Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 8 fevereiro 2008 editado

# 1

RAN = Reserva Agrícola Nacional
    REN = Reserva Ecológica Nacional

Em termos sintéticos, é difícil conseguir aprovação para construir nestas zonas.
    Não conhecia este site e não sei se já tinha aqui sido discutido ou divulgado. De qualquer forma, apesar de ser um pouco difícil de utilizar, obrigar ao download de um plugin, abrir mais janelas do que as do Palácio Nacional de Mafra, é possível ver quais são as áreas REN e RAN no território nacional sem ter que ir à Câmara Municipal.

http://sig.snit.pt/searchIT/Inicio.aspx

Pelo que percebi rebentei com o site, porque agora que lá volto não está a funcionar... :D

Experimentem este link que também funciona (ainda!):

http://sig.snit.pt/searchIT/Atributos.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  1.  # 2

Caro FD:

A informação que coloca antes está ERRADA. Alguns users colocam informação aqui no forum, sem saberem do que falam. Isso só baralha quem pretende ser esclarecido!

É possivel, ainda que complicado, construir em RAN. Até em REN é possivel construir! Em qq uma delas, em casos particulares. Mas não é taxativo como coloca em cima!
    •  
      FD
    • 8 fevereiro 2008

# 3

Parreira,

Obrigado, eu sei que se pode, em determinados casos, muito restritos, construir em RAN ou REN (aliás ainda há pouco disse isso mesmo à Cristina Pereira aqui).

Mas tem razão, coloquei as coisas de uma forma um pouco absoluta... vou corrigir. :)

Das vezes que não sei do que falo, até costumo avisar... :P
  2.  # 4

Boa Tarde

estou a pensar construir casa, e tenho um terreno em zona REN, gostaria mesmo de fazer casa lá.
    Nesse terreno ja existem duas casas uma com 64m e otra com 78. será que não posso construir a soma das áreas, ou seja 142m??
    se alguem souber, preciso de ajuda.
    Helena
  3.  # 5

Ainda não me debrucei sobre o novo regime da REN, mas normalmente pode reconstruir as áreas pré-existentes (com ou sem demolição total)...
    mas de todo poderá somar as duas, re-implantar noutro local e voltar a construir... não isso, não.
  4.  # 6

Colocado por: helena_sabinoBoa Tarde

estou a pensar construir casa, e tenho um terreno em zona REN, gostaria mesmo de fazer casa lá.
    Nesse terreno ja existem duas casas uma com 64m e otra com 78. será que não posso construir a soma das áreas, ou seja 142m??
    se alguem souber, preciso de ajuda.
    Helena

A informação do Pedro Barradas, não está certa. Se destruir uma habitação inserida em REN, já não poderá voltar a edificar. O que pode, é reconstruir o existente.
  5.  # 7

Parreira, foi o que eu escrevi...
    Reconstrução dos edificios existentes, no mesmo local/ implantação existente. O licenciamento terá que mencionar reconstrução(não quer dizer q em obra não se faça a demolição integral). as áreas impermeabilizadas terão que se manter inalteráveis.
  6.  # 8

Obrigada, eu fui a câmara e disseram que em principio poderia construir a soma das áreas, agora estou a fazer um pedido de viabilidade, que já tem de ir acompanhado com o projecto de construção.
    Vou pagar esse projecto e arrisco a não me deixarem construir.
    Mas obrigada pelas dicas
    Helena
    • TPR
    • 24 junho 2014

# 9

Desculpem desenterrar este tópico já muito antigo, mas atualmente ainda é possível consultar as zonas RAN e REN na internet?
  7.  # 10

Sites não estão a funcionar

0.0151 seg. NEW