Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! Vou iniciar agora os pedidos de orçamentos para a minha moradia e pelo que oaqreuitecto me disse exitem várias maneiras de o fazer, ora como o meu objectivo é poupar o máximo possivel, gostaria que me dissessem como devo pedir orçamentos, ou seja, o que devem incluir e quais os termos técnicos.
    Pede-se pedreiro, trolha e aplicação de acabamentos com materiais a fornecer posteriormente? Chave na mão? Pede-se para alvorar e depois electricista, pre-instalaçoes, revestimentos á parte? Estou tão confusa, não percebo nada disto... Só sei que o primeiro orçamento que me deram já foge 100.000 euros aquilo q tinha estimado e n inclui pre instalaçoes de nada, nem materiais para acabamentos, electriciusta, canalizador, etcc.... ai ai.. que estou a ver a minha vida a andar para trás,,. estou estou..

    obrigado
  2.  # 2

    qual foi o valor maximo que impos quando pediu para fazerem o projecto ?
  3.  # 3

    O valor maximo foi de 200.000 podendo chegar no maximo dos maximos aos 250.000!
  4.  # 4

    Tem uma boa margem de manobra, nada como ser rigoroso naquilo que se pede.
  5.  # 5

    entendo entao que lhe deram 300000 vai ter que visitar mais empreiteiros a ver se esse valor desce para valores mais razoaveis
  6.  # 6

    Sim mas o que deve incluir o pedido de orçamento? faseado? tudo? não sei..
  7.  # 7

    Peça de acordo com aquilo que pretende fazer.
  8.  # 8

    o importante num orçamento é estar o mais descriminado possivel, depois é so fazer contas. penso que um bom orçamento tem que ter para ai umas 15 paginas que era o caso do meu que foi aceite.
    desconfie sempre dos orçamentos muito vagos, pois costumam a dar barraca e quando dá é sempre para cima nunca para baixo.
  9.  # 9

    OU seja... faseado? é que o problema consiste em não conhecer nenhum electricista, canalizador, etc.. etc... e não sei até que ponto é mais facil pedir logo tudo e pronto! Por exemplo materiais para acabemntos devo incluir ou não?
  10.  # 10

    Há várias discussões sobre este tema aqui no Forum, e até há exemplos de orçamentos para moradias (ver AQUI).

    Pessoalmente sou a favor de:
    - contacte apenas empresas com alvará.

    - o dono de obra entrega às empresas de construção (que se irão responsabilizar pela construção da moradia) o caderno de encargos com os mapas de medições (incluindo a definição de TODOS os materiais) elaborados pelo ARQUITECTO.
    Como todos os empreiteiros vão ter os mesmos elementos, as respostas serão para A MESMA OBRA, e será mais fácil de comparar os orçamentos.

    - os materiais deverão estar incluídos - mas nada a impede de pedir os preços dos materiais à parte. Se por um lado os construtores têm descontos sobre os materiais, lembre-se que, por outro lado, para colocar 9,5m2 de azulejo precisam de comprar pelo menos 11m2 (e se as caixas tiverem 1,44m2 precisará de 11,5m2).
  11.  # 11

    Mas é que eu nao tenho um mapa de mediçoes, tenho um cadernode encargos pormenorizado.. só..
  12.  # 12

    Boas
    Mas é que eu nao tenho um mapa de mediçoes, tenho um cadernode encargos pormenorizado.. só..

    aquele ".. só .." indica que sabe que falta algo, e falta: medições e mapa de acabamentos. Parece um paradoxo, mas precisa de investir nestes recursos para poupar dinheiro e aborrecimentos durante a obra. Boa sorte.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    Quando se pede um orçamento, deve-se enviar elementos que permitam ao empreiteiro calcular os custos com a maior exactidão possível, caso contrário acontece-lhe uma de duas coisas:
    1º - O empreiteiro mete dinheiro para se proteger de erros e omissões no projecto e vai receber um orçamento caro
    2º - O empreiteiro defende-se propondo materiais e soluções construtivas do mais barato possível, para ganhar a obra e depois espremer o máximo de trabalhos a mais em obra

    Os elementos a fornecer numa situação ideal seriam os seguintes:

    * Partes escritas
      Programa de concurso
      Caderno de encargos
      Especificações técnicas
      Plano de segurança e Saúde
      Mapa de quantidades de trabalho em PDF e em Excel
      Minuta do Contrato em PDF e em Word

    * Projectos
      Desenhos de Estrutura
      Desenhos de Arquitectura
      Desenhos de Águas e esgotos
      Desenhos de Electricidade e ITED
      Desenhos de Ar condicionado
      Desenhos de Térmica
      Outros desenhos e projectos que existam


    Prazo mínimo de resposta: 4 semanas

    Colocado por: A123Mas é que eu nao tenho um mapa de medições, tenho um caderno de encargos pormenorizado.. só..

    Sem isto, vai ser difícil de comparar propostas e vai obrigar os empreiteiros a fazerem medições, o vai ser complicado que lho façam

    Cumps
  14.  # 14

    O fornecimento do mapa de medições e quem o fará tem sido sempre alvo de discórdia.

    Todas as medições estão implícitas nos projectos fornecidos e o acto de realizar as mesmas vai obrigar o empreiteiro ou o orçamentista a olhar com olhos de ver para o projecto.

    Mesmo que um mapa de medições seja fornecido pelo dono da obra, será lógico que o empreiteiro faça as suas próprias medições, para cruzar informação ou mesmo para saber onde pode ganhar dinheiro.

    Ao fornecer o dito mapa, o dono da obra deverá ter plena noção de que a partir daí terá que assumir todos os erros e será um alvo fácil dos "custos extra", que como todos sabemos cada vez mais são utilizados para rentabilizar a obra.

    No meu caso, fiz o meu próprio mapa de quantidades e solicitei aos empreiteiros que fizessem o seu, com base nisto sei exactamente quem está a tentar ganhar mais ou menos dinheiro e quem orçamenta com rigor ou a "olhometro".

    Para um pedido de orçamento tipo chave na mão deve sim ser fornecido um caderno de encargos o mais detalhado possível, com pormenores desde o inicio de obra, pormenores de construção e isolamento, acabamentos, madeiras, caixilharia, custos m2 para cerâmicos e soalhos, loiças de WC e torneiras.
  15.  # 15

    Colocado por: timoshenkoPara um pedido de orçamento tipo chave na mão deve sim ser fornecido um caderno de encargos o mais detalhado possível, com pormenores desde o inicio de obra, pormenores de construção e isolamento, acabamentos, madeiras, caixilharia, custos m2 para cerâmicos e soalhos, loiças de WC e torneiras.
    Nããã. :-)
    Se as medições forem feitas pelos empreiteiros, e o dono de obra não estiver muito atento, arrisca-se a adjudicar a obra ao empreiteiro que tem 1.000euros para 100m2 de pintura (e/ou estuque, reboco, assentamento de tijolo, etc), em detrimento do empreiteiro que tem 1.200euros para 200m2 de pintura (e/ou etc.).
    Por isso, mesmo sujeito a que hajam erros nas medições, é melhor comparar coisas iguais.

    De seguida, escolher o empreiteiro que melhor lhe convier (nota: a minha empresa já foi, várias vezes, a escolhida apesar de haver concorrentes com preços mais baixos), e dar-lhe um prazo para acertar o preço (verificar erros e omissões).
  16.  # 16

    Estive a rever o processo todo e tenho:

    Desenhos de Estrutura
    Desenhos de Arquitectura
    Desenhos de Águas e esgotos
    Desenhos de Electricidade e ITED
    Desenhos de Térmica
    Pormenores construtivos onde se diz qual os materiais a utilizar a referencia das torneiras, sanitas, bides, etc.. desenhos e materiais dos armarios etc.. e sim estive a verificar e existe um mapa de acabamentos onde diz qual o material a utilizar e em que divisao.. realmente naõ faz referência se a tijoleira é da marca xpto e custa x até porque isso ainda n está bem definido, agora tipo de madeiras, espessura etc.. está tudo..

    Agora a minha pergunta: apesar de nao ter o tal mapa de quantidade é uma questaõ de olhar para as plantas e para esse mapa e calcular o tipo de material, correcto? Logo o preço que os empreiteiros dão incidirá todos na mesma área.. certo? ainda assim é preciso um mapa de quantidades?

    A minha ideia era pedir chave na mão onde descriminassem tudo: valor para picheleiro, electricista, trolha, pedreiro aplicaçaõ de materiais, etc,, Quando visse o que me agradasse escolhia-o mas entretanto e se durante a obra conseguisse por exemplo um electricista mais barato por minha conta, prescindia desse trabalho ao empreteiro.. Isto é possivél?

    Obrigado
  17.  # 17

    Possível é... muitos mostram-se totalmente disponíveis para tudo, a maior parte até prefere fazer só o bruto e tendem a dar bons orçamentos para o bruto e abusar um bocado nos acabamentos, porque a maior parte sub-contrata tudo o que é acabamentos.

    No meu caderno de encargos, também escrevi como condição a apresentação de custos descriminados por especialidade (electricista, canalizador, etc...) com o mesmo objectivo... todos ou quase todos fogem disso como o diabo da cruz, preferindo negociar esses valores posteriormente, mas recusam-se a escrever.

    Vá dando noticias do seu processo, pode ser que tenha mais sorte que eu.
  18.  # 18

    Colocado por: A123Agora a minha pergunta: apesar de nao ter o tal mapa de quantidade é uma questaõ de olhar para as plantas e para esse mapa e calcular o tipo de material, correcto?

    Sim, é, mas irá obrigar vários empreiteiros a fazer cálculos de quantidades, o que muitos não serão capazes de fazer ou não estarão na disposição de fazer. Acredite ou não e como isto hoje está muito agressivo, mas cada um vai chegar a quantidades diferentes e fará interpretações diferentes, o que dará sempre resultados diferentes. Mais grave que isso, é que não conseguirá comparar as propostas e quando tentar fazer mapas comparativos vai-se ver de aflitos para lá por valores. Mesmo com mapas de quantidades descriminado, raramente os empreiteiros respondem a tudo o que se lhes pede, colocando no final dos seus orçamentos uma nota assassina: "Está excluído tudo o que não fizer parte da nossa proposta"

    Colocado por: A123Logo o preço que os empreiteiros dão incidirá todos na mesma área.. certo? ainda assim é preciso um mapa de quantidades?

    Para mim, sem um mapa de quantidades não se consegue analisar e comparar orçamentos e é mais provável receber um maior numero de orçamentos, porque o trabalho que dá a fazer o orçamento é bastante menor

    Colocado por: A123A minha ideia era pedir chave na mão onde descriminassem tudo: valor para picheleiro, electricista, trolha, pedreiro aplicaçaõ de materiais, etc,, Quando visse o que me agradasse escolhia-o mas entretanto e se durante a obra conseguisse por exemplo um electricista mais barato por minha conta, prescindia desse trabalho ao empreteiro.. Isto é possivél?

    Sim é possível, desde que o mesmo esteja no contracto. Agora é muito pouco aconselhável, porque em caso de problemas, todos se vão desculpar com os outros

    Colocado por: timoshenkotodos ou quase todos fogem disso como o diabo da cruz, preferindo negociar esses valores posteriormente, mas recusam-se a escrever.

    Elimine-os logo. Quem se recusa a passar por escrito o que afirma, fá-lo porque sabe que não o vai cumprir, logo não merece confiança, Aproveite e quando pedir orçamentos mande logo uma cópia de um contracto. Muitos nem sequer lhe vão responder por causa disso o que faz logo uma triagem
  19.  # 19

    Eu quando entrego um orçamento os custos vêm todos por unidades, por isso o cliente sabe sempre o que está a pagar, mesmo quando não tenho o mapa de quantidades.
  20.  # 20

    Olá de novo!

    Recebi outro orçamento chave na mão, relativamente bem discriminado, mas ainda assim com um valor um pouco alto. ao falar com o empreiteiro o que me disse foi que o arquitecto colocou tudo material de topo de gama tendo inclusivamente banheira a 600 euros e sanitas a 500 cada uma.. Uma vez que não fui eu que as escolhi foi escolha do arquitecto que achava que ficava bem, o empreiteiro sugeriu.nos que uma possibilidade era ir para sanitarios torneiras mais baratas o que poderia levar a abaixamento considerável no valor da construção. Agora o que eu acho um pouco estranho é que eles tem descontos sobre o material e não os consideram na altura de fazer o orçamento ou seja.. incluem o PVP sem desconto e ao serem eles a fornecer lucram com o material. Acham que devo por exemplo priscindir de kmateriais como ceramicos, serralharias, louças sanitarias e torneiras, cozinhas de modo à vconstruçao ficar mnais acessivel? Será que fica mesmo e compensa o trabalho que se têm?
 
0.0217 seg. NEW