Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: A123Mas suponha.. Se eu souber a quantidade + esses 10 a 15% para desperdicios e se responsabilizar o empreteiro sobre qualquer dano reparavel ou nao que possa vir a ser causado nas peças, ainda assim não poupo algum dinheiro??

Se souber, sim, pode-lhe dizer que lhe fornece essa quantidade e a partir dai, paga ele.

Imagine que têm peças de gama média (50€/m2) ou superior e é você a comprar. Acha que o empreiteiro vai estar preocupado em aproveitar restos de peças? Exemplo, corte numa peça de 45x60, uma tira de 20x60, sobrando 25x60cm que poderá ser aproveitada mais tarde. Esse bocado custa 7.5€, que é o custo hora de um ladrilhador. Se for ele a pagar, vai ver que ele aproveita, se for você, acha que ele se rala? no fim, parte tudo

Colocado por: A123Para ter noçao de como as coisas estão, no passado mês fui ver os sanitarios que o arquitecto escolheu, de uma marca muito conhecida e muitoooo cara.. Claro está que devo ter ficado azul quando o vendedor me disse o preço, porque assim que mo disse acrescentou logo.. Mas atenção que isto tem desconto.. conversa para ali conversa para acolá.. pronto pagamento.. pa pa pa pa.. acabou a dar-me 40% de desconto sobre os sanitarios..
    Justificando o desconto com o empreiteiro a quem eu desse obra, se fosse caso disso, com a nossa suposta amizade de longa data!!! E atenção que não pedi nada .. nem chorei nada.. Sao sanitarios caros.. 40% é muito significativo, ora se o empreiteiro inclui no orçamento o valor PVP torna-se bem mais pesado.. Se parte.. paga... Pode ou não ser assim!?!

Já ia para lhe dar na cabeça, mas lembrei-me de um responsável pelas compras que passou na empresa, que tinha exactamente essa conversa, que dá.me 40% de desconto e o outro só me dá 30%, logo o primeiro é melhor. O erro do raciocino é o seguinte: 40% sobre o quê e 30% sobre o quê?

Acredita mesmo que as lojas vendem ao preço de tabela da fábrica?
    Eu quando faço orçamentos, uso a tabela e aplico os descontos tipo, 25% nos cerâmicos, donde para um cerâmico de 50€, coloco 37.5€/m2
    Se for a uma loja, eles vendem + caro 30% que o valor da tabela e depois oferecem 40%, mas na realidade está a pagar mais caro. 39€/m2

O que têm de fazer, para verificar esses descontos, é saber o preço de tabela dos materiais. Só assimpercebe as jogadas dos descontos grandes
  2.  # 42

ah!!

mas lá está quando faz orçamentos aplica descontos.. Era ai que queria chegar.. Não coloca o PVP pois não!?! è que se coloca logicamente independentemente do desconto que eu tenha é sempre mais barato para mim ser eu a fornecer..
    Por exemplo no orçamento: sanita = 500 euros
    Eu na loja de materias de construçaõ sanita? 500+20% desconto..

è ou não é mais barato ser eu a fornecer!?!? Perdem ou não os empreiteiros ???!"? Será que isto nao ocorre aos empreiteiros ou sou eu a iluminada!?!!? ;)
  3.  # 43

Colocado por: timoshenkoExactamente, no cadernos de encargos deve estar especificado o plafond para cada material e claramente escrito que esse mesmo material será comprado onde o dono da obra quiser.

Deve estar a brincar, no mínimo. Com que direito se julga para me dizer onde eu compro ou não? Se for assim, então compra você e meta na obra. Pode e deve dizer o que quer e eu digo-lhe o preço que lhe faço. Se quiser, quer, senão compra você. Eu tenho contractos de exclusividade com fornecedores que tenho de cumprir.

Colocado por: timoshenkoO empreiteiro só terá que orçamentar quantidades com base no custo indicado. Não tem nada que inventar.

Vai-me desculpar, mas parece-me que o inventor é você. Eu faço aquilo que entender que devo fazer e da maneira que entender e você compra os meus serviços ou não. Quem têm de dar e honrar as garantias sou eu, não é você. Senão construa você e assim, já não é aldrabado pelos mafiosos dos empreiteiros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  4.  # 44

Colocado por: A123Por exemplo no orçamento: sanita = 500 euros

Ai, Mulher, não, nada disso

Se o PVP da sanita for 500€, eu coloco 325€ = 500-35% desconto (è o meu desconto nos sanitários). A partir dai, é consigo, mas dificilmente consegue descontos superiores aos meus

Colocado por: A123è ou não é mais barato ser eu a fornecer!?!? Perdem ou não os empreiteiros ???!"? Será que isto nao ocorre aos empreiteiros ou sou eu a iluminada!?!!? ;)

Quer saber qual é verdade ou a minha verdade?

Se for para uma vivenda, como não estou interessados em fazê-las, coloco preços sem desconto, para que dessa maneira, os iluminados, vão a correr comprar eles os materiais e dessa maneira poupam-me rios de trabalhos, nas encomendas. E melhor ainda, como estes materiais entram sempre atrasado na obra, serve de desculpa para os atrasos.

O Lucro? vocês são mesmo iluminados a fazer contas de matemática. Os empreiteiros das vivendas passam o lucro todo para a mão de obra, garantido eles o lucro deles e oferecendo-vos o trabalho da compra dos materiais. Eles fazem a conta ao contrário, assim:
    Mão de obra: 4homens x 10meses x 1250€/mês= 50000€ (depois expliquem-me como gastam apenas 50000€ em materiais)
    O patrão quer ganhar 15000€= 65000€

Ele está-se nas tintas para os materiais, porque o lucro dele não está lá. Tire-os, ele agradece
  5.  # 45

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: timoshenkoExactamente, no cadernos de encargos deve estar especificado o plafond para cada material e claramente escrito que esse mesmo material será comprado onde o dono da obra quiser.

Deve estar a brincar, no mínimo. Com que direito se julga para me dizer onde eu compro ou não? Se for assim, então compra você e meta na obra. Pode e deve dizer o que quer e eu digo-lhe o preço que lhe faço. Se quiser, quer, senão compra você. Eu tenho contractos de exclusividade com fornecedores que tenho de cumprir.

Colocado por: timoshenkoO empreiteiro só terá que orçamentar quantidades com base no custo indicado. Não tem nada que inventar.

Vai-me desculpar, mas parece-me que o inventor é você. Eu faço aquilo que entender que devo fazer e da maneira que entender e você compra os meus serviços ou não. Quem têm de dar e honrar as garantias sou eu, não é você. Senão construa você e assim, já não é aldrabado pelos mafiosos dos empreiteiros

Deve existir aqui um pouco de confusão na essência da relação cliente/fornecedor... neste caso e com estas condicionantes, você estaria definitivamente afastado das minhas opções como construtor.

Mas afinal eu pretendo contratar um construtor ou um vendedor de materiais que constrói?

Felizmente, estou a trabalhar com pessoas que tem um pouco mais de "sentido cliente" e só pretendem ganhar dinheiro pelo trabalho no qual que consiste a sua categoria profissional.
  6.  # 46

Colocado por: timoshenkoFelizmente, estou a trabalhar com pessoas que tem um pouco mais de "sentido cliente" e só pretendem ganhar dinheiro pelo trabalho no qual que consiste a sua categoria profissional.

O Paulo acabou de explicar como fazem esses tais com mais "sentido de cliente"...
    Colocado por: PauloCorreiaOs empreiteiros das vivendas passam o lucro todo para a mão de obra, garantido eles o lucro deles e oferecendo-vos o trabalho da compra dos materiais.

timoshenko, não acha que o trabalho e tempo perdido a efectuar todas essas encomendas e comprar por parte do empreiteiro tem de ter um custo? Para isso de facto é um GRANDE FAVOR que lhes fazem as pessoas comprarem os materiais elas mesmas. Se não iam ganhar nada para além de dores de cabeça e alguns gastos, porque o haveriam de fazer?? O timoshenko trabalha de borla? Olhe eu não...
  7.  # 47

Colocado por: A123ah!!

mas lá está quando faz orçamentos aplica descontos.. Era ai que queria chegar.. Não coloca o PVP pois não!?! è que se coloca logicamente independentemente do desconto que eu tenha é sempre mais barato para mim ser eu a fornecer..
    Por exemplo no orçamento: sanita = 500 euros

è ou não é mais barato ser eu a fornecer!?!? Perdem ou não os empreiteiros ???!"? Será que isto nao ocorre aos empreiteiros ou sou eu a iluminada!?!!? ;)

Nem necessita fazer essas contas, é muito simples, sabe o que quer e negoceia quanto custa ao m2.

Elabora com o arquitecto um caderno de encargos com o tipo de material para cada aplicação e o planfond a orçamentar por m2 para o dito material.

O empreiteiro apresenta o seu orçamento, você vai escolher os materiais onde os negociou e são aplicados em obra, simples.

Isto claro, quando se trabalha com pessoas de bom senso e humildes, com as quais é possível total transparência sem andarem sempre trunfos escondidos na manga. Os profissionais devem convencer-se que é assim que se cativam clientes... pelo menos no mundo que eu conheço, fora das grandes metrópoles onde toda a gente se conhece e a imagem no mercado conta.

Um cliente particular não é uma obra publica.
  8.  # 48

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: timoshenkoFelizmente, estou a trabalhar com pessoas que tem um pouco mais de "sentido cliente" e só pretendem ganhar dinheiro pelo trabalho no qual que consiste a sua categoria profissional.

O Paulo acabou de explicar como fazem esses tais com mais "sentido de cliente"...
    Colocado por: PauloCorreiaOs empreiteiros das vivendas passam o lucro todo para a mão de obra, garantido eles o lucro deles e oferecendo-vos o trabalho da compra dos materiais.

timoshenko, não acha que o trabalho e tempo perdido a efectuar todas essas encomendas e comprar por parte do empreiteiro tem de ter um custo? Para isso de facto é um GRANDE FAVOR que lhes fazem as pessoas comprarem os materiais elas mesmas. Se não iam ganhar nada para além de dores de cabeça e alguns gastos, porque o haveriam de fazer?? O timoshenko trabalha de borla? Olhe eu não...

Você não percebe que eu não vou comprar os materiais?? Só lhe vou dizer onde ele os vai comprar e a que preço... e ele vai e até os vai buscar com o seu camião grua...

...se conseguir mais barato óptimo, merece o lucro, só pela sua postura e transparência de ter orçamentado com o meu preço e o meu desconto.
    •  
      FD
    • 12 maio 2009 editado

# 49

Colocado por: timoshenkoe ele vai e até os vai buscar com o seu camião grua...

Quer dizer, o seu construtor faz tudo isto a título gratuito, de borla, é isso?

Diga-me lá uma coisa: o que é que estas pessoas que aqui respondem ganham em avisar outras pessoas que não conhecem de lado nenhum? Porquê esse azedume?
  9.  # 50

Colocado por: FDDiga-me lá uma coisa: o que é que estas pessoas que aqui respondem ganham emavisaroutras pessoas que não conhecem de lado nenhum? Porquê esse azedume?

Eles pensam que nós andamos aqui em negócios.

Só existe uma maneira de alguém não ser enganado, é saber mais que o outro.
  10.  # 51

Colocado por: FDDiga-me lá uma coisa: o que é que estas pessoas que aqui respondem ganham emavisaroutras pessoas que não conhecem de lado nenhum? Porquê esse azedume?

Eles pensam que nós andamos aqui em negócios.

Só existe uma maneira de alguém não ser enganado, é saber mais que o outro.

Bom, espero não ter sido mal entendido, mas creio não ter feito nenhum ataque pessoal aos Srs aqui do fórum ou ter citado alguma situação em concreto que possa, erradamente, induzir essa minha intenção.

Pretendo tal como todos, aprender e partilhar experiências com todos os presentes, sabendo de ante-mão que este é um excelente fórum e que são pessoas como o Paulo Correia com a sua disponibilidade que o engrandecem.

Continuo no entanto a ter a minha opinião sobre os temas em discussão e manifesto-a, não pretendendo no entanto, que a mesma seja encarada como uma verdade absoluta ou uma doutrina.

Não creio que o Sr ou os Srs estejam aqui em negócio, no entanto, vislumbro alguma resistência em admitir realidades diferentes daquelas que cada um conhece... é aí que as diversidades de opinião só poderão ser benéficas, alargando assim os horizontes de cada um.

Parto do principio que para não ser enganado basta que, a outra parte esteja de boa fé, ganhado aquilo que lhe é de direito pelo trabalho em que consiste a sua actividade profissional.

O profissionalismo não se compra, aprende-se e trabalha-se.

Cumprimentos;
  11.  # 52

Acho que devemos mudar de postura e dizer que concordamos com tudo, mesmo quando não concordamos :)

Se postam no forum, para que quem achar que tem conhecimento técnico possa dar a sua opinião, e depois de dada essa opinião uma pessoa ainda leva no toutiço,........, como dizia o amigo Scolari.... e o burro sou eu.....

Qual o desconto que o amigo timoshenlo comsegue? 10%, 15%, no minino o empreiteiro que vai fazer a obra consegue 25%...
  12.  # 53

Olá a todos os participantes, eu vou construir uma moradia, mas perguntei ao arquitecto se conseguia construir com um certo valor, ele disse que ia fazer um projecto dentro do valor que eu referi, sendo depois efectuado pelo engenheiro, um mapa de trabalhos para entregar aos construtores para eles poderem dar-me orçamentos.
    Será que é a opção mais acertada?
    Será que o Sr. Paulo Correia ou outros participantes, podiam dar-me uma opinião sobre esta situação.
    Obrigado.
  13.  # 54

Colocado por: ViegasOlá a todos os participantes, eu vou construir uma moradia, mas perguntei ao arquitecto se conseguia construir com um certo valor, ele disse que ia fazer um projecto dentro do valor que eu referi, sendo depois efectuado pelo engenheiro, um mapa de trabalhos para entregar aos construtores para eles poderem dar-me orçamentos.

Da experiência que tenho com arquitectos, eles têm muito pouca noção dos custos, pelo que deve ter algumas reservas quanto ao valor que ele disser, até porque se as coisas falharem, ele atira as culpas para os empreiteiros, dizendo que são uns ladrões, quando na realidade, ele é que têm pouca noção dos custos.

orçamentei 4 vivendas aqui no Fórum, 1 não foi para a frente, 2 já adjudicaram e 1 está em andamento, e os valores chave na mão, por parte dos empreiteiros, estão dentro dos meus 750€/m2, pelo que continuo a defender esse valor e aconselho-o a tomá-lo como referência.

Colocado por: Viegassendo depois efectuado pelo engenheiro, um mapa de trabalhos para entregar aos construtores para eles poderem dar-me orçamentos. Será que é a opção mais acertada?

Sim é, mas já que faz o mapa de quantidades, que faça logo o orçamento, permitindo-lhe fazer as afinações e alterações que forem precisas antes de enviar o mapa de trabalhos para os empreiteiros.

Para evitar chatices sérias com a qualidade do mapa de quantidades, informa os empreiteiros, que antes da assinatura do contracto, eles terão de verificar as medições, apresentado os erros e omissões que detectarem, não sendo aceites, quaisquer trabalhos a mais durante a obra, excepto, no caso de ser o dono de obra a pedi-las. Desta forma faz a blindagem do orçamento evitando as jogadas habituais de suborçamentação para ganhar a obra e depois espremer todos os trabalhos a mais que forem possiveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  14.  # 55

Colocado por: ViegasOlá a todos os participantes, eu vou construir uma moradia, mas perguntei ao arquitecto se conseguia construir com um certo valor, ele disse que ia fazer um projecto dentro do valor que eu referi, sendo depois efectuado pelo engenheiro, um mapa de trabalhos para entregar aos construtores para eles poderem dar-me orçamentos.

Da experiência que tenho com arquitectos, eles têm muito pouca noção dos custos, pelo que deve ter algumas reservas quanto ao valor que ele disser, até porque se as coisas falharem, ele atira as culpas para os empreiteiros, dizendo que são uns ladrões, quando na realidade, ele é que têm pouca noção dos custos.

orçamentei 4 vivendas aqui no Fórum, 1 não foi para a frente, 2 já adjudicaram e 1 está em andamento, e os valores chave na mão, por parte dos empreiteiros, estão dentro dos meus 750€/m2, pelo que continuo a defender esse valor e aconselho-o a tomá-lo como referência.

Colocado por: Viegassendo depois efectuado pelo engenheiro, um mapa de trabalhos para entregar aos construtores para eles poderem dar-me orçamentos. Será que é a opção mais acertada?

Sim é, mas já que faz o mapa de quantidades, que faça logo o orçamento, permitindo-lhe fazer as afinações e alterações que forem precisas antes de enviar o mapa de trabalhos para os empreiteiros.

Para evitar chatices sérias com a qualidade do mapa de quantidades, informa os empreiteiros, que antes da assinatura do contracto, eles terão de verificar as medições, apresentado os erros e omissões que detectarem, não sendo aceites, quaisquer trabalhos a mais durante a obra, excepto, no caso de ser o dono de obra a pedi-las. Desta forma faz a blindagem do orçamento evitando as jogadas habituais de suborçamentação para ganhar a obra e depois espremer todos os trabalhos a mais que forem possiveis

Obrigado Sr. Paulo Correia, mas foi isso que o Engenheiro disse que faziamos um orçamento para ver os preços depois eu ia contactar os empreiteiros.
  15.  # 56

Colocado por: timoshenko

Você não percebe que eu não vou comprar os materiais?? Só lhe vou dizer onde ele os vai comprar e a que preço... e ele vai e até os vai buscar com o seu camião grua...

...se conseguir mais barato óptimo, merece o lucro, só pela sua postura e transparência de ter orçamentado com o meu preço e o meu desconto.

Desde já aviso que não sou empreiteiro...
    O timoshenko quando pede um orcamento seja do que for , só tem de dizer aquilo que quer o mais promonorizado possivel , ponto final paragrafo.
    A seguir é esperar pelos orcamentos e dicidir , apartir do momento que o mesmo contempla aquilo que pediu , o que quer mais!?
    O facto de ter precos de referencia só lhe serve para isso mesmo , comparar orcamentos , e decidir-se por aquele que lhe serve ...
    Agora onde , no caso em concreto, o empreiteiro vai ou não vai comprar os materiais só diz respeito a ele próprio...
    Imagine que o meu amigo tem uma empresa, e são os seus clientes que lhe dizem onde tem que ir comprar os produtos para comercializar...era ridiculo, não era?!
  16.  # 57

Colocado por: nbastos

Desde já aviso que não sou empreiteiro...
    O timoshenko quando pede um orcamento seja do que for , só tem de dizer aquilo que quer o mais promonorizado possivel , ponto final paragrafo.
    A seguir é esperar pelos orcamentos e dicidir , apartir do momento que o mesmo contempla aquilo que pediu , o que quer mais!?
    O facto de ter precos de referencia só lhe serve para isso mesmo , comparar orcamentos , e decidir-se por aquele que lhe serve ...
    Agora onde , no caso em concreto, o empreiteiro vai ou não vai comprar os materiais só diz respeito a ele próprio...
    Imagine que o meu amigo tem uma empresa, e são os seus clientes que lhe dizem onde tem que ir comprar os produtos para comercializar...era ridiculo, não era?!

Sim seria ridículo... se a actividade profissional do empreiteiro fosse comercializar materiais.

Acontece que segundo sei, a actividade do empreiteiro é construir... logo eu ainda lhe poupo o trabalho, aliviando assim a sua mente, deixado-a livre para construir e aliviando a minha carteira que consigo o mesmo material por um preço inferior ao orçamento do empreiteiro ou dentro do plafond acordado consigo melhor qualidade de materiais... e ainda gosto...

...quem não gosta desta fase da construção onde se anda a ver materiais, soluções, negociar preços, idealizar acabamentos?... sem isto só chave na mão, era uma seca.

Cumprimentos;
  17.  # 58

...quem não gosta desta fase da construção onde se anda a ver materiais, soluções, negociar preços, idealizar acabamentos?... sem isto só chave na mão, era uma seca.

Cumprimentos;

Seca????? Já começou a sua obra???? Eu tenho solução chave na mão e de seca não tem mesmo nadinha.... em obra existe sempre N de situações novas que precisam de solução e outras que dependem de nós e não do empreiteiro.

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  18.  # 59

Colocado por: timoshenkoSim seria ridículo... se a actividade profissional do empreiteiro fosse comercializar materiais.

Esse argumento...
    O empreiteiro para construir usa materiais. Não constrói sem eles. Ou seja faz parte do conjunto...
    É como ir as uma pastelaria, encomendar um bolo de aniversário e "obrigar" o pasteleiro a ir comprar a farinha a determinada loja... Voce escolheu o bolo, e logo os ingredientes, mas aonde ele os vai comprar você têm alguma coisa a ver com isso?
  19.  # 60

Colocado por: timoshenkoSim seria ridículo... se a actividade profissional do empreiteiro fosse comercializar materiais.

Esse argumento...
    O empreiteiro para construir usa materiais. Não constrói sem eles. Ou seja faz parte do conunto...
    É como ir as uma pastelaria, encomendar um bolo de aniversário e "obrigar" o pasteleiro a ir comprar a farinha determinada loja... Voce escolheu o bolo, e logo os ingredientes, mas aonde ele os vai comprar você têm alguma coisa a ver com isso?

Compreendo e respeito o seu ponto de vista e todos os deste tópico, cada um tem na sua essência ponto fortes e pontos fracos.

No meu caso, tomei a opção de gerir as coisas assim, respeito no entanto quem o faça de outra forma, pretendi somente expor o meu caso para assim todos alargarmos o nosso leque de opções e quem vier a seguir tenha mais dados e pontos de vista para tomar as suas próprias opções.

Na base da minha decisão esteve o facto de ter acesso a materiais a preços bastante em conta (o próprio empreiteiro o assinalou) e de ter escolhido trabalhar com um empreiteiro que é uma excelente pessoa, acessível e que não se importa nada de ceder aqui ou ali desde que os seus clientes fiquem satisfeitos.

Agradeço no entanto a todos os profissionais da construção que neste fórum assumem um papel importante, prestando um apoio excepcional, expondo-se pessoal e profissionalmente.

Cumprimentos a todos;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.

0.0279 seg. NEW