Iniciar sessão ou registar-se
    • GA
    • 15 maio 2009

# 61

Olá forum, estou numa fase em que tenho o estudo prévio realizado mas ainda não avancei para o projecto de execução. A área bruta é de 275m2 (50m2 são garagem e alpendre).
    Foi-me dado um valor de um orçamento pelo sub-empreiteiro que trabalha com a empresa que me está a fazer o projecto na ordem dos 122mil euros só para a construção: inclui o chamado tosco, canalizações, electricista... supostamente tudo aquilo que não inclui acabamentos, isto é, caixilharia, loiças, chão, etc.
    Claro que tudo isto é muito vago, aliás este valor orçamentado ainda não me foi apresentado por escrito, é apenas um valor falado. Logo aqui já é motivo para o pôr em dúvida...

A minha questão é: estou a pensar pedir então o orçamentado detalhado para a construção a esta empresa que me FALOU em 122mil euros, para perceber em concreto ao que corresponde esse dinheiro. No entanto, estou tentado a pedir outros orçamentos para comparar o valor... mas como só tenho o estudo prévio realizado há muita coisa pouco definida o que poderá fazer com que os orçamentos sejam muito vagos, ou que não respeitem à mesma obra (isto porque cada empreiteiro pode escolher os materiais que quiser e claro que isso muda o valor final, logo quando for compará-los não estou a comparar o mesmo...).

Assim, gostava que partilhassem a vossa opinião sobre as hipóteses que me surgem neste momento:
    1- Avançar para o projecto de execução e só depois pedir orçamentos?
    (isto tem o seguinte facto em desfavor: se este empreiteiro que trabalha com a empresa que me fez o projecto DIZ que são 122mil só para o "tosco", sendo 23 mil para a caixilharia, e fazendo um valor de 70 mil para acabamentos... vai-me ficar em cerca de 220 mil, o que me é totalmente incomportável! O que é que me leva a pensar: se não peço outros orçamentos agora para saber se há realmente quem apresente valores de construção mais baixos, não me vale de nada estar a avançar (e pagar) para o projecto de execução se depois não tenho condições de pagar a casa)

2 - Pedir orçamentos só com base no estudo prévio e que respeitem apenas ao "tosco", para o poder comparar com o que já tenho... pois assim verei se este valor dos 122mil só para a construção é exagerado ou não. Se fizer isto é uma forma de saber se a construção não vai mesmo baixar destes valores.

3 - Pedir orçamentos à bruta para uma construção de gama média/boa? (acho isto muito vago e com azo a que me enganem facilmente durante a construção...)

Obrigado
    •  
      FD
    • 15 maio 2009

# 62

Tudo o que pergunta está devidamente explicado aqui: https://forumdacasa.com/discussion/1042/a-importancia-do-mapa-de-quantidades/
  1.  # 63

Caro GA,
    Recomendo que passeie aqui por vários tópicos, para ver o que pensam sobre isto alguns donos de obra, construtores e quase neutrais.

É ÓBVIO que você não pode formar uma ideia só com uma proposta! E, claro que 220mil euros para 225+50m2 parece ser um valor elevado.

O pedido de orçamento deverá ser feito baseado em projecto de arquitectura, + caderno de encargos de preferência com medições (mapa de quantidades).
    Tudo isto deveria ser feito pelo seu projectista para que as propostas que você receber digam respeito ao mesmo trabalho.
    Caso contrário haverá uns que metem caixilhos de pvc, outros em alumínio, outros em madeira, uns com vidro duplo temperado e laminado, outros com vidro simples, e ser-lhe-à impossível comparar o incomparável.
  2.  # 64

GA
    presumo que aquilo que pretende é saber se vale a pena avançar ou não, porque não sabe se terá dinheiro para terminar. Se der uma vista de olhos nalguns tópicos recentes, verá que existem diferenças brutais nos valores. Sem voltar a essa guerra, deixo-lho a minha forma de fazer o cálculo que pretende:

1º - Defina o valor máximo que pode gastar
    2º - Divida por 1000
    3º - Terá os m2 que pode construir.

Note que estou a incluir projectos, licenciamentos, taxas e custos de construção e o IVA, que também existe, embora não pareça.
    • efp
    • 16 maio 2009 editado

# 65

[pub]Se necessitar de um electricista não hesite me pedir um orçamento se for na grande Lisboa e arredores ou margem sul e arredores, dou garantia e responsabilizo pela obra na parte electrica

[email protected][/pub]
    • bch
    • 16 maio 2009

# 66

boa tarde
    Maneira de poupar,é pedir orçamentes em separado,ou seja caixilharia pede a vários serralheiros, carpintaria pede vários carpinteiros,.isto porque se entregue apenas a 1 empresa vai sair lhe mais caro pois os mesmos subcontrar o carpinteiro o electricista....,e por ai,mas por um lado vai ter mais chatices,pois a sua presença em obra será necessária mais vezes, importante e a empresa que lhe ira fazer as alvenarias todas e terá obrigatoriamente ter alvará,.assim como os outros contratados..
  3.  # 67

No meu caso e como tenho uma certa disponibilidade, fui quem escolheu e comprou todos os materias para a casa, desde cerãmicos, granitos, tintas, etc. Contratei pedreiro, trolha, picheleiro, electricista...tentei acompanhar o mais possível em conjunto com o desenhador que foi incansável (grande amigo de infância). Final de contas e depois de muitas dores de cabeça, embora tenha alguns problemas nomeadamente com infiltracções, estou muito satisfeito. Poupei imensos € mas não poupei as dores de cabeça. Se tivesse mais capacidade financeira optava por "chave na mão". Sabemos que os empreiteiros teem que cobrar o tempo que se perde com o cliente a escolher os materias, tem que se deslocar a ir buscá-los, tem que cobrar por isso.
    Um conselho que dou a quem vai construir, depois de analisarem todos os orçamentos e estimarem que vão gastar por exemplo 100 000 € contem sempre com mais 20% para o "já agora...". Comigo aconteceu isso.

Cump.
    Lucilio

0.0193 seg. NEW