Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá todos.

    Adquiri recentemente um lote para construção, sendo que o lote ao lado foi entretanto adquirido. Tendo tido uma conversa inicial com o mesmo, parece que estamos alinhados em construir simultaneamente e em conjunto (as casas são geminadas). A ideia é que o exterior seja igual para ambas as casas sendo que depois cada um decide relativamente à disposição interna das divisões. A ideia é reduzir os custos da obra ao construir conjuntamente (estimo que individualmente o custo da construção de ambas as casas andaria entre os 250k-300k). A minha questão prende-se com a estimativa de quanto poderemos estar a falar em termos de poupança para cada um ao adoptar este modelo. Agradeço desde já as vossas opiniões.
  2.  # 2

    Pode encontrar um empreiteiro que até faça desconto por construir ambas, mas não será muito relevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  3.  # 3

    Colocado por: callinasPode encontrar um empreiteiro que até faça desconto por construir ambas, mas não será muito relevante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76


    Obrigado pela resposta. Pensei que poderiam haver poupanças relevantes por fazer várias coisas simultaneamente (tipo fundações, etc) e por negociar maiores quantidades ao nível de material mas se calhar não é assim tão claro...
  4.  # 4

    onde ficam os terrenos?
  5.  # 5

    Colocado por: riscosonde ficam os terrenos?


    Oeiras
  6.  # 6

    Ja tem os projetos elaborados?arquitetura e especialidades?
  7.  # 7

    Colocado por: riscosJa tem os projetos elaborados?arquitetura e especialidades?


    Nada, isto é começar do practicamente do zero (ainda que o loteamento já tenha várias casas construídas dentro dos mesmos parâmetros e condicionantes). Tive uma conversa telefónica com o outro proprietário em relação a esta solução e aparentemente estamos alinhados como referi, mas sem entrarmos em pormenores. Fui apoiado por um arquitecto membro aqui do fórum durante o processo de aquisição e em principio irei propor ao meu vizinho que uma conversa com ele seja o ponto de partida desta aventura...
    Concordam com este comentário: riscos
  8.  # 8

    Pode poupar nos projectos, e no tratamento da fachada comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaPode poupar nos projectos, e no tratamento da fachada comum.


    E tem que repartir os custos do isolamento acústico e do tratamento da junta de dilatação.
  10.  # 10

    Fale com o arquiteto daqui do forum, se tiver interesse terei todo o gosto em entrar com o arquiteto para a execução das especialidades, sendo 2 moradias tem um bom desconto;) Na parte da construção também se arranja desconto, mas atenção aos negócios entre si e o seu vizinho não vá a "coisa" dar para o torto e depois saem os 2 prejudicados
  11.  # 11

    Se fizerem duas casas simetricas pode ter dois projectos pelo preço de um. =)
  12.  # 12

    não são 2 pelo preço de 1, mas são 2 pelo preço de 1,5...
  13.  # 13

    concordo, nem mesmo uma repetição pura os projetos acabam por ser exatamente iguais, quanto mais numa simetria.
    mas sim é como o riscos diz poderá andar na ordem dos 1.5 ( há que ter em conta todas as nuances entre as duas)
  14.  # 14

    Colocado por: callinasSe fizerem duas casas simetricas pode ter dois projectos pelo preço de um. =)


    Simétrico só se for da parte de fora, que a nível de interior tenho ideias muito próprias :)
  15.  # 15

    Colocado por: marco1concordo, nem mesmo uma repetição pura os projetos acabam por ser exatamente iguais, quanto mais numa simetria.
    mas sim é como o riscos diz poderá andar na ordem dos 1.5 ( há que ter em conta todas as nuances entre as duas)


    Anotado :)
  16.  # 16

    Colocado por: Jpires76que a nível de interior tenho ideias muito próprias :)

    Esqueça a poupança nos projectos.
  17.  # 17

    Colocado por: PicaretaPode poupar nos projectos, e no tratamento da fachada comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76


    Sim, também estou a contar com os cerca de 35 metros de muro...
  18.  # 18

    Colocado por: Jpires76

    Simétrico só se for da parte de fora, que a nível de interior tenho ideias muito próprias :)


    O que faz com que os projetos sejam diferentes, MAS, não invalida que tenham um bom desconto à mesma por ser 2 projetos juntos
  19.  # 19

    Colocado por: Jpires76Sim, também estou a contar com os cerca de 35 metros de muro...

    Tem que fazer dois muros. só poupa no reboco de uma das faces do muro.
  20.  # 20

    Colocado por: riscosFale com o arquiteto daqui do forum, se tiver interesse terei todo o gosto em entrar com o arquiteto para a execução das especialidades, sendo 2 moradias tem um bom desconto;) Na parte da construção também se arranja desconto, mas atenção aos negócios entre si e o seu vizinho não vá a "coisa" dar para o torto e depois saem os 2 prejudicados


    Anotado riscos. Em relação ao projecto "comum" irei deixar muito claro que são proprietários diferentes com financiamentos (provavelmente) diferentes, que deverão ser tratados individualmente. Assumindo que o meu vizinho também é uma pessoa de bem, a ideia é realmente aproveitar as sinergias que resultam de ter duas casas geminadas a serem construídas ao mesmo tempo.
    Concordam com este comentário: riscos
 
0.0218 seg. NEW