Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: A123o empreiteiro sugeriu.nos que uma possibilidade era ir para sanitarios torneiras mais baratas o que poderia levar a abaixamento considerável no valor da construção.

Não me parece, a menos que tenha umas 10 casas de banho. Numa situação normal, com loiças de gama alta, cada conjunto de casa de banho valerá 1500/2000€. Mesmo que reduza para loiça barata, poupará uns 1500€ por conjunto, pelo que a poupança total seria de 4500€. Neste números, estou a jogar por cima. Que poupe outro tanto nos cerâmicos, isto não dará uma poupança considerável.

Colocado por: A123e ao serem eles a fornecer lucram com o material.

E? acha que lho deviam oferecer ao preço de compra? se se partir uma peça na montagem, você paga essa peça? No caso dos cerâmicos, desperdícios para cortes de 10 a 15%, são perfeitamente normais e têm de ser pagos. Quanto maiores forem as peças, pior. Alguém têm de perder tempo a medir, a encomendar, a descarregar.

Colocado por: A123Agora o que eu acho um pouco estranho é que eles tem descontos sobre o material e não os consideram na altura de fazer o orçamento ou seja..

Cuidado, porque nem sempre é bem assim, porque existe o custo da montagem e dos acessórios. Por exemplo, um poliban de 90x90cm custa 39€, mas a válvula de descarga custa 11€, o assentamento pelo pedreiro custa 15€ e de canalizador custa 12€. Um Lavatório de embutir Valadares Nice, custa 38€, o kit de fixação custa 8,51€ e um sifão cromado, custa 23,4€. Como pode ver, existem uma série de custos escondidos

Colocado por: A123Acham que devo por exemplo prescindir de materiais como cerâmicos, serralharias, louças sanitárias e torneiras, cozinhas de modo à construção ficar mais acessível? Será que fica mesmo e compensa o trabalho que se têm?

Esta é uma velha questão religiosa no Fórum e na vida. Na prática o que lhe vai acontecer, é o construtor desviar a margem de lucro na mão de obra e você fica com o trabalho. Eu não acredito que você fique a ganhar, muito pelo contrário, mas esta é a minha opinião e como sou empreiteiro, filtre as minhas opiniões.

Considere só o seguinte. Acha que o empreiteiro vai poupar no material e tentar aproveitar material já cortado e que serve noutros locais? Ou acha que ele vai é buscar peças novas e toca a andar? quem é que paga? Se for ele a pagar, preocupa-se em aproveitar, se for você.....

Colocado por: A123Recebi outro orçamento chave na mão, relativamente bem discriminado, mas ainda assim com um valor um pouco alto.

Peça mais orçamentos. Não se precipite nesta fase. Já esperou uma data de tempo, pode esperar mais algum. É o erro mais grave que se comete em todo o processo, não faça nada até ter tudo bem acertado. Tenho uma cliente com licença a pagamento desde Dezembro e que estava cheia de pressa, agora está a discutir com os empreiteiros, os rodapés. E apesar de estar já no acerto de pormenores, mantêm a discussão com 2 empreiteiros. Defina tudo, antes de começar e acima de tudo, ESCREVA TUDO,
  2.  # 2

Colocado por: A123Olá de novo!

Recebi outro orçamento chave na mão, relativamente bem discriminado, mas ainda assim com um valor um pouco alto. ao falar com o empreiteiro o que me disse foi que o arquitecto colocou tudo material de topo de gama tendo inclusivamente banheira a 600 euros e sanitas a 500 cada uma.. Uma vez que não fui eu que as escolhi foi escolha do arquitecto que achava que ficava bem, o empreiteiro sugeriu.nos que uma possibilidade era ir para sanitarios torneiras mais baratas o que poderia levar a abaixamento considerável no valor da construção. Agora o que eu acho um pouco estranho é que eles tem descontos sobre o material e não os consideram na altura de fazer o orçamento ou seja.. incluem o PVP sem desconto e ao serem eles a fornecer lucram com o material. Acham que devo por exemplo priscindir de kmateriais como ceramicos, serralharias, louças sanitarias e torneiras, cozinhas de modo à vconstruçao ficar mnais acessivel? Será que fica mesmo e compensa o trabalho que se têm?

Para evitar essas questões, no meu caso fiz o seguinte; Fui a lojas de materiais (acabamentos) vi o que gostava e negociei os preços por m2, depois descriminei no caderno de encargos o plafond por m2 de cada material e muito importante escrevi que os materiais serão comprados onde eu escolher dentro do plafond.

Se o empreiteiro conseguir um desconto ainda maior optimo, será o seu ganho, mas assim tenho a certeza que todos orçamentam com base no mesmo valor.
  3.  # 3

Colocado por: timoshenko...vi o que gostava e negociei os preços por m2, depois descriminei no caderno de encargos o plafond por m2 de cada material emuito importanteescrevi que os materiais serão comprados onde eu escolher dentro do plafond.
    Se o empreiteiro conseguir um desconto ainda maior optimo, será o seu ganho, mas assim tenho a certeza que todos orçamentam com base no mesmo valor.
    Como me interessa saber como funciona a mente dos meus potenciais clientes :-) aqui vão 2 questões:
    . porque é que os materiais TÊM de ser adquiridos onde você decidir;
    . o que quer dizer que tem "a certeza que todos orçamentam com base no mesmo valor" (fala do PVP?)?
  4.  # 4

Também não percebi essa da obrigatoriedade de comprar em determinado local, a única coisa com lógica é comprar determinada marca e modelo até certo valor.

Se ele especificar devidamente os materiais a aplicar, então todos dão preços com base na mesma coisa.
  5.  # 5

um poliban de 90x90cm custa 39€,

Viva
    Sr paulo , o preco que deu para a base , foi só um exemplo ?
    Ou consegue mesmo bases de chuveiro 90cm X 90 cm a este preco?
    Se sim , podia dizer a marca.
    Vou precisar de duas bases 90X90 , e uma de 80 ou 90 por 160cm e esse preco é muito bom
  6.  # 6

São preços de 2008 da BLB, que julgo que foi comprada pela Imporsan.

Na Imporson tem a série Luso e Bucaço
    Imporsan Luso Base chuv.900x900 80030x005 - 61€ -25% de desconto: 45,75€
    Inporsan Bucaço Base chuv.900x900 80010x001 - 59€ -25% de desconto: 44,25€

O preço de 39€ é para mim, ehehe, e sim, é o preço que meto nos orçamentios
  7.  # 7

Colocado por: PauloCorreiaSão preços de 2008 da BLB, que julgo que foi comprada pela Imporsan.

Na Imporson tem a série Luso e Bucaço
    Imporsan Luso Base chuv.900x900 80030x005 - 61€ -25% de desconto: 45,75€
    Inporsan Bucaço Base chuv.900x900 80010x001 - 59€ -25% de desconto: 44,25€

O preço de 39€ é para mim, ehehe, e sim, é o preço que meto nos orçamentios

Obrigado
    Qual é a altura da base?
    Base em fibra?
  8.  # 8

Colocado por: nbastosQual é a altura da base?

55mm mas depende da base escolhida, mas têm de contar com +10cm por causa da válvula e do murete de apoio
    http://www.blb.pt/
  9.  # 9

Sr Paulo , a imporsan já fechou portas...
    Estarei errado?...
  10.  # 10

Paulo,
    Segundo me informaram na Macoreli, os preços da BLB já não são os que eram desde que foi comprada pela concorrência...
  11.  # 11

Colocado por: nbastosSr Paulo , a imporsan já fechou portas...
    Estarei errado?...

Já? Tenho a tabela de 2008 que me enviaram no segundo semestre.

Colocado por: Luis K. W.Paulo,
    Segundo me informaram na Macoreli, os preços da BLB já não são os que eram desde que foi comprada pela concorrência...

A Macoreli tem uma capacidade para baixar preços invejável. Aquilo bem apertadinho, desce sempre mais um pouco e quando é para quantidade grandes, o JN encontra sempre um produto em fim de stock com preços alucinantes. Pena é os vendedores
  12.  # 12

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: nbastosSr Paulo , a imporsan já fechou portas...
    Estarei errado?...

Já? Tenho a tabela de 2008 que me enviaram no segundo semestre.

Colocado por: Luis K. W.Paulo,

A Macoreli tem uma capacidade para baixar preços invejável. Aquilo bem apertadinho, desce sempre mais um pouco e quando é para quantidade grandes, o JN encontra sempre um produto em fim de stock com preços alucinantes. Pena é os vendedores

Pelo menos é o que vinha no jornal da mealhada em 21 de janeiro 2009
  13.  # 13

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: timoshenko...vi o que gostava e negociei os preços por m2, depois descriminei no caderno de encargos o plafond por m2 de cada material emuito importanteescrevi que os materiais serão comprados onde eu escolher dentro do plafond.
    Como me interessa saber como funciona a mente dos meus potenciais clientes :-) aqui vão 2 questões:
    . porque é que os materiais TÊM de ser adquiridos onde você decidir;
    . o que quer dizer que tem "a certeza que todos orçamentam com base no mesmo valor" (fala do PVP?)?

1º- por uma questão de principio... quem deve ganhar dinheiro com os materiais é quem os fabrica e quem os vende, nunca quem os aplica.

2º - porque quem me vai vender os materiais é uma pessoa de confiança, muito próxima da família e que me encontrou os materiais que quero a preços quase de custo.

3º- Assim consigo ter acabamentos de nível superior pelo custo de nível inferior.

Os custos muitas vezes disparam e falamos de 800 ou 900 euros/m2 porque em cima do preço base dos materiais em fábrica, temos o ganho do comerciante + o ganho do empreiteiro e isto é suficiente para inflacionar 30 ou 40% o preço destes materiais.

Imagine que é o empreiteiro a escolher o local de compra dos materiais, o que muitas vezes acontece, e tem com esse estabelecimento negociado um desconto de 20 ou 25% sobre o preço de tabela...mas orçamenta com base nos preços de tabela... significa que quem paga isto é o dono da obra e depois os preços de construção disparam...
    e andamos aqui a falar de custos vs de níveis de acabamentos... enfim saberá tudo isto melhor que eu.

Cumprimentos;
  14.  # 14

timoshenko,
    Tanto faz comprar louças XPTO modelo XYZ no armazém do seu familiar, como no do meu. Desde que cumpra as especificações (marca, modelo, etc.), se for eu a fornecê-las (i.e., a vender-lhas), eu compro onde me apetecer.
    Imagine que é mais barato na Cagalhufa do que na Merdaleja,mas aquela está a mais 400km de distância que esta. Pode não valer a pena a deslocação.

Quem define as tabelas de PVP são as fábricas. Se eu comprei, NUM SÓ ANO, materiais para 140 casas de banho e 54 cozinhas, é natural que tenha um melhor preço que VOCÊ, que vai comprar material para 1 cozinha e 2 casas de banho EM TODA A SUA VIDA.

Não percebo como é que o preço da construção «dispara» só porque o construtor cobra ao dono de obra o mesmo valor (PVP) que a loja lhe cobraria.
    Ainda por cima com a diferença que você (o dono de obra) não sai da loja sem ter pago os materiais, mas ao construtor só lhe paga uma parte depois de devidamente assentes na sua obra, e o resto depois da obra toda concluída.

A diferença de preço entre o que os meus fornecedores me cobram e aquilo que cobro ao meu cliente, geralmente não chega nem para o custo de manipulação do produto (e o tempo que se perde a negociar preços, a encomendar, a reclamar do prazo de entrega, a conferir a papelada, a discutir por causa de eventuais defeitos ou devoluções, etc.).

Já agora uma informação:
    A maior parte das fábricas de materiais de construção (TODAS as que eu conheço!) vende(-me) os respectivos produtos mais caros que os revendedores.
    E isto tanto vale para a Cerâmica São Paulo como para as Tintas Robbialac. Faz parte do acordo que as fábricas fazem com os respectivos revendedores: para não lhes fazer concorrência.
  15.  # 15

Colocado por: Luis K. W.timoshenko,
    Tanto faz comprar louças XPTO modelo XYZ no armazém do seu familiar, como no do meu. Desde que cumpra as especificações (marca, modelo, etc.), se for eu a fornecê-las (i.e., a vender-lhas), eu compro onde me apetecer.
    Imagine que é mais barato na Cagalhufa do que na Merdaleja,mas aquela está a mais 400km de distância que esta. Pode não valer a pena a deslocação.

Quem define as tabelas de PVP são as fábricas. Se eu comprei, NUM SÓ ANO, materiais para 140 casas de banho e 54 cozinhas, é natural que tenha um melhor preço que VOCÊ, que vai comprar material para 1 cozinha e 2 casas de banho EM TODA A SUA VIDA.

Não percebo como é que o preço da construção «dispara» só porque o construtor cobra ao dono de obra o mesmo valor (PVP) que a loja lhe cobraria.
    Ainda por cima com a diferença que você (o dono de obra) não sai da loja sem ter pago os materiais, mas ao construtor só lhe paga uma parte depois de devidamente assentes na sua obra, e o resto depois da obra toda concluída.

A diferença de preço entre o que os meus fornecedores me cobram e aquilo que cobro ao meu cliente, geralmente não chega nem para o custo de manipulação do produto (e o tempo que se perde a negociar preços, a encomendar, a reclamar do prazo de entrega, a conferir a papelada, a discutir por causa de eventuais defeitos ou devoluções, etc.).

Já agora uma informação:
    A maior parte das fábricas de materiais de construção (TODAS as que eu conheço!) vende(-me) os respectivos produtos mais caros que os revendedores.
    E isto tanto vale para a Cerâmica São Paulo como para as Tintas Robbialac. Faz parte do acordo que as fábricas fazem com os respectivos revendedores: para não lhes fazer concorrência.

O importante é que os seus clientes acreditem em si...
    • A123
    • 11 maio 2009 editado

# 16

Caro luis K.W. o timoshenko tem razão naquilo que diz,,, ainda este fim-de-semana fui a loja de material de construção e o vendedor faz-me um decsonto de 20% sem eu sequer ter falado nisso.. Logo se o construtor me está a fazer a PVP sem desconto é lógico que fica mais barato ser eu a comprar... Quando uma pessoa sabe perfeitamente que existem construtores a terem 35 e 40 % de desconto facilmente e olha para o orçamento e vê que ele está a cobrar o preço sem desconto nehum apercebeme-nos que está a encarecer o orçamenteo.... A lógica não seria dar o valor com um desconto compreendido entre 20 e 35% de modo o ganharem a obra!?!? Não percebo?!?! Olhando assim a frio modo podemos pensar: "bem se aqui que eu me apercebo faciulmente já não me está a facilitar a vida, como será nas outras coisas?"
  16.  # 17

Caro luis K.W.:
    o timoshenko tem razão naquilo que diz,,, ainda este fim-de-semana fui a loja de material de construção e o vendedor faz-me um decsonto de 20% sem eu sequer ter falado nisso.. Logo se o construtor me está a fazer a PVP sem desconto é lógico que fica mais barato ser eu a comprar... Quando uma pessoa sabe perfeitamente que existem construtores a terem 35 e 40 % de desconto facilmente e olha para o orçamento e vê que ele está a cobrar o preço sem desconto nehum apercebeme-nos que está a encarecer o orçamenteo.... A lógica não seria dar o valor com um desconto compreendido entre 20 e 35% de modo o ganharem a obra!?!? Não percebo?!?! Olhando assim a frio modo podemos pensar: "bem se aqui que eu me apercebo faciulmente já não me está a facilitar a vida, como será nas outras coisas?"
  17.  # 18

Colocado por: A123

Caro luis K.W. o timoshenko tem razão naquilo que diz,,, ainda este fim-de-semana fui a loja de material de construção e o vendedor faz-me um decsonto de 20% sem eu sequer ter falado nisso.. Logo se o construtor me está a fazer a PVP sem desconto é lógico que fica mais barato ser eu a comprar... Quando uma pessoa sabe perfeitamente que existem construtores a terem 35 e 40 % de desconto facilmente e olha para o orçamento e vê que ele está a cobrar o preço sem desconto nehum apercebeme-nos que está a encarecer o orçamenteo.... A lógica não seria dar o valor com um desconto compreendido entre 20 e 35% de modo o ganharem a obra!?!? Não percebo?!?! Olhando assim a frio modo podemos pensar: "bem se aqui que eu me apercebo facilmente já não me está a facilitar a vida, como será nas outras coisas?"

Não é directo, é que você não compra os m2 que necessita, mas compra esses m2 + 10 ou 15% no mínimo, por causa dos cortes e dos acertos das caixas.

Faça uma brincadeira. Vá a uma divisão com azulejos e mosaicos e contw quantas peças lá têm (não importa se estão inteiras ou não), multiplique pela dimensão delas e saberá os m2 que foram aplicados. De seguida, divida esses m2, pela quantidade que cada caixa contém e arredonde novamente para cima (caixas completas). Nessa altura fica a saber a quantidade de compra. Depois agarre numa fita métrica e meça a área real e veja a diferença entre as duas. A esta diferença chama-se desperdício de cortes.

Mas não chega, porque caso parta ou corte mal uma peça, fica sem suplentes, pelo que é sempre de bom tom comprar uma caixa ou duas a mais. Numa obra grande, isto é inferior a 3%. Numa vivenda, é muito fácil ser superior a 15% e com a agravante de cada compartimento, ter peças diferentes.

Quanto maior for a dimensão da peça, tanto maior é esta diferença, porque num azulejo de 20x20cm, pode perder 20x10cm (metade da peça), enquanto num azulejo de 45x60cm, perde 45x30cm ou 22,5x60cm.

Esta diferenças são pagas no preço unitário e uma das formas habituais de o fazer, é não considerar o desconto, compensando dessa forma estes desperdícios.

Em relação aos desconto de 20% à cabeça, é 20% sobre o quê? o preço de tabela da fábrica ou o preço do revendedor? Cuidado que são coisas muitos diferentes e sobre os preços de tabela, nos cerâmicos, os descontos andam nos 20 ou 25%. mais que isto só para grandes quantidades
  18.  # 19

Sim Paulo Correia, realmente nesse apescto dos cortes, desperdicios etc tem razao. O desconto que me davam eram sobre o PVP que estava exposto.. Não lhe sei dizer mais que isto..
    Mas suponha.. Se eu souber a quantidade + esses 10 a 15% para desperdicios e se responsabilizar o empreteiro sobre qualquer dano reparavel ou nao que possa vir a ser causado nas peças, ainda assim não poupo algum dinheiro??

Para ter noçao de como as coisas estão, no passado mês fui ver os sanitarios que o arquitecto escolheu, de uma marca muito conhecida e muitoooo cara.. Claro está que devo ter ficado azul quando o vendedor me disse o preço, porque assim que mo disse acrescentou logo.. Mas atenção que isto tem desconto.. conversa para ali conversa para acolá.. pronto pagamento.. pa pa pa pa.. acabou a dar-me 40% de desconto sobre os sanitarios..
    Justificando o desconto com o empreiteiro a quem eu desse obra, se fosse caso disso, com a nossa suposta amizade de longa data!!! E atenção que não pedi nada .. nem chorei nada.. Sao sanitarios caros.. 40% é muito significativo, ora se o empreiteiro inclui no orçamento o valor PVP torna-se bem mais pesado.. Se parte.. paga... Pode ou não ser assim!?!
  19.  # 20

Exactamente, no cadernos de encargos deve estar especificado o plafond para cada material e claramente escrito que esse mesmo material será comprado onde o dono da obra quiser.

Por ex: por 10 euros/m2 eu consigo material Dominó rectificado, este mesmo material PVP ficaria a 20€/m2 (comprado na loja de preferencia do empreiteiro) que seria aquilo que ele pretendia colocar no orçamento... depois comia o desconto e eu, todo contente.... dizia que tinha uma vivenda de acabamentos média/alta mas que ficou por 800 euros/m2.

O empreiteiro só terá que orçamentar quantidades com base no custo indicado. Não tem nada que inventar.

0.0258 seg. NEW