Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

uma vez que os arquitetos também já visitaram este tópico a ver se eles respondem:
    vocês alguma vez projectaram uma casa tendo em conta as condicionantes da estrutura? ou seja, se alguem vos pedir uma casa até 100mil€ voces reduzem apenas às areas e acabamentos, ou tentam ligar já tudo para reduzir os custos desde a arquitetura? não falo só em fazer uma casa quadrada com um telhado de 4 aguas, mas por exemplo ver os tamanhos máximos dos vãos e definir o comprimento x largura da casa com esses dados...
    Concordam com este comentário: riscos
  2.  # 62

Um bom arquiteto trabalha conjuntamente pelo menos estabilidade e térmica com a sua arquitetura. Pensa ainda na água., saneamento e pluviais por causa de coretes e tubos de queda interiores exteriores. Pensa na climatização e ventilação para prever colocação de equipamentos painéis solares, ventilação. Depósitos. Etc
    Pensa no ited e electricidade.

Mas ... E não vou dizer nada para não magoar ninguém.

Tenho um projecto em mãos que alertei o "conhecido" que a casa não se fazia por 150 nem 200,. Depois de tudo aprovado pediu orçamentos e o valor da casa anda na ordem dos 300 mil.
    Sabem que disse o arquiteto ao cliente, não se poupe nas áreas. Poupe depois nos acabamentos.
  3.  # 63

obviamente que sim, um arquiteto deve saber á partida até onde pode ir estruturalmente.
    como é evidente também, numa moradia corrente tenta-se otimizar as dimensões prevendo que á partida não se criem vãos sem pilares com mais de 6/7 metros.
    eu nos meus projetos desenho logo na arquitetura uma pre estrutura ( localização de pilares) e devo dizer que poucas alterações aos mesmos tem sido feita depois pelo engenheiro. arquitetura também é isso, pensar no todo e projetar coisas possíveis e exequíveis.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  4.  # 64

Colocado por: callinasUm bom arquiteto trabalha conjuntamente pelo menos estabilidade e térmica com a sua arquitetura. Pensa ainda na água., saneamento e pluviais por causa de coretes e tubos de queda interiores exteriores. Pensa na climatização e ventilação para prever colocação de equipamentos painéis solares, ventilação. Depósitos. Etc
    Pensa no ited e electricidade.

Mas ... E não vou dizer nada para não magoar ninguém.

Tenho um projecto em mãos que alertei o "conhecido" que a casa não se fazia por 150 nem 200,. Depois de tudo aprovado pediu orçamentos e o valor da casa anda na ordem dos 300 mil.
    Sabem que disse o arquiteto ao cliente, não se poupe nas áreas. Poupe depois nos acabamentos.

Espero que não seja o que eu estou a pensar.
    De qualquer maneira poupar nos acabamentos, para mim, é muito muito mau conselho. Especialmente mau vindo de um arquitecto.
  5.  # 65

não sejam mauzinhos, cada caso é um caso, eu próprio já dei esse conselho.
    vejamos determinada família sabia que precisava de mais espaço mas por contenção de custos, opta por restringir demasiado a construção. mais tarde a ampliação vai ficar mais cara e a colagem ao existente mais trabalhosa, enfim por ai....
  6.  # 66

Ai marco1 :o), poupar nos acabamentos para mim é mexer em toda a qualidade da casa. Vêem-se muitas construçoes assim de facto. Vêem-se a olho nú.
    Pessoalmente dou mais valor a uma casa mais pequena mas com bons materiais, do que o contràrio. (Dispenso piscina, escritório, sala de jantar separada da de estar, walkin closet, suite, ilha na cozinha..mas materiais de qualidade não).
  7.  # 67

Colocado por: Picareta
    Normalmente sim, no seu não.

Ficam embutidas nas vigas? Certo?
  8.  # 68

Colocado por: sergio_pintasFicam embutidas nas vigas? Certo?

Tem que pedir o pormenor, para ver como é que apoia.
  9.  # 69

Mais alguma coisa que tenha de pedir? É que assim peço tudo de uma vez só. :)
  10.  # 70

Colocado por: Picareta
    Tem que pedir o pormenor, para ver como é que apoia.

Eu já vi fotos de lajes de vigotas pré-esforçadas, numa estrutura de vigas altas, em que as vigotas apenas encostavam perto da face lateral das vigas sem terem entrega nenhuma, levava apenas um "ferrito" de 12mm em cada vigota para dentro da viga e era esse o apoio. Apenas acreditei quando vi as fotos, e foi um edifício completo feito dessa forma!
  11.  # 71

Deste género:
      Vigota.JPG
  12.  # 72

Colocado por: sergio_pintasMais alguma coisa que tenha de pedir? É que assim peço tudo de uma vez só. :)

o homem não tem de pedir nada...quem tem de pedir é o empreiteiro quando olhar para o projeto e não encontrar o pormenor de amarração...
  13.  # 73

Colocado por: riscosquem tem de pedir é o empreiteiro quando olhar para o projeto e não encontrar o pormenor de amarração...

Acha que ele vai pedir ?
    O fiscal é que tem que andar de olho aberto.
  14.  # 74

Colocado por: ghost12Eu já vi fotos de lajes de vigotas pré-esforçadas, numa estrutura de vigas altas, em que as vigotas apenas encostavam perto da face lateral das vigas sem terem entrega nenhuma

Eu desde que vi um porco a andar de bicicleta .....
  15.  # 75

Colocado por: riscoso homem não tem de pedir nada..

O dono de obra só pode questionar o projecto de arquitectura?
    • acj
    • 19 abril 2016

# 76

Mas ainda existe aqui algum empreiteiro no fórum que ao fazer uma laje com vigotas, ainda olhe para o projecto para ver o pormenor de amarração?
    No mundo real certamente também não! Só se o empreiteiro começou "ontem" nas obras :)
  16.  # 77

Colocado por: acjMas ainda existe aqui algum empreiteiro no fórum que ao fazer uma laje com vigotas, ainda olhe para o projecto para ver o pormenor de amarração?

Eu prefiro fazer as lajes de vigotas apoiadas no topo das vigas, raramente faço de outra forma..
    Concordam com este comentário: ghost12

0.0270 seg. NEW