Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Substitui duas lâmpadas de halogénio de entrada de prédio daquelas cujo encaixe são dois pins finos (acho que se chama 12V). Troquei-as por duas de LED,mesmo formato e mesmo encaixe 12V..
    Essas lâmpadas de tecto estavam ligadas no quadro mas sem interruptor próprio, ou seja, sempre que queria ligar essas lâmpadas, ia ao quadro e puxava o respectivo interruptor para cima.
    Acontece que eu quis associar essas lâmpadas às existentes no prédio que se desligavam automaticamente através de relógio. Essa tais lâmpadas do prédio são também LED com encaixe mais comum, E27.
    Para associar essas 2 lampadas LED às do prédio, fiz o seguinte: no quadro geral, tirei o cabo que ligava ao interruptor das 2 LED 12V e enfiei esse cabo no buraco onde está o cabo da luz das escadas. Ficaram portanto assim ambos os cabos no mesmo interruptor.
    Por lógica, funcionaria. Acontece agora seguinte: terminado o tempo do relógio, as luzes das escadas desligam mas essas duas luzes ficam ligadas!! Ou seja, NUNCA desligam a menos que eu desligue o respectivo interruptor mas assim também estaria agora a desligar as luzes das escadas!

    Existe alguma explicação para o facto de essas 2 lâmpadas não desligarem? Serão incompatíveis com o relógio do quadro geral? Mas as outras luzes LED desligam... será por ser 12V? Mas se o relógio corta a energia...como é que elas continuam ligadas?
  2.  # 2

    Colocado por: mysterium
    Substitui duas lâmpadas de halogénio de entrada de prédio daquelas cujo encaixe são dois pins finos

    Lâmpadas PLC

    Colocado por: mysteriumExiste alguma explicação para o facto de essas 2 lâmpadas não desligarem?

    Sem ver a instalação feita é complicado dizer que é disto ou daquilo.. Meteu o cabo da luz das escadas no Disjuntor, ou no Relógio? Tente colocar uma foto do quadro..
  3.  # 3

    Colocado por: ktm333Lâmpadas PLC
    não, de certeza eram lampadas GU6,5 a 12 Vac com transformadores ferromagneticos, é normal passarem a fazer isso por causa das baixas correntes dos led´s e a indutancia dos transformadores.
    • ktm333
    • 16 abril 2016 editado

     # 4

    Colocado por: jorgealvesnão, de certeza eram lampadas GU6,5 a 12 Vac com transformadores ferromagneticos, é normal passarem a fazer isso por causa das baixas correntes dos led´s e a indutancia dos transformadores.

    Ou isso, como foi falado em entrada, assumi a porta de entrada do lado de fora que muitas vezes é PLC's..
    Normalmente quando se faz a troca por led's, costuma retirar-se o transformador, ficando a lâmpada a funcionar diretamente com os 230V(Normalmente altera-se também para caquilho GU10), elimina-se assim também o consumo do transformador. Não seriam lampadas GU5,3? Não estou a ver 6,5 na entrada..
  4.  # 5

    Colocado por: ktm333
    Ou isso, como foi falado em entrada, assumi a porta de entrada do lado de fora que muitas vezes é PLC's..
    Normalmente quando se faz a troca por led's, costuma retirar-se o transformador, ficando a lâmpada a funcionar diretamente com os 230V(Normalmente altera-se também para caquilho GU10), elimina-se assim também o consumo do transformador. Não seriam lampadas GU5,3? Não estou a ver 6,5 na entrada..


    As lampadas que instalei são estas


    Antes dessas estavam duas de halogeneo.

    Estão na entrada do prédio/loja.

    Para as ligar tem que se ir ao quadro ligar directamente ao interruptor. Quis associar essas lampadas às das escadas que também são LED E27 e desligam após 3 minutos via relógio que está no quadro
    Para ligar essas duas lampadas tirei o cabo que estava ligado ao quadro em x interruptor e liguei, também no quadro, ao interruptor das lampadas da escada. Portanto, estão 2 cabos agora na cavidade do interruptor das escadas.
    Passados 3 minutlos as lampadas das escadas desligam conforme normalidade mas, o estranho é que as 2 lampadas de 12v não desligam, nunca! Para as desligar teria que desligar o interruptor, ou seja, também as das escadas desligariam permanentemente.

    O que posso fazer?
  5.  # 6

    Isso significa que o relógio está depois do interruptor, se o relógio estiver no quadro é só juntar lá a fase do transformador na saida
  6.  # 7

    Colocado por: Ivo F.Isso significa que o relógio está depois do interruptor, se o relógio estiver no quadro é só juntar lá a fase do transformador na saida


    Sim, está no quadro. Mas não percebi a questão do transformador (o que é?). Devo ligar esse cabo das lampadas de 12V directamente ao relógio em vez de ao interruptor das lampadas das escadas? E depois, quem nas escadas carregar no botão, ligam-se as das escadas e também as de 12V...?
  7.  # 8

    exacto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  8.  # 9

    Colocado por: Ivo F.exacto


    Ok, vou tentar. Mas o que aqui não percebo é: se o cabo dessas duas lampadas está unido com o cabo das lampadas das escadas e tudo se liga ao ligar o interruptor, porque é que após o relógio terminar só as lampadas das escadas se desligam e as duas de 12v não se desligam? Tem a ver com os volts? O relógio não é compatível, é isso? Portanto, só corta a corrente das lampadas de casquilho E27?
  9.  # 10

    Colocado por: mysteriumMas o que aqui não percebo é: se o cabo dessas duas lampadas está unido com o cabo das lampadas das escadas e tudo se liga ao ligar o interruptor, porque é que após o relógio terminar só as lampadas das escadas se desligam e as duas de 12v não se desligam? Tem a ver com os volts? O relógio não é compatível, é isso? Portanto, só corta a corrente das lampadas de casquilho E27?


    Colocado por: jorgealvesé normal passarem a fazer isso por causa das baixas correntes dos led´s e a indutancia dos transformadores.
  10.  # 11

    Colocado por: jorgealvesé normal passarem a fazer issopor causa das baixas corre


    Ok, e ligando esse cabo directamente ao relógio irá então funcionar, correcto? Vou tentar. Obrigado.
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesé normal passarem a fazer issopor causa das baixas correntes dos led´s e a indutancia dos transformadores.

    Acho que já entendi, e não tem a ver com isso, o "relógio" na verdade é um Automático de Escada, funciona de maneira completamente diferente, em vez de 2 cabos, de certeza que a instalação das escadas tem 4, certo?
    Esquema da ligação do automático.

    Enquanto a da entrada é algo tipo isto.

    Como ligou no automático em baixo, as lampadas estão sempre alimentadas, ou seja sempre acesas..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0159 seg. NEW