Iniciar sessão ou registar-se
    • Marsam
    • 11 abril 2016 editado

     # 1

    Boa tarde caros membros.

    Ainda não decidi se instale na minha residência uma salamandra a lenha, a pellets ou mesmo uma lareira tradicional.
    No entanto a minha duvida é relativamente à saída de fumos.
    Como não quero colocar a chaminé directamente para o piso superior vou ter de passar o tubo pelo tecto de uma arrecadação anexa.
    A minha questão é:

    - O facto de a conduta de fumo, ter uma parte com 4m na horizontal, vai prejudicar a evacuação de fumos?
      Sala.png
  1.  # 2

    Se a salamandra tiver saida forçada nem por isso, se tiver tiragem natural sim vai provavelmente trabalhar mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marsam
  2.  # 3

    Não pode....
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marsam
  3.  # 4

    Não percebo porque em Portugal existe tanto problema com a condução de fumos em outras direcções que não a imediatamente vertical ou apenas com uma ligeira curva. Noutros países, as condutas trabalham vários metros na horizontal e trabalham muito bem. De igual modo, há modelos de "lareiras" onde a evacuação dos gases também se faz com duas ou três curvas (ascendente e descendente) até que os gases sejam evacuados, havendo menção de que até são mais eficazes na queima pois os gases não saem rapidamente para o exterior, levando a que a queima se faça de forma mais demorada e com nível de queima superior.

    Aqui ao lado tenho um café onde a tubagem segue uns bons metros na horizontal até ao exterior. Havia um outro espaço que já foi transformado onde a tubagem seguia na horizontal (e sensivelmente inclinado negativamente) uns bons 5 metros, para não dizer mais, seguido de 10mts até ao topo do edifício. E sempre trabalhou bem tendo em conta as temperaturas negativas que aqui se fazem sentir no inverno.

    Se há questões legais, desconheço. Mas por esse mundo fora se faz o que aqui diversas vezes é dito que não se pode.

    Ex: Pesquisem por Russian Stove. Mesmo nos dias de hoje, há empresas a trabalhar na construção destas lareiras (USA).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marsam
      Coloured-ancient-basic-stove.jpg
  4.  # 5

    Se não domina o assunto não devia emitir opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marsam
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvesSe não domina o assunto não devia emitir opiniões.

    Esta foi para quem? Para o Pedro que não é da área ou foi apenas para mim que também não sou da área?
    E se é da área, não ajudou porquê? Pensei que este fórum fosse de partilha de opiniões e não apenas o feudo de alguns!
    • Marsam
    • 11 abril 2016 editado

     # 7

    Obrigado pelas opiniões.
    Um facto é que eu conheço uma situação similar à do café referido pelo treker666 e aparentemente tudo corre bem, dai a minha questão!

    Já agora podem sugerir soluções (simples e baratas de preferência) para o meu problema?

    Outra questão, referente ao sistema de pellets. A emissão de fumos para o exterior deste sistema é elevada?
    Neste artigo ( http://www.lojadosrecuperadoresdecalor.pt/artigos/tema-as-vantagens-dos-recuperadores-de-calor-a-pellets/ ) refere que este sistema não necessita de Chaminé Tradicional. Significa que posso colocar uma saida para o exterior sem correr o risco da parede ficar preta dos fumos?
 
0.0130 seg. NEW