Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos
    Instalei recentemente um painel solar (termossifão) com apoio de uma caldeira a gasóleo Roca Laia GT.
    Creio que a água quente produzida no painel não está a entrar na caldeira não se verificando, portanto a economia que era esperada. Sem perceber quase nada de ligações/permutas de água penso no entanto que o problema se fica a dever à forma como a ligação dos dois elementos de aquecimento foi efectuada. Passo a relatar e junto esquema sumário das referidas ligações.
    No topo da caldeira, já depois dos circuladores e vasos de expansão que lhe estão acopladas, foram aplicados duas tomadas com válvulas. A que liga à entrada de água fria que abastece a caldeira e o painel com água fria e tem circulação nos dois sentidos. A que está aplicada na saída de AQS só deixa circular do painel para a caldeira (de cima para baixo).
    Presumo que este tipo de ligação seja em paralelo. A minha ideia, enquanto leigo, é que o melhor seria uma ligação em série para obrigar a água quente do painel a entrar na caldeira e assim fazer com que esta trabalhe menos. Para tal penso que a tomada de água fria para o painel deveria ser feita noutro ponto e a saída de água quente do painel deveria entrar na tomada de água da caldeira. Se algum membro, mais entendido do que eu, me puder dar alguma ideia para eu poder apresentar junto da firma que instalou o painel ficava extremamente agradecido.
    Obrigado e bem-hajam
    jcat
  2.  # 2

    Essa caldeira é de funcionamento instantâneo, ou tem tanque de acumulação de água quente?
  3.  # 3

    Olá nj05
    A caldeira é de chão e tem um depósito de 150 l incorporado. Junto esquema muito sumário das ligações que foram efectuadas.

    http://img13.imageshack.us/img13/617/ligacaopscaldeira2.jpg
    Obrigado pela ajuda.
    jcat
    • nj05
    • 3 maio 2009 editado

     # 4

    A minha opinião é que o equipamento mais prático para apoio a um sistema TS é um esquentador (ou uma caldeira de produção de água quente instantânea) associado a um módulo solar. Deste modo apenas se a água estiver a uma temperatura inferior ao pretendido ela será enviada ao sistema de apoio, que lhe fornece apenas as calorias em falta.
    Outra alternativa válida e ainda mais fácil seria o apoio com resistência eléctrica directamente no depósito do sistema solar.

    Uma caldeira do género da sua não me parece muito apropriada para apoio a um sistema TS. Da maneira como tem isso montado a água quente para consumo tanto pode vir do tanque solar como do tanque da caldeira. No mínimo acho que deveria arranjar maneira de fechar a admissão de água fria ao tanque da caldeira e permitir que a mesma fosse admitida apenas ao tanque solar exterior. A água quente do tanque solar viria então entrar no tanque da caldeira, saindo daí para consumo.
    Isso para que o apoio funcionasse de uma forma mais eficiente e automática. Mesmo assim a água do tanque da caldeira só seria renovada quando há consumo. Isso significa que nos períodos de pouco ou nenhum consumo a caldeira iria entrar em funcionamento caso a temperatura no tanque da mesma baixe, mesmo que a água no tanque solar esteja a uma temperatura alta.

    Se calhar vai chegar à conclusão que é preferível desligar a caldeira e fechar as válvulas de admissão à mesma nos períodos de bom sol, fazendo uso apenas do tanque solar com apoio por resistência eléctrica...

    Espero não estar a complicar e baralhá-lo ainda mais. De qualquer forma gostava de ouvir outras opiniões...
  4.  # 5

    Não sei se é o caso, mas no "T" da água quente do painel para a caldeira deveria ou deverá ter uma válvula termostatica.

    Esta válvula irá abir o fluxo da caldeira para o circuito AQS somente quando a temperatura da água do painel for inferior ao desejado.
  5.  # 6

    Obrigado nj05
    A sua explicação foi óptima e não me restam já quaisquer dúvidas sobre a forma como vou fazer a ligação. Fico muito grato pela sua disponibilidade e boa vontade.Já agora não pretendendo abusar da sua boa vontade junto imagem das ligações que pretendo fazer a fim de colher a sua opinião.
    Um abraço
    jcat


    http://img74.imageshack.us/img74/4062/caldeiranovasligacoes.jpg
  6.  # 7

    Ola timoshenko
    Obrigado também pela ajuda. Creio, no entanto, que com as alterações que pode ver na imagem que enviei para o nj05 essa válvula já possivelmente não fará muito sentido.
    Um abraço
    jcat
  7.  # 8

    Colocado por: jcatObrigado nj05
    A sua explicação foi óptima e não me restam já quaisquer dúvidas sobre a forma como vou fazer a ligação. Fico muito grato pela sua disponibilidade e boa vontade.Já agora não pretendendo abusar da sua boa vontade junto imagem das ligações que pretendo fazer a fim de colher a sua opinião.
    Um abraço
    jcat


    http://img74.imageshack.us/img74/4062/caldeiranovasligacoes.jpg


    Penso que está de acordo com o que referi no post anterior. De qualquer forma irá ocorrer o que referi: se não houver consumo a água da caldeira vai arrefecendo e esta vai entrar em funcionamento mesmo que a temperatura no tanque solar esteja bem alta.

    Talvez isto fosse evitado parcialmente se se promovesse uma circulação muito lenta da água entre o tanque solar e o tanque da caldeira. A circulação só deveria no entanto ocorrer caso a temperatura no tanque solar fosse superior à da caldeira em alguns graus. Íamos era complicar e encarecer a coisa...

    Por acaso tenho pensado exactamente nesta questão dado que tenho uma caldeira do género da sua (uma Domusa com tanque de AQS incorporado). No meu caso vou instalar um sistema de Circulação Forçada e devo optar por usar apoio eléctrico (vou condicionar o funcionamento da resistência durante a noite para poupar na factura eléctrica). A caldeira domusa deverá ficar apenas a funcionar para aquecimento.

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcat
  8.  # 9

    Mais uma vez obrigado nj05
    Estou à disposição para ajudar no que seja necessário.
    Abraço
    jcat
    • kapi
    • 23 janeiro 2010

     # 10

    Pedido de Ajuda...
    Tenho uma caldeira a gasóleo de marca Ferroli AQS e estou a pensar adequerir um painel solar e tirar partido do mesmo, aproveitando o sistema de saída de água quente da caldeira para a rede interna, colocando um T, fechando um e abrindo outro do painel solar, gostaria de saber se isso é possivel e se funciona.
    Uma vez que o gasóleo está caro, só iria funcionar com a Caldeira AQS de Novembro a Março, aí, entrava em funcionamento o painel solar para as aguas sanitárias.
    cump.
  9.  # 11

    ola pessoal.
    para vos tirar algumas duvidas acerca dos paineis solares aqui vai alguma respostas:
    quando a ligaçao vem do painel sendo este termossifao o que se tem a fazer é o seguinte:
    1- se a caldeira é de águas instantâneas o tubo de agua quente do painel vem directamente ate a agua fria da caldeira, isto é, a nova agua fria vem directamente do painel podendo vir ja aquecida num dia de sol ou pre-aquecida nao havendo sol tendo a caldeira de aquecer o que falta para a temperatura desejada

    2- se a caldeira é de águas por acumulação repete-se o principio da caldeira águas instantâneas tendo o termossifao de fornecer a agua "quente " a fria do acumulador , isto é, a agua que entra no acumulador vem do painel, a agua fria so passa a ir ao painel.


    resposta para o kapi

    é possivel so tens de colocar um t na entrada da agua fria da caldeira para poderes ligar a agua quente que vem do painel para que entre os meses de março ate setembro seja o painel a dar-te a agua quente que precisas
 
0.0177 seg. NEW