Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    de momento estou a mobilar a minha cozinha e estou á procura de uma pedra preta. Na maioria das empresas que comercializam bancadas de cozinha é me imediatamente indicado o granito ou silestone. Silestone está fora de questão pois os preços estão fora do meu orçamento, e o granito que mais me agrada, Preto zimbabwe, também não é "barato". Após alguma pesquisa deparei me com a opção da ardósia preta.

    Aqui pelo forum alguem tem experiencia com bancadas de ardósia? se sim, tenho algumas questões que gostaria que me esclarecessem:
    - em termos de durabilidade e resistência, é a ardosia preta comparável ao granito?
    - sendo a ardosia uma pedra porosa, é aplicado algum tratamento para que possa ser usada em bancadas? caso seja, é necessária a aplicação frequente do tratamento?
    - que cuidados é necessario ter com uma bancada de ardosia?

    e por fim, aconselham o uso da ardósia para bancadas de cozinha ou acham que a longo prazo será uma opção que sairá mais caro que o granito?

    Obrigado e cumprimentos

    Filipe Carvalho
  2.  # 2

    Ardosia é muito fragil... tem pouca resistencia mecânica. Risca facilmente. Eu não recomendo.

    PS: é incomparavelmente menos resistente que um granito.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  3.  # 3

    Pois, é a ideia que tenho. Contudo pouco percebo do assunto.

    Tendo contactado a empresa Solicel, informaram me que o material que utilizam " não é exactamente uma ardósia, como a de Valongo, é um xisto que tem na sua composição ardósia". Ademais que o material tem excelente durabilidade e que quanto á porosidade, terá que se aplicar um hidrofugante de 2 em 2 anos.

    Gosto bastante do aspecto e toque do xisto/ardósia mas começo a ficar com duvidas se terá a mesma funcionalidade de um granito. Pois o objectivo de uma banca de cozinha é que seja uma zona de trabalho bastante resistente e não uma peça de arte em que tem q se andar com 1001 cuidados para nao danificar....

    cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: Filipe R. Carvalhoquanto á porosidade, terá que se aplicar um hidrofugante de 2 em 2 anos.

    Esta condição para mim, levava-me logo a excluir.
    Concordam com este comentário: skypt, nunogouveia
  5.  # 5

    Sr Filipe eu não concordo com o que aqui se diz, sobre a ardósia em bancadas.
    e pavimentos, tanto em exteriores com interiores, eu já fiz centenas de m2,
    (limpezas e tratamentos, assim como restauro da cor perdida com o tempo. e nunca tive
    qualquer reclamação, até em "sítios" de chuveiros.
    é uma pedra aconselhável, bonita e durável.
    as bancadas depois de tratadas ficam agradáveis.
    esta é a minha opinião..
    A.Tavares
  6.  # 6

    Eu faço neste momento este tipo de trabalhos mas só em bancadas de cozinhas.




    A.Tavares
  7.  # 7

    Em que localização no país?

    Preços?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio tavares
  8.  # 8

    A solicel vende xisto preto, que pode chamar de ardósia se quiser.
    Tem excelentes trabalhos de corte e fresagem, criando peças à medida.
    Estive para colocar bancada de cozinha em xisto preto, mas são gostos.
    Por exemplo um tampo WC, pode ser uma excelente solução, para uma bancada de cozinha, só se tiver o cuidado de a proteger quando trabalha em cima dela, que no entanto, se deve fazer em qualquer bancada.
  9.  # 9

    Afirmo mais uma vez que a ardosia em bancadas de cozinhas é possível ser tratada e ficar
    pronta a usar, é uma pedra admirável




    António Tavares
  10.  # 10

    Sr Callinas
    estou de acordo com o que afirma (bancadas de cozinhas) pode ser tratável e recuperar
    a cor quando fica feia.
    já fiz muitos trabalhos deste e continuo a fazer.
      044.JPG
  11.  # 11

    junto envio outra foto depois de tratada.






    António Tavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5
      048.JPG
  12.  # 12

    limpezas, tratamentos de bancadas de xisto ou ardósia.
    [email protected]



    António Tavares
  13.  # 13

    estou aqui novamente para afirmar categoricamente que a ardósia continua a ser pedra mais bonita
    infelizmente em portugal só temos acinzenta e a preta
    existindo outras cores no brasil
    qualquer esclarecimento ou estou á disposição para qualquer trabalho
  14.  # 14

    estarei a vossa disposicão
    [email protected]
  15.  # 15

    há alguns senhores que dizem que preferem granito pois mais duro.
    claro que não vamos comparar o que não é comparável um é pedra vulcânica e o granito será uma pedra natural .
    qualquer informação sobre a ardósia estarei a vossa disposição
 
0.0179 seg. NEW