boa tarde...eu comprei uma casa à 2 anos...e devido a problemas econòmicos tive de ir trabalhar para o estrangeiro...como tenho a casa vazia pensei em arrenda-la...gostava de saber se o posso fazer uma vez que pago hipoteca ao banco...e se o posso fazer o que devo fazer...neste momento encontro-me em espanha e n sei o k fazer poix se peço ajuda a alguem da familia nunca ng pode ou n quer fazer nada...e eu aqui n me posso informar de nada nem posso deixar de trabalhar para ir a portugal informar-me...ouvi falar duma isençao por estar a trabalhar no estrangeiro e efectuar aki os descontos e nao em portugal...e por essa casa servir como casa de ferias....mas n sei de nada...agradecia a vossa ajuda....abraço
Se é considerado residente no estrangeiro e, vai alugar a sua casa, tem obrigatóriamente que nomear um procurador para o representar perante as finanças. Esse seu representante tem que lhe apresentar a declaração de IRS e, pagar os impostos, dos rendimentos obtidos em Portugal. A isenção do IMI é para casas de habitação própria. Ao alugar a casa perde a isenção da Contribuíção Predial, (actual IMI). Espero que, tenha ajudado com os meus esclarecimentos.
boas...entao para eu poder alugar a minha casa basta ter um procurador e que ele me represente nas finanças? nao tenho que dar conhecimento ao banco de que a vou alugar nem nada do gènero? è que eu tenho algumas prestaçoes em atraso e a ultima vez que falei com um gestor do banco eu disse-lhe que estava a pensar alugar a casa para que tenha uma ajuda para pagar a renda...e ele disse-me para nao lhe dizer essas coisas e que ele ia fingir que nao tinha ouvido nada porque eu tinha comprado a casa para uso pròprio...isso levou-me a pensar que nao a podia alugar dai atrasei o aluguer mais uns meses mas a minha situaçao actual nao me permite ter essa casa em portugal e uma vez que nao a consigo vender queria pelo menos aluga-la...
também tenho a mesma dúvida, tenho de ir viver para outra cidade por um minimo de 4 anos e estou a pagar a minha casa ao banco. posso alugá-la? é legalmente possível alugar uma casa que ainda não está paga? obrigada!
Caro AMC, boa noite. Da minha experiência, quando questionado e instado a resolver situações como as que refere, informo que há duas situações possíveis, pelo menos. Uma, a de habitação própria e permanente com comparticipação do Estado em termos de bonificação de juros, perdendo esta bonificação e os restantes benefícios fiscais, e a outra, sem a bonificação de juros, mas com benefícios fiscais, perdendo estes. Cumptos, [email protected]
Colocado por: AMCtambém tenho a mesma dúvida, tenho de ir viver para outra cidade por um minimo de 4 anos e estou a pagar a minha casa ao banco. posso alugá-la? é legalmente possível alugar uma casa que ainda não está paga? obrigada!
Sim, desde que peça autorização ao banco, tb há quem alugue e não diga nada.