Luís, não entenda isto como uma critica, serve apenas de "aviso" para futuros DO
Regulamento de deontologia Aprovado em 9 de Junho de 2001, na 9ª reunião do Concelho Nacional de Delegados
Artigo 5.° Conflitos de interesses … 5. O arquitecto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela concepção arquitectónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma.
Se o seu arquiteto tivesse cumprido o Regulamento deontológico a que está obrigado, talvez esat situação não tivesse acontecido. Foi prescrita uma solução construtiva que até poderia ter sido boa mas que por incompetência do técnico ou qualquer outra razão acabou por ser um problema. Ao técnico da térmica caberia a obrigação de advertir para essa situação, contudo, talvez porque quem lhe paga é o arquiteto isso não aconteceu. Se a fiscalização tivesse sido feita por outro técnico, sem qualquer vínculo quer ao arquiteto quer ao empreiteiro, talvez este pequeno “pormaior” tivesse sido acautelado em fase de projeto, sem qualquer custo para o DO Neste momento o DO vê-se obrigado a gastar alguns milhares de euros na reparação de algo que poderia ter sido evitado. O custo desta reparação será com certeza bem mais do que aquele que teria tido ao adjudicar a fiscalização a um técnico independente.
É verdade e concordo com o que diz e recomenda. Já qui tenho advertido muitos "novos" DO sobre esse aspecto, para não cometerem o mesmo erro que eu cometi, já lá vão 6 anos!
Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
Bom dia. Tenho um problema idêntico. Num canto da minha casa a parede é gelada pois está encostada a uma coluna de betão. Quando aqueço a casa aquele canto fica húmido a cheirar a humidade e mais tarde aparece os fungos. Desconfio eu e como só tem 10cm de parede pois logo a seguir tem uma janela, que o empreiteiro nem sequer colocou isolamento na caixa de ar. Agora a minha pergunta. Será que que fizer uns furos e injectar espuma lá para dentro resolverá o problema? A espuma ao secar vai fazer esforço e danificar as paredes? Obrigada pela ajuda