Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: marco1desculpe-me se foi assanhada mas também já me reservo o direito de andar assanhado. e sim foi para si, para lhe responder á sua pergunta.

Lamento que não tenha percebido que era uma pequena picardia, principalmente porque foi feita com um intuito e você interpretou-a dum modo totalmente diferente. A picardia não tem nada a ver com os arquitectos e relação com outros técnicos, mas sim com as predominâncias de estilo que os arquitectos seguem quase exclusivamente e já vou explicar porquê.

Colocado por: marco1

e sim é mais fácil para todos, inclusive para a carteira na volta., ou as casa deixaram todas de ter varandas e terraços ??

No que toca à pergunta que faz, dou-lhe a resposta: não, as casas não deixaram de ter todas varandas e terraços, mas fruto da "evolução" (?) da arquitectura portuguesa, pelo menos parece que deixaram todas de ter telhados. E é uma pena, porque os telhados são uma arte, ao contrário dos terraços.

E alguém já me deu a explicação há muito tempo para o facto de muitos arquitectos evitarem telhados, principalmente os de 4 águas: há muito bom arquitecto por esse país fora que não faz coberturas de 4 águas pela simples razão que não sabe. Você pode não gostar e isto de certeza não se aplica a todos, mas é a mais pura das verdades.

E só o facto de ter referido que foi fazer simulações 3D diz muito do que eu estou a falar - eu não fiz nenhuma simulação 3D nem alçados para lhe responder logo de início que aquilo dava para fazer, com o simples "senão" do cume ficar inclinado. Ou seja, o que deveria ser uma impossibilidade afinal não o era, tinha era contingências, que nem são nada de mais quando se tratam de edifícios em meio urbano, muitas vezes inseridos em gavetos irregulares que provocam coberturas também elas irregulares, como a do exemplo.

A verdade é que já ouvi muito arquitecto dar mil e uma desculpas para quase nunca utilizarem telhados e até já os ouvi falar em furacões, tornados e tufões para explicar a sua incontornável atracção pelos terraços (como se no Mediterrâneo tivéssemos fenómenos como nas Caraíbas), quando a razão única e exclusiva para não trabalharem com telhados de 4 águas é apenas falta de competências.

A facada era uma, realmente, mas não a que você interpretou. E se o que disse não é aplicável em termos universais, pelo menos aplica-se a alguns dos seus colegas com toda a certeza. E é pena que assim seja, porque um bom técnico deve saber trabalhar o máximo de soluções possíveis.

Acho muito bem que você dê o seu contributo no sentido de melhorar as soluções de base, é para isso que estamos aqui todos. Não há crítica nenhuma nesse aspecto. A minha crítica não era aos arquitectos em si nem à sua relação com outros técnicos, até porque tenho poucas queixas nesse aspecto, acredite em mim.
  2.  # 82

Certo Ana, não é isso que está mal.. está mal, na globalidade a volumetria encontrada... e a profusão de telhados e telhadinhos... não é benefico estecticamente, complica a obra e torna mais caro a construção.
    E depois na manutenção do edificio, vai ter aí uma serie de locais para ir pelo menos 2X ao ano limpar.. pontos de infiltrações, etc... e muitas empenas e beirados sem necessidade.
    Concordam com este comentário: antonylemos, ghost12
  3.  # 83

Colocado por: Skinkxquando a razão única e exclusiva para não trabalharem com telhados de 4 águas é apenas falta de competências.

fosga-se... vou meter a colherada!!!!... você está muito a leste!!!! :(
  4.  # 84

Ó Ana desculpe lá mas vai fazer o maior investimento da sua vida numa casa dessas?
    Será que o seu engenheiro não sabe para mais?
  5.  # 85

ghost12

arrogância?' sim pode ser mas e chamar isto e aquilo á opinião dos arquitetos é o quê??

e sim mais uma vez, para determinada configuração do telhado, ou fica com a cumeira inclinada ou empena a água.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 86

Colocado por: Pedro Barradas

Se você levar isso no sentido em que é universal, então tem razão. Mas Pedro, posso-lhe garantir que já vi casos concretos do que estou a falar.
  7.  # 87

Skinky

olhe não quero ser mal educado mas para mim é treta apenas. já fiz muito projeto com telhado inclinado e nada tenho contra isso, inclusive hoje em dia até está novamente muito em voga as coberturas inclinadas seja em telha ou outra coisa.
    e fique sabendo que também logo de inicio nunca disse que não era possível mas que iria ficar, torno a repetir ou com uma agua empenada. para isso não acontecer claro que foi logo dito por outros que a cumeeira ficaria inclinada. agora competências??? opa a nossa vida é o desenho se quiser e seja pedido até uma casa de pernas para o ar se faz. competências??'

e quanto mais para mim já perdi muita paciência por aqui e engoli muito, sempre tentei ser politicamente correto mesmo quando já vi mandar poeira para os olhos.

há um limite e chega-se a um estado de espirito que qualquer arranhadela já não é suportável de animo leve.
  8.  # 88

Colocado por: marco1Skinky

olhe não quero ser mal educado mas para mim é treta apenas. já fiz muito projeto com telhado inclinado e nada tenho contra isso, inclusive hoje em dia até está novamente muito em voga as coberturas inclinadas seja em telha ou outra coisa.
    e fique sabendo que também logo de inicio nunca disse que não era possível mas que iria ficar, torno a repetir ou com uma agua empenada. para isso não acontecer claro que foi logo dito por outros que a cumeeira ficaria inclinada. agora competências??? opa a nossa vida é o desenho se quiser e seja pedido até uma casa de pernas para o ar se faz. competências??'

e quanto mais para mim já perdi muita paciência por aqui e engoli muito, sempre tentei ser politicamente correto mesmo quando já vi mandar poeira para os olhos.

há um limite e chega-se a um estado de espirito que qualquer arranhadela já não é suportável de animo leve.

Eu também não gostei da solução do ghost12 (nem ele), mas em contexto de reabilitação urbana, aquilo vai aparecer. E por vezes até fica mais bem integrado com o telhado de cume "não horizontal" do que com um terraço.

Também foi um desabafo meu. Da mesma maneira que gosto de ver telhados em centros urbanos consolidados, também gostei muito dum projecto de arquitectura totalmente em betão que alguém colocou aqui, na zona de Sambade/Penafiel. Talvez não fosse o projecto ideal para mim, mas sei reconhecer qualidade (muita) ao projecto.

Não sou invejoso nem intriguista, se quer saber, sei apreciar competências onde as há, mas também sou capaz de criticar se vir algo que para mim merece crítica - o que não quer dizer que tenha razão, mas é o meu entendimento da situação, tenho direito a esse julgamento.
  9.  # 89

Colocado por: marco1ghost12

arrogância?' sim pode ser mas e chamar isto e aquilo á opinião dos arquitetos é o quê??

e sim mais uma vez, para determinada configuração do telhado, ou fica com a cumeira inclinada ou empena a água.

A mim soou a arrogência, se não foi peço desculpa.

A única forma correcta de fazer um telhado de 4 águas naquela configuração será sempre com a cumieira inclinada.

Eu apenas refutei a ideia de que não era possível fazer aquele telhado correctamente. Agora se é melhor ou pior solução arquitectónicamente falando, isso já compete aos arquitectos decidir.
  10.  # 90

Peço desculpa se estou a ser injusto, mas o Pedro fez comentários neste tópico em que deixou a ideia de que não percebia muito de telhados inclinados.

Não leve a mal! :)
  11.  # 91

É pá os ânimos desta chafarica andam muito exaltados, será que não era melhor mandar benzer isto?
    Tenham lá calma meus senhores, o único que aqui está autorizado a dizer mal dos arquitetos sou eu.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt, Dos Santos
  12.  # 92

Colocado por: marco1mais uma vez, para determinada configuração do telhado, ou fica com a cumeira inclinada ou empena a água.

Ecato. e como isso numa obra de raiz, em telha lusa não está correcto. eu afirmei que "não".
    Agora extrapolar apartir do meu "não", que não percebo muito ou pouco de telhados inclinados!!!?...

PS: Será por ironia que o nome da minha empresa se designa por" AGUA-MESTRA"... ver o significado da mesma por favor. No entanto é verdade, nunca projectei um edifico com 4 aguas... mas não foi por inabilidade, foi por opção.
    • Skinkx
    • 15 abril 2016 editado

# 93

Ecato. e como isso numa obra de raiz, em telha lusa não está correcto. eu afirmei que "não".
    Agora extrapolar apartir do meu "não", que não percebo muito ou pouco de telhados inclinados!!!?...

PS: Será por ironia que o nome da minha empresa se designa por" AGUA-MESTRA"... ver o significado da mesma por favor. No entanto é verdade, nunca projectei um edifico com 4 aguas... mas não foi por inabilidade, foi por opção.

Peço desculpa se dei isso a entender relativamente a si pessoalmente, até porque já tive mais que uma situação em termos técnicos em que você me ajudou.

Mas como já me apercebi que por vezes há mais dificuldades por parte dos arquitectos nestas situações, acabei por explanar aquilo que penso. Agora que você fala nisso, parece que o coloquei a si pessoalmente em causa e não era essa a intenção, porque o que tinha em mente foram conversas pessoais que tive com colegas seus que realmente estavam a fugir com o rabo à seringa, como se costuma dizer, porque não sabiam por onde haviam de pegar naquilo.

Que fique sublinhado, considero-o um bom técnico pelo pouco que conheço de si por via deste fórum e lamento e peço desculpa se em algum momento se sentiu colocado em causa. A minha crítica era genérica a alguns arquitectos e certamente a nenhum aqui do fórum em particular. A minha resposta também veio mais no seguimento do que disse o Marco, que extrapolou para outro lado e acabei por me defender como soube, num modo talvez mais "assanhado" do que deveria (para usar a expressão lá de trás).

Da minha parte, espero que possamos seguir em frente, porque aprecio tanto a sua contribuição como a do Marco. E respeito ambos.
  13.  # 94

Colocado por: Pedro BarradasCerto Ana, não é isso que está mal.. está mal, na globalidade a volumetria encontrada... e a profusão de telhados e telhadinhos... não é benefico estecticamente, complica a obra e torna mais caro a construção.
    E depois na manutenção do edificio, vai ter aí uma serie de locais para ir pelo menos 2X ao ano limpar.. pontos de infiltrações, etc... e muitas empenas e beirados sem necessidade.

Caro Pedro,

Agradeço os seus comentários.

Fiz imensos esboços da minha casa e tive dificuldade por causa das dimensões do terreno, de não poder colocar janelas para o vizinho, de tentar colocar janelas em todas as divisões, de ter de deixar 4,5 metros de lado entre a casa e a berma da estrada que roubou imenso espaço.

O telhado do meio é em madeira, tipo alpendre, que é onde se situa a churrasqueira e faz a ponte entre a casa e a garagem pois não quero andar a chuva, o telhado da garagem tem uma água porque tem um sótão por cima.

No fim se calhar não é a melhor solução, mas tendo em conta a disposição das divisões que queria acho que nem ficou muito mal.
  14.  # 95

Esse "NÃO" é que está errado, que foi o disseram à autora do tópico.

Mas existe outra forma de fazer correctamente o telhado em 4 águas além da que eu referi?? Águas empenadas???

O telhado que desenhei funciona exactamente como um telhado de 4 águas com ângulos de 90º nas paredes. Agora se fica bem visualmente é discutível e eu também acho que é de evitar, mas dai a dizer que não se pode fazer ou que fica tecnicamente mal executado está completamente errado.
  15.  # 96

Colocado por: Ana Rita Loureiro

Bom dia,

Obrigada pela ajuda.

Aqui vai.

Se precisar de mais medidas dia.
      Sem Título.jpg

Fica a simulação:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Rita Loureiro
      telhadoA.JPG
  16.  # 97

+
      telhadoB.JPG
  17.  # 98

+
      telhadoC.JPG
  18.  # 99

+
      telhadoD.JPG
  19.  # 100

Colocado por: Ana Rita Loureiroacho que nem ficou muito mal.

Ana
    Espero que entenda isto como uma critica positiva e sem qualquer outra intensão (não sou arquiteto e tb não gosto deles)
    O seu projeto esteticamente está para lá de mau, admito que goste de uma casa com telhados e telhadinhos mas o que tem aì é algo que qualquer desenhador lhe faria bem melhor.
    Se o seu técnico não tem competência para mais (apesar de ser engenheiro) se calhar estará na altura de mudar de técnico.
    Para além da estética imagino o quanto mais não vai ser descurado no resto do projeto.
    Certamente que é possível nesse terreno com outra abordagem fazer algo com que você se identifique e que para além de esteticamente ser mais agradável economicamente lhe sairá bem mais barato

0.0310 seg. NEW