Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

ETICS, não esquecer de "resolver2 a questão do peitoril daquela janela e do topo da platibanda
  2.  # 22

Colocado por: zedasilvaETICS, não esquecer de "resolver2 a questão do peitoril daquela janela e do topo da platibanda

Pois terá de levar novo peitoril e novo rufo naquela zona... tenho de ver orçamento para isto!
  3.  # 23

Porque raio é que essa parede foi feita em betão?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 24

A casa foi toda ela feita com paredes exteriores em betão.
      IMG_0056.JPG
  5.  # 25

Colocado por: LuisPereiraA casa foi toda ela feita com paredes exteriores em betão.

Por alguma razão em especial?
  6.  # 26

Colocado por: zedasilva
    Por alguma razão em especial?

O arquitecto sugeriu e como a casa dele tinha sido assim construída e pelo mesmo pedreiro, sendo o valor sensivelmente o mesmo para outra opção mais tradicional em tijolo, assim foi decidido.
  7.  # 27

Colocado por: LuisPereira

O arquitecto sugeriu e como a casa dele tinha sido assim construída e pelo mesmo pedreiro, sendo o valor sensivelmente o mesmo para outra opção mais tradicional em tijolo, assim foi decidido.

Eu gostava de ter esse pedreiro a trabalhar para mim e a fazer paredes de betão ao preço de paredes de alvenaria. :-)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bricoleiro
  8.  # 28

O arquitecto sugeriu ...

... e como a casa dele tinha sido assim construída e pelo mesmo pedreiro

Cala-te boca!
    :))
  9.  # 29

Bom... os orçamentos que recebi de 3 empreiteiros para ambas as opções eram todos com uma pequena diferença de valores entre as duas opções.
    No final foi escolhido o pedreiro com o orçamento médio que por acaso foi o mesmo que fez a casa do arquitecto.
  10.  # 30

Interessante essa opção. E ainda por cima ao mesmo preço. Que ganhos poderão (acústicos e térmicos)existir relativamente à alvenaria normal?
  11.  # 31

Na altura as justificações foram, mais rápido, menos propício a rachadelas, em termos térmicos uma maior inércia.
    Sinceramente não liguei muito ás explicações, foi mais porque a casa que o arquitecto faz, incluindo a dele, foram assim feitas e ele não estava arrependido pela opção tomada, nem eu estou. Apenas tenho este problema nesta pequena parede que devia ter sido acautelada mas ninguém se apercebeu do problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Barros
  12.  # 32

Colocado por: LuisPereiraem termos térmicos uma maior inércia.

Sim é verdade contudo depois o resto do projeto não teve isso em conta.
    Na prática não ganhou nada com essa solução, da forma como foi feita só trouxe problemas.
    Este é mais um caso em que foi prescrita uma solução só porque sim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 33

Só por curiosidade quem foi o responsável pela fiscalização da obra?
  14.  # 34

Colocado por: zedasilvaSim é verdade contudo depois o resto do projeto não teve isso em conta.
    Na prática não ganhou nada com essa solução, da forma como foi feita só trouxe problemas.

Não tenho problemas em mais nenhum lado a não ser nesta pequena parede que com a colocação de uma portada deste tamanho devia ter sido pensado de outra forma.
  15.  # 35

Colocado por: LuisPereiraNão tenho problemas em mais nenhum lado

Isso é bom sinal, é sinal de que o isolamento está corretamente aplicado e que está a servir de barreira à formação de condensados.
  16.  # 36

Sim é verdade contudo depois o resto do projeto não teve isso em conta.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

A inércia térmica é exactamente a mesma na medida em que o que está para dentro do isolamento é a mesma parede simples de tijolo de 11 e aquilo que realmente tem inércia, a parede que é em betão, está colocada do lado de fora do isolamento e sem qualquer contributo para a inércia térmica.

Em termos de inércia, só ajuda o que estiver na face interior do isolamento.
  17.  # 37

Colocado por: SkinkxEm termos de inércia, só ajuda o que estiver na face interior do isolamento.

Sem duvida, por isso é que disse que a solução até poderia ser boa mas a forma como foi construída não trouxe qualquer ganho
  18.  # 38

Luís
    Quem foi o responsável pela fiscalização da obra?
  19.  # 39

Sem duvida, por isso é que disse que a solução até poderia ser boa mas a forma como foi construída não trouxe qualquer ganho

Percebi mal, nesse caso. Lendo o seu post, dava a entender que havia ganhos de inércia térmica e isso aconteceria se, por exemplo, o sistema fosse um ETICS que envolvesse todo o betão. Tendo efectuado uma parede dupla com isolamento na caixa-de-ar, a inércia proporcionada pelo betão é desprezada.

Na prática, continua a ser melhor que tijolo, não duvido disso, mas em termos de projecto conta pouco (aliás, não conta para nada em termos de inércia) e faz sentido que assim seja.

Nunca percebi é porque é que as paredes exteriores têm uma inércia máxima tabelada e isso, em termos de projecto, faz com que haja pouca diferença duma parede dupla com fiada interior em tijolo de 11 rebocado (140 kg/m2) para uma parede em betão, nem que tenha 50 cm de espessura, porque o máximo de inércia que podemos contabilizar nessa parede está tabelado em 150 kg/m2.
  20.  # 40

Colocado por: zedasilvaLuís
    Quem foi o responsável pela fiscalização da obra?

O arquitecto!

0.0270 seg. NEW