Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro VMC, vou amanhã informar-me junto do gabinete tecnico do municipio, onde vou contruir´. Fiz perguntas ao sr engº que me está a fazer o projecto e a resposta foi inconclusiva. Quero mesmo cumprrir a lei. Não tivesse sido eu miliar varios anos. Desde já um bem haja, por tudo .Carlos Alberto
  2.  # 22

Caros ,Braba Negra e Engª luiz muito obrigado manhã vou ao gabinte tecnico do municipio saber de sua justiça. Tal como disse anterormente comigo lei é para cumprir, ainda que contrariado. (so não castrei o meu companheiro Rottweiller,pois estamos na quinta) Cumprimentos CarlosAlberto
    • VMC
    • 3 maio 2009

# 23

Boa sorte, mas prepare-se para um investimento superior ao que estaria a contar, não só nas janelas, como no isolamento em geral.

Ah, e já agora, ou aumenta a área da casa, ou as dimensões interiores serão menores do que tinha considerado. Paredes de 25cm já não devem ser possíveis.
  3.  # 24

Boas

Tanto quanto sei o Dec.-Lei 80/2006 não indica a obrigatoriedade do uso de perfis de alumínio com corte térmico. O que obriga é que sejam satisfeitas certas condições de isolamento que podem não ser atingidas sem esse material. As condições exigidas variam com a situação geográfica da construção, uma vez que se baseiam na climatologia local. No entanto há muitos outros factores que podem fazer com que para duas construções vizinhas sejam adoptadas soluções diferentes, e até pode uma ser construída com alumínio com corte térmico e a outra sem o mesmo. Depende da própria arquitectura de cada uma, da orientação solar, da existência ou não de obstáculos que projectem sombra, do tamanho e orientação dos vãos envidraçados, etc.. Só o cálculo do comportamento térmico de cada construção pode decidir se tem ou não de levar corte térmico; assim sendo, porque não pede ao seu técnico para e calcular uma hipótese sem corte térmico? Mas atenção, pois pode até ser possível mas a energia que vai perder aí terá de ser ganha noutro lado - no sistema de arrefecimento da casa, no de aquecimento, no sistema solar para aquecimento de água ou nos isolamentos. Ou seja, poupa num lado, gasta no outro.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 25

caro J Cardoso pretendo Alpendres com cerca de 180m a200m de fundo de nascente/ sul / poente.A casa a construir é numa quinta na , margem esqueda do Tejo. Só o alçado norte não vai ter protecção. Tenho alguns sobreiros ,longe da zona habitacional , vai ter muita exposição solar, sem qualquer obstáculo, aliás os alpendres são mesmo para protecção. vou colocar sistema solar de aquecimento de águas, e no futuro proximo paineis solares para energia electrica e após estudos a héolica .Vamos ver como vão correr os preços deste materias no futuro.
  5.  # 26

Caro pilav, tenha certo que existem perfis de corte térmico bastante acessíveis, que por si só demovem-nos de colocarmos só alumínio.
    Aconselho-o a ir com calma e a ponderar bem o projecto que lhe fizerem antes de tomara decisão de o remeter a licenciamento.
    • pilav
    • 4 maio 2009 editado

# 27

Caro 2970713, o meu problema não é gastar os trocos, mas gastar bem :
    No projecto de estabilidade o Sr EngªCalculou para os lintéis das fundações( Vigas em ferro de 16 com 4 ferros por cima e 4 por baixo) ,estamos a falar em uma moradia de piso terreo duas águas 98m2.Em contrapartida e betão é B20 mas o aço é A400 a ser implantada em terreno de areia, na margem esquerda do Tejo(leziria). Confrontei-o e respondeu que tem medo , pelo do terreno, acho uma explicação esfarrapada,na duvida pedia estudo geológico.
    A seguir telefona -me a perguntar se o aluminio é de corte témico, remetio para a serralharia, segundo o serralheiro não chegou a conclusão alguma parece que se vai informar,para voltarem a falar.
    Para um leigo como eu tudo são duvidas.Razão de algumas perguntas. Tenha um bom dia Carlos Alberto
  6.  # 28

Desculpe os erros mas ainda dormia.
    • jma
    • 4 maio 2009

# 29

pilav, desculpe-me mas ainda não percebi. considera que o aluminio com rotura térmica não compensa o investimento? normalmente procura-se as melhores soluções termicas, e depois vem o orçamento lixar tudo, mas decidir à partida que a rotura térmica "é uma chatice", não parece o mais usual.. agora se é obrigatório, não.. o que mais há aí são casas/ prédios novos a serem comercializados com certificado energético na mão e com aluminios "normais"....
  7.  # 30

Eu não disse que a rotura térmica é uma chatice,perguntei da obrigatoriedade.

Mas, acho perferivel madeiras a aluminio, só que o loby do aluminio(dito corte termico) investiu mais que as madeiras, e eis a conquistar mercado.
    Já agora falando em climatização porque não os adobes?
    Cump. Carlos Alberto
    • jma
    • 4 maio 2009

# 31

não há qualquer problema em colocar janelas com caixilho em madeira, bem pelo contrario... parece é que é bastante mais caro...
  8.  # 32

Eu por varias vezes já escrevi que se estivesse a construir uma moradia com vãos normais, acabaria por escolher PVC.
    Mas em caso de vãos XXL não tenho duvidas em escolher Alumínio (sempre corte térmico).
  9.  # 33

Colocado por: 2970713Eu por varias vezes já escrevi que se estivesse a construir uma moradia com vãos normais, acabaria por escolher PVC.
    Mas em caso de vãos XXL não tenho duvidas em escolher Alumínio (sempre corte térmico).

É uma falsa questão, tambem tenho vãos grandes e optei por pvc ( antes que me pergunte um deles tem 4,50m por 2,20m)
  10.  # 34

nbastos, já discutimos essa questão, acho que não vale a pena enveredarmos por aí.

Mas se calhar, fui eu que não me exprimi correctamente.
    Para mim, uma porta dessas em minha casa, terá sempre de ter duas folhas no máximo e ambas movéis.
    Que eu saiba, em PVC, só se consegue recorrendo ao mecanismo de elevação, que é bastante oneroso e a meu ver torna a porta feia (bastante espessa).

Mas ainda bem que não optamos todos pelo mesmos. Já viu a monotonia que seria?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nbastos

0.0169 seg. NEW