nos quer penhorar a metade da casa) que deixamos de pagar.


    Eles normalmente querem é receber... esquisito.
  6.  # 6

    Pois mas com este banco nunca aceitaram qualquer tipo de renegociação.

    Enviei também uma comunicação ao tribunal onde o processo foi instaurado a dar-lhes conhecimento do que se passa, mas há mais de duas semanas que não tenho qualquer resposta nem do banco, nem do tribunal...
  7.  # 7

    1. Pode. A dívida não prescreveu.

    2. Pode. Claro que qualquer entidade pode penhorar bens hipotecados a outra entidade, o que sucede é que o credor hiptecário é graduado em primeiro lugar (recebe primeiro).

    3. Pode. A dívida será solidária, basta que um pague. Depois você pode pedir a quota parte ao seu companheiro (direito de regresso).
  8.  # 8

    O valor da hipoteca da casa é muito maior do que o valor em dívida neste crédito.
    O valor do imóvel que está no auto de penhora (ou seja o valor pelo qual vão colocar a casa à venda) é metade do valor total da hipoteca... O que acontece então?
 
0.0139 seg. NEW