Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho seguido atentamente este excelente fórum de discussão, com o qual tenho aprendido bastante.

    Vou iniciar o processo de construção da minha moradia, já tenho arquitectura aprovada e quase todos os orçamentos que pedi a empreiteiros.

    É altura agora de conversar com o banco... mas tenho uma pequena dúvida:

    - O valor a financiar pelo banco é calculado com base numa avaliação do imóvel (teórica) ou com base num orçamento de construção?
  2.  # 2

    Colocado por: timoshenkoTenho seguido atentamente este excelente fórum de discussão, com o qual tenho aprendido bastante.

    Vou iniciar o processo de construção da minha moradia, já tenho arquitectura aprovada e quase todos os orçamentos que pedi a empreiteiros.

    É altura agora de conversar com o banco... mas tenho uma pequena dúvida:

    - O valor a financiar pelo banco é calculado com base numa avaliação do imóvel (teórica) ou com base num orçamento de construção?


    Boas

    Do que me lembro no meu processo, foi-me pedido a seguinte documentação:

    - Projecto
    - Orçamento
    - Caderno de encargos/mapa de acabamentos

    Aquando da entrega da documentação procedeu-se a uma visita ao local onde se iria realizar a obra.

    Posto isto a empresa avaliadora fez uma avaliação do projecto em si e atribuiu um determinado valor e foi com base nesse valor que o banco definiu as condições de empréstimo. Claro que o orçamento dado pelo empreiteiro será muito importante, contudo o valor do terreno também terá a sua importância porque também a este será atribuido um valor.

    Agora se o valor a pedir ao banco for superior ao orçamentado corre o sério risco que o banco não lhe empreste o dinheiro...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  3.  # 3

    Boas,

    Sem duvida que o afsantos tem razão, á excepção do orçamento do empreiteiro, que esse o Banco "não costuma" pedir, pelo menos nos casos que já me passaram pelas mãos de clientes nunca lhes foi pedido. É atribuido um valor á obra, mediante terreno, projecto e tipo de acabamentos e depois o valor é dado por tranches, consoante evolução da obra, sempre como percentual do valor pedido relativamente ao avaliado, ou seja:

    Supondo que o banco avalia a casa (pronta) por 500.000EUR e o cliente apenas pede 200.000EUR.
    Se é pedido um 1º tranche numa fase de construção, em que o engº acha que estão 20% da casa concluidos, ele irá apenas disponibilizar 40.000EUR, que são 20% do valor pedido. (se calhar isto é mais que obvio para alguns, mas já tive imensa gente a confundir estações).
  4.  # 4

    Obrigado pela vossa colaboração.

    A minha duvida prende-se exactamente com o facto de ser o banco a atribuir um valor de avaliação à casa sem uma base comparativa que sustente esse valor, como as coisas estão hoje em dia, o meu receio é que o banco encontre valores excessivamente baixos.

    Alguém tem dicas de como dominar esta situação?
  5.  # 5

    Colocado por: timoshenkoObrigado pela vossa colaboração.

    A minha duvida prende-se exactamente com o facto de ser o banco a atribuir um valor de avaliação à casa sem uma base comparativa que sustente esse valor, como as coisas estão hoje em dia, o meu receio é que o banco encontre valores excessivamente baixos.

    Alguém tem dicas de como dominar esta situação?


    Boa tarde amigo!

    Depende muito do banco em questão, como já foi dito pela raquel na autoconstrução haverá uma avaliação dos trabalhos efectuados e consequente libertação de tranches. Comigo também foi nesses sistema mas quando pedi crédito ao banco já a minha casa estava pronta de pedreiro, logo tive vantagem nisso. Como nós sabemos está muito complicado para se conseguir acesso ao crédito. O banco exige muitas garantias, os spreeds estão a subir para compensar a taxa à euribor que está muito baixa, a idade dos proponentes, o rendimento, etc. E os bancos simplemente não estão interessados na concessão de créditos devido à falta de liquidez. Eu consegui mudar o meu crédito à cerca de 2 meses com uma proposta no mínimo excelente.
    Existem 3 bancos que poderá visitar que no meu entender os melhores para crédito habitação. Não vou colocar aqui o nome para não fazer publicidade, mas se quiser eu susurro-lhe.

    Abraço e boa sorte para a construção...vai-lhe dar muitas dores de cabeça. :-)

    Cump.
    Lucílio
  6.  # 6

    Colocado por: Lucilio. Não vou colocar aqui o nome para não fazer publicidade, mas se quiser eu susurro-lhe.


    Será o CGD, BPI E ????
  7.  # 7

    Colocado por: mitroska
    Colocado por: Lucilio. Não vou colocar aqui o nome para não fazer publicidade, mas se quiser eu susurro-lhe.


    Será o CGD, BPI E ????


    Visitem a caixa galicia, barclays e banco bilbau e viscaya argentaria. E se forem associados DECO podem usufruir do protocolo que eles teem com o primeiro que referi.

    Cump.
    Lucílio
  8.  # 8

    Aconselho vivamente BBVA ;)
    • dd
    • 28 dezembro 2009 editado

     # 9

    .
  9.  # 10

    Colocado por: NNNN
    Colocado por: raquel.jmaAconselho vivamente BBVA ;)



    BBVA é de fugir!!!
    Para quem agora está a recorrer a crédito habitação deixo aqui um alerta: Se quiserem evitar chatices, nunca recorram ao Banco BBVA! Tenho um crédito habitação com este banco e é o pior que pode haver. Não sabem tratar bem os clientes, tem um site da idade da pedra, uns custos de operação e manutenção elevadíssimos, uns seguros multiriscos "obrigatórios" do pior que pode haver e mt caros, e o nº de balcões são escassos. Isto de ter um Banco Espanhol em Portugal não podia dar certo. Por isso vos digo... não se metam com este banco se quiserem ter noites descansadas... A minha má experiência com este banco é partilhada por inúmeros clientes que conheço e que tiveram o azar de abrir conta neste banco. É simplesmente um conselho que vos pode ser mt útil.



    Transfira o seu crédito para um banco nacional então!!! Por vezes existem boas propostas!
 
0.0169 seg. NEW