Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Apesar de não ter ainda nada definido e nada adjudicado, já começamos a ter umas ideias para discutir com o arquiteto que fará o projeto da moradia. Assim, venho colocar uma questão a arquitetos, perguntando de faria sentido o seguinte:

Gostaria de ter uma sala que se pudesse fechar, de forma a conseguir aquecer e manter o calor mais facilmente, mas ter um pé direito duplo (ideia do meu marido).

Numa casa de familiares que conhecemos, e que na sala tem um pé direito duplo, tem as escadas incorporadas na sala que dá acesso aos quartos e tem uma mezzanine.

Ora a nossa ideia seria colocar as escadas para o piso de cima fora da sala, mas ter uma parte desta com pé direito duplo, dando um pouco mais de amplitude à sala, mas este teria que estar fechado.

Será que fará sentido esta ideia?
    Concordam com este comentário: kapof
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kapof
  2.  # 2

Gostava de aproveitar este tópico para ir colocando questões, dúvidas que vão aparecendo, mas o nome do tópico parece não ser muito sugestivo, sendo assim, vou iniciar novo tópico com as dúvidas que forem surgindo.
  3.  # 3

Mais uma questão que gostaria de colocar:

É possível construir e ser considerado sótão numa moradia de telhado plano?
    A minha ideia seria construir uma espécie de volume por cima da cobertura do último piso de acesso à cobertura, em que poderia ter uma certa área para arrumos? Tem altura máxima este volume para ser considerado sótão, ou será que numa cobertura plana, uma solução como esta é considerado como outro piso?

Deixo em anexo uma foto de algo parecido.
      Capturar.JPG
  4.  # 4

Na minha zona há muito disso mas não sei como isso passa na câmara pois nas regras de loteamento diz 2 piso+cave
  5.  # 5

Não deve o pé direito ser superior a 2.20m .. ou então, de forma a não ser considerada área habitável, ter pé direito inferior a 2.40m
    Concordam com este comentário: Mk Pt, JErso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  6.  # 6

Na minha urbanização, que só prevê 3 pisos (o terreno é desnivelado, portanto, semicave e dois pisos), houve quem construísse um "sótão" desse modo, usando uma cobertura em zinco (?). Mas pense bem se precisa mesmo da área extra, eu rejeitei logo essa hipótese (e tenho 4 quartos...)
  7.  # 7

Neste caso o loteamento também prevê a construção de cave, mas dado que o terreno é plano, não iremos seguir por essa opção, uma vez que iria encarecer muito mais a construção.

A opção, penso que seria mais barata, construir esse volume em cima, serviria de acesso à cobertura, e poderia ter uma área reduzida, talvez para um quarto extra.

A cobertura teria uma parte (com orientação solar favorável) onde faríamos um terraço e com o restante zona técnica para o painel solar térmico e caixas de ar condicionado.
  8.  # 8

Estamos quase a decidir qual o gabinete que irá projetar a nossa casa e temos algumas ideias mais definidas que só poderão ser colocadas em prática depois de saber o que a câmara permite. Infelizmente o lote não é assim muito grande (304 m2).
  9.  # 9

O que acham desta planta para Piso 0?

Pensamos numa coisa assim e, pela falta de espaço, já decidimos abandonar a ideia de colocar as escadas fora da sala, caso contrário teria que abdicar do escritório no piso 0.

A entrada da casa fica virada a poente.
    Além disso, vamos propor na câmara chegar a garagem mais à frente (ficaria do lado norte da casa) resultando em mais espaço exterior.
      91.jpg
  10.  # 10

Colocado por: PapoilaVerdeO que acham desta planta para Piso 0?

Pensamos numa coisa assim e, pela falta de espaço, já decidimos abandonar a ideia de colocar as escadas fora da sala, caso contrário teria que abdicar do escritório no piso 0.

A entrada da casa fica virada a poente.
    Além disso, vamos propor na câmara chegar a garagem mais à frente (ficaria do lado norte da casa) resultando em mais espaço exterior.
      91.jpg

Mas uma escada ocupa o mesmo espaço dentro duma sala ou fora dela digo eu
  11.  # 11

Olá,

Gosto da sua planta, acho que está bem organizada, no entanto colocaria a escada fora da sala. Os meus pais têm uma escada na sala e faz como que seja impossivel de a aquecer em tempo util porque o calor sobe para o andar de cima.
    (De notar que a casa tem 20 anos e não sei se numa construção moderna ainda acontece)

Boa sorte!
  12.  # 12

Está interessante.
    Acho que a cozinha devia estar mais integrada com a zona de refeições. As refeições são dos momentos do dia que mais obrigam a andar de um lado para o outro pelo que defendo que o trajeto entre a cozinha e a mesa deve ser minimizado (sou fã de open space). Mais, evitaria que quem estivesse a preparar as refeições se sentisse isolado de quem está na zona social.
    Vejo que não tem janelas à esquerda da casa. Não daria para encostar (ou aproximar) à estrema? Rentabilizaria estupidamente mais o espaço exterior, que não é muito.
    Acho bem que mexam na garagem. Onde está estaria a entregar para aí 25%(!!) do terreno ao carro! Se não abdica da garagem (que deveria, mas isso sou eu), encoste-a o mais possível à frente.

Edição: seria interessante se esse wc contemplasse um chuveiro (ou o espaço para um), por pequeno que fosse, não vá um dia alguém ver-se impossibilitado de subir escadas que obrigue a transformar o escritório num quarto.
  13.  # 13

Colocado por: agah.ptOlá,

Gosto da sua planta, acho que está bem organizada, no entanto colocaria a escada fora da sala. Os meus pais têm uma escada na sala e faz como que seja impossivel de a aquecer em tempo util porque o calor sobe para o andar de cima.
    (De notar que a casa tem 20 anos e não sei se numa construção moderna ainda acontece)

Boa sorte!

Esta planta ainda não é a do meu projeto. É de uma casa do lote do lado, igual ao que tenho, e que servirá de base para apresentarmos ao gabinete.
  14.  # 14

- Tentar colocar as escada onde está o corredor, na ponta junto à casa de banho social com a entrada da mesma por baixo da escada mas no topo da mesma.
    - Reformular o hall de entrada em gancho para não se ver logo a sala toda.
    - ter os sofás virados a 180º. A sala ganharia 1 m de largura e ficaria muito mais espaçosa.
    - encurtar janela do escritório com parede no enfiamento do percurso de entrada. Fica menos exposto e a entrada mais controlada.

No geral, como princípio não parece mal.

Cpts
  15.  # 15

Se o terreno for num loteamento a localização da garagem já poderá estar definida na planta de síntese. Normalmente encostam umas com as outras, pelo que, caso seja esse o caso, dificilmente lhe permitem construir a garagem mais à frente.
    Não mostra o resto do projecto, nomeadamente o alçado posterior, pelo que esse pilar em frente à sala de estar poderá ficar bem exteriormente mas na vivência interior fica um pouco.... estranho.
    Outra situação é o lavabo... numa moradia uma casa de banho interior só mesmo se não for possível outra solução.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: marco1, PapoilaVerde
  16.  # 16

Colocado por: tiagot- Tentar colocar as escada onde está o corredor, na ponta junto à casa de banho social com a entrada da mesma por baixo da escada mas no topo da mesma.
    - Reformular o hall de entrada em gancho para não se ver logo a sala toda.
    - ter os sofás virados a 180º. A sala ganharia 1 m de largura e ficaria muito mais espaçosa.
    - encurtar janela do escritório com parede no enfiamento do percurso de entrada. Fica menos exposto e a entrada mais controlada.

No geral, como princípio não parece mal.

Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PapoilaVerde

A ideia inicial seria ter uma sala sem escadas no interior, de maneira a aquecer mais facilmente . Assim o hall de entrada também ficaria independente. Estava a pensar deixar a s escadas no mesmo local, mas no corredor, a sala deixava de ser retangular e passava a ter uma reentrância.
    Cheguei o escritório à face da fachada principal, e aumentei um pouco a wc social para poder ter um duche.
    Entretanto imprimi esta planta e desenhei por cima estas alterações.
      image23.jpeg
  17.  # 17

Colocado por: Gabinete OPSe o terreno for num loteamento a localização da garagem já poderá estar definida na planta de síntese. Normalmente encostam umas com as outras, pelo que,caso seja esse o caso, dificilmente lhe permitem construir a garagem mais à frente.
    Não mostra o resto do projecto, nomeadamente o alçado posterior, pelo que esse pilar em frente à sala de estar poderá ficar bem exteriormente mas na vivência interior fica um pouco.... estranho.
    Outra situação é o lavabo... numa moradia uma casa de banho interior só mesmo se não for possível outra soluçã

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:marco1,PapoilaVerde

Gabinete OP
    - este não é ainda o projeto. É apenas uma planta que pus à discussão e que pertence a uma casa do lote contíguo, com a mesma área, e que vamos apresentar ao gabinete de arquitetura para trabalhar com base nisto. Já conhecemos esta casa e gostamos do princípio, mudando apenas algumas coisas;

-a questão da garagem é pertinente, se tivermos de encostar no fundo do terreno à garagem existente, vamos perder muito quintal e a parte melhor, que seria o sul.

- a janela do wc é um pormenor que poderá não ser fácil de resolver mas, apesar de querer prever um wc com poliban, este não será para uso habitual, é apenas para uso muito pontual relativamente a banhos.
  18.  # 18

O seu projecto estar a ganhar forma e no caminho certo.

Nesse seu último desenho tente colocar a escada em U no espaço que ficou entre o escritório e o wc (onde escreveu x e wc). Se colocar o 2* lance de escada do lado do wc fica com uma reentrância alta do lado esquerdo quando entra na casa de banho onde pode colocar um chuveiro.

Sugiro-lhe também alargar ligeiramente o seu corredor pelo menos até a porta do escritório para criar um pequeno vestíbulo na entrada onde poderá colocar um móvel de entrada e eventualmente um armário embutido tanto pode alargar um pouco dentro da sala como para o escritório ( preferível).

A porta da sala coloque ao nível da porta do escritório.

No fundo do corredor pode colocar porta para a cozinha um pouco à frente da porta do wc é assim alargar o vão da porta de correr para a sala de jantar pode assim criar uma zona mais fluida entre os dois espaços.

Na cozinha melhorava retirando os móveis da janela ficava assim de correr para o jardim se colocar uma ilha que também favorece a ligação com a sala de jantar.

Por fim com a garagem nessa posição abre uma porta directa pela dispensa.
  19.  # 19

Obrigada a todos.

Vou abrir outro tópico assim que tiver notícias da arquitetura e vou colocar aqui as plantas para discussão.
    Para já tudo o que aqui está são ideias, ainda não definitivas.

No novo tópico, vou colocar questões mais concretas e já mesmo de análise do projeto.
    Só lá para junho deverei ter notícias, pois estamos em fase de levantamento topográfico e consulta na câmara para saber o que é permitido para o lote.

0.0234 seg. NEW