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  1.  # 941

    Colocado por: mhpinto
    No caso do radar da A8 cheira de facto a caça à multa, pois aquilo dá perfeitamente para fazer a bem mais de 120 e ainda por cima é numa forte descida, mas existe contudo uma pseudo-justificação: a acumulação de trânsito naquele troço na hora de ponta matinal.

    Irracional é imporem um limite abaixo do razoável a tempo inteiro para uma situação que apenas deve fazer sentido umas duas horas nos dias úteis, ou seja, 6% do tempo.

    A mais pequena "distração" (distração entre aspas pois não estar constantemente a olhar para o velocímetro não pode ser considerado distração, bem pelo contrário) e o carro embala por si próprio acima dos 100. Sujeita-se um gajo a ser multado a um domingo à tarde por algo que ocorre apenas 6% do tempo.

    Uma porra destas (http://www.directindustry.com/pt/prod/yaham-optoelectronics-co-ltd/product-157756-1684421.html) e resolvia-se o problema de forma bem mais racional, mas não, isso custa dinheiro, o zé que se lixe e que abrande ou que pague a multa.

    É por haver tantas destas que as pessoas "aprendem" a não respeitar os sinais.
    Concordam com este comentário:Hugo S.,Bricoleiro


    Concordo. Fiz durante vários anos estas AE por viver na Ericeira e trabalhar em Lisboa. O Local onde está o novo radar é uma zona de descida acentuada, mas que se pode fazer facilmente a 120km/h. para além disso se quisessem fazer prevenção, deveriam colocar antes dessa descida em zona de 120km/h que antecede uma curva acentuda. Isso sim seria prevenção. Agora depois da curva já na zona de 100km/h, colocam o radar praticamente no final de uma grande recta com inclinação acentuada em zona de 100km/h ... Caça à multa!

    Metam o radar do outro lado da AE que é a subir ...
  2.  # 942

    Caça à multa seria se não estivesse bem assinalado, como se vê que está.
    Só cai quem quer ...
  3.  # 943

    Gostaria só de salientar o texto a negrito.
    Isto é que eu chamo prevenção.
      prevenção.jpg
  4.  # 944

    Isto das rotundas tem muito que se lhe diga.

    Para além deste problema há o desrespeito pela prioridade para quem circula na rotunda. Parece os carrinhos de choque.

    E há também um novo hábito que é o estacionamento nas rotundas. O que é também muito interessante é que os que estacionam nas rotundas quando arrancam acham que têm prioridade porque já estão na rotunda ...
    •  
      mhpinto
    • 9 dezembro 2016 editado

     # 945

    Colocado por: pedromdfacham que têm prioridade porque já estão na rotunda

    E têm. A menos que eles não assinalem o início de marcha e arranquem de maneira muito brusca e houver testemunhas disso, se você avançar e eles lhe baterem adivinhe lá de quem vai ser a culpa.
    É a mesma coisa daqueles chicos-espertos (ou ignorantes) que fazem a rotunda sempre por fora mesmo que apenas queiram sair na 4ª saída. Apesar de errado e sujeito a multa, se alguém bater neles, a culpa é sempre desse alguém, que deveria ter-se certificado que a faixa estava livre antes de mudar de faixa.
    O problema resume-se ao costume: falta de fiscalização. Só mesmo quando houver um polícia em cada rotunda, ou que lá passem com frequência e multem tudo o que for práticas incorretas, se passará a usar as rotundas como é suposto.

    Colocado por: pedromdfIsto das rotundas tem muito que se lhe diga.

    Não, não tem. A única coisa que é preciso é que as pessoas pensem um pouco na lógica da coisa, que é básica.
    O problema é que isso parece ser complicado como o raio, coisa que eu atribuo a um deficiente sistema educativo e a um sentido deturpado de cultura que privilegia a memorização em detrimento quase absoluto do raciocínio.
    Até mesmo muitos dos responsáveis por instruir o cidadão comum (instrutores de condução, polícias, etc) se fartam de dizer disparates sobre este assunto.

    Vejam por exemplo o gráfico que aparece nesta reportagem recente, diz o jornalista que feito pela PSP:
    http://expresso.sapo.pt/multimedia/video/2016-12-05-Rotundas-esse-aparente-grande-enigma

    O trajeto azul claro está incorreto: o condutor deveria aproximar-se da rotunda pela faixa da esquerda (tal como os trajetos vermelho e azul-escuro), entrar na rotunda na faixa do meio, e não naquela mais à direita como aparece, e só passar para a da direita depois de passar a primeira saída.

    Claro que depois há a questão da chico-espertice, que mais uma vez só vinga pela falta de fiscalização mas também, e muito, pela deficiente sinalização e construção das próprias rotundas. Fica a pergunta: por que raio têm as saídas das rotundas muitas vezes duas faixas quando, a seguirem-se as regras, só se pode usar a da direita? Apenas há um sítio (Linda-a-Velha) onde passei há tempos em que fiquei parvo em ver que tinham percebido isso. Em muitas saídas das rotundas pintaram "zebras" na faixa da esquerda.
  5.  # 946

    O problema das pessoas em saberem circular nas rotundas tem três origens:

    1ª - As pessoas desconhecem o código de estrada;

    2ª - As pessoas tem vergonha/dificuldade de seguir as regras de transito e gostam de ser "Thug life";

    3ª - As pessoas gostam de uma condução confortável e económica e cortam a direito para evitar o desconforto da força centrifuga assim como o desgaste dos pneus e gasto desnecessário de combustível.

    Em reforço ao que referi acima, os piscas não são utilizados pois o único propósito do manipulo de os accionar é o de servir para pendurar o talão da revisão e mudança de óleo.
    •  
      mhpinto
    • 9 dezembro 2016 editado

     # 947

    Colocado por: Vítor MagalhãesO problema das pessoas em saberem circular nas rotundas tem três origens:

    1ª - As pessoas desconhecem o código de estrada;

    2ª - As pessoas tem vergonha/dificuldade de seguir as regras de transito e gostam de ser "Thug life";

    3ª - As pessoas gostam de uma condução confortável e económica e cortam a direito para evitar o desconforto da força centrifuga assim como o desgaste dos pneus e gasto desnecessário de combustível.

    Em reforço ao que referi acima, os piscas não são utilizados pois o único propósito do manipulo de os accionar é o de servir para pendurar o talão da revisão e mudança de óleo.


    :)
    Na versão menos irónica:
    4ª - As pessoas estão-se bem a borrifar se incomodam ou se metem em perigo os outros desde que se safem da rotunda o mais depressa possível e têm um sentimento de impunidade bem enraizado por todas as vezes em que tiveram esse tipo de comportamento sem nunca terem sido penalizadas por isso.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 948

    atenção que no grafico a linha azul claro está mal representada, mas a narração está correta.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 949

    É sabe o que acontece num acidente numa rotunda? Paga o bom pelo pecador, ou seja, quem cumpre o código lixa-se!
    Para os seguros não existe código das rotundas, existe quem muda de faixa e mais nada, ou seja quem se mete por dentro para sair depois na 2a ou mais saidas como manda o código, se embater noutra viatura em que o condutor não cumpra o código porque vai sempre por fora, o que faz segundo o código é o culpado porque muda de faixa.
    Entre código da estrada e seguros vai uma grande contradição.
  8.  # 950

    Colocado por: BricoleiroPara os seguros não existe código das rotundas, existe quem muda de faixa e mais nada, ou seja quem se mete por dentro para sair depois na 2a ou mais saidas como manda o código, se embater noutra viatura em que o condutor não cumpra o código porque vai sempre por fora, o que faz segundo o código é o culpado porque muda de faixa.
    Entre código da estrada e seguros vai uma grande contradição.

    Não é bem isso.
    O problema é que há regras gerais que importa ter sempre presente.
    Por exemplo, se se estiver a aproximar de uma passadeira semaforizada em que o sinal está verde para si e vermelho para o peão mas há um peão a atravessar, irregularmente, e você o atropela, acha que a culpa é só do peão? Certamente se inclinaria a dizer que sim, mas:
    "O atropelamento de peão que atravessava passadeira encontrando-se o sinal verde para os veículos não impõe inexoravelmente a conclusão de que o peão foi o culpado do sinistro. Não pode deixar de se atender ao demais circunstancialismo do acidente e, assim sendo, uma vez provado que o acidente se verificou quando o peão já estava quase a chegar ao passeio, que a passadeira se situa em local de grande intensidade de trânsito de peões e de veículos, mesmo no centro de Lisboa ( Rua do Ouro), impõe-se que o condutor do veículo regule a velocidade tendo em conta o local em causa, deixando que os peões que já iniciaram a travessia da faixa de rodagem a possam concluir em segurança. Verificando-se que o condutor desrespeitou os deveres de cuidado que se indicaram, há da sua parte inobservância de disposições rodoviárias (artigos 24.º/1, 106.º/1, 104.º/1 todos do Código da Estrada) a imporem a sua responsabilização pelos danos causados “– Relação de Lisboa de 17.4.2007 -."

    Ou seja, impera a regra geral de ter especial cuidado quando nos aproximamos de uma passadeira.
    Numa rotunda, se alguém está a fazer a rotunda sempre pela direita, está de facto a infringir o código, mas se alguém lhe bater, a primeira regra a ter em conta é "(Artigo 14.º CE/2) Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar."
    Ou seja, se vier um veículo a circular na faixa para onde pretende mudar, é obrigado a esperar que passe. Eu farto-me de o fazer... claro está que não se livram de uma valente buzinadela.
    A minha única dúvida nesta questão é se pelo menos, nestes acidentes, o maçarico leva com a devida multa pela infração que cometeu, ainda que a culpa seja do outro.
    Concordam com este comentário: RCF
  9.  # 951

    Colocado por: mhpintoNão é bem isso.

    Diga isso aos peritos averiguadores se tiver essa infelicidade e verá que tenho razão, infelizmente.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  10.  # 952

    Colocado por: BricoleiroÉ sabe o que acontece num acidente numa rotunda? Paga o bom pelo pecador, ou seja, quem cumpre o código lixa-se!
    Para os seguros não existe código das rotundas, existe quem muda de faixa e mais nada, ou seja quem se mete por dentro para sair depois na 2a ou mais saidas como manda o código, se embater noutra viatura em que o condutor não cumpra o código porque vai sempre por fora, o que faz segundo o código é o culpado porque muda de faixa.
    Entre código da estrada e seguros vai uma grande contradição.
    tens toda a razão o meu conselho é numa situação destas em que o infrator é beneficiado o que o cumpridor deve fazer é : fazer desaparecer o ponto do acidente e mover a viatura um pouco , ou seja é dizer que foi mais atrás e no outro lado da via e bater com o pé no chão , resultado sem este ponto o acidente acordado por ambos intervenientes ( no croquite da bofia ) cada um amanha-se com o seu ptejuiso lol é bem melhor que o infractor ficar com o carro novo e o cumpridor com a sua despesa as costas !!!!!
  11.  # 953

    Passo por rotundas onde é impossível cumprir o CE, onde nem sequer cabe um carro entre duas saídas, por exemplo.
  12.  # 954

    Eu nas rotundas (bem como em outras manobras) dou sempre primazia aos incumpridores, nem que tenha que dar mais uma voltinha ... Já uma vez parei na rotunda quando vi que um jipe não ia mesmo dar-me a prioridade e acabou por atravessar a rotunda a direito, subindo inclusivamente o separador central e saindo do outro lado sempre à mesma velocidade ... não sei o que lhe terá acontecido ou se era mesmo um assassino!

    A minha condução é sempre defensiva mesmo quando o código me dá toda a razão ... desta forma até na índia consigo conduzir e o nosso trânsito está a ficar muito indianizado!
  13.  # 955

    Agora não percebi.
    Então você queria que lhe desse prioridade estando você na faixa à direita do jipe na rotunda?
  14.  # 956

    Colocado por: 21papaleguasEntão você queria que lhe desse prioridade estando você na faixa à direita do jipe na rotunda?


    Estou já a circular na rotunda!
  15.  # 957

    Já agora voltando ao tema velocidade, se não quiserem ser mesmo incomodados por qualquer tipo de radares e se não querem ser financiadores directos do sistema de detecção (somos todos indirectamente) mantenham a velocidade 5 a 10 km/h abaixo dos limites fixados pela sinalização e código da estrada em vigor.

    Simples não é...
  16.  # 958

    Colocado por: pedromdf
    Estou já a circular na rotunda!

    Não é assim que costumam conduzir os condutores que circulam na faixa direita das rotundas?
  17.  # 959

    Este tópico chegou ao ponto de falar mal de quem circula incorrectamente nas rotundas e que deveria haver mais fiscalização, mas com a velocidade em excesso está tudo bem... sejamos coerentes se queremos exigir a outros condutores que respeitem o código da estrada, por que raio não deverão também cumpri-lo, respeitante à velocidade?
    Concordam com este comentário: pedromdf, Vítor Magalhães
    • eu
    • 16 dezembro 2016 editado

     # 960

    Por acaso, esta semana ia tendo um acidente que poderia ser grave, devido a um tipo que...

    ...entrou em excesso de velocidade... numa rotunda.

    Juntaram-se as duas!
 
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