Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Adquiri uma casa térrea e vou iniciar o seu restauro. Espero que não se revele uma dor de cabeça como muitas que tenho por aqui observado.
    Deixo aqui as plantas (que eu próprio desenhei) e agradecia que caso verifiquem algo que possa não fazer sentido ou que ficaria melhor, que por favor mencionem.
    A casa actualmente está habitável, contudo, é antiga. Irei ampliar uma parte (vai abaixo uma parede e parte do terreno vai para a casa). No interior, várias são as mudanças nas paredes (amplia quartos, surge quarto banho em 1 quarto, etc), portanto, estou a deslocar várias das paredes originais e a colocar outras novas paredes.
    Segue abaixo imagens. Acham que as áreas são confortáveis? E a deslocação pela casa também é tranquila? O que mudariam?

PLANTA TOTAL
    Planta total

PLANTA - QUARTOS + COZINHA + WC'S E ENTRADA

Planta 3D : Escritorio + quarto visitas + sala + cozinha

Planta 3D : Cozinha + Wc's + Quarto suite

Planta 3D : Quartos 2 crianças + Suite
    null
  2.  # 2

Colocado por: mysteriumA casa actualmente está habitável, contudo, é antiga. Irei ampliar uma parte (vai abaixo uma parede e parte do terreno vai para a casa). No interior, várias são as mudanças nas paredes (amplia quartos, surge quarto banho em 1 quarto, etc), portanto, estou a deslocar várias das paredes originais e a colocar outras novas paredes.

Para ampliar a casa precisa de projectos e licenciar a obra na Câmara
    Alterar/ partir paredes interiores... atenção não sejam algumas paredes resistentes...

a entrada parece-me muito acanhada!!!
  3.  # 3

Agradeço resposta.
    À parte do que refere, acha que as áreas de quartos e composição da planta está "agradável" ? Alguma alteração que deveria ter em conta?

Tudo bem com as áreas (a cozinha não ter porta por exemplo), roupeiros, orientações, fluidez... ?
    Entretanto criei uma outra planta alternativa que passa por aproveitar o espaço do corredor. Ou seja, eliminar o corredor indo esse espaço para roupeiro (cerca de 3metros x 70cm de roupeiro).
    O senão é que na "suite" a porta teve que se aproximar mais do WC e para tal, a suite ficou com diferente configuração (comparar a ques está nesta nova planta com a planta no início do tópico). Mal se abre a porta, está a cama, mas não conseguir outra forma. Tenho observado várias plantas na internet e de facto não é comum a porta abrir e estar a cama logo na entrada.
    A entrada terá também esse "bloqueio", ao se entrar dá logo de caras com um armário. A ideia é criar precisamente uma barreira para alguma privacidade (quando vai algum estranho bater à porta por exemplo) mas também criar arrumação extra, essa barreira é composta por um roupeiro/dispensa para a entrada, e outro para o lado oposto.
    O quarto dos "miudos", duas meninas, uma com 10 meses e outra que ainda vai nascer, pretendemos que se mantenham juntas no mesmo quarto até uns 10 anos de idade, esperamos. Daí ter essa dimensão maior que o nosso quarto "suite". Os roupeiros são de 3 metros (esperemos que seja o suficiente).
    O problema desse quarto dos "miudos" é que se um dia o quisermos dividir em dois, não sabemos como ter acesso para os dois pois só existe uma possível entrada/porta.

Deixo aqui a nova planta com todas as divisões. Ao se clicar nas imagens dá para ver em tamanho maior. Obrigado desde já a todos pelas dicas.

null

null

null

4.  # 4

A melhor dica é contratar um profissional, terá de o fazer de qualquer forma.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  5.  # 5

Colocado por: doisarquitectosA melhor dica é contratar um profissional, terá de o fazer de qualquer forma.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

Agradeço a resposta mas o que procuro no fórum é aconselhamento, dicas, sugestões, antes de contratar um profissional. Daí ter tido o trabalho de criar este tópico.
    Primeiro quero maturar a planta através das minhas necessidades, e depois o resto. Muitas cabeças pensam melhor que uma e ocorrem questões que a só uma pode não ocorrer.

Obrigado.
  6.  # 6

Em geral gosto do layout da sua casa. Apesar disso, identifico alguns problemas (para mim):
    1. Como já disse, um dia as suas meninas vão querer um quarto para cada uma, por isso, têm que das duas uma: ou fazer já os dois quartos ou deixar as coisas de modo a ser só construir uma parede (mesmo que em pladur). Na sua primeira planta, seria mais fácil a divisão do quarto em dois. Para além disso, não sei se ao ter a sua cama colada ao WC não vai fazer com que ouça mais barulho (isto no segundo esquema).

2. O escritório não é demasiado pequeno? Parece-me impossível ter uma secretária, um armário e ainda no meio disto, a sua cadeira. No entanto, posso ser apenas eu que gosto de estar mais à vontade :P

3. A entrada poderia ser repensada. Os armários são uma boa ideia mas penso que não será necessário ocuparem tanto espaço. Assim, ao reduzir um pouco a entrada, já conseguia aumentar o quarto da criançada.
    Concordam com este comentário: mysterium
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  7.  # 7

Compreendo a trabalheira que teve a criar este tópico, mas ainda assim está incompleto.

. Como é a casa?
    . Pode legalmente ampliar? E se sim pode ser para onde pretende?
    . As medidas estão corretas? É que esses programas de desenho não são muito rigorosos
    . Onde é o norte?
    . Solução contrutiva?
    . Como é a envolvente?

Desculpe a honestidade, mas anda a perder tempo, procure um bom profissional e ele que o envolva a si no processo, já que quer participar e é legítimo que o queira.

Procure outros tópicos aqui que referem quem já passou pelo mesmo e veja as suas experiências
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

Colocado por: clasusEm geral gosto do layout da sua casa. Apesar disso, identifico alguns problemas (para mim):
    1. Como já disse, um dia as suas meninas vão querer um quarto para cada uma, por isso, têm que das duas uma: ou fazer já os dois quartos ou deixar as coisas de modo a ser só construir uma parede (mesmo que em pladur). Na sua primeira planta, seria mais fácil a divisão do quarto em dois. Para além disso, não sei se ao ter a sua cama colada ao WC não vai fazer com que ouça mais barulho (isto no segundo esquema).

2. O escritório não é demasiado pequeno? Parece-me impossível ter uma secretária, um armário e ainda no meio disto, a sua cadeira. No entanto, posso ser apenas eu que gosto de estar mais à vontade :P

3. A entrada poderia ser repensada. Os armários são uma boa ideia mas penso que não será necessário ocuparem tanto espaço. Assim, ao reduzir um pouco a entrada, já conseguia aumentar o quarto da criançada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mysterium

Obrigado pela resposta.

1. Existe um terceiro quarto, está ao lado da sala, existe um escritório e um quarto (não tem a cama na planta porque a ideia é ser uma daquelas camas que levanta e baixa só quando necessário). A ideia é esse ser o quarto de visitas e um dia, quando elas se separarem, passa a ser o quarto de uma delas. No entanto, ficará uma delas com um quarto gigantesco.
    Ou, a outra ideia era, quando elas se separarem, esse quarto gigante levar uma parede (após o roupeiro) e passa a existir um escritório delas. Mas, para lá chegar, obrigatóriamente tem que se entrar no quarto.
    Também, perde-se o quarto de visitas quando esse dia chegar (mas bom, até daqui a 10 anos muito pode acontecer).
    Relativamente à cama encostada ao WC, não pensei nisso de facto. Mas não estou a conseguir colocar a cama em mais lado nenhum, se ficar em costas com a parede das janelas, fica pouco espaço de passagem e as portas do roupeiro deverão abrir mas à justa. Não sei ainda o que bem fazer. Com a planta inicial não seria um problema mas, não teria um roupeiro tão favorável.

2. Inicialmente também me pareceu pequeno mas ponderando sobre a quantidade de tempo que lá passo concluí que não era necessário mais espaço do que isso.

3. Tem razão, a entrada pode perder espaço para o quarto das miudas ganhar ainda mais espaço. Na primeira planta verifica que a parede está mais para dentro da entrada.
    Entretanto com a mudança que fiz ao aproveitar o corredor, o quarto delas aumentou de área e achei que poupava um pouco mais no orçamento ao manter a parede original em vez de a ampliar para o hall de entrada. Contudo, isso não me traria a solução de se um dia transformar em dois, ter duas entradas independentes.
    A outra solução será não aproveitar o corredor e voltar à planta inicial.

Das duas plantas, optaria por cortar com o corredor como fiz na segunda e aproveitar o espaço ou manter o corredor?
    • clasus
    • 21 abril 2016 editado

# 9

Eu, que não sou arquitecto nem nada que pareça, optaria por ficar com o corredor pois como quer transformar o quarto delas em 2, é mais fácil com ele. Isto, reduzindo o hall de entrada!! Na planta original, consigo visualizar a divisão dos dois quartos apesar das janelas não ajudarem.

Em relação ao quarto de visitas, acho que não fará muito sentido ser um quarto para uma das suas filhas. Porquê? Barulho, é esquisito sair do quarto para a sala, não divide a zona social da privada como é muito falado aqui no fórum.

No que toca ao escritório, acho mesmo que esse espaço não dá. Ainda por cima porque se tiver lá duas pessoas, a porta não abre. Mesmo só você acho que não vai ter espaço para a cadeira. Pense nisso ....

Outra coisa, e aqui não faço a mínima, é se as casas de banho não têm que ter uma janela para o exterior por causa da ventilação.

´Na cozinha, coloque umas portas de vidro pois assim consegue conter os cheiros de cozinhar mantendo o espaço "aberto". Encontra esta solução aqui no fórum.

Para concluir, como o amigo doisarquitectos diz o melhor é falar com um arquitecto ;)

PS: Só reparei que tem umas escadas para a sala? Isso é mesmo necessário? Era bem melhor ficar tudo ao mesmo nível.
    • vr83
    • 21 abril 2016

# 10

Na minha opinião de curiosa, também mantinha o corredor, pois é muito simples criar dois quartos assim. No seu quarto punha o roupeiro em toda a parede do WC, em que uma das portas do roupeiro é a do WC, ou seja, o mesmo está 'disfarçado', tenho amigos c suites assim é acho que funciona, e ao mesmo tempo sempre aproveita mais o espaço por cima da porta.
    Uma vez que não usa muito o escritório, eu criava um espaço único para o mesmo e o quarto das visitas, podia ter a secretaria e um sofá cama daqueles tipo clic clac.
    A entrada também podia ser melhor aproveitada, criar uma despensa, por exemplo, não gosto como está.
    A cozinha punha a entrada para o lado da sala e trocava o espaço de refeições c está última, pois acho que se deve entrar pela sala de estar e não pela cozinha ou espaço de refeições, a meu ver, fica mais bonito. Mas tufo fepende da exposicao solar. Boa sorte!
    • RCF
    • 22 abril 2016 editado

# 11

Eu eliminaria o escritório e o quarto de visitas e puxava a sala para aquele espaço, de modo a que a sala ficasse no limite da casa.
    Eliminaria também o espaço destinado a hall/entrada (é demasiado espaço, para nada).
    Em contrapartida, na zona atual da entrada (com alguma adequação) colocaria um quarto e, eventualmente o escritório. A entrada da casa ficaria direta para a sala, ainda que com algo (uma estrutura divisória) que dividisse.
    Sumariamente, rodava o local do escritório e quarto para a direita, sobrepondo-se à zona de entrada e deslocava a sala para a esquerda.

Vantagens: ficava com os quartos todos juntos e a sala mais destacada.
    Concordam com este comentário: vr83
    • vr83
    • 22 abril 2016

# 12

mysterium, porque não coloca um esboço da planta atual, com as paredes existentes, sem as suas alterações?
  9.  # 13

Agradeço a todos os comentários e sugestões, consegui assim criar um melhor plano (ver abaixo).

Efectuei alterações mediante as sugestões e dentro do que seria possível considerando as opiniões de vr83 e clasus. Coloco também abaixo a planta original.

Relativamente aos degraus que Clasus refere, por enquanto é uma necessidade pois a casa está dividida em uma casa+um anexo (que será a sala e escritório e quarto multiusos) e esse anexo tem um piso de 2 degraus abaixo. Iremos entrar na fase de orçamentos e verificar quanto teríamos que pagar para elevar o piso que como consequência levaria a elevar as paredes + tecto e telhado!

Relativamente á orientação da luz, as janelas de sala e cozinha estão viradas para a praia (OESTE). A entrada da casa está para ESTE.

1) Voltei atrás e mantive o corredor roubando espaço ao quarto das miudas para fazer os dois roupeiros com 3mtsx70cm.
    Ao mesmo tempo, acrescentei espaço a esse quarto deslocando a parede para dentro do hall de entrada.
    Agora, é possível ter um dia mais tarde 2 quartos ao criar uma parede (no tracejado) assim como uma porta. Fica também já 1 roupeiro feito (portanto, para já será um quarto 20m2 com dois roupeiros.

2) O quarto SUITE voltou a ter o WC do lado esquerdo e como já tem agora solução para roupeiro, já não precisa ficar com roupeiro pequeno na parede do wc. Fica assim também com + espaço para circulação.

3) Alarguei o escritório, em largura e profundidade, apesar de antes com o espaço que tinha ser suficiente mas de facto caso entrassem +2 pessoas seria complicado.

4) O quarto de visitas perdeu algum comprimento para dar ao escritório. Relativamente a este quarto/espaço, será um multi-usos. Terá uma cama na vertical para quando for necessário alguém lá dormir (raras vezes acontecerá), mas será uma salinha para práticas de yoga e outros usus até porque será agradável a ampla janela/porta de correr que terá para o jardim.

5) O hall de entrada era de facto um problema, ficava muito à justa após efectuar medições e colocar umas fitas autocolantes no chão. Fiz então o seguinte: a parede do quarto das miúdas fica em linha com a porta de entrada quando aberta pelo que essa parede não afecta. O armário que ficaria em linha com a parede, foi chegado para trás. Portanto, agora, da parede de entrada até ao armário são 1,16 metros em vez dos 82cm. Respira melhor. O senão foi que o roupeiro em linha vertical perdeu comprimento. Mas não será grave.

Uma vez que não temos despensa e também não gostamos de ver objectos soltos pelo chão, esses armários irão substituir a despesa e terão altura até ao tecto. Ao retirá-los, não sei teríamos onde guarda as tralhas. (o terreno tem 850m2 e existem outros anexos que poderão ser aproveitados mas não seria confortável sair de casa para ir buscar coisas como mochilas, balde, aspirador, etc etc. além de que os sapatos ficam sempre à entrada pois não usaremos calçado dentro de casa). Ou, Ou poderia deixar somente 1 roupeiro (o que acompanha a parede) e não deixas os que criam parede, mas dificilmente seria o suficiente.

Assim sendo, continuam a achar que aqueles armários deveriam sair? E se sim, qual solução para essa necessidade?

Relativamente às sugestões do RCF, seria já uma mudança grande pelo que irei criar um plano alternativo e ver como funciona.

Muito obrigado pelas sugestões.

Deixo novas imagens abaixo.

CLICAR PARA VER EM TAMANHO MAIOR

PLANTA ORIGINAL

PLANTA GERAL COM AS NOVAS MODIFICAÇÕES

PLANTA + zoom quartos

PLANTA + zoom escritório e outros

PLANTA 3D

ROUPEIROS FORAM DIMINUIDOS E PARA "CIMA" DANDO + ESPAÇO PARA ENTRADA EM CASA
    • tiyxu
    • 22 abril 2016 editado

# 14

Olha aqui planta modificado por mim em 3 min espero que seja compresivel...a cor cosegui a primeira fota...
      20160422_163754.jpg
  10.  # 15

Colocado por: tiyxuOlha aqui planta modificado por mim em 3 min espero que seja compresivel...a cor cosegui a primeira fota...
      20160422_163754.jpg

Agradeço a sugestão. Pelo que percebi:
    - A porta de entrada da casa alterou, correcto? Neste caso não é possível alterar este elemento por questões legais.
    - O hall de entrada ficaria vazio sem os roupeiros, correcto?
    - Escritório e quarto/divisão multiusos mantém-se igual
    - O wc comum desapareceu?
    - O quarto "suite" vai até à cozinha e fica depois com imenso espaço vazio? Aquele quadrado dentro do quarto, do lado esquerdo é a cama?
    - Ao fundo do corredor, é um wc?

Portanto, as principais diferenças estão nos wc que passaram para o lado direito extremo da planta, correcto?
    E relativamente aos roupeiros da entrada que serviam de despensa, houve alguma compensação?
    O único senão que vejo é que as visitas têm que percorrer a casa e entrar na área mais privada para chegarem ao wc quando antes estava ao lado da cozinha.
    E também a questão dos roupeiros que desapareceram do hall, necessitamos de arrumação...
    Obrigado.
  11.  # 16

Colocado por: mysterium

Agradeço a sugestão. Pelo que percebi:
    - A porta de entrada da casa alterou, correcto? Neste caso não é possível alterar este elemento por questões legais.
    - O hall de entrada ficaria vazio sem os roupeiros, correcto?
    - Escritório e quarto/divisão multiusos mantém-se igual
    - O wc comum desapareceu?
    - O quarto "suite" vai até à cozinha e fica depois com imenso espaço vazio? Aquele quadrado dentro do quarto, do lado esquerdo é a cama?
    - Ao fundo do corredor, é um wc?

Portanto, as principais diferenças estão nos wc que passaram para o lado direito extremo da planta, correcto?
    E relativamente aos roupeiros da entrada que serviam de despensa, houve alguma compensação? Obrigado.
    em principio intendeo mas passa a ter dois quartos em vez de um e CB ao lado tambem mais facil para canalização e fica com quarto maior ou pode modificar por um dresing e asim fica fixe ...fica mais perto de cozinha
    • vr83
    • 22 abril 2016

# 17

Acho os quartos muito melhor assim.
    Entrada, no cantinho ao lado da porta onde pos um movel que nao se ve, poe uma pirts e tem um armario. Na parede ao lado da porta, poe entao um movel sapateira bonito com o espelho e se mesmo assim precisa de mais, eu preferia por a fechar mais a entrada para a casa, e abrir o hall, assim:
      IMG_20160422_172812.jpg
    • vr83
    • 22 abril 2016

# 18

Continuo a não gostar da abertura da cozinha para onde está, mas são gostos, preferia por o escritório e sala multiusos nessa cozinha e espaço do piano (?) e fazer então cozinha e salas na parte de baixo, uma vez que na sua representação atual tem outra cozinha na parte de baixo, penso que não seria muito problemático, mas o mysterium é que sabe... às vezes é preferível ter um pouco mais de trabalho agora e não se arrepender mais tarde...
  12.  # 19

mysterium, já gosto mais do esquema que tem agora. Claro que agora existem pormenores a ter em atenção e que podem ser melhorados.

Por exemplo, eu não sei se colocaria à entrada os tais armários até ao tecto ... uma pessoa ao entrar dentro de casa e dar-se logo com isso de frente ... tenho cá as minhas dúvidas. Talvez colocaria-o por detrás da porta a preencher aquele "dente". O que está à frente da porta seria mais baixo e poderia ser um sítio para deixar as chaves, etc.

Já tem uma ideia da disposição das divisões mas agora deveria de contactar um arquitecto para ajustar essas medidas e quem sabe até lhe dar uma ideia completamente nova e que goste! Já agora, para onde é o Norte?
  13.  # 20

Colocado por: vr83Continuo a não gostar da abertura da cozinha para onde está, mas são gostos, preferia por o escritório e sala multiusos nessa cozinha e espaço do piano (?) e fazer então cozinha e salas na parte de baixo, uma vez que na sua representação atual tem outra cozinha na parte de baixo, penso que não seria muito problemático, mas o mysterium é que sabe... às vezes é preferível ter um pouco mais de trabalho agora e não se arrepender mais tarde...

Bom dia, agradeço a sugestão e tentei contudo não resultou.
    A sala ficaria melhor é certo ao estar no limite tendo assim outra parede e portadas para o jardim.
    Também, a cozinha estando no mesmo patamar que sala, ficaria bem.
    Contudo não resultou com as restantes divisões.
    A cozinha teve que perder largura, mas não é um problema e ganhou alguma profundidade.
    Para o lugar da cozinha onde estava foi o quarto que teve que ficar mais pequeno.
    Mas o problemático é o escritório... ficar no hall onde tinha o piano? Tentei mas não resultou, fica muito "sufocada" a casa ao perder esse espaço vazio. Além disso, não havia espaço para o escritório, tive que o diminuir bastante e ainda além disso, perdeu a possibilidade de ter janelas o que não é possível.
    Ou interpretei mal a sua sugestão e não a concretizei como a expôs?

Relativamente à entrada, tive em contas as suas considerações e talvez tenha ficado melhor:
    - fechei a entrada para o hall central da casa e com isso pude colocar um armario a par com essa parede.
    - coloquei um roupeiro no "cubo" que pode ser para sapatos e roupa a pendurar, isto nos primeiros 50cm de profundidade. Nos restantes 50cm podem ser prateleiras com coisas que raramente são necessárias de se ir buscar.
    - Para que ao abrir a porta não tenhamos a vista bloqueada por uma parede (que será a parede do roupeiro em frente), coloquei um aparador que poderá ser o local que tem as chaves e carteira.
    Assim, já não existe o armário que fazia parede e criava um corredor logo na entrada.

Acha que está melhor assim a entrada?

Imagens:

PLANTA ALTERADA - Sala + cozinha lado esquerdo - Não funciona:

SALA + COZINHA lado esquerdo - esta alteração até ficaria bem mas o que vem a seguir não.

Contudo, ESCRITORIO E QUARTO na área central não funciona pois escritório fica + pequeno e perde-se espaço na área central

ENTRADA:
    Antes:

Depois: talvez seja melhor opção que a anterior?

0.0323 seg. NEW