Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Depois de vir chatear algumas vezes com questões sobre terrenos, já nos decidimos com a aquisição de um. As dimensões, apesar de não serem nada grandes, permitem-nos construir o que queremos, tendo ainda algum pequenos espaço exterior.

As dimensões do terreno, plano, são de 304m2, retângulo de 17 metros de frente por 18 metros de profundidade, que permite construir moradia isolada, mantendo os afastamentos de 3 metros laterais e frontais e 6 metros traseiros. Orientação frente é poente e traseiras nascente, direita sul, esquerda norte.

Tal como gosto de acompanhar os tópicos em que se discutem questões de plantas, venho apresentar um esboço que fiz numa pequena aplicação do telemóvel e que servirá de base para apresentar a um arquiteto.

Requesitos que queremos: sala ampla mas que se possa fechar para poder aquecer mais facilmente, ter despensa, hall de entrada independente. Três quartos no 1º piso, sendo um suite com Closet.
      image34.jpeg
  2.  # 2

Proposta do piso 0
      image35.jpeg
  3.  # 3

Não percebo nada disto, mas no R/C creio que o acesso à sala não funciona e penso que deveria ter um acesso entre a garagem e a cozinha. :)

PS - Que aplicação é que utilizou?
  4.  # 4

Usei uma aplicação que se chama Magicplan.
    ao fazer ligação da garagem para dentro de casa perdemos uma parede interior.
  5.  # 5

Colocado por: PapoilaVerdeUsei uma aplicação que se chama Magicplan.
    ao fazer ligação da garagem para dentro de casa perdemos uma parede interior.

Mas já pensou que quando esiver a chover e precisar de descarregar s compras vai ter de se molhar toda pelo exterior. Penso que um acesso entre cozinha e garagem é sempre uma mais-valia. Porque não trocar a casa-de-banho pelo espaço que está oposto (junto à escada e utilizar esse espaço para a porta e a máquina?
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  6.  # 6

É uma questão a pensar sim essa de trocar a despensa pela casa de banho e entrar para a garagem.
  7.  # 7

1-não percebo nada disso mas a garagem não podia ter uma entrada direta na casa?sabe tão bem estar a chover e não dar de conta!
    2-isso são casas de banho a mais so espero que tenha uma empregada de limpeza que na minha familia muitos fizeram igual e agora choram!
  8.  # 8

Papoila

com o devido respeito, acho que não tem muito jeito para a coisa, são demasiados erros ( que é compreesivel) para que se possa estar a sugerir isto aqui e ali pontualmente.
    ponha alguêm a trabalhar nisso consigo desde já.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Picareta, Victor Ribeiro, ANdiesel, C. Lobo
  9.  # 9

Pelo menos portas não faltam, lol. Não leve a mal mas acha que ser arquitecta é assim tão fácil? por que raio no fórum todos acham que sabem fazer plantas?! ainda não percebi
  10.  # 10

Não tenho a pretensão de ser arquiteta, longe disso, já tenho profissão.

Mas não deixo de querer pensar numa solução.
  11.  # 11

Colocado por: PapoilaVerdeNão tenho a pretensão de ser arquiteta, longe disso, já tenho profissão.

Mas não deixo de querer pensar numa solução.

Mas se vai pagar a um é lógico que ele tem de fazer uma coisa pelo menos 10X melhor do que você. Não leve a mal mas dou-lhe este exemplo: também se põe a tentar arranjar o seu carro quando ele avaria ou leva-o a um profissional?
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  12.  # 12

Colocado por: jorgferr

Mas se vai pagar a um é lógico que ele tem de fazer uma coisa pelo menos 10X melhor do que você. Não leve a mal mas dou-lhe este exemplo: também se põe a tentar arranjar o seu carro quando ele avaria ou leva-o a um profissional?

Mas se a casa vai ser para eu viver, posso pensar como quero a distribuição das divisões.
    Concordam com este comentário: master_chief
  13.  # 13

Quase todos os donos das futuras obras gostam de ter um papel interveniente na concepção da sua futura moradia. Fazem rabiscos, bonecos de como querem que seja a sua moradia, investem muito do seu tempo em soluções que lhes parecem ser as melhores e isso é de louvar.
    O que, na minha opinião devem também ter presente, é que devem dar alguma liberdade ao arquitecto para vos surpreender com opções e soluções que naturalmente nem tinham sequer equacionado, balizando desde o início quanto é que pretendem gastar com a construção, taxas a taxinhas.
    Parece-me que a PapoilaVerde já tem aí um programa do que pretende ao nível de áreas, compartimentos, ligações entre os mesmos. Agora é levar ou não esse esboço ao arquitecto para que ele comece a projectar-lhe a sua moradia tendo em conta o interior, exterior e relação com a envolvente, etc.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: treker666, Victor Ribeiro, PapoilaVerde, C. Lobo
  14.  # 14

Com esse espaço de terreno faz uma casa grande e jeitosa.
  15.  # 15

Colocado por: PapoilaVerdeMas se a casa vai ser para eu viver, posso pensar como quero a distribuição das divisões.

Já o disse muita vez, acho um erro fazer plantas para dar ao arquitecto. Aprofunde um pouco mais os requisitos que publicou no primeiro post, para entregar ao arquitecto, depois trabalhe com ele na solução final. Se for um bom arquitecto conseguirá fazer a casa dos seus sonhos.

Colocado por: PapoilaVerdeRequesitos que queremos: sala ampla mas que se possa fechar para poder aquecer mais facilmente, ter despensa, hall de entrada independente. Três quartos no 1º piso, sendo um suite com Closet.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  16.  # 16

Depois vou dando notícias aqui neste tópico.

Para já ainda vou marcar escritura e não tenho ainda arquiteto em vista.
  17.  # 17

Penso que é sempre saudável, quando um cliente apresenta ideias liminares para a sua casa, ainda que estas estejam em "bruto", mas que dê a liberdade necessária ao arquitecto.
    Todos, num dado momento da nossa infância, pensámos em desenhar a nossa própria casa...

Contudo, é sempre uma óptima base de trabalho para o profissional desenvolver um bom projecto, com ideias que precisarão naturalmente de serem "esculpidas", com o desenvolvimento do mesmo.

Cumprimentos,

SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/?page_id=12&lang=pt
    https://www.facebook.com/SMG-Arquitectos-1395898437330381/
    Concordam com este comentário: PapoilaVerde, mhpinto
  18.  # 18

Há ideias que não consegui materializar na planta apresentada e claro que o arquiteto terá de tentar dar a volta.
    -Ter um pequeno alpendre nas traseiras;
    - Reduzir a área do piso 1, e colocar uma varanda maior ou terraço com boa exposição solar.
    - Mais algumas que vou anotando.

-A questão da entrada da garagem para dentro de casa pode ser ultrapassada, não vejo uma necessidade imperial de entrar para dentro de casa, até porque é mais fácil abrir um portão de garagem e assaltarem a casa por aí. A garagem servirá, também, para algumas arrumações. E estava a imaginar uma porta nas traseiras com uma pequena platibanda por cima que fará proteção até á entrada da garagem.
  19.  # 19

A escritura já está marcada. 😄
    Concordam com este comentário: master_chief
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SG_arquitecto
  20.  # 20

Colocado por: PapoilaVerdeA escritura já está marcada. 😄

Muito bem, força nisso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde

0.0219 seg. NEW